Partilhar

O meu cachorro não quer comer ração

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 outubro 2020
O meu cachorro não quer comer ração

Ver fichas de  Cachorros

São muitas as pessoas que procuram soluções para um problema que pode acontecer com vários cachorros: o que fazer quando ele não quer comer ração, deixando o alimento na tigela durante dias? Isso é um problema habitual e pode acontecer com qualquer animal.

Se você está preocupado com esta situação e quer colocar um fim a este problema para que tudo continue com normalidade, leia este artigo O meu cachorro não quer comer ração. Aqui noPeritoAnimal vamos apresentar as causas que fazem com que ele tenha esse comportamento e também soluções. Boa leitura!

Porque meu cachorro não quer comer ração

Há muitas razões que podem levar seu cachorro a parar de comer a ração. Mas antes de discutir os possíveis motivos a partir de seu comportamento ou dieta, é essencial descartar qualquer doença visitando um veterinário.

O ideal é que o cachorro ingira o alimento doseado, tal como nós, em duas ou três refeições distribuídas ao longo do dia e em horários fixos, e que a dieta seja um pouco variada (combinar ração com dietas úmidas e caseiras de forma ocasional).

Veja nesta lista possíveis causas que fazem com que seu cachorro não coma ração:

  • Mudança na alimentação: se você modificou recentemente a ração que oferece a seu melhor amigo, esta pode ser a causa que o está fazendo não querer comer. Lembre-se que é essencial mudar o alimento progressivamente, pensando até mesmo em questões de saúde (o cachorro é muito mais sensível a mudanças no alimento) e até mesmo para incentivar uma melhor adaptação à nova ração.
  • Ração de má qualidade: se, além de mudar a dieta de seu cão, você lhe oferecer um alimento de má qualidade, ele o rejeitará completamente. Muitos alimentos para cachorros processados de má qualidade ou não contêm os nutrientes essenciais que ele precisa ou usam ingredientes que não são palatáveis para ele. Verifique a composição do alimento de seu cão para ver se você está oferecendo um produto de qualidade ou não.
  • Enjoo: Embora não seja muito comum, alguns cães podem enjoar de sempre comer a mesma coisa. Isso está, inclusive, geralmente relacionado à depressão e isso pode deixá-lo desanimado de uma forma geral, e não exclusivamente com a comida.
  • Superalimentação: na embalagem de qualquer alimento comercial, deve aparecer uma tabela nutricional indicando claramente, de acordo com o peso, idade e nível de atividade, a quantidade de alimento a ser oferecida ao cachorro. Talvez você esteja colocando muita comida para ele, então é bom verificar qual deve ser a quantidade apropriada.
  • Apresentando outros tipos de dieta: Se você ofereceu recentemente ao seu cão uma dieta diferente da ração, esta pode ser a razão. Muitos cães rejeitam seus alimentos habituais por alimentos muito mais palatáveis, como dietas caseiras e alimentos úmidos. Ou seja, se você observar que ele não quer a ração e, quando dá a ele outro tipo de alimento, ele está mostrando a você que quando recusa a ração ele ganhará algo mais apetitoso.

O tipo de ração é importante, leia o nosso artigo sobre como escolher a ração do meu cachorro. Além disso, no vídeo abaixo você confere quantas vezes um cachorro deve comer por dia:

Como fazer o seu cachorro comer ração

Antes de começar com a reintrodução da ração, será essencial que você se certifique de que a comida de seu melhor amigo seja de qualidade, adequada às suas necessidades e nutricionalmente completa. Se você não tiver certeza sobre a alimentação balanceada, não hesite em visitar nosso artigo sobre alimentação de cachorro: tipos e benefícios e, claro, é sempre bom consultar seu veterinário.

O processo que vamos mostrar a seguir deve ser sempre aplicado a um cão saudável, nunca a um animal doente, e precisa de um certo rigor para ser eficaz. Lembre-se de que você não pode deixar seu cachorro comer tudo o que ele quer, desta maneira você não fará bem algum a ele.

Passos para reintroduzir a ração

Aqui está um guia passo a passo com o que deve ser feito para que seu cachorro volte a comer ração:

  • Elimine completamente a comida úmida, as receitas caseiras e a comida humana de sua dieta.
  • Calcule a quantidade de comida que seu cachoro precisa comer todos os dias e divida-a em duas refeições, que você oferecerá pela manhã e à tarde, sempre no mesmo horário.
  • Sirva sua refeição matinal na tigela e espere 15 minutos, se ele não tiver comido, retire-a.
  • À tarde, sirva sua comida na tigela, espere 15 minutos e, se ainda não comeu, pode retirá-la.
  • No dia seguinte, seguindo o mesmo processo, o cachorro finalmente, por causa da fome, vai comer.

Embora isso possa parecer um pouco rigoroso, é a melhor maneira de fazer com que seu cão coma sua comida habitual novamente e pare de esperar por outros tipos de comida que possam ser mais apetitosas. Entretanto, lembre-se que é importante que eles tenham uma mudança ocasional em sua dieta. Semanalmente, recomendamos a mudança de uma das rações por um alimento úmido, mas sem tornar este alimento parte de sua dieta diária.

Dicas extras para conseguir que meu cão coma ração

Algumas vezes, alguns cães se recusam a comer, especialmente quando a comida seca foi misturada com comida úmida. Embora possa ser um truque positivo para encorajar cachorros doentes a comer, a verdade é que combinar ração com comida caseira ou comida úmida não é adequado, pois os tempos de digestão são diferentes, produzindo fermentação inadequada no estômago e, assim, a ocorência de gases, etc.

Aqui estão algumas dicas sobre como conseguir que seu cão coma ração:

Misture a ração com um pouco de água morna: assim, a comida ficará mais macia e você o ajudará a se hidratar, além de ficar mais apetitoso para ele na época de frio.

Misture a ração com caldo (sem cebola e sal): ao substituir a água por caldo, você oferecerá a ele nutrição extra. Além disso, será muito mais apetitoso para o cachorro.

Mantenha uma rotina pró-ativa: cada cachorro tem suas próprias necessidades de exercício, portanto, fazer caminhadas e participar de atividades ao ar livre será crucial para manter os músculos de seu cão, ativando seu metabolismo e, por fim, proporcionando-lhe um estilo de vida saudável e apropriado.

Não exagere nas recompensas: durante suas sessões de treinamento, evite usar em excesso as recompensas, pois elas poderiam eventualmente saciar seu cão. Você pode dividir cada petisco em dois, usar prêmios leves, preparar petiscos de vegetais desidratados e até mesmo ficar sempre à frente dele para reforçá-lo apenas com voz e carícias.

Não dê restos: como mencionamos anteriormente, há alimentos que são prejudiciais aos cães, mas também há outros que não são muito adequados. O abuso de cereais, frutas ou laticínios não é bom para seu melhor amigo, portanto, evite-os.

Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer ou conhece outras dicas, comente aqui pra gente. Você também pode se interessar pelo artigo com as melhores vitaminas para cachorros.

O meu cachorro não quer comer ração - Como fazer o seu cachorro comer ração

Se deseja ler mais artigos parecidos a O meu cachorro não quer comer ração, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário sobre O meu cachorro não quer comer ração

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
51 comentários
A sua avaliação:
Mariana
"Nunca retire a comida da tigela de comida" que irresponsabilidade dizer isso. Os veterinários e treinadores mais respeitados que eu conheço sempre alertam dos perigos de deixar a ração por muito tempo no comedouro, e para incentivar o cachorro é necessário tirar a ração depois de no máximo 20 minutos caso ele não tenha comido. Perito Animal deixou de ser confiável.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Mariana. Obrigada pelo seu comentário. Nossa equipe já revisou o artigo e atualizou as informações necessárias. Um abraço!
A sua avaliação:
Rafael Nanes
Muito obrigado pela informação! Meu cachorro está passando exatamente por esse problema.
Me ajudou bastante o artigo.
A sua avaliação:
Monique
Oi boa noite comprei uma filhote de cachorro nos dois primeiros dias ela comia racao mole agora esta com 5 dias que esta aqui e ela nao quer comer nada dou leite na seringa e ela bebe mais fica engoiando faz coco mole da cor de madeira o rapaz falou que ela jabvinha vermificada e vitaminada mais pelo que estou vendo nao tem nada disso estou com pena pois ela nem dois meses tem e minha filha ja se apegou e nao tenho como levala num veterinario pois todos aqui em fortaleza sao caros
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Thaís Vignoli tamayo
Monique,
Boa noite.

Animal de estimação não é brinquedo. Se não tem condições que pagar um veterinário caso seu cachorro precise de atendimento, então nem deveria ter animais, é bem simples. Não seja irresponsável porque uma criança quer. Assim como o ser humano os animais precisam de cuidados e ficam doentes e nem sempre é possível tratar em casa sem conhecimento nenhum.

Cachorros só tomam leite das mães, quando desmamam não podem e nem devem tomar leite, pois não metabolizam as enzimas do leite que torna tóxico para eles, e sim, fazem coco mole por isso, esse fato não tem necessariamente a ver com estar com vermes, quem poderá dizer isso é o veterinário.

Ignorância quando não mata o ignorante pode matar os que ficam sob seus cuidados.

Iara
Vc não podia dar leite pra ela
A sua avaliação:
Diego
Eu comprei ração para o meu cachorro,no começo ele estava comendo,mas agora ele não está mais comendo a ração,uma coisa que eu percebi,é que a ração é muito dura,será que isso pode influenciar na perda de interesse do cachorro na ração?
A sua avaliação:
Angela Maria de Almeida
Minha cachorrinha não quer comer a ração algo para despertar o apetite
A sua avaliação:
Ueliton
Já levei minha cachorra na veterinária e está tudo certo com ela , não damos comida para ela e mesmo assim ela está se negando a comer a ração ! Damos ração de qualidade para ela ! Atualmente estamos dando guabi natural e anterior tbm era uma super Premium ! Não sei o que está acontecendo! Ela demonstra interesse para tudo , menos ração !
A sua avaliação:
Bianca Santana
Olá, meu buldog francês simplesmente foi parando de comer a ração, que antes se matava para comer, até o ponto de não comer mais. Observamos que ele queria comer a ração do gato ao invés da dele, ele até chegou a comer a do gato sem que víssemos. Trocamos a ração dele e ele permanece sem comer, mostrando mais interesse na do gato do que na dele, não deixamos que ele coma a do gato, sabemos que faz mal, como posso prosseguir sendo que o problema é a ração dele?
A sua avaliação:
Jaqueline
Bom, tenho uma cadela chamada Pandora. Resgatei ela e tudo mais, ela passou mal depois de uns dias (estávamos dando da melhor ração e mole pra ela comer) aí ela passou a ter diarréia, vomitar, e o cara cuidava muito mal dela tanto que, a mãe dela estava a beira da morte de tão magra que estava e também sem leite para completar a tragédia toda, de 12 filhotes sobrou 2 apenas, o homem me deu um jeito de deixar os outros morrerem..... E bom, depois passou um tempinho ela tomou soro e voltou ao normal e tudo, só que, começou de novo.. e ela não aceitava a ração só a comida (estávamos fazendo dieta caseira, por que se deixasse ela passava 3 dias sem comer por que era ração) mais aí ela já muito debilitada, magrinha e desidratada por defecar sempre mole e vomitar.. levei-a no veterinário, ele disse que ela tava bem, ela tomou a vacinação normal, só que ele disse que o homem deveria jogar comida pra mãe dela e não se importa muito, e com isso ela pode ter acabado comendo a comida e ter gosto pela comida e a ração se tornou sem graça pra ela, porém já misturamos patê compramos vários e misturamos em ração Premier boa pra ela e ela enjoa, não aceita de jeito algum ela ficou 2 dias sem comer a ração com o patê.. decidi comprar leite para ela e dar soro próprio pra cachorro, compramos também vitaminas, aminomix, b12..etc.. até estamos dando potenay agora para ela um pouco de ml por 4 dias, pra evitar causar bolha e tals.. Só que ela recusou o leite também, o soro, recusou comida caseira também, com um pouco de insistência conseguimos fazer ela tomar o leite e comer até um pouco e ficamos comemorando toda vez que ela come, e ela gosta e até volta a comer, porém ela põe tudo pra fora algumas vezes ou começa a cagar mole.. e bom, vale ressaltar aqui que ela não colocou nenhuma verme quando demos o remédio pra ela pela primeira vez com quase 1 mês.. (obs, o homem não deu remédio de verme pra elas nos 15 dias de vida já..) uma botou verme só que ela não botou nenhuma, e o veterinário chegou até dar mais um remédio de verme para ela e ficamos observando porém nada. E ela tá muito fraquinha, as vezes fica até difícil pra dar potenay pra ela por que não tem pele sabe, lugar pra aplicar nela de tão sequinha que tá. Da dó da situação que ela se encontra.. já tive vários filhotes e criações, só que todos sempre bem cuidados desde que nascem.. e como ela não recebeu cuidados nenhum, e ainda mais que desconfio que a mãe dela não tenha dado de mamar o suficiente para ela.. pois estava com leite seco já quando chegamos lá e vimos.. estou me preocupando bastante já gastamos muito com ela só que nada de melhoras, as vezes ela come igual uma condenada, só que vamos colocando bem pouca comida em uma hora depois oferece mais um pouco e ela come bem, só que põe pra fora. O que eu faço???? Me ajudem por favor. Mandarei uma foto de como ela está. Obs: coloquei um filhote que nasceu da minha cachorra Atena a pouco TEMPO nem abriu os olhos e já estão quase maior que ela já...
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Jaqueline! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte outro profissional o quanto antes para que ele possa dar uma segunda opinião.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Ana Júlia Jacob Marcelino
Comigo acontece quase todas as situações acima, só q minha cachorra nunca comeu patê ela odeia esses sachês, já espirimentamos de todas as marcas então o que eu posso estar substituindo? Alguém pode me ajudar nessa questão.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana Júlia. Experimente colocar um pouco de água morna sobre a ração, pode funcionar.
A sua avaliação:
Luciana
Tenho duas cachorras, uma come muito bem a ração, e a outra não consigo fazer comer. Só que não posso deixar a ração disponível para ela comer qdo der fome ou vontade pq a outra com certeza atacará o prato da que não comeu.. Como devo proceder???
Obrigada

O meu cachorro não quer comer ração
1 de 2
O meu cachorro não quer comer ração

Voltar ao topo da página