Cachorro com prisão de ventre: causas, sintomas e tratamento

Cachorro com prisão de ventre: causas, sintomas e tratamento

Decidir acolher um cachorro em sua casa não implica apenas aceitar uma grande responsabilidade, como também receber afeto, companhia e presença diariamente, uma vez que um cachorro se converte em um leal e fiel amigo.

Em troca, eles precisam apenas de atenção suficiente para cobrir todas as necessidades físicas, psicológicas e sociais, por isso é importante que você observe o seu pet e saiba identificar aqueles sinais que indicam que algo não está bem.

Os transtornos do trânsito intestinal nos cachorros são comuns, por isso neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar tudo sobre a prisão de ventre em cachorro, quais são as possíveis causas, os seus sintomas e os melhores tratamentos.

O que causa a prisão de ventre em cachorros?

A prisão de ventre é uma situação na qual a evacuação de fezes não é possível ou na qual ocorre uma diminuição da mesma, podendo verificar que o pet defeca fezes pequenas, duras e escuras e que o faz com dificuldade ou até dor.

Um cachorro com prisão de ventre pode indicar uma alimentação desequilibrada ou falta de exercício físico, mas também pode ser a manifestação de transtornos patológicos graves, como por exemplo tumores que obstruem o trato digestivo.

É possível distinguir três principais causas de prisão de ventre em cachorro:

  • A prisão de ventre em cães ocorre por uma obstrução parcial ou completa do trato digestivo;
  • A prisão de ventre é causada por anomalias que se encontram fora do cólon mas que também contribuem para a obstrução do trato digestivo;
  • Não é possível evacuar as fezes devido a patologias neuromusculares ou outros transtornos como a hipercalcemia ou o hipotireoidismo.

Podemos ter qualquer cachorro prendendo fezes, no entanto, a prisão de ventre em cachorro ocorre com maior frequência em cães idosos, devido às mudanças fisiológicas que o seu organismo sofre e à redução da atividade física diária.

Como saber se seu cachorro está com prisão de ventre?

Um cachorro comprisão de ventre apresenta os seguintes sintomas:

  • Carência da evacuação de fezes;
  • Fezes menores, escuras e duras;
  • Fezes com presença de muco ou sangue;
  • O cachorro permanece na posição de evacuação mas é incapaz de defecar;
  • Sinais de dor durante a defecação;
  • Abdômen inchado;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso;
  • Vômitos.

Como vamos ver a seguir, alguns destes sintomas de um cachorro prendendo fezes devem ser interpretados como sinais de alerta e precisam de atenção veterinário imediata.

Sinais de alerta para cachorro com prisão de ventre

Você deve buscar ajuda de um médico veterinário urgente caso observe o cachorro com prisão de ventre nas seguintes situações:

  • A prisão de ventre não se resolve em 1 ou 2 dias;
  • A prisão de ventre em cachorro termina em 1 ou 2 dias mas repete-se constantemente;
  • O cachorro apresenta perda de apetite, vômitos ou letargia.

Qualquer uma das situações mencionadas anteriormente pode indicar um grave problema de saúde, por isso, a atenção médica é imprescindível.

Remédios caseiros para cachorro com prisão de ventre

Muitos tutores se perguntam o que dar para o cachorro quando não consegue defecar. Existem várias medidas de higiene e de alimentação que podem ser muito úteis para tratar um cachorro com prisão de ventre, que são excelentes tratamentos caseiros para estimular o cachorro a fazer fezes. Confira uma lista de remédios para cachorro defecar:

  1. Vegetais de folha verde moídos: adicionar à alimentação habitual 1 colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 ou 2 vezes por dia. Isto aumenta rapidamente a ingestão de fibra.
  2. Conserva de abóbora: a abóbora é um remédio natural que contém grandes proporções de água e fibra, você deve adicionar à alimentação 1 colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 ou 2 vezes por dia.
  3. Fibra de coco: administrar 1 colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 ou 2 vezes por dia.
  4. Vinagre de maçã orgânico: favorece a digestão e o adequado trânsito intestinal, administrar meia colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 vez por dia.
  5. Suco de aloe vera puro: o suco do aloe também é altamente benéfico para o seu pet e será suficiente administrar meia colher de chá por cada 4 quilos de peso corporal, 1 vez por dia.
  6. Azeite de oliva: enriquecer a comida do seu cachorro com azeite de oliva é uma forma simples de aliviar a prisão de ventre, além disso deixará a comida mais apetitosa.
  7. Mais água: é fundamental que o cachorro ingira mais água. Você pode colocar um segundo recipiente de água em outro lugar de casa.
  8. Exercício físico diário: os cachorros devem realizar exercício físico diário, o qual deve ser adaptado às caraterísticas individuais, idade e limitações físicas do pet.

Esta informação é meramente orientativa, lembre-se que o veterinário é a única pessoa capacitada para recomendar um tratamento preciso.

Pode dar laxante para cachorro com prisão de ventre?

Antes de saber como estimular o cachorro a fazer fezes é importante ter em conta vários aspectos, por exemplo, nunca dê laxante para cachorro, uma vez que os laxantes para consumo humano podem não ser adequados para o organismo dos cães. Além disso, muitas destas substâncias aumentam a motilidade uma vez que atuam por contato, irritando as paredes intestinais, o que poderia ser incômodo para o cachorro.

Você também não deve aplicar nenhum enema, pois poderia machucar o reto do animal e causar desiquilíbrios na flora bacteriana.

Apenas o veterinário pode decidir se o seu cachorro deve ser submetido a um tratamento farmacológico e, neste caso, pode-se optar por fármacos pro-cinéticos, que atuam melhorando todos os processos do trato digestivo e que são menos agressivos que os laxantes.

Da mesma forma, o veterinário determinará a necessidade de prescrever probióticos se considerar que a prisão de ventre se deve a anomalias na flora intestinal.

Como prevenir a prisão de ventre em cachorros

Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo? Por isso, é importante que você ofereça ao seu cachorros os recursos suficientes para evitar alterações no seu trânsito intestinal.

Para prevenir a prisão de ventre em cachorros é importante que o tutor tenha em conta os seguintes conselhos:

  • É essencial que a alimentação se baseie em ração seca (contém mais fibra), mas que esta ingestão se equilibre com comida úmida, uma vez que contém mais quantidades de água;
  • Se o seu cachorro está medicado, consulte o seu veterinário. Alguns fármacos como os antiácidos, anti-histamínicos ou os diuréticos podem causar prisão de ventre;
  • Se o seu cachorro precisa de tomar um complemento nutricional com ferro, consulte antes o seu veterinário, uma vez que o ferro pode causar prisão de ventre;
  • Se recomenda que seu cachorro faça exercício físico diariamente.

Cuidados gerais com cachorros

Se você adotou um cachorro e quer proporcionar-lhe os melhores cuidados, recomendamos que consulte os seguintes artigos para manter a saúde dele em perfeito estado e para evitar que desenvolva condições como a prisão de ventre:

  • Quantidade ideal de ração para cachorros;
  • O que fazer se o meu cachorro está estressado.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com prisão de ventre: causas, sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.