Partilhar

O meu cachorro não quer comer ração

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 1 fevereiro 2019
O meu cachorro não quer comer ração

Ver fichas de  Cachorros

São muitas as pessoas que procuram soluções para o problema do seu cachorro, que se nega a comer ração e faz com que esta permaneça na tigela da comida durante dias. Isto é um problema habitual e pode acontecer com qualquer cachorro.

Se está preocupado com esta situação e quer colocar um fim a este problema para que tudo continue com normalidade, continue lendo este artigo de PeritoAnimal, pois é muito importante que conheça as causas e a solução de porque seu cachorro não quer comer ração.

Porque meu cachorro não quer comer ração

O ideal é que o cachorro ingira o alimento doseado, tal como nós, em duas ou três refeições repartidas ao longo do dia em horários fixos, e que a dieta seja um pouco variada (combinar ração com dietas úmidas e caseiras de forma ocasional).

Possíveis causas que fazem com que seu cachorro não coma ração:

  • Antes de ver se se trata de um problema de outro tipo, devemos ter a certeza que o nosso cachorro está completamente saudável, ou seja, não se trata de um problema de saúde. Para isso, o melhor é ir com ele a um veterinário.
  • Se não lhe proporcionar uma dieta variada, o cachorro vai ficar deprimido comendo sempre a mesma coisa, além disso pode ter a necessidade de outro tipo de nutrientes, vitaminas ou proteínas. Pode ser que simplesmente não goste da ração que lhe esteja a oferecer ou que seja de má qualidade.
  • Oferecer-lhe comida humana é um grande erro, uma vez que além de prejudicarmos a sua digestão, pode derivar em problemas de saúde e inclusive reforçar o fato dele não quer comer ração, uma vez que já experimentou comida melhor.
  • O cachorro sabe que se não comer receberá outro tipo de comida mais apetitosa. Se o seu cachorro se negar a comer ração seca e ao vê-lo você não esperar e oferecer-lhe logo comida úmida ou humana, é normal que continue rejeitando a ração.

O tipo de ração é importante, leia o nosso artigo sobre como escolher a ração para o cachorro.

O meu cachorro não quer comer ração - Porque meu cachorro não quer comer ração

Como fazer o seu cachorro comer ração

A saúde do seu cachorro vai depender da dieta que lhe proporcionar. As necessidades vão mais além da alimentação, falamos de uma nutrição adequada. Como referimos anteriormente, muitos donos ignoram o fato do cachorro ser um animal praticamente carnívoro e, por esse motivo é um erro oferecer-lhe um excesso de hidratos, frutas e legumes e inclusive alimentos proibidos como o caso das guloseimas ou chocolate.

Existem diferentes tipos de dieta como por exemplo a dieta BARF (carne, pele e ossos crus), dar-lhe sobras da nossa comida ou dietas caseiras, mas a mas recomendada é a dieta básica do cachorro que consiste em combinar:

  • Ração de qualidade
  • Comida úmida
  • Dieta caseira
  • Prêmios e guloseimas

Todos estes alimentos devem contar com um alto conteúdo proteico animal, proteico vegetal, sem aditivos nem corantes, poucos hidratos de carbono e uma baixa presença de cereais.

Para que o seu cachorro volte a comer sem nenhum problema não lhe deverá dar nenhum alimento humano ou não apropriado e proporcionar-lhe um alimento adequado. É muito importante que siga este passo, pois se continuar a dar-lhe alimento extra ou de um sabor melhor, ele nunca mais voltará a comer a ração que tem no prato.

Sabemos que ver a tigela de comida cheia é preocupante e gera ansiedade nos donos. Mas não se preocupe, deve reeducar o seu cachorro na alimentação tal como o faria com uma criança. Não pode permitir que coma de tudo o quiser, pois não lhe vai fazer bem nenhum, nem a ele nem ao seu sistema digestivo.

Coloque a quantidade de comida que o seu cachorro deveria consumir (confirme sempre na tabela que encontrará no rótulo do produto) na tigela de comida. Não se preocupe, pois se ele tiver fome acabará por comer aquilo que você lhe colocou no prato.

Passos a seguir para a reintrodução da ração na sua alimentação:

  1. Elimine completamente da sua dieta as guloseimas e comida humana.
  2. Adquira uma embalagem de ração de qualidade e diferentes latas de comida úmida.
  3. Coloque uma lata de comida úmida (do tipo patê) na sua tigela da comida e, adicione em cima uma pequena quantidade de ração e misture tudo.
  4. Deverá utilizar um tipo diferente de patê todos os dias, para enriquecer e variar sua dieta e, deverá adicionar sempre a ração.
  5. Pouco a pouco deverá aumentar a quantidade de ração.
  6. Nunca retire a comida da tigela de comida. Se tiver fome, acabará por comer.
  7. Dever ter sempre água em abundância à sua disposição.

Este deve ser um processo progressivo para que o cachorro volte a comer ração. Lembre-se que é extremamente importante que o faça uma vez que a comida equilibrada e saudável contém nutrientes como o ômega 3 e ômega 6, proteína de qualidade, minerais, etc, que não lhe podemos oferecer com outras dietas. Não desanime e seja persistente.

Esperamos tê-lo ajudado! Ainda assim, se depois de seguir todos estes conselhos o seu cachorro continuar sem comer ração, é importante que o leve ao veterinário para que o examinem. Deve explicar ao veterinário o problema e os passos que utilizou para tentar resolver o problema.

O meu cachorro não quer comer ração - Como fazer o seu cachorro comer ração

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu cachorro não quer comer ração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário sobre O meu cachorro não quer comer ração

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
42 comentários
A sua avaliação:
Ueliton
Já levei minha cachorra na veterinária e está tudo certo com ela , não damos comida para ela e mesmo assim ela está se negando a comer a ração ! Damos ração de qualidade para ela ! Atualmente estamos dando guabi natural e anterior tbm era uma super Premium ! Não sei o que está acontecendo! Ela demonstra interesse para tudo , menos ração !
A sua avaliação:
Bianca Santana
Olá, meu buldog francês simplesmente foi parando de comer a ração, que antes se matava para comer, até o ponto de não comer mais. Observamos que ele queria comer a ração do gato ao invés da dele, ele até chegou a comer a do gato sem que víssemos. Trocamos a ração dele e ele permanece sem comer, mostrando mais interesse na do gato do que na dele, não deixamos que ele coma a do gato, sabemos que faz mal, como posso prosseguir sendo que o problema é a ração dele?
A sua avaliação:
Jaqueline
Bom, tenho uma cadela chamada Pandora. Resgatei ela e tudo mais, ela passou mal depois de uns dias (estávamos dando da melhor ração e mole pra ela comer) aí ela passou a ter diarréia, vomitar, e o cara cuidava muito mal dela tanto que, a mãe dela estava a beira da morte de tão magra que estava e também sem leite para completar a tragédia toda, de 12 filhotes sobrou 2 apenas, o homem me deu um jeito de deixar os outros morrerem..... E bom, depois passou um tempinho ela tomou soro e voltou ao normal e tudo, só que, começou de novo.. e ela não aceitava a ração só a comida (estávamos fazendo dieta caseira, por que se deixasse ela passava 3 dias sem comer por que era ração) mais aí ela já muito debilitada, magrinha e desidratada por defecar sempre mole e vomitar.. levei-a no veterinário, ele disse que ela tava bem, ela tomou a vacinação normal, só que ele disse que o homem deveria jogar comida pra mãe dela e não se importa muito, e com isso ela pode ter acabado comendo a comida e ter gosto pela comida e a ração se tornou sem graça pra ela, porém já misturamos patê compramos vários e misturamos em ração Premier boa pra ela e ela enjoa, não aceita de jeito algum ela ficou 2 dias sem comer a ração com o patê.. decidi comprar leite para ela e dar soro próprio pra cachorro, compramos também vitaminas, aminomix, b12..etc.. até estamos dando potenay agora para ela um pouco de ml por 4 dias, pra evitar causar bolha e tals.. Só que ela recusou o leite também, o soro, recusou comida caseira também, com um pouco de insistência conseguimos fazer ela tomar o leite e comer até um pouco e ficamos comemorando toda vez que ela come, e ela gosta e até volta a comer, porém ela põe tudo pra fora algumas vezes ou começa a cagar mole.. e bom, vale ressaltar aqui que ela não colocou nenhuma verme quando demos o remédio pra ela pela primeira vez com quase 1 mês.. (obs, o homem não deu remédio de verme pra elas nos 15 dias de vida já..) uma botou verme só que ela não botou nenhuma, e o veterinário chegou até dar mais um remédio de verme para ela e ficamos observando porém nada. E ela tá muito fraquinha, as vezes fica até difícil pra dar potenay pra ela por que não tem pele sabe, lugar pra aplicar nela de tão sequinha que tá. Da dó da situação que ela se encontra.. já tive vários filhotes e criações, só que todos sempre bem cuidados desde que nascem.. e como ela não recebeu cuidados nenhum, e ainda mais que desconfio que a mãe dela não tenha dado de mamar o suficiente para ela.. pois estava com leite seco já quando chegamos lá e vimos.. estou me preocupando bastante já gastamos muito com ela só que nada de melhoras, as vezes ela come igual uma condenada, só que vamos colocando bem pouca comida em uma hora depois oferece mais um pouco e ela come bem, só que põe pra fora. O que eu faço???? Me ajudem por favor. Mandarei uma foto de como ela está. Obs: coloquei um filhote que nasceu da minha cachorra Atena a pouco TEMPO nem abriu os olhos e já estão quase maior que ela já...
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jaqueline! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte outro profissional o quanto antes para que ele possa dar uma segunda opinião.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana Júlia Jacob Marcelino
Comigo acontece quase todas as situações acima, só q minha cachorra nunca comeu patê ela odeia esses sachês, já espirimentamos de todas as marcas então o que eu posso estar substituindo? Alguém pode me ajudar nessa questão.
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Júlia. Experimente colocar um pouco de água morna sobre a ração, pode funcionar.
A sua avaliação:
Luciana
Tenho duas cachorras, uma come muito bem a ração, e a outra não consigo fazer comer. Só que não posso deixar a ração disponível para ela comer qdo der fome ou vontade pq a outra com certeza atacará o prato da que não comeu.. Como devo proceder???
Obrigada
A sua avaliação:
Fernanda
Boa noite.minha cachorrinha Pincher não quer comer razão nem comida,as vezes só razão com leite,y muito magra oq fazer
A sua avaliação:
Elivan Beserra Buas
meu cachorro não quer comer ração ele tem 2 anos isso me preocupa muito pois ele cheira a ração e deixa esperando que dê outra coisa pra ele Se eu der a comida que como ele gosta mas eu não dou pois sei que não é bom pra ele. que devo fazer ?
hugo
basta ler novamente o artigo completo e fazer o que ta escrito, vai dar certo
Leo
Só seguir o que o Hugo falou , não tem erro, vai dar certo
A sua avaliação:
REGINALDO JACKSON
Meu cachorro, está comendo bem pouco.
Ofereci uma ração super premium. Bem cara.
Sei que bem nutritiva e sacia bem a fome a ponto dele comer pouco.

Porém, ele tem mais prazer de comer quando misturo ração com patê, sachê ou outros alimentos.
Jaqueline
Ao menos o seu come bem com sachê e essas coisas a minha recusa é logo tudo ..kk rindo mais chorando.
A sua avaliação:
rodrigo
Bom dia.
Proporcione uma alimentação saudável para seu cão.

:)
A sua avaliação:
Rosangela Torres da Silva
Tenho uma cachorrinha de 12 anos e sempre comeu comida caseira, agora está com insuficiência renal e é cardiopata. E ela não quer comer a ração apropriada e nem a comida caseira própria para cão com insuficiência renal. Me ajuda o que faço? Fiz arroz com brócolis, cenoura, frango e fígado mais ela não comeu. Eu sempre dei arroz com carnes mais nada. já está tomando soro a vários dias me ajudem por favor 🙏

O meu cachorro não quer comer ração
1 de 3
O meu cachorro não quer comer ração

Voltar ao topo da página