Dietas equilibradas

O que os vaga-lumes comem e onde vivem?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 26 julho 2023
O que os vaga-lumes comem e onde vivem?

A bioluminescência é um processo químico que geralmente ocorre pela ação enzimática de compostos conhecidos como luciferases. Graças a isso, alguns animais têm a capacidade surpreendente de produzir e emitir luz. Esse é o caso dos vaga-lumes, insetos que contam com cerca de 2.000 espécies, agrupadas na ordem Coleoptera e na família Lampyridae.

A luminescência não é o único aspecto que gera dúvidas sobre esses insetos, seus hábitos alimentares e os locais em que habitam também são uma grande incógnita. Neste artigo do PeritoAnimal, explicaremos o que os vaga-lumes comem e onde vivem, continue lendo!

Também lhe pode interessar: O que os tatus comem?

Índice

  1. Tipo de alimentação dos vaga-lumes
  2. O que os vaga-lumes comem?
  3. Onde vivem os vaga-lumes?

Tipo de alimentação dos vaga-lumes

Os vaga-lumes, assim como outros tipos de besouros, passam por processo de metamorfose completa, no qual encontramos as fases de ovo, larva, pupa e adulto. Esses pequenos insetos chamam a atenção não somente pela sua capacidade de produzir luz, mas também por estarem repletos de outras curiosidades. Assim, descobrimos que todo seu ciclo vital pode ocorrer em cerca de 8 semanas ou até mesmo levar anos para ser concluído, já que a maior parte do tempo eles passam como larvas, as quais permanecem inativas por muito tempo em função de diferentes fatores. Nesse sentido, é comum que eles surjam dos ovos durante as últimas semanas da primavera ou do verão, quando as condições são apropriadas para se alimentarem. Se o inverno não for muito rigoroso, alguns podem emergir mais cedo.

Agora, com certeza você está se perguntando o que os vaga-lumes comem. Os vaga-lumes são carnívoros ou são onívoros? A verdade é que isso varia. Em seu estado larval, os vaga-lumes são predadores vorazes que caçam e se alimentam de outros animais. Quando são adultos, os vaga-lumes podem continuar como carnívoros ou, dependendo da espécie, passam a ser herbívoros.

Apesar disso, como mencionado anteriormente, esses animais estão cheios de curiosidades, sendo que também existem espécies, como o vaga-lume europeu (Lampyris noctiluca), que na etapa larval é um bom predador, mas quando é um adulto não se alimenta, de maneira que, apenas se reproduz, a fêmea põe seus ovos e morre, por isso que ele vive nesse estado por um curto período de tempo. Assim, quando se trata da alimentação dos vaga-lumes, encontramos uma variedade de casos.

O que os vaga-lumes comem?

Os vaga-lumes, tanto no estado larval como os adultos, quando são predadores que possuem a capacidade de usar suas mandíbulas para injetar uma substância tóxica que paralisa a presa e, além disso, começa a “liquefazê-la” ou pré-digeri-la para que esse pequeno besouro possa se alimentar de sua presa agora indefesa.

Assim, entre os animais que os vaga-lumes comem estão:

  • Lesmas.
  • Caracóis
  • Minhocas.
  • Outros vaga-lumes.
  • Insetos de corpo mole.

Alguns vaga-lumes adultos também podem passar para uma alimentação vegetal, consumindo o pólen ou o néctar das flores presentes em seu habitat.

Mas as peculiaridades dos vaga-lumes ainda não acabaram. Ocorre que, existem fêmeas capazes de emitir o padrão de luz de espécies diferentes para atrair os machos e devorá-los, ou seja, existe canibalismo entre algumas espécies de vaga-lumes. Isso ocorre com as fêmeas do gênero Photuris, que enganam e atraem machos do gênero Photinus para comê-los. Essas fêmeas predadoras, além de se servirem de um banquete, também se aproveitam do fato de que suas presas possuem um composto químico o qual elas não têm e que é conhecido como "lucibufagina", uma substância tóxica que lhes confere um sabor desagradável para seus predadores, o que serve que como mecanismo de proteção. Entre esses casos, vale a pena mencionar a espécie Photuris versicolor, que é capaz de imitar os sinais luminosos de até 11 espécies diferentes de vaga-lumes. Dessa forma, quando os machos se aproximam, as fêmeas, que são maiores, os capturam.

O que os vaga-lumes comem e onde vivem? - O que os vaga-lumes comem?

Onde vivem os vaga-lumes?

Agora que você já sabe o que os vaga-lumes comem, falaremos sobre onde eles vivem. Os vaga-lumes têm uma ampla distribuição global. Estão presentes, principalmente, em regiões com condições tropicais e temperadas. O único continente onde não há vaga-lumes é na Antártida.

Esses insetos são comuns em habitats úmidos, como áreas pantanosas ou com corpos d'água, já que algumas espécies colocam seus ovos em plantas aquáticas, embora também possam fazê-lo em troncos em decomposição, em árvores ou no solo. Seu maior desenvolvimento reprodutivo ocorre em lugares onde existem presas em abundância, as quais eles se alimentam quando são larvas.

Algumas regiões da América e Ásia são conhecidas por concentrarem centenas de vaga-lumes, seja em épocas específicas ou ao longo de todo o ano, o que transforma esses lugares em centros turísticos onde as pessoas se reúnem a noite para apreciar o espetáculo visual proporcionado por esses besouros luminosos.

A seguir, vejamos onde vivem algumas espécies de vaga-lumes:

  • Photuris versicolor: Estados Unidos.
  • Lamellipalpus spp.: Ásia.
  • Distremocephalus californicus: América Central e do Norte.
  • Abscondita chinensis: Índia, China e Sri Lanka.
  • Aquatica lateralis: Rússia, Japão e Coreia.
  • Asymmetricata humeralis: Índia e Sri Lanka.
  • Nipponoluciola cruciata: Japão.
  • Lampyris noctiluca: Europa, África e Ásia.
  • Photinus signaticollis: Argentina e Uruguai (introduzida na Europa).
  • Pyrophorus ssp.: México, Cuba, Venezuela e Argentina, entre outros.

Como você pode observar, os vaga-lumes são animais extraordinários e realmente curiosos. Não somente a alimentação dos vaga-lumes e seu habitat são aspectos relevantes, neste outro artigo explicamos com detalhes 7 animais que brilham no escuro.

O que os vaga-lumes comem e onde vivem? - Onde vivem os vaga-lumes?

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que os vaga-lumes comem e onde vivem?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Britannica, T. Editors of Encyclopaedia (2023). Luciérnaga. Enciclopedia Britannica. Disponível em: https://www.britannica.com/animal/firefly-insect
  • Gayton, M. (2000). Lampyris noctiluca (On-line), Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Lampyris_noctiluca/
  • Sharp, K. (2001). Photuris versicolor. Animal Diversity Web. Disponível em: https://animaldiversity.org/accounts/Photuris_versicolor/
  • Xerses Society for Invertebrate Conservation. (s/f). About fireflies. Disponível em: https://www.xerces.org/endangered-species/fireflies/about
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
O que os vaga-lumes comem e onde vivem?