Partilhar

Frutas e verduras para periquitos

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 12 novembro 2018
Frutas e verduras para periquitos

A maioria das pessoas que decidem ter uma ave como animal de estimação encantam-se pelo periquito australiano ou periquito comum, uma vez que se trata de um pássaro muito alegre, que gosta da companhia humana e que além disso possui uma grande inteligência.

Como qualquer outro ser vivo, para que o nosso periquito se encontre em um bom estado de saúde vai precisar que as suas necessidades básicas sejam cobertas, sendo uma das principais a alimentação. Neste artigo do PeritoAnimal mostramos-lhe a fruta e verdura para periquitos, alimentos que são imprescindíveis na sua dieta e que lhes permitem prevenir várias doenças.

Também lhe pode interessar: Frutas e verduras para o diamante mandarim

Porque o periquitos precisam de fruta e verdura?

São vários os cuidados que o periquito precisa e que devemos ter em conta, embora a alimentação seja um dos mais importantes, uma vez que influencia notoriamente na saúde do nosso pet. A dieta do periquito deve ser constituída principalmente por uma boa mistura de alpiste e painço, que geralmente se costuma encontrar em muitos preparados de sementes para aves.

Será necessário complementar este alimento básico com uma quantidade extra de cálcio e para isso recomenda-se a utilização de um osso de choco (sépia).

Obviamente a água é outro elemento que devem ter sempre à disposição visto que participa em várias funções, embora com todos estes recursos básicos a dieta do periquito não seja equilibrada. Porquê?

Os periquitos precisam de uma grande quantidade de vitaminas e minerais e a melhor formar de o obterem é através de alimentos naturais como as frutas e verduras, as quais são imprescindíveis para a saúde do seu animal de estimação.

Frutas e verduras para periquitos - Porque o periquitos precisam de fruta e verdura?

Frutas para periquitos australianos

As frutas que pode dar ao seu periquito e que eles mais gostam são as seguintes:

  • Frutos vermelhos: Mirtilos, morangos ou cerejas são excelentes para prevenir problemas cardiovasculares, geralmente ricos em vitamina C e betacarotenos.
  • Pêssego: Contém elevadas propriedades antioxidantes e ajuda a prevenir o câncer de estômago devido às suas propriedades anti-tumorais. Também são bons para a visão e para a derme do periquito.
  • Tangerina: A tangerina é muito rica em vitamina C, por isso é um excelente antioxidante. Também possui fibra e uma baixa quantidade de açúcar.
  • Laranja: Tal como a tangerina, a laranja é rica em vitamina C, mas além disso é excelente pra prevenir resfriados e para proteger o organismo em geral.
  • Banana: A banana é um alimento nutricional muito completo, mas do qual não devemos abusar. Basta dar ao periquito uma ou duas vezes por semana em pequenas porções.
  • Melão: O melão é rico em vitamina A e E, além disso oferece muita água ao organismo do periquito. Ajuda também a eliminar as toxinas do organismo. Devemos limitar o seu consumo devido ao fato de ser tão rico em água, uma vez que pode provocar diarreias.
  • Melancia: A melancia também é rica em antioxidantes e contém vitamina A, vitamina C e vitamina B3. É um alimento muito saudável e rico em vitaminas mas devemos regular o seu consumo devido ao seu elevado teor de água.
  • Papaia: É um excelente diurético e é muito rico em vitamina C e A. Também tem propriedades antioxidantes e confere muita fibra ao organismo.

É importante que todas aquelas frutas que tenham cascas sejam descascadas, também se deve ter em conta que a banana não é adequada quando o periquito sofre de prisão de ventre.

Frutas e verduras para periquitos - Frutas para periquitos australianos

Verduras para periquitos

As verduras que normalmente os periquitos mais gostam são as seguintes:

  • Endívia: A endívia é uma verdura perfeita para regular o trânsito intestinal e, embora em pouca quantidade, é portadora de vitamina C.
  • Espinafre: Oferecer espinafre ao periquito é uma boa opção uma vez que, além de um potente anti-inflamatório, esta verdura possui muitas vitaminas e minerais, assim como cálcio, muito importante para a saúde do periquito.
  • Acelga: A acelga é muito rica em vitamina A, ferro e vitamina C. Geralmente adoram e podem ser uma boa ajuda para evitar a prisão de ventre.
  • Alface: Confere vitamina B1, B2 e B3 mas contém muita quantidade de água, por isso é importante moderar o seu consumo.
  • Cenoura: A cenoura é uma verdura que nunca deve faltar na alimentação do periquito. Fornece vitaminas A, B, C e E, assim como minerais e compostos antioxidantes.
  • Tomate: Os tomates são muito ricos em água (assim sendo, uma vez mais, deve moderar o seu consumo) mas são excelentes pelo seu conteúdo em vitaminas A, B e C. Ajudam a manter o sistema digestivo do nosso periquito saudável.
  • Berinjela: É uma verdura excelente por ser diurética, antioxidante e conferir fibra.
  • Pimentão: Tem um elevado conteúdo de vitamina C, vitamina B6 e são uma das verduras preferidas dos periquitos.
  • Abobrinha: A abobrinha também é uma boa opção, embora neste caso seja imprescindível que esteja sempre descascada.
Frutas e verduras para periquitos - Verduras para periquitos

Como dar a fruta e verdura ao periquito

As frutas e verduras não só conferem vitaminas como também são muito úteis para prevenir que o nosso periquito sofre de prisão de ventre e para fazer com que se encontre sempre bem hidratado. No entanto, não precisam de as comer diariamente. As frutas e verduras devem ser dadas em dias alternados, à temperatura ambiente e previamente lavadas com bastante água.

Como já pode ter visto, pode oferecer ao seu periquito uma grande variedade de alimentos, embora seja recomendável que use apenas as que foram mencionadas, uma vez que algumas frutas e verduras podem ser tóxicas, alguns exemplos disso são as seguintes frutas: abacate, limão, ameixas ou cebolas. Cuidar da alimentação do seu periquito fará com que este seja mais saudável e feliz.

Frutas e verduras para periquitos - Como dar a fruta e verdura ao periquito

Se deseja ler mais artigos parecidos a Frutas e verduras para periquitos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Frutas e verduras para periquitos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Marcelo
Pode dar batata doce?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marcelo! Pode sim, mas cuidado com as quantidades. O seu periquito deve ter uma dieta equilibrada com todos os nutrientes necessários, sem excessos.
A sua avaliação:
KAUAM
Oi piriquito australiano pode comercial acerola? ??
Aline
Tenho um casal de periquitos e agira estão de filhotinhos, quero saber o que posso dar de comer para q eles tratem dos filhotes, alem de painço!
A sua avaliação:
Paulo Felipe de Oliveira
Tenho um casal de periquitos, muitos saudáveis, tratamento de primeira todos os dias ( gilo, alface, mistura para periquito, água potável, mas preciso de uma orientação : Coloco a gaiola em vários lugares e coberto , a noite verifico que esta cheio de formigas pequenas, que devo fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Paulo! Você coloca alguma fruta na gaiola? Se sim, deve deixar por pouco tempo e de seguida retirar.

Frutas e verduras para periquitos
1 de 5
Frutas e verduras para periquitos

Voltar ao topo da página