Problemas intestinais

Cachorro com prisão de ventre: causas, sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 31 maio 2023
Cachorro com prisão de ventre: causas, sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Decidir acolher um cachorro em sua casa não implica apenas aceitar uma grande responsabilidade, como também receber afeto, companhia e presença diariamente, uma vez que um cachorro se converte em um leal e fiel amigo.

Em troca, eles precisam apenas de atenção suficiente para cobrir todas as necessidades físicas, psicológicas e sociais, por isso é importante que você observe o seu pet e saiba identificar aqueles sinais que indicam que algo não está bem.

Os transtornos do trânsito intestinal nos cachorros são comuns, por isso neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar tudo sobre a prisão de ventre em cachorro, quais são as possíveis causas, os seus sintomas e os melhores tratamentos.

Índice

  1. O que causa a prisão de ventre em cachorros?
  2. Como saber se seu cachorro está com prisão de ventre?
  3. Sinais de alerta para cachorro com prisão de ventre
  4. Remédios caseiros para cachorro com prisão de ventre
  5. Pode dar laxante para cachorro com prisão de ventre?
  6. Como prevenir a prisão de ventre em cachorros
  7. Cuidados gerais com cachorros

O que causa a prisão de ventre em cachorros?

A prisão de ventre é uma situação na qual a evacuação de fezes não é possível ou na qual ocorre uma diminuição da mesma, podendo verificar que o pet defeca fezes pequenas, duras e escuras e que o faz com dificuldade ou até dor.

Um cachorro com prisão de ventre pode indicar uma alimentação desequilibrada ou falta de exercício físico, mas também pode ser a manifestação de transtornos patológicos graves, como por exemplo tumores que obstruem o trato digestivo.

É possível distinguir três principais causas de prisão de ventre em cachorro:

  • A prisão de ventre em cães ocorre por uma obstrução parcial ou completa do trato digestivo;
  • A prisão de ventre é causada por anomalias que se encontram fora do cólon mas que também contribuem para a obstrução do trato digestivo;
  • Não é possível evacuar as fezes devido a patologias neuromusculares ou outros transtornos como a hipercalcemia ou o hipotireoidismo.

Podemos ter qualquer cachorro prendendo fezes, no entanto, a prisão de ventre em cachorro ocorre com maior frequência em cães idosos, devido às mudanças fisiológicas que o seu organismo sofre e à redução da atividade física diária.

Como saber se seu cachorro está com prisão de ventre?

Um cachorro comprisão de ventre apresenta os seguintes sintomas:

  • Carência da evacuação de fezes;
  • Fezes menores, escuras e duras;
  • Fezes com presença de muco ou sangue;
  • O cachorro permanece na posição de evacuação mas é incapaz de defecar;
  • Sinais de dor durante a defecação;
  • Abdômen inchado;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Vômitos.

Como vamos ver a seguir, alguns destes sintomas de um cachorro prendendo fezes devem ser interpretados como sinais de alerta e precisam de atenção veterinário imediata.

Cachorro com prisão de ventre: causas, sintomas e tratamento - Como saber se seu cachorro está com prisão de ventre?

Sinais de alerta para cachorro com prisão de ventre

Você deve buscar ajuda de um médico veterinário urgente caso observe o cachorro com prisão de ventre nas seguintes situações:

  • A prisão de ventre não se resolve em 1 ou 2 dias;
  • A prisão de ventre em cachorro termina em 1 ou 2 dias mas repete-se constantemente;
  • O cachorro apresenta perda de apetite, vômitos ou letargia.

Qualquer uma das situações mencionadas anteriormente pode indicar um grave problema de saúde, por isso, a atenção médica é imprescindível.

Remédios caseiros para cachorro com prisão de ventre

Muitos tutores se perguntam o que dar para o cachorro quando não consegue defecar. Existem várias medidas de higiene e de alimentação que podem ser muito úteis para tratar um cachorro com prisão de ventre, que são excelentes tratamentos caseiros para estimular o cachorro a fazer fezes. Confira uma lista de remédios para cachorro defecar:

  1. Vegetais de folha verde moídos: adicionar à alimentação habitual 1 colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 ou 2 vezes por dia. Isto aumenta rapidamente a ingestão de fibra.
  2. Conserva de abóbora: a abóbora é um remédio natural que contém grandes proporções de água e fibra, você deve adicionar à alimentação 1 colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 ou 2 vezes por dia.
  3. Fibra de coco: administrar 1 colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 ou 2 vezes por dia.
  4. Vinagre de maçã orgânico: favorece a digestão e o adequado trânsito intestinal, administrar meia colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 vez por dia.
  5. Suco de aloe vera puro: o suco do aloe também é altamente benéfico para o seu pet e será suficiente administrar meia colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 vez por dia.
  6. Azeite de oliva: enriquecer a comida do seu cachorro com azeite de oliva é uma forma simples de aliviar a prisão de ventre, além disso deixará a comida mais apetitosa.
  7. Mais água: é fundamental que o cachorro ingira mais água. Você pode colocar um segundo recipiente de água em outro lugar de casa.
  8. Exercício físico diário: os cachorros devem realizar exercício físico diário, o qual deve ser adaptado às caraterísticas individuais, idade e limitações físicas do pet.

Esta informação é meramente orientativa, lembre-se que o veterinário é a única pessoa capacitada para recomendar um tratamento preciso.

Pode dar laxante para cachorro com prisão de ventre?

Antes de saber como estimular o cachorro a fazer fezes é importante ter em conta vários aspectos, por exemplo, nunca dê laxante para cachorro, uma vez que os laxantes para consumo humano podem não ser adequados para o organismo dos cães. Além disso, muitas destas substâncias aumentam a motilidade uma vez que atuam por contato, irritando as paredes intestinais, o que poderia ser incômodo para o cachorro.

Você também não deve aplicar nenhum enema, pois poderia machucar o reto do animal e causar desiquilíbrios na flora bacteriana.

Apenas o veterinário pode decidir se o seu cachorro deve ser submetido a um tratamento farmacológico e, neste caso, pode-se optar por fármacos pro-cinéticos, que atuam melhorando todos os processos do trato digestivo e que são menos agressivos que os laxantes.

Da mesma forma, o veterinário determinará a necessidade de prescrever probióticos se considerar que a prisão de ventre se deve a anomalias na flora intestinal.

Como prevenir a prisão de ventre em cachorros

Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Por isso, é importante que você ofereça ao seu cachorros os recursos suficientes para evitar alterações no seu trânsito intestinal.

Para prevenir a prisão de ventre em cachorros é importante que o tutor tenha em conta os seguintes conselhos:

  • É essencial que a alimentação se baseie em ração seca (contém mais fibra), mas que esta ingestão se equilibre com comida úmida, uma vez que contém mais quantidades de água;
  • Se o seu cachorro está medicado, consulte o seu veterinário. Alguns fármacos como os antiácidos, anti-histamínicos ou os diuréticos podem causar prisão de ventre;
  • Se o seu cachorro precisa de tomar um complemento nutricional com ferro, consulte antes o seu veterinário, uma vez que o ferro pode causar prisão de ventre;
  • Se recomenda que seu cachorro faça exercício físico diariamente.

Cuidados gerais com cachorros

Se você adotou um cachorro e quer proporcionar-lhe os melhores cuidados, recomendamos que consulte os seguintes artigos para manter a saúde dele em perfeito estado e para evitar que desenvolva condições como a prisão de ventre:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com prisão de ventre: causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Vídeos relacionados com Cachorro com prisão de ventre: causas, sintomas e tratamento

1 de 3
Vídeos relacionados com Cachorro com prisão de ventre: causas, sintomas e tratamento

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
55 comentários
A sua avaliação:
Rosana
Minha spitz de 10 anos vem apresentando prisão de ventre. Antes, solução de Lactulose e Lactobac resolviam rapidamente. Desta vez, substitui a ração também e ainda não está resolvendo. O artigo cita fibra de coco, mas não encontrei. Podem me esclarecer sobre isso? Obrigada
A sua avaliação:
Creonice Soares Coutinho
Amei seus comentários feitos de forma clara para os leigos e objetiva. Foram muito esclarecedoras para mim as informações. Parabéns pelos artigos.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Creonice. Tudo bem? Agradecemos pelo comentário e ficamos felizes em ajudar!
A sua avaliação:
Vivian Moura
Oi! Boa Tarde, tenho uma cachorrinha idosa levei no veterinário foi passado ração específica gastrointestinal, mas é muito cara , vocês podem dar dica de comida para solucionar essa questão? Por favor! Uma alimentação, rica em fibra mas não sei qual posso fazer. Grata !
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Vivian. Tudo bem? Não temos um artigo específico sobre isso, mas temos este outro sobre cuidados com um cachorro idoso que pode ser útil: https://www.peritoanimal.com.br/cuidados-de-um-cachorro-idoso-7775.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Débora
Olá, tenho uma cachorrinha idosa e a algum tempo ela passou a apresentar constipação, mas nas últimas semanas piorou a um ponto dela chorar e não conseguir levantar ou andar. Passamos a adicionar óleo mineral na ração por conta própria e so assim ela ficou bem. Gostaria de saber se posso continuar dando óleo a ela.
A sua avaliação:
Luci Mara dias Carvalho
Minha cachorra de ata com prisão de ventre, é idosa, não faz atividades. O que fazer? Trocar a ração dela? Umedecer com leite todos os dias? Dar folhas verdes para ela?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Luci. Tudo bem? Você consegue levá-la até um veterinário? Temos essa lista de locais de atendimento grátis e com preços baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
Um abraço!
A sua avaliação:
Michele
Como fazer essa compota de abóbora? Tenho uma idosinha que está apresentando prisão de ventre constantemente. Tentei de tudo e por último dei abóbora e ajudou bastante.
Creonice Soares Coutinho
O veterinário me indicou 3 ml de Colact para minha cadelinha de 5kg.
A sua avaliação:
Percio mendonca
MINHA cadelinha esta com prisão de ventre a 1 dia é meio , o que fasso
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Vanessa Santos Pereira de Lima Oliveira
Meu filhotes não consegue defecar sem minha ajuda
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Janete
Meu filhote não ta conseguindo evacuar
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Roseli
Olá minha cachorrinha shirtzu não consegui vacuar o que será que aconteceu com ela
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Johnny
A minha tbm não sei o que faço
A sua avaliação:
Silvana Tancredo
Meu cão começou a na querer evacuar é sangrar o ânus porq isso está acontecendo
Administrador PeritoAnimal
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
roberta soares
ola, minha cachorrinha treme as vezes, dorme muito, chora quando faz coco e o coco sai empedrado, n come direito (come comida normal)
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Solange Montagna
Oi . Castro Meu cachorro e ele não está fazendo cocô e normal
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Kennety Prata
Minha cachorra de raça Shih Tzu tem apenas 4 meses, há alguns dias ela não tá comseguindo fazer cocô, e há dois dias, como ela tá acumulando muitaa fezes, ela tá as vômitando pela boca (isso mesmo, vômitando fezes pela boca), já levei no veterinário, me passaram uns remédios pra imunidade e algumas outras coisas, mas até agora não resolveu minha situação. Estou gastando muito sem ter, já fiz até vaquinha on line pra ajudá-la, mas poucas pessoas ajudaram. Estou muito preocupado.
Se alguém puder me ajudar com os gastos, ficarej muito grato. :(, esse é meu whats: (95) 981075822
A sua avaliação:
MAGALI APARECIDA OLIVA
Minha sobrinha tem uma lavrador com 10anos, parou de fazer cocô, fica na posição geme faz força e nao sai. Está tomando lactuliv e óleo mineral e nada. Foi feito até lavagem mas saiu pouca coisa. Estamos sem saber oque fazer
A sua avaliação:
Regiane
Bom dia. Tenho um velhinho de 11 anos, No domingo ele vomitou muito toda ração que havia comido, e de lá pra cá não come mais nada, só bebê muita água e vomita em seguida aquela babá branca porque o estômago está vazio, e tenta fazer cocô e não consegue..tá fraquinho. Ontem consegui dar dramim pra ver se parava o vômito, mas até agora está ruim...ele chora e fica na posição de evacuar, mas não consegue...me ajudem... Pensei em fazer arroz com frango pra ver se ele consegue comer algo..
A sua avaliação:
Luciene
Cuido de uma cachorra de rua há 6 anos, dá pra ver que ela já está idosa. O problema é que ela não gosta de ração e só quer comer comida, mas se não tiver carne, ela não come. Percebi que ela está com prisão de ventre. Desconfio que é pela idade e pela falta de fibra que tem na ração. Mas, o que eu faço se ela não gosta de ração?
Mara
Oi Luciene, tenta misturar na comidinha dela alguns legumes sem sal, como abobora, cenoura, a minha come bastante, eu faço cozidinho sem tempero a minha come puro mesmo, mas se ela se recusar coloca figado de galinha para dar um gostinho.
A sua avaliação:
munik
estou com uma filhote de lhasa apso ela tem 40 dias n concegue fazer coco so fica deitadinha com dor e treme muitodei leite dei mentruz e nada
Luísa Savala
Oi Munik! Você deve levar a sua cachorrinha em um médico veterinário de confiança o mais rápido possível. Por se tratar de um filhote de cachorro é mais frágil e precisa de cuidados imediatos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Simone Gomes
Bom dia! Fiz uma sopa de inhame cenoura beterraba e abóbora e músculo ,meu cachorro está com pressão de ventre posso dá essa sopa para ele
A sua avaliação:
Charles
Minha cadela ficou 4 dias sem fazer cocô.. só tentava...Levei no veterinário.. Ele mandou dar uns chá...e levar na grama...dei remedio pra vermes...pós 4 dias ela começou a fazer cocô de novo...normal..sem sangue..nada....fez bastante..mas a noite ficou amolada...e pela manha veio a obito...oque sera que aconteceu com ela?
Ariane
Qual Chá você deu a Ela ?
1 de 2
Cachorro com prisão de ventre: causas, sintomas e tratamento