Dietas equilibradas

Probióticos para cachorros

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 21 junho 2023
Probióticos para cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Quando recebemos um cachorro em nosso lar, é crucial atender às suas necessidades básicas, e isso inclui proporcionar uma alimentação adequada que o mantenha saudável e cheio de energia. No entanto, às vezes, devido a uma alimentação inadequada ou outros fatores, a flora intestinal do cachorro pode ser afetada, o que pode ter sérias consequências para a sua saúde.

Felizmente, existem maneiras naturais de prevenir tais problemas, e é exatamente sobre isso que abordaremos neste artigo do PeritoAnimal: os benefícios dos probióticos para cachorros. Descubra como esses microorganismos benéficos podem melhorar a saúde intestinal do seu cãozinho e proporcionar-lhe uma vida mais saudável.

Também lhe pode interessar: O que é uma ração de qualidade?

Índice

  1. O que são probióticos para cachorros
  2. Para que servem os probióticos para cachorros
  3. Contraindicações de probióticos para cachorros
  4. A flora intestinal em um cachorro
  5. Os desequilíbrios na flora intestinal do cachorro
  6. Como escolher um bom probiótico para o cachorro

O que são probióticos para cachorros

Os probióticos para cachorros são produtos formulados à base de cepas de bactérias que habitam normalmente o intestino do cão e que são benéficas para a sua saúde. Não se consideram um tratamento farmacológico e sim um complemento nutricional.

Devemos distinguir os probióticos dos prebióticos e dos simbióticos, vejamos em seguida as diferenças entre cada produto:

  • Probióticos: Contêm diretamente as estirpes de bactérias benéficas presentes no intestino do cachorro.
  • Prebióticos: Contêm substâncias não assimiláveis (como determinados tipos de fibra) que servem de alimento às bactérias benéficas e permitem o desenvolvimento das mesmas.
  • Simbióticos: São produtos que incorporam uma mistura de probióticos e prebióticos.

Para que servem os probióticos para cachorros

Os probióticos para cachorros são micro-organismos vivos que atuam no equilíbrio da flora intestinal e na promoção de uma saúde digestiva. Ao criar uma barreira protetora, esses probióticos impedem a entrada e proliferação de bactérias prejudiciais no intestino, resultando em benefícios significativos. Além de regular o intestino e combater desconfortos gastrointestinais, como diarreias e vômitos, eles também melhoram a digestão dos cães, facilitando a absorção de nutrientes essenciais.

Recomendados por veterinários, os probióticos para cães desempenham um papel importante no tratamento de doenças comuns do sistema digestório, como gastrite, pancreatite e colite. Esses probióticos auxiliam no controle dessas condições, aliviando sintomas e contribuindo para a recuperação da saúde intestinal dos cachorros. Em suma, os probióticos para cachorros são essenciais para manter a saúde digestiva e o bem-estar geral desses animais de estimação, proporcionando uma flora intestinal equilibrada e prevenindo problemas digestivos.

Contraindicações de probióticos para cachorros

Embora os probióticos para cães sejam geralmente seguros, é sempre recomendável consultar um veterinário antes de iniciar qualquer suplementação para seu animal de estimação. Algumas situações em que o uso de probióticos nos peludos pode não ser aconselhável incluem:

  • Cães com sistema imunológico comprometido: se o sistema imunológico do cachorro estiver enfraquecido devido a uma condição médica ou uso de medicamentos imunossupressores, o uso de probióticos pode não ser recomendado, pois pode haver risco de infecções.
  • Cães com problemas gastrointestinais graves: se o seu cão estiver sofrendo de uma condição gastrointestinal grave, como pancreatite aguda, doença inflamatória intestinal grave ou obstrução intestinal, o uso de probióticos provavelmente não será indicado.
  • Sensibilidade ou alergia a ingredientes específicos: certos cães podem ter sensibilidade ou alergia a alguns ingredientes presentes nos probióticos.
  • Cães em tratamento com antibióticos: se o peludo estiver tomando antibióticos, é recomendável espaçar a administração dos probióticos, pois os antibióticos podem interferir na eficácia dos probióticos.

Lembrando que essas são apenas algumas considerações gerais, e cada cachorro é único.

A flora intestinal em um cachorro

Tal como acontece com os seres humanos, os cachorros também possuem flora intestinal ou microbiota intestinal. Isto faz referência a um conjunto de bactérias benéficas que se encontram presentes de forma natural no intestino e que são de vital importância para a saúde do nosso pet, uma vez que cumprem as seguintes funções:

  1. Intervêm na digestão dos alimentos e são necessárias para uma adequada absorção dos nutrientes.
  2. São imprescindíveis para a síntese de algumas vitaminas e minerais
  3. Protegem o sistema digestivo das bactérias patogênicas
  4. Ajudam o cachorro a ter um nível ótimo de vigor e energia

Existem numerosos estirpes de bactérias benéficas na flora intestinal do nosso cachorro, mas devemos destacar as seguintes como as mais importantes:

  • Bifidobacterium animalis
  • Bifidobacterium lactis
  • Lactobacillus acidophilus
  • Bifidobacterium bifidum
  • Bifidobacterium longum
  • Lactobacillus casei
  • Lactobacillus plantarum
  • Lactobacillus bulgarious
  • Lactobacillus rhamnosus
  • Bacillus coagulans

Os desequilíbrios na flora intestinal do cachorro

Os desequilíbrios na flora intestinal do cachorro repercutem diretamente sobre a saúde e podem causar os seguintes sintomas:

  • Inchaço abdominal
  • Sinais de dor abdominal
  • Aumento de gases intestinais
  • Diarreia
  • Diminuição da resposta imunitária

As alterações na flora intestinal podem ter diversas causas: embora as mais habituais sejam as mudanças na alimentação, a administração de uma ração de má qualidade, elevada em proteínas não digeríveis ou se iniciou um tratamento com antibióticos.

Para restaurar a flora intestinal do nosso pet é imprescindível determinar a causa subjacente para a eliminar, mas paralelamente precisamos recorrer aos probióticos.

Probióticos para cachorros - Os desequilíbrios na flora intestinal do cachorro

Como escolher um bom probiótico para o cachorro

Os probióticos para cachorros são especialmente recomendados para diarreias ou transtornos gastrointestinais e depois de um tratamento antibiótico ou de forma paralela ao mesmo.

É muito importante oferecer ao nosso pet um produto de boa qualidade, e para assegurar isso mesmo recomendamos que siga estes conselhos:

  • Escolha um probiótico específico para cachorros
  • Escolha um probiótico que contenha no mínimo 10 cepas de bactérias
  • Escolha um produto de qualidade, para isso, no rótulo deve observar a certificação GMP (Boas práticas de fabricação)
  • Peça os conselhos de um veterinário

Os probióticos para cães são complementos nutricionais totalmente seguros. Recomenda-se o tratamento tal como se indique na embalagem para assegurar uma adequada restauração da flora intestinal.

Agora que você já sabe mais sobre os probióticos para cães, não perca o vídeo a seguir em que listamos 4 remédios caseiros para diarreia em cães:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Probióticos para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
13 comentários
A sua avaliação:
Adriana
Oi o texto fala em 10 cepas probioticas. Ocorre que só vejo nas formulacoes 3, poderia indicar uma marca q possua 10 cepas ou o grama de cada probiotico pra maniplar?
A sua avaliação:
Dineia
Ontem a minha pinscher misturada com bassê apresentou vômitos, depois parou, hoje ela está com diarréia bem escura e está um pouco avermelhada! O que devo fazer? Ela não está prostada e está tomando bastante água, fiz soro caseiro e dei numa chuca, ela tem 2 anos e está diminuindo a diarréia e faz xixi junto, devo continuar a dar o soro?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Dineia. Tudo bem? Temos este artigo com 6 remédios caseiros para a diarreia de cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-a-diarreia-de-cachorro-20700.html. Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Rubia
Hoje de manhã meu filhote vomitou a ração inteira(sem mastigar) e teve diarreia
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rubia. Tudo bem?Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Gisele Chaves Lopes
Bom dia ontem a tarde umas 16 :30 minha cachorra começou a vomitar uma água amarela depois uma espuma branca,hj acordei vi que ela teve diarréia uma água podre o que pode ser ela faz 3 meses amanhã dia 09 de janeiro.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Gisele. Tudo bem? Temos este artigo com 6 remédios caseiros para cachorro vomitando amarelo: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-cachorro-vomitando-amarelo-22712.html. De qualquer maneira, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. E é melhor que isso seja feito pessoalmente. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fabiana
Oi boa noite! Colocaram uma cadela filhote no meu portão,já tenho 2 cachorros um Pit Bull de 4 meses e outro cachorro adulto de porte médio,e ainda não consegui levar a cadela no veterinário mas ela tá desnutrida e quase não come deve ter um mês e meio,parece que foi desmamada antes do tempo..e quase não toma água.. tenho medo dela morrer..tô água na seringa.. faço de tudo pra ela comer e bebe água mas ela só dorme e quase não come.. alguém tem alguma dica ou pode me dá um conselho
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Fabiana. Tudo bem? Temos este artigo que talvez seja útil. Ele explica os cuidados e alimentação de um cachorro desnutrido: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-e-alimentacao-de-um-cachorro-desnutrido-22099.html.
De qualquer maneira, recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Elisandra
Bom dia! Bata no liquidificador um pedaço de fígado cru, tamanho da palma da sua mão, 2 colheres de mel e um ovo cru, e coloque para ela comer doses um pouco de manhã, a tarde e à noite. Salvei uma cadelinha de rua com esta mistura. Comeu durante 3 dias e realmente dormia sem parar. E claro, dei um banho morno, caminha macia e muito carinho. A mistura tem que ficar na geladeira e dar a ela em temperatura ambiente. Não pode esquentar e nem dar gelado. O que sobrar no dia jogar fora e no dia seguinte fazer outra mistura. Feliz 2021!!!
A sua avaliação:
Ana
Olá! Posso dar probiótico após a vermifugação ou durante...?
A sua avaliação:
MARINA
Queria saber se posso comprar um probiotico de humano e dá, pois onde estou nao tem loja de remedios para animais
Sergio Costa
Enterogermina flaconetes, é um remédio para humanos, mas funciona muito bem para caes, me foi receitado por uma veterinária, onde levei minha cadela, compre 1 cx com 5 flaconetes, e dê 1 flaconete a cada 24 hs, diretamente na boca do animal, durante 5 dias, e o preço está por volta de 30 reais em qualquer farmacia, menos na ultrafarma que me cobrou 46 reais por 1 cxa.
A sua avaliação:
Alice
Posso usar probiotico humano em cachooro?
Pode me dizer as razoes?
Obrigada
A sua avaliação:
Cintia
Boa noite tenho uma perguntinha posso dar probióticos de gato para cachorro da marca Proplan fortiflora... Eles tem para os dois...
Mas gostaria de saber se tem algum problema se eu der ..?!
Leandro
No caso de probióticos, posso dar Kefir de leite para o filhote???
Luísa Savala
Oi Leandro! Como referimos no artigo, para escolher um probiótico para cachorro é muito importante oferecer ao seu pet um produto de boa qualidade, e para assegurar isso mesmo recomendamos que siga estes conselhos:
- Escolha um probiótico específico para cachorros
- Escolha um probiótico que contenha no mínimo 10 estirpes de bactérias
- Escolha um produto de qualidade, para isso, no rótulo deve observar a certificação GMP (Boas práticas de fabricação)
- Peça os conselhos de um veterinário
Os probióticos para cães são complementos nutricionais totalmente seguros. Recomenda-se o tratamento tal como se indique na embalagem para assegurar uma adequada restauração da flora intestinal.
ELZA MARIA DOS SANTOS ALMEIDA
Pode dar kefir do leite ( se o cão não for intolerante ao leite) e pode dar kefir de água sim!! Kefir é um ótimo probiótico tb para cães
A sua avaliação:
MARCIO
Tenho um dachshund preto de 7 anos, tenho problema com ele de pele e já passei por vários veterinários e nenhum me pediu para dar probiótico a ele, mas dizem que é imunologia baixa, gostaria de tentar com algum destes, probioticos, qual seria o melhor????
Luísa Savala
Oi Marcio! Tal como referido no artigo: os probióticos são especialmente recomendados para diarreias ou transtornos gastrointestinais e depois de um tratamento antibiótico ou de forma paralela ao mesmo.
Por isso, é recomendável você consultar um veterinário para saber se pode ou não ser o melhor tratamento alternativo para o seu cachorro e se sim, qual o probiótico mais indicado para o quadro do seu cachorro.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Cintia
Boa noite Marcio
De para ele ração natural que não contenham Qualquer tipo de farinha as marcas aí no Brasil varia mas só tem duas de qualidade .. elas precisam ser hipoalergênico.....
Saia das grandes marcas como Purina.. Royal canin.... Hill’s ...mesmo se estiver escrito Bio.., pois não passaram no teste de qualidade e ficou provado que é tóxico e cancerígenos para os animais pois não respeitam as temperaturas exigidas para que seja de boa qualidade...
Minha irmã tem um buldogue e ele estava tendo problemas sérios de pele e trocando a ração por uma natural o seus problemas de pele desapareceram... pois a maior parte dos animais têm problemas com cereais e as farinhas....
espero poder te ajudado.
MARIZA APARECIDA REZENDE
BOA TARDE,
tenho um Maltes o NICK com 5 anos e 9 meses pesando 5 kilos
qual probiótico mais adequado para ele.
grata, pela atenção.
Monica S.R.de Luiz
Mudei de ração para comida natural,devo oferecer um probiótico ou prebióticos?e de que forma?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Monica! A alimentação está sendo acompanhada por um nutricionista? O médico veterinário especialista em nutrição animal ou o seu médico veterinário habitual são os profissionais indicados para prescrever os probióticos que considerarem necessários para essa dieta.
1 de 2
Probióticos para cachorros