Curiosidades do mundo animal

Os maiores felinos do mundo

 
Ana Diaz Maqueda
Por Ana Diaz Maqueda. 30 agosto 2021
Os maiores felinos do mundo

Os grandes felinos, sendo fortes predadores, competiram com o ser humano ao longo da história. Cada indivíduo ocupa uma vasta área de terreno, o que torna sua conservação ainda mas difícil devido à perda de habitat que ocorre dia após dia devido às ações antrópicas.

Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre os 10 maiores felinos do mundo, alguns deles seriamente ameaçados de extinção.

Também lhe pode interessar: Os maiores roedores do mundo

Índice

  1. Ligre
  2. Tigre-siberiano
  3. Tigre-de-Bengala
  4. Leão
  5. Onça-pintada
  6. Onça-parda
  7. Leopardo
  8. Guepardo
  9. Leopardo-das-neves
  10. Lince-euroasiático
Ver mais >>

1. Ligre

O ligre (‎Panthera leo♂ x Panthera tigris♀), é um animal híbrido criado por humanos por meio do cruzamento de um leão com uma tigresa. Esses animais não são encontrados na natureza, apenas em zoológicos, principalmente os chineses e estadunidenses.

Eles podem atingir 500 quilos de peso e medir cerca de 4 metros de comprimento, o que faz deles um dos maiores felinos do mundo. Muitos dos animais híbridos criados por humanos são estéreis, mas isso não ocorre no caso do ligre, ainda que muitas das fêmeas o sejam.

Os maiores felinos do mundo - 1. Ligre

2. Tigre-siberiano

Atualmente, o tigre-siberiano (Panthera tigris altaica) está em perigo de extinção, embora suas populações pareçam estáveis. Habita uma pequena região arborizada na fronteira entre a Rússia e a China, perto do rio Amur a oeste do continente asiático, e por isso também é conhecido como tigre-de-amur. Com exceção do urso-pardo, não tem competidores naturais. Eles geralmente se alimentam de animais ungulados, como cervos.

Podem pesar mais de 300 quilos e alguns exemplares chegaram a mais de 3 metros de comprimento. Sua pele e ossos são muito procurados no mercado ilegal, sendo mais uma ameaça para a espécie que faz parte da lista dos maiores felinos do mundo.

Os maiores felinos do mundo - 2. Tigre-siberiano

3. Tigre-de-Bengala

O tigre-de-Bengala (Panthera tigris tigris) é uma das espécies de tigre mais estudadas. Assim como outros tigres, também está em perigo de extinção, devido à destruição e fragmentação de seu habitat e ao tráfico ilegal. O número de indivíduos desta espécie segue diminuindo.

Esses tigres podem chegar a pesar 250 quilos, mas a média é de cerca de 200 quilos, sendo um dos felinos de grande porte mais conhecidos. Assim como o tigre-siberiano, pode atingir até 3 metros de comprimento da cabeça ao fim da cauda.

Os maiores felinos do mundo - 3. Tigre-de-Bengala

4. Leão

O leão (Panthera leo) ocupava grandes regiões do continente africano, mas suas populações estão ameaçadas e, atualmente, é considerada uma espécie vulnerável à extinção, já tendo desaparecido completamente de algumas áreas. Da mesma forma, é uma das espécies felinas mais exploradas em circos e zoológicos.

O normal é que cheguem a 200 quilos, mas alguns indivíduos chegaram a pesar mais de 400 quilos. A medida do corpo ronda os 2 ou 3 metros de comprimento, sendo as fêmeas menores que os machos. Por isso são considerados alguns dos maiores felinos do mundo.

Os maiores felinos do mundo - 4. Leão

5. Onça-pintada

A onça-pintada (Panthera onca) habita principalmente a floresta amazônica e parte da América Central. É considerada uma espécie quase ameaçada, mas a verdade é que não existem dados suficientes devido à dificuldade de exploração da área em que vive. Contudo, acredita-se que a população tenha diminuído cerca de 20% nos últimos anos.

O tamanho desses felinos de grande porte varia dependendo da região em que vivem. Assim, os maiores espécimes são encontrados nas populações de áreas abertas de planícies aluviais em Llanos, na Venezuela, e no Pantanal do Brasil, alguns chegando a pesar 160 quilos. Os menores espécimes estão nas densas áreas de floresta da América Central e Amazonas, e pesam cerca de 40 quilos.

Os maiores felinos do mundo - 5. Onça-pintada

6. Onça-parda

A onça-parda (Puma concolor) vive em muitos hábitats, todos os tipos de florestas, montanhas, planícies ou desertos. Podemos encontrá-las em todo o continente Americano. De acordo com a IUCN, o estado de conservação da onça-parda é pouco preocupante, embora o número de indivíduos esteja em declínio.

Assim como a onça-pintada, o tamanho da onça-parda varia dependendo da região onde vive. Assim, as onças-pardas que vivem perto dos polos chegam a pesar 120 quilos de peso, sendo maiores do que as que vivem perto do equador e pesam cerca de 60 quilos. Em comprimento, elas são menores do que os felinos que vimos até agora, e costumam medir cerca de 2 metros. Ainda assim, são consideradas um dos maiores felinos do mundo.

Os maiores felinos do mundo - 6. Onça-parda

7. Leopardo

As populações de leopardo (Panthera pardus) costumavam se estender do continente africano até a China, com exceção das áreas polares e o deserto do Saara. Hoje, estão restritas a algumas áreas da África e da Índia.

Apesar de ser um predador generalista, capaz de caçar desde insetos até animais ungulados com peso superior a 40 quilos, o leopardo tem dificuldade em encontrar alimento devido à pressão humana, além da perda e fragmentação de seu habitat. O peso médio dessa espécie de felino de grande porte é de 60 quilos.

Os maiores felinos do mundo - 7. Leopardo

8. Guepardo

Etiópia, Argélia, Chade, Tanzânia, Namíbia ou Irã estão entre os poucos países onde é possível observar guepardos (Acinonyx jubatus) em liberdade. Este felino é considerado pela IUCN em estado vulnerável de conservação devido à fragmentação de seu ecossistema. São animais que precisam de grandes áreas para caçar.

Este que é um dos maiores felinos do mundo é, também, um dos animais mais rápidos do planeta, graciosos e esguios, e seu peso fica em torno de 45 quilos, nunca ultrapassando os 60.

Os maiores felinos do mundo - 8. Guepardo

9. Leopardo-das-neves

O leopardo-das-neves (Panthera uncia) é considerado uma espécie vulnerável, uma vez que restam na natureza menos de 10.000 indivíduos maduros, e a população segue diminuindo. Esta espécie se estende desde o Himalaia no sul, passando pelo do planalto Qinghai-Tibete e as montanhas da Ásia Central até as montanhas do sul da Sibéria no norte.

Os adultos mal ultrapassam os 30 quilos de peso e um metro de comprimento, portanto, entre os maiores felinos do mundo, o leopardo-das-neves é um dos menores.

Os maiores felinos do mundo - 9. Leopardo-das-neves

10. Lince-euroasiático

O lince-euroasiático ou lince-comum (Lynx lynx) é o maior felino de seu grupo. Ele habita toda a floresta da Sibéria e o norte da Europa. Suas populações permanecem estáveis ​​por enquanto, mas há pouco tempo eles foram muito caçados por sua pele e para evitar problemas com o gado.

Geralmente não excedem 30 quilos de peso e medem mais de um metro de comprimento.

Agora que você já conheceu os maiores felinos do mundo, talvez possa se interessar por este outro artigo sobre felinos domésticos. Apresentamos 12 raças de gatos gigantes.

Os maiores felinos do mundo - 10. Lince-euroasiático

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os maiores felinos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Bauer, H., Packer, C., Funston, P.F., Henschel, P. & Nowell, K. 2016. Panthera leo (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T15951A115130419.
  • Breitenmoser, U., Breitenmoser-Würsten, C., Lanz, T., von Arx, M., Antonevich, A., Bao, W. & Avgan, B. 2015. Lynx lynx (errata version published in 2017). The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T12519A121707666.
  • Chundawat, R.S., Khan, J.A. & Mallon, D.P. 2011. Panthera tigris ssp. tigris. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T136899A4348945.
  • Durant, S., Mitchell, N., Ipavec, A. & Groom, R. 2015. Acinonyx jubatus. The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T219A50649567.
  • Quigley, H., Foster, R., Petracca, L., Payan, E., Salom, R. & Harmsen, B. 2017. Panthera onca (errata version published in 2018). The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T15953A123791436.
  • McCarthy, T., Mallon, D., Jackson, R., Zahler, P. & McCarthy, K. 2017. Panthera uncia. The IUCN Red List of Threatened Species 2017: e.T22732A50664030.
  • Miquelle, D., Darman, Y. and Seryodkin, I. 2011. Panthera tigris ssp. altaica. The IUCN Red List of Threatened Species 2011: e.T15956A5333650.
  • Nielsen, C., Thompson, D., Kelly, M. & Lopez-Gonzalez, C.A. 2015. Puma concolor (errata version published in 2016). The IUCN Red List of Threatened Species 2015: e.T18868A97216466.
  • Stein, A.B., Athreya, V., Gerngross, P., Balme, G., Henschel, P., Karanth, U., Miquelle, D., Rostro-Garcia, S., Kamler, J.F., Laguardia, A., Khorozyan, I. & Ghoddousi, A. 2016. Panthera pardus (errata version published in 2016). The IUCN Red List of Threatened Species 2016: e.T15954A102421779.
  • Sawe, B. E. 2018. The World's Largest Big Cats. Disponível em: <https://www.worldatlas.com/artic>. Acesso em 23 de agosto de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Os maiores felinos do mundo