Educação básica

Quando posso começar a adestrar um filhote?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 22 janeiro 2019
Quando posso começar a adestrar um filhote?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Ter um filhote de cachorro em casa pode ser muito emocionante, pois nesta fase os cachorros costumam ser muito brincalhões e divertidos, além da sua ternurenta aparência. No entanto, ter um filhote também implica assumir a responsabilidade que se requer para o treinar e ensinar-lhe bons modos, para não se converter em um pequeno monstro destruidor ou um animal que a família seja incapaz de controlar, chegando a ser um problema.

É por isso que no PeritoAnimal queremos falar-lhe sobre quando pode começar a adestrar um filhote. O momento adequado para o fazer é muito importante, pois tornará o trabalho mais fácil para si e para o cachorro.

Também lhe pode interessar: Como adestrar um cachorro

Índice

  1. Um cachorro mal-educado?
  2. O momento de começar a educar o seu filhote
  3. Processo de aprendizagem
  4. A partir das 7 semanas
  5. A partir dos 3 meses
  6. Dos 6 meses para a frente
  7. Dicas úteis para adestrar o seu filhote de cachorro

Um cachorro mal-educado?

Sapatos rotos, almofadas rasgadas, um tapete sujo e latidos ou lutas com os pets dos vizinhos é o que lhe espera se não se dedicar a educar corretamente o seu cachorro desde que este é filhote. Tal como acontece com as pessoas, há uma determinada idade em que será mais simples ensinar ao seu cachorro as ordens principais e os hábitos básicos que deve cumprir para seguir uma vida em harmonia com a família humana e os outros possíveis pets com os quais se encontrar.

Um filhote que não recebeu educação pode se converter em um problema e gerar tensão entre os diferentes membros que fazem parte de casa, mas sabemos que isto pode ser evitado e corrigido com um guia necessário.

Quando posso começar a adestrar um filhote? - Um cachorro mal-educado?

O momento de começar a educar o seu filhote

Apesar do processo de domesticação pelo qual tem passado, o cachorro continua sendo um animal habituado a seguir a matilha, por isso desde muito jovem pode ser educado sobre as regras que regem a matilha, inclusive quando esta se trata de uma família. Esperar que o filhote de cachorro tenha mais de seis meses ou se aproxime de um ano para começar a ensinar-lhe as regras da casa, como muitas pessoas faze, é desperdiçar um tempo precioso no qual pode receber perfeitamente instruções sobre que lugaras da casa são proibidos para ele ou onde deve fazer suas necessidades, por exemplo.

A partir das 7 semanas, quando o cachorro já estiver um pouco independente da mãe (é partir desta idade que se recomenda dar os filhotes para adoção), o seu cachorro está pronto para aprender as primeiras regras de convivências e as ordens que precisa para se converter em mais um membro do grupo familiar.

Quando posso começar a adestrar um filhote? - O momento de começar a educar o seu filhote

Processo de aprendizagem

O cachorro aprende durante toda a sua vida. Inclusive quando você pensa que já terminou o processo de educação e adestramento, se se descuidar é possível que ele adquira outros hábitos que se tornem indesejados, ou que se adapte com facilidade a novas situações que ocorram em casa, mesmo tendo chegado à idade adulta. Apesar disto, educar o filhote desde pequeno é necessário, não apenas para evitar inconvenientes com a família ou acabar tendo um cachorro indisciplinado, mas também porque começar o adestramento cedo facilita a retenção da informação e torna-o mais receptivo, já em adulto, a novas situações.

Por conseguinte, tal como com os humanos, cada etapa tem um nível de dificuldade diferente, pelo que deverá adaptar o que quer que o seu cachorro aprenda na idade que tem. Desta forma, podemos dividir o adestramento do filhote em:

  • A partir das 7 semanas
  • A partir dos 3 meses
  • Dos 6 meses para a frente
Quando posso começar a adestrar um filhote? - Processo de aprendizagem

A partir das 7 semanas

O seu filhote acaba de chegar a casa, ou é o momento de ajudar a mãe na educação do filhote ou ninhada. A esta idade pode ensinar o seu filhote poucas coisas, mas todas elas são de grande importância:

  • Controlar as mordidas. É normal que os filhotes queiram morder tudo o que encontram à sua frente, pois a saída dos dentes causa-lhes incômodas nas gengivas. Para evitar destruir seus objetos pessoais, compre para ele brinquedos de cachorro especiais para este fim, e felicite-o sempre que os usar.
  • Onde fazer suas necessidades. Como ainda não tem todas as suas vacinas, deverá definir algum espaço da casa para isso, seja no jardim ou cima de jornais. Seja paciente e leve o seu filhote ao lugar que será o seu banheiro depois de comer.
  • Não chorar se ficar sozinho. Se receber queixas porque o seu cachorro late ou chora muito quando você não está em casa, finja apenas que vai sair de casa e volte quando ouvir os choros. Adote um atitude incomodada, sem violência para com o animal, e logo notará que os seus ruídos injustificados não são bem recebidos. Outra opção muito eficaz é dar-lhe um kong para cachorros, para o manter entretido enquanto você não estiver.
  • Respeitar o espaço dos outros. Se não quer que o seu filhote salta sobre as pessoas ou durma sobre os móveis, afaste-o deles dizendo um "não" firme, isto será suficiente para conseguir que ele não o faça em pouco tempo.
  • Onde dormir. É necessário definir um sítio para o descanso do animal e se manter firme, pois se um dia o permitir consigo e no seguinte o mandar para a sua cama, apenas estará confundindo o animal.
Quando posso começar a adestrar um filhote? - A partir das 7 semanas

A partir dos 3 meses

Com as regras anteriores aprendidas, esta fase deveria ser mais simples para você e para o seu cachorro. Durante esta fase, o filhote pode aprender a:

  • Fazer suas necessidades fora de casa. Se o que realmente quer é que o seu cachorro faça as suas necessidades durante os passeios, já lhe administrou todas as suas vacinas, e se está perguntar quando pode começar a adestrar o seu filhote, esta idade é a ideal para lhe ensinar tudo isto. Comece colocando o jornal fora de casa, nos sítios que lhe chamarem mais a atenção e, pouco a pouco, ele encontrará o seu banheiro favorito.
  • Passear. Seguir o ritmo do seu companheiro humano durante os passeios é uma parte essencial do adestramento do filhote, para evitar que você tenha de correr atrás dele quando começar a puxar a guia. Puxe a guia quando vir que começa a afastar-se e comece a ensinar-lhe ordens como "quieto", "vem aqui" e "caminha".
Quando posso começar a adestrar um filhote? - A partir dos 3 meses

Dos 6 meses para a frente

Entre os 6 e os 8 meses, o seu filhote será capaz de captar ordens mais complexas. Ordens como dar a pata, deitar-se e outros truques que quiser que ele aprenda serão facilmente assimilados nesta etapa. Também é um bom momento para começar a se relacionar com outros cachorros. Para isso, não perca o nosso artigo no qual lhe explicamos como socializar o seu filhote de cachorro.

A partir deste ponto, o seu cachorro já conhecerá as regras básicas e terá adquirido os hábitos necessários para conviver com sua família humana.

Quando posso começar a adestrar um filhote? - Dos 6 meses para a frente

Dicas úteis para adestrar o seu filhote de cachorro

Além de tudo o que referimos antes sobre quando pode começar a adestrar o seu filhote, deverá ter em conta os seguintes conselhos na hora de iniciar o adestramento:

  • Seja paciente. Quando o cachorro não conseguir cumprir a ordem que deseja, não o pressione nem o force, pois é provável que o método que esteja utilizando não seja o mais adequado. Deixe-o por esse dia, analise o que está mal e retome no dia seguinte.
  • Seja amoroso. As demonstrações de carinho, os mimos e as felicitações quando o cachorro cumpre com o que espera dele são o reforço positivo que precisa para aprender mais rápido.
  • Seja coerente. Desde o primeiro dia é fundamental estabelecer quais serão as regras que o cachorro deve cumprir, e estas devem ser seguidas por toda a família. Misturar as coisas apenas irá confundir o animal.
  • Seja compreensivo. Sessões longas de adestramento apenas irão esgotá-lo a si e ao cachorro. Prefira reforçar a ordem e o comportamento que quer que ele siga durante cinco minutos, um máximo de 10 vezes por dia, e os resultados serão mais notáveis.

Com estes conselhos temos a certeza que o seu filhote conseguirá ser um cachorro educado em muito pouco tempo. Se tem um cachorro adulto que nunca recebeu adestramento, não desespere, também é possível educá-lo, seja você mesmo em casa ou procurando ajuda com adestradores de cães.

Se você adotou um filhote de cachorro recentemente deve ler o nosso artigo sobre as 15 coisas que os tutores de cachorro não devem esquecer!

Quando posso começar a adestrar um filhote? - Dicas úteis para adestrar o seu filhote de cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quando posso começar a adestrar um filhote?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Aline
Ola, adorei seu conteudo!

A sua avaliação:
Maristela
Desejo saber como fazer parar de morder meu filhote pastor alemão com 3 meses de idade ?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Maristela. Tudo bem? Temos este artigo em que explicamos como fazer o cachorro parar de morder: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-o-cachorro-parar-de-morder-20242.html.
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
ana claudia
tenho um filhote de 1 mes e 24 dias, ele e pastor alemão misturado com dog alemão , queria saber se ja posso adestra-lo em casa ?ensina-lo a fazer xixi no tapete e jornal mas tenho dificuldades?com quanto tempo posso fazer o adestramento.
1 de 8
Quando posso começar a adestrar um filhote?