PARTILHAR

Alimentos proibidos para cães

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 16 fevereiro 2021
Alimentos proibidos para cães
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se quer saber quais são os alimentos proibidos para cães, entrou no sítio certo, neste artigo do PeritoAnimal vamos mostrar-lhe uma lista muito completa de tudo aquilo que não deve dar ao seu animal de companhia.

E se se quer iniciar na dieta BARF ou outras, você deve preparar o alimento, por isso é muito importante que conheça todos aqueles alimentos que podem ser prejudicais para a saúde do seu cachorro.

Continue lendo este artigo para ver a lista completa e não hesite em se informar também sobre a saúde, alimentação e cuidados do seu animal de estimação.

Também lhe pode interessar: Alimentos proibidos para coelhos

Café

Encontramos no café uma bebida estimulante pelo seu conteúdo em trimeltilxantina. Além de dependência, o consumo desta substância tem fortes efeitos estimulantes no sistema nervoso centro e em outros do sistema cardiovasculares. Também estão presentes no chá ou na cola.

Tal como acontece com os humanos, o excesso de café tem graves consequências para o organismo causando vômitos, agitação e pode inclusive chegar a causar a morte.

Alimentos proibidos para cães - Café

Chocolate

Como referimos no nosso artigo sobre por que cachorro não pode comer chocolate, os cachorros são incapazes de metabolizar a teobromina, por isso o chocolate considera-a um alimento proibido para os cachorros.

Oferecer chocolate em doses excessivas pode provocar sintomas como diarreia, vômitos, desidratação e pode provocar inclusive a morte dos cachorros. Ainda assim, embora apenas lhe dê apenas pequenos pedaços, também é um produto prejudicial uma vez que aumenta a contratibilidade cardíaca.

Alimentos proibidos para cães - Chocolate

Leite e queijos

Tal como acontece com o chocolate, os cachorros são incapazes de metabolizar o leite, por este motivo não devemos oferecê-los. É um produto não mortal mas prejudicial que provoca vômitos, diarreia e problemas gastrointestinais diversos.

Devemos apenas oferecer ao nosso cachorro leite específico durante a sua fase de crescimento.

O queijo não é tão prejudicial como o leite, no entanto o seu abuso pode levar a problemas como a pancreatite ou a problemas mais graves se o nosso cão for intolerante à lactose. Por isso, devemos evitar este tipo de alimento.

Alimentos proibidos para cães - Leite e queijos

Levedura ou fermento

As leveduras convencionais que utilizamos para bolos e outras receitas convertem-se em um produto tóxico dentro do organismo do cachorro. As consequências podem ser a acumulação de gases, vômitos, dor, mal-estar e letargia.

Alimentos proibidos para cães - Levedura ou fermento

Frutos secos

Devemos eliminar qualquer rastro de frutos secos da dieta do nosso cachorro pela sua grande quantidade de fósforo. Os efeitos de uma ingestão excessiva podem ser os vômitos, dor muscular, fraqueza, tonturas, tremores, insuficiência renal e inclusive febre no cachorro.

Alguns frutos podem ser realmente letais como é o caso das nozes de macadâmia, além disso podem provocar o aparecimento de cálculos.

Alimentos proibidos para cães - Frutos secos

Sal

Um excesso de sal é prejudicial para a saúde do seu cachorro, vômitos ou diarreias são os sintomas visíveis, mas existem consequências mais graves que não podemos observar. Os cachorros com problemas de coração podem ficar mais afetados e agravar a sua situação se o ingerirem.

Alimentos proibidos para cães - Sal

Álcool

Embora não acreditemos que ninguém seja capaz de oferecer álcool, a verdade é que pode acontecer por acidente se não tivermos as garrafas bem guardadas e escondidas do nosso pet. Um excesso provoca sintomas similares ao dos humanos, a toxicidade afeta o cachorro causando vômitos e inclusive um coma etílico.

Alimentos proibidos para cães - Álcool

Ovos crus

Se for utilizar ovos na dieta BARF, deve se certificar da sua qualidade e bom estado antes de os oferecer. A possibilidade de contrair salmonela é a mesma que pode ocorrer conosco.

No entanto, o ovo cozido é um produto bastante benéfico para o nosso mascote, podemos cozê-lo e oferecer uma vez por semana ao nosso cão para melhorar o brilho do pelo. Também é uma fonte de proteína e taurina.

Alimentos proibidos para cães - Ovos crus

Frutas e legumes

As frutas e legumes devem estar presentes na alimentação do cachorro (cerca de 15%) e o seu consumo deve ser habitual. No nosso artigo sobre as frutas e legumes proibidos para cachorros explicamos quais são os mais prejudiciais.

Sem dúvida que, a mais importante a conhecer é o abacate pelo seu alto conteúdo em persina, toxinas e gordura vegetal que fazem com que o seu consumo seja um autêntico risco para a saúde do nosso cachorro. É um alimento tóxico, as consequências mais graves podem ser pancreatite, deficiências no sistema pulmonar e podem inclusive afetar o coração.

Alimentos proibidos para cães - Frutas e legumes

Os cítricos não são alimentos tóxicos mas a verdade é que o seu alto conteúdo em açúcar pode levar à obesidade e o seu excesso pode causar mal-estar intestinal.

Alimentos proibidos para cães -

Em apenas uma ingestão de cebolas, alhos, alho-poró ou cebolinha podemos causar toxicidade no cachorro junto com um alto risco de anemia. A ingestão repetitiva deste tipo de alimento pode causar problemas muito graves e irreparáveis de saúde.

Alimentos proibidos para cães -

As uvas afetam diretamente o fígado e os rins do cachorro e podem inclusive desenvolver uma insuficiência renal se o seu consumo for habitual. Lembre-se que as sementes e grainhas devem ser sempre retiradas do alimento, é a parte mais tóxica dele.

Alimentos proibidos para cães -

Tal como acontece com os humanos, a batata crua é um produto tóxico dentro do nosso organismo. Podemos oferecê-la sem problema sempre que a cozinharmos antes.

Alimentos proibidos para cães -

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Angela Maria Sander
Meus pais não entendem que cachorro não pode só comer carne linguiça e salame. Ela vive disso. Como posso convencer eles o mal q estão fazendo p ela.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Angela. Tudo bem? Você precisa conversar com eles e explicar que, assim como nós, humanos, cada espécie, no caso os cachorros, necessita de uma dieta balanceada para atender às demandas do organismo e ter uma boa qualidade de vida. A ração é um alimento completo e desenvolvida para atender a todas essas necessidades caninas. Mas se alguém decide não oferecer ração e sim outros alimentos , é preciso pensar no que deve ser oferecido para não prejudicar a saúde do pet. Neste artigo falamos melhor sobre a alimentação do cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-de-cachorro-tipos-e-beneficios-23028.html.
Esperamos que dê tudo certo em sua conversa para que o cachorro não sofra com nenhum tipo de carência alimentar.
Marisa Soares
Minha cadelinha york comeu batata doce crua e não para de vomitar o que oferecer para cortar o efeito do que foi engerido? Li que a batata doce crua pode afetar o sistema nervoso central e ocasionar obstrução intestinal. Por favor publiquem sobre como proceder no caso da ingestão destes alimentos (batata comum, batata doce, inhame)



Marco
Leve seu animal a um veterinário, ele é o único profissional qualificado para atender e resolver suas dúvidas.
TANIA DAUMAS
excelente e4xplçicação. Gostei muito. Parabéns.
Monika
Gostaria de saber se a maçã e banana faz mal para cachorro se comer. Eu tenho 3 dachshunds ( linguicinha) eles adora o estas frutas que mencionei acima.
Vanessa Lopes (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Monika! A maçã e a banana são duas frutas que os cachorros podem comer. Pode ver mais frutas liberadas para eles aqui: https://www.peritoanimal.com.br/frutas-e-legumes-recomendados-para-cachorros-20130.html#anchor_1
Luciano
Não esqueça de retirar as sementes da mação! :o)
Alice
Maçã e banana eles podem comer.
Alimentos proibidos para cães
1 de 14
Alimentos proibidos para cães

Voltar ao topo da página ↑