Problemas intestinais

Cachorro com dificuldade de defecar, o que fazer?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 22 fevereiro 2023
Cachorro com dificuldade de defecar, o que fazer?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Se o cachorro está com dificuldade de defecar, o que fazer para ajudar? A prisão de ventre em cachorros pode ser uma realidade principalmente se o peludo gosta de comer tudo o que encontra pela frente.

Em alguns casos, a incapacidade de defecar vai exigir uma rápida atenção veterinária, pois, como veremos, poderemos estar diante de uma obstrução. Neste artigo do PeritoAnimal falaremos, portanto, sobre as causas e o que fazer diante de um cachorro com dificuldade de defecar. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Meu gato não consegue defecar - o que fazer?

Índice

  1. O sistema digestivo canino
  2. Cachorro com dificuldade de defecar: como identificar o problema
  3. Meu cachorro não consegue defecar e chora, por quê?
  4. Meu cachorro não consegue defecar e vomita - Problemas digestivos
  5. Outras causas de prisão de ventre em cachorros
  6. Meu cachorro não consegue defecar e está tremendo - Impactações fecais

O sistema digestivo canino

Quando um cachorro coloca comida na boca e engole, forma-se um bolo alimentar que desce pelo esôfago até o estômago e, posteriormente, para o intestino delgado e o grosso. Após aproveitar todos os nutrientes, os resíduos vão para o reto para serem eliminados pelo ânus. Próximas a esta saída estão as glândulas anais, que vão liberar um líquido que confere às fezes o cheiro característico do cão. Qualquer problema que ocorra no trânsito intestinal pode fazer com que o cão não consiga defecar. Para cada causa, há algo que poderemos fazer.

Cachorro com dificuldade de defecar: como identificar o problema

Antes de explicar as causas principais, é importante falar dos sintomas de prisão de ventre em cães. Bem, o principal sinal que observaremos no animal é a clara dificuldade de expulsar as fezes. Desta forma, veremos como o cachorro tenta defecar e não consegue, fazendo força e, até mesmo, chorando nestes momentos. Além disso, notaremos os seguintes sintomas:

  • Fezes mais duras, com alteração da coloração;
  • Dor ao defecar;
  • Sangue nas fezes ou no ânus;
  • Abdômen inflamado;
  • Perda de apetite;
  • Vômitos;
  • Tremores;
  • Perda de peso.

Se definitivamente o seu cachorro não consegue defecar, continue lendo para tentar descobrir a causa subjacente e assim poder ir ao veterinário com todas as informações disponíveis.

Cachorro com dificuldade de defecar, o que fazer? - Cachorro com dificuldade de defecar: como identificar o problema

Meu cachorro não consegue defecar e chora, por quê?

Às vezes, as fezes são muito poucas e compactas e o cachorro apresenta dificuldades para evacuá-las ou, por outro lado, não defeca por diferentes motivos, como uma dieta inadequada ou desidratação. Dessa forma, observa-se um quadro claro de prisão de ventre no animal que deve ser tratado imediatamente.

Por exemplo, se o cachorro tiver ingerido ossos, eles terão que ser eliminados, formando fezes embranquecidas, muito duras, nas quais será possível observar seus fragmentos. É fácil, nessas situações, observarmos o cão evidentemente se esforçando para defecar. Entretanto, ele não conseguirá fazê-lo e, até mesmo, poderá chorar. Também é possível que o cachorro não consiga defecar e, portanto, sangre pelo ânus devido a lesões causadas por fezes tão duras na mucosa do reto. Esses casos geralmente se resolvem sozinhos, no entanto, se você se pergunta o que fazer com o cachorro com dificuldade de defecar, explicaremos isso a seguir.

O que fazer se o cachorro não consegue defecar devido à prisão de ventre?

Se observarmos fezes a caminho de sair, podemos removê-las, suavemente, puxando-as. Se sentirmos qualquer resistência, devemos parar e consultar nosso veterinário de confiança e, claro, evitar ou limitar o consumo de ossos. Se as fezes compactadas são causadas por desidratação, é provável que observemos mais sintomas. Nesses casos, requer-se intervenção veterinária.

Agora, se um cachorro não conseguir defecar ou urinar, precisamos levá-lo imediatamente ao veterinário, pois se trata de uma emergência. A vida de um cão que não consegue urinar corre sério perigo. Uma dieta adequada irá favorecer o correto trânsito intestinal, assim como o consumo adequado de água. Às vezes, tumorações, abscessos, crescimentos ou alargamentos na região anal, nas glândulas ou na próstata podem estar por trás de dificuldades na defecação e também irão necessitar de atenção veterinária.

Remédios caseiros para o cachorro defecar

Você pode tomar diferentes medidas tanto em relação à alimentação como no quesito higiene que vão ajudar a tratar a prisão de ventre em cães. Entre os remédios caseiros para fazer o cachorro defecar, há alguns vegetais, sucos e fibra de coco, entre outros. Neste outro artigo listamos 8 remédios caseiros para o cachorro com prisão de ventre.

Alimentos para soltar o intestino do cachorro

A alimentação cotidiana do cachorro é de extrema importância para garantir um correto funcionamento de seu sistema digestório. Além disso, alguns alimentos para soltar o intestino do cachorro são recomendados por veterinários em casos prolongados de um cachorro com dificuldade de defecar.

Portanto, neste outro artigo escrito do PeritoAnimal, listamos diferentes alimentos para soltar o intestino do cachorro, como azeite, leite e abóbora.

Cachorro com dificuldade de defecar, o que fazer? - Meu cachorro não consegue defecar e chora, por quê?

Meu cachorro não consegue defecar e vomita - Problemas digestivos

Em alguns casos, o cachorro não consegue defecar devido a uma obstrução no trato digestivo, que acontece quando o animal ingere um objeto que acaba ficando preso por lá, como uma bola, um brinquedo ou, novamente, um osso. Nessa situação, o cão pode não defecar, e sim vomitar. Também pode não conseguir defecar e não querer comer, ou seja, demonstrando que está desconfortável. Requer intervenção veterinária, uma vez que é preciso determinar onde está o objeto para saber se ele conseguirá sair naturalmente ou se precisará ser removido por meio de cirurgia, já que a obstrução pode ser parcial ou total.

Para evitar essas situações, procure manter o cachorro em um ambiente seguro, longe de objetos perigosos que possam ser ingeridos. Além disso, precisamos observar o estado de seus brinquedos. Se algum deles estiver quebrado, é recomendável substituí-lo para que o cachorro não engula nenhum pedaço. Insistimos nas precauções ao oferecer ossos.

Outras causas de prisão de ventre em cachorros

Às vezes, um cachorro está com dificuldade de defecar devido a uma doença que afeta sua motilidade gastrointestinal, como o hipotireoidismo. Também devemos considerar a hipótese de colite, isto é, a inflamação do cólon, que pode ser confundida com constipação, já que entre seus sintomas estão a dor ao evacuar, esforços prolongados para defecar ou expulsão de fezes pequenas com presença de sangue.

Esses problemas requerem tratamento veterinário. Dada a diversidade de causas que impedem que um cachorro defeque, deve-se obrigatoriamente consultar um veterinário antes de iniciar qualquer tratamento laxante por conta própria.

Meu cachorro não consegue defecar e está tremendo - Impactações fecais

Por fim, as fezes endurecidas que formam bolos no reto ou no cólon são chamadas de impactações fecais. Elas se formam por diversas causas, como a próstata aumentada, já mencionada, e podem estar por trás do fato de nosso cachorro não conseguir defecar e, por isso, tremer, mantendo-se curvado devido às dores que sente. Além disso, o animal pode parar de comer, vomitar ou ter o abdômen distendido.

Nesses casos, não há nada que podemos fazer além de procurar o veterinário, pois nas impactações mais graves é necessário administrar fluidoterapia e remover o bolo fecal com anestesia. Casos leves podem ser resolvidos com enemas ou laxantes que devem ser receitados pelo veterinário. Dieta e exercícios adequados vão facilitar o trato intestinal. Em cachorros com tendência a prisão de ventre, pode ser necessário alimentação com comida úmida ou deixar o ração de molho em água.

Agora que você já viu as principais causas e o que fazer diante de um cachorro com dificuldade de defecar, não perca este outro artigo no qual listamos os diferentes tipos de fezes do cachorro e o que significam.

Cachorro com dificuldade de defecar, o que fazer? - Meu cachorro não consegue defecar e está tremendo - Impactações fecais

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com dificuldade de defecar, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Cachorro com dificuldade de defecar, o que fazer?