Partilhar

Adestrar um Pastor Alemão

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 fevereiro 2019
Adestrar um Pastor Alemão

Ver fichas de  Cachorros

Se decidiu adotar um cão Pastor Alemão para se converter no seu melhor amigo deve saber como o adestrar para que, no futuro, seja um cão social e muito amável. Independentemente de ser adulto ou filhote, o caráter do Pastor Alemão é muito particular, pelo que o adestramento que receber deve ser específico para esta raça.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe explicar tudo o que precisa saber para que o seu Pastor Alemão se converta no seu melhor amigo, descubra como adestrar um Pastor Alemão neste artigo.

Também lhe pode interessar: Adestramento de um Pastor Belga Malinois

Adestrar um filhote de Pastor Alemão

Embora seja possível adestrar cachorros de todas as idades, incluindo na etapa adulta, a verdade é que se temos um cachorro desde a sua infância temos a oportunidade de tentar evitar problemas de comportamento próprios da raça como pode ser a possessividade ou os medos.

O primeiro passo para adestrar um Pastor Alemão será iniciá-lo na socialização do filhote. Trata-se de um processo gradativo no qual apresentamos o cachorros a todos aqueles estímulos externos aos quais vai estar exposto na sua etapa adulta:

  • pessoas adultas
  • crianças
  • carros
  • bicicletas
  • cachorros
  • gatos

Deve tentar que o primeiro contato seja positivo e agradável para ele, desta forma evitará medos, estresse e irá permitir que o seu pet seja muito sociável no futuro. É um dos passos mais importantes na educação do cão.

Enquanto estiver levando a cabo o processo de socializar o seu cachorro será fundamental ensinar-lhe também a fazer as suas necessidades fora de casa. É um processo que requer paciência e muito carinho, pouco a pouco o seu cachorro irá levá-lo a cabo adequadamente.

Adestrar um Pastor Alemão - Adestrar um filhote de Pastor Alemão

Adestrar um Pastor Alemão adulto

Se, pelo contrário, tiver adotado um Pastor Alemão adulto não se preocupe, este também pode ser educado de forma eficaz, pois esta raça destaca-se por ser um dos melhores amigos do homem. Com o reforço positivo podemos levar a cabo quase qualquer truque ou ordem sem qualquer problema, trata-se de um cachorro muito inteligente.

Na sua etapa jovem-adulta, o Pastor Alemão deve ser capaz de aprender as ordens básicas que o ajudarão a conviver com outras pessoas e pets:

  • Sentar-se
  • Ficar quieto
  • Vir
  • Parar
  • Andar junto a si

É importante ter em conta que não deve dedicar mais de 15 minutos seguidos ao adestramento. Com isto conseguirá desfrutar de um pet obediente, conseguirá que o seu animal esteja seguro a todo o momento e até poderá deixá-lo andar sem coleira, se desejar.

Adestrar um Pastor Alemão - Adestrar um Pastor Alemão adulto

Exercício e passeios

O Pastor Alemão é um cão de grandes dimensões e de caráter ativo, por esse motivo será fundamental passeá-lo entre duas a três vezes diárias para que a sua musculatura se mantenha em forma. Passeios de entre 20 a 30 minutos serão suficientes. Durante os passeios permita-o desfrutar da liberdade de cheirar urinas, isso demonstra que o seu cão está relaxado.

O seu Pastor Alemão puxa a guia? Este é um problema muito comum que pode resolver facilmente. Para começar deve saber que as coleiras não são recomendadas para esta raça (muito menos as coleiras com picos) pois podem provocar doenças oculares, especialmente nos exemplares jovens. Use um arnês anti-puxões, disponível em qualquer loja de animais, os resultados estão garantidos a 100%.

O Pastor Alemão é um cachorro propenso a sofrer de displasia de quadril, uma doença genética e degenerativa. Por este motivo é muito importante que não pratique exercício intenso durante horas. Se o seu Pastor Alemão sofre desta doença não hesite em consultar os exercícios para cachorros com displasia de quadril.

Adestrar um Pastor Alemão - Exercício e passeios

O Pastor Alemão como cão de trabalho

O Pastor Alemão é um cachorro que tem sido tratado durante anos como uma ferramenta em algumas profissionais: bombeiros, polícias, de resgate, etc. Embora hoje em dia também seja um excelente cachorro de terapia de crianças autistas por exemplo.

De qualquer forma, a excelente disposição deste grande e bonito cachorro levou-o durante ano a situar-se no topo de todas estas profissões, mas nós preferimos que ele seja apenas um cão de companhia.

É importante destacar que se deseja educar o seu Pastor Alemão como cão de trabalho deve recorrer a profissionais de educação canina. Evite todos aqueles sítios que utilizem técnicas de castigo visto que o Pastor Alemão é um cachorro muito sensível e pode sofrer graves problemas de comportamento e agressividade se decidir tratá-lo assim.

Para finalizar, gostaríamos de referir que é muito importante ter em conta que os cachorros não podem ser treinados para atacar se não se possuir experiência e um bom motivo para isso. Além de causar estresse e medos no pobre animal, este tipo de adestramento pode causar problemas de comportamento muito graves.

Adestrar um Pastor Alemão - O Pastor Alemão como cão de trabalho

Se deseja ler mais artigos parecidos a Adestrar um Pastor Alemão, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário sobre Adestrar um Pastor Alemão

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
gabriel
esse site e muito bom

Adestrar um Pastor Alemão
1 de 5
Adestrar um Pastor Alemão

Voltar ao topo da página