Problemas de alimentação

O que dar para cachorro com intoxicação alimentar

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 17 março 2023
O que dar para cachorro com intoxicação alimentar
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As intoxicações em cães por alimentos humanos geralmente acontecem por desconhecimento dos tutores sobre os perigos que algumas comidas podem representar e, ainda, pela falta de prudência. Além disso, acessos acidentais a alimentos tóxicos podem ocorrer, como chocolates e outras guloseimas ricas em açúcar e gordura. Datas comemorativas, como festas de final de ano e aniversários, são um prato cheio para os cães! Muitas pessoas querem agradar os peludos e acabam fornecendo pedaços do que estão comendo para eles, colocando em risco a saúde dos pets.

Mas não só os doces são vilões, alimentos aparentemente inofensivos também podem intoxicar os cachorros, como cebolas, alho, chás, café, abacate, carambola, uva e passas. Os cães ainda sofrem mais intoxicações do que os gatos, devido ao seu apetite menos seletivo. Os peludos são mais afoitos e costumam comer sem observar direito o alimento, o que favorece a ingestão de produtos tóxicos. Ainda, os cães costumam ficar perto dos tutores durante as refeições, ganhando alguns pedaços de comida. Neste artigo do PeritoAnimal, falaremos sobre o que dar para cachorro com intoxicação alimentar, além de apontar alguns alimentos que são considerados perigosos para os cães, os sintomas de intoxicação e possíveis tratamentos. Boa leitura!

Índice

  1. Causas de intoxicação alimentar em cachorros
  2. Sintomas de intoxicação alimentar em cachorros
  3. O que dar para o cachorro com intoxicação alimentar?
  4. O que não pode dar para um cachorro com intoxicação alimentar?
  5. Água de arroz é indicada para cachorro com intoxicação?

Causas de intoxicação alimentar em cachorros

Cachorros e pessoas possuem necessidades nutricionais muito diferentes. Além disso, a capacidade de metabolizar algumas substâncias varia entre as espécies, o que explica o fato de uma pequena quantidade de alimento humano causar um dano tão grande nos cães.

Os principais alimentos causadores de intoxicação alimentar em cães são:

No entanto, qualquer pedaço de alimento gorduroso tem potencial de intoxicar um cachorro, principalmente se ele for de porte pequeno. Por exemplo, um pão de queijo pode parecer pouco para uma pessoa, mas avaliando com calma, é uma quantidade muito grande de gordura para um cachorro de porte pequeno, podendo resultar em danos no fígado e no pâncreas. Além disso, algumas frutas podem conter substâncias tóxicas para os cães, causando sintomas graves.

Neste outro artigo listamos os alimentos proibidos para cães.

Sintomas de intoxicação alimentar em cachorros

Os sintomas de intoxicação alimentar em cães podem variar bastante, dependendo do peso do animal e da quantidade de alimento tóxico ingerido, conforme a tabela abaixo:

  • Chocolate: vômito, diarreia, desidratação, letargia, convulsões
  • Alho/cebola: vômito, diarreia, dores abdominais, perda de apetite, desidratação, depressão, palidez, dificuldade para respirar e fraqueza
  • Abacate: falta de ar, aumento do abdômen, vômito, diarreia, letargia, edema de glândula mamária em fêmeas lactantes
  • Chás e cafés: vômito, diarreia, desidratação, letargia, convulsões, incoordenação motora, ansiedade.
  • Uvas e passas: vômito, diarreia, falta de apetite, dor abdominal, desidratação, fraqueza, tremores, letargia e dificuldades para urinar.
  • Balas, confeitos, gomas de mascar (chiclete), geleias e outros alimentos com xilitol: vômito, depressão, ataxia, tremores, colapsos e manchas na pele.
  • Ovo cru: falta de apetite, sinais neurológicos e fraqueza.
  • Carambola: apatia, fraqueza muscular e sonolência, vômito e salivação

Além desses sintomas, outros podem estar presentes, de acordo com o alimento e a quantidade ingerida. Se o seu companheiro peludo ingeriu algo que está causando problemas, confira a seguir o que dar para o cachorro com intoxicação alimentar.

O que dar para cachorro com intoxicação alimentar - Sintomas de intoxicação alimentar em cachorros

O que dar para o cachorro com intoxicação alimentar?

Muitos tutores se perguntam como cortar o efeito de uma intoxicação em cachorro. Mas a verdade é que não existe um antídoto específico para essas intoxicações alimentares, devendo ser instituído o tratamento de suporte até que cessem seus efeitos. Mas, então, o que dar para o cachorro com intoxicação alimentar? Bem, em casos de vômito e diarreia, o cachorro deve receber fluidoterapia endovenosa, já que a medicação pela via oral não será possível em decorrência do vômito.

Além disso, alguns animais não conseguem repor sua perda hídrica apenas ingerindo líquidos, necessitando de uma reposição mais efetiva, endovenosa. Convulsões deverão ser tratadas com medicações anticonvulsivantes, como os benzodiazepínicos. Serão necessários exames complementares, além de cuidados de emergência.

Em casos de cachorros intoxicados por chocolate, o uso do carvão ativado pode ser benéfico, absorvendo parte da substância tóxica ao cão. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados ao se administrar o produto:

  • A ingestão deve ser feita em até 2 horas após o início dos sintomas;
  • O animal precisa estar consciente, acordado, para que não se engasgue;
  • A dose deve ser adequada ao peso do animal. De um modo geral, o indicado é de um comprimido para cada 5kg de peso.

Devido ao grande potencial lesivo das intoxicações, podendo colocar em risco a vida do animal, deve-se considerar como emergência tal situação e levar o cachorro o mais breve possível para avaliação do médico veterinário.

O que não pode dar para um cachorro com intoxicação alimentar?

Remédios caseiros para cachorros com intoxicação alimentar podem ser perigosos em algumas situações. Por exemplo, não se aconselha dar clara de ovo e nem leite, pois esses alimentos podem favorecer a absorção de toxinas, agravando o quadro. O cachorro deve ser levado para avaliação do médico veterinário, que solicitará ao tutor o histórico da alimentação e das possibilidades de ingestão acidental de algum alimento possivelmente tóxico.

Alguns alimentos, como a cebola e o alho, podem resultar em danos reversíveis somente a longo prazo, como a anemia. Nesses casos, será necessário um tratamento mais longo até que o animal se recupere inteiramente, com monitoramentos periódicos pelo médico veterinário.

Água de arroz é indicada para cachorro com intoxicação?

A água de arroz é utilizada principalmente em casos de diarreia em cães, auxiliando na regulação intestinal e evitando a desidratação. Ocorre uma redução na evacuação, formando fezes mais firmes e volumosas. No entanto, em casos de intoxicação com vômito, o cachorro não conseguirá ingerir uma quantidade de líquidos que consiga hidratá-lo, além de não repor os eletrólitos perdidos. Diante disso, a água de arroz poderá ser utilizada em casos de diarreia sem vômitos e sem outros sintomas, sendo sempre indicada a avaliação do médico veterinário.

Agora que você já sabe o que dar para o cachorro com intoxicação alimentar e também conheceu alguns dos alimentos proibidos para cães, no vídeo a seguir destacamos 10 plantas tóxicas para cães e seus efeitos nos peludos:

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que dar para cachorro com intoxicação alimentar, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Bibliografia
  • Waller, S.B., Cleff, M.B., Mello, J.R.B. Intoxicações em cães e gatos por alimentos humanos: o que não fornecer aos animais? Veterinária em Foco, v.11, n.1, 2013. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/282329072_Intoxicacoes_em_caes_e_gatos_por_alimentos_humanos_o_que_nao_fornecer_aos_animais. Acesso em 17/03/2023.
  • Veiga, F.V., Darold, G.G., Araldi, D.F. Alimentos humanos podem intoxicar cães e gatos: quais não ofertar: Revisão de Literatura. XXIV Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2019. Disponível em https://www.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2019/XXIV%20SEMINARIO%20INTERINSTITUCIONAL/Mostra%20de%20Iniciacao%20Cientifica/Ciencias%20Exatas,%20agrarias%20e%20engenharias/RESUMO%20EXPANDIDO/ALIMENTOS%20HUMANOS%20PODEM%20INTOXICAR%20C%C3%83ES%20E%20GATOS%20QUAIS%20N%C3%83O%20OFERTAR%20REVIS%C3%83O%20DE%20LITERATURA%20-%209085.pdf. Acesso em 17/03/2023.
  • Zanin, T. Água de arroz: 4 principais benefícios e como fazer. Disponível em https://www.tuasaude.com/agua-de-arroz-para-diarreia/. Acesso em 17/03/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
O que dar para cachorro com intoxicação alimentar