Curiosidades do mundo animal

Quantas horas um leão dorme por dia?

 
Aerton Guimarães
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. 9 novembro 2021
Quantas horas um leão dorme por dia?

Os leões estão entre os animais que mais dormem por dia. Estes mamíferos carnívoros estão classificados como espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), já que sua população perdeu quase 50% de seus indivíduos nas últimas décadas.

Um leão adulto come, em média, 5 kg de carne diariamente e, devido ao seu grande tamanho, também gasta muita energia e, por isso, precisa descansar bastante. Você sabe quantas horas um leão dorme por dia? Neste artigo do PeritoAnimal respondemos a essa pergunta e também falamos sobre outros aspectos do comportamento dos leões. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Quantas horas dorme um gato por dia?

Índice

  1. Onde os leões dormem?
  2. Quantas horas um leão dorme por dia?
  3. Comportamento dos leões
  4. Qual é o animal que nunca dorme?
  5. Qual é o animal que mais dorme no mundo?

Onde os leões dormem?

Os leões (Panthera leo) podem ser encontrados na natureza da África subsaariana, em países como Angola, Botsuana, Camarãoes e Moçambique e também na Ásia, usualmente visto em savanas com pouca arborização. Neste outro artigo explicamos com detalhes onde o leão vive.

E na natureza, onde os leões dormem? Para conservar sua energia, eles passam boa parte do dia dormindo e descansando, podendo ser encontrados sob árvores, dentro de matas ou estirados até mesmo em locais abertos, com pouca vegetação.

Quantas horas um leão dorme por dia? - Onde os leões dormem?

Quantas horas um leão dorme por dia?

O leão (Panthera leo) é considerado o rei da selva e um espécime adulto pode ultrapassar os 200 quilos. Em média, os machos têm 180 kg, enquanto as leoas adultas pesam, em média, entre 126 e 152 quilos. Considerado um dos animais que mais dormem da natureza, você já se perguntou quantas horas um leão dorme por dia?

Estes animais carnívoros usualmente andam numa velocidade de 4 km/hora mas são capazes de correr a uma velocidade que pode ultrapassar os 60 km/hora e saltar a uma altura de 12 metros. Usualmente menos ativos durante o dia, costumam caçar à noite e durante o entardecer, o que gera um grande desgaste físico por terem que perseguir suas presas. De acordo com observações de leões de Nairobi reportados no livro Walker's Carnivores of the World, um leão pode dormir até 21 horas por dia.

Por que o leão dorme tanto?

Os leões dormem muito porque, além de enormes (são o segundo maior felino do planeta, atrás apenas dos tigres), podem ter mais de 3,5 metros de comprimento da cabeça à ponta da cauda e uma altura de 100 cm. Para manter seu corpo em bom funcionamento, precisam ingerir ao menos 5 kg de carne por dia, mas há casos em que alguns indivíduos comem mais de 30 kg de uma só vez.

Além disso, para repor as energias gastas na caça e alimentação, estes felinos necessitam descansar por longas horas, entre sono mais profundo e sonecas. Esta é a maneira que seu organismo funciona para promover a conservação de energia até a próxima caça. Em média, um leão dorme de 13 a 20 horas por dia e, por isso, é considerado um dos animais mais dorminhocos da natureza.

Este outro artigo em que falamos sobre raças de gatos que parecem leões também pode te interessar.

Quantas horas um leão dorme por dia? - Quantas horas um leão dorme por dia?

Comportamento dos leões

Os leões são animais gregários que podem viver em grupos de cinco a 40 indivíduos, sendo os únicos felinos a viver em grupos. A caça é de responsabilidade das leoas, pois são mais leves, rápidas e ágeis. Enquanto isso, cabe aos leões protegerem os filhotes.

Outra das características dos leões é o claro dimorfismo sexual, que é quando há diferenças físicas entre os machos e fêmeas. No caso, a juba, nos machos, que tende a escurecer com a idade. Outras características deste felino, são:

  • Os leões são bastante adaptáveis e podem viver em áreas muito secas. Por isso, são capazes de obter a água que precisam de plantas e frutas.
  • São os únicos felinos que rugem juntos. Uma sequência conjunta, que inclui adultos e filhotes, pode durar até 40 segundos e tem como objetivo marcar seu território frente à ameaça de aproximação de outros animais.
  • O rugido de um macho adulto pode ser ouvido a até 8 km de distância.
  • Suas presas favoritas são a zebra e o gnu.
  • Na natureza, os leões vivem uma média de 12 a 16 anos. Em cativeiro, eles alcançam os 25 anos.

Qual é o animal que nunca dorme?

Você já viu quantas horas um leão dorme por dia, mas será que existe algum animal que nunca dorme? De acordo com a comunidade científica, a resposta é desconhecida. Na verdade, a grande maioria dos animais dormem ou colocam em prática algum tipo de descanso durante o dia, inclusive os insetos. Assim, o que é possível afirmar é que há animais que quase não dormem. Entre eles, podemos citar:

  • Girafa
  • Cavalo
  • Ovelha
  • Burro
  • Golfinho

A lista completa dos animais que quase não dormem com mais detalhes e informações você confere neste outro artigo.

Animais que não dormem à noite

O leão dorme muitas horas por dia e, a maioria delas, durante o dia para poder caçar à noite. Há uma grande infinidade de animais que não dormem à noite por diferentes motivos, principalmente pela caça, por ser um horário em que é mais fácil se alimentar sem correr o risco de ser atacado por predadores.

Entre os animais que não dormem à noite, podemos destacar:

  • Bufo-real (Bubo bubo)
  • Borboleta-coruja (Caligo memnon)
  • Aye-aye (Daubentonia madagascariensis)
  • Morcego-nariz-de-porco-de-kitti (Craseonycteris thonglongyai)

Qual é o animal que mais dorme no mundo?

Entre os animais que mais dormem, o leão definitivamente está nesta lista. Segundo um ranking elaborado pela Universidade de Washington, que considerou a menor média de quantas horas um leão dorme por dia (13,5 horas), uma espécie de mocego é o animal que mais dorme no mundo, ficando cerca de 83% de seu dia descansando.

No ranking, o leão é considerado como um animal que dorme mais de 56% de seu dia e, pelo que já vimos, eles podem dormir por até 87,5% de um dia completo dependendo das condições de seu habitat.

Quantas horas um leão dorme por dia? - Qual é o animal que mais dorme no mundo?

Agora que você já sabe quantas horas um leão dorme por dia e conheceu outros animais que dormem muito e até os que quase não descansam, recomendamos o vídeo a seguir em que mostramos 10 cachorros que parecem leões:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantas horas um leão dorme por dia?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • NOVAK, R.M. (2004). Walker’s Carnivores of the World. Baltimore: Johns Hopkins University Press. 328 páginas. Disponível em: <https://books.google.com.br/books/about/Walker_s_Carnivores_of_the_World.html?id=0q5aHw2mFi8C&hl=es>. Acesso em 8 de novembro de 2021.
  • IUCN. Panthera leo. Disponível em: <https://www.iucnredlist.org/search?query=panthera%20leo&searchType=species>. Acesso em 9 de novembro de 2021.
  • Lion habitat ranch. Lion facts. Disponível em: <https://lionhabitatranch.org/about/lion-facts/>. Acesso em 9 de novembro de 2021.
  • WWF. Top 10 facts about lions. Disponível em: <https://www.wwf.org.uk/learn/fascinating-facts/lions>. Acesso em 9 de novembro de 2021.
  • Fiocruz. Vida de rei, trabalho de rainha. Disponível em: <http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=879&sid=2>. Acesso em 9 de novembro de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Quantas horas um leão dorme por dia?