Partilhar

Quantidade ideal de ração para cachorros

Por Miscota . Atualizado: 7 janeiro 2019
Quantidade ideal de ração para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

De forma geral, podemos afirmar que a quantidade ideal de ração para cachorros irá variar dependendo da idade, da atividade física e da qualidade do alimento. Normalmente encontramos na embalagem do produto a informação detalhada quanto à dose que deve administrar ao seu cachorro, embora não seja de mais informar-se para saber realmente se está alimentando o seu cachorro da forma mais adequada possível. Por isso continue lendo este artigo do PeritoAnimal e tire suas dúvidas conosco!

Também lhe pode interessar: Quantidade de ração para um yorkshire

Quanto deve comer um cachorro?

Uma vez superada a lactância, o cão vai se iniciar no crescimento e por isso deveremos contar com um alimento especializado que vamos encontrar à venda com o nome de Junior.

Trata-se de comida com um alto valor energético que conta com nutrientes muito diferentes, além disso costumam estimular as defesas naturais do animal, tão necessárias neste momento. No centro veterinário ou em lojas especializas irão recomendar-lhe o mais adequado segundo o tipo de cão, pois pode variar segundo o seu tamanho.

A quantidade média recomendada nestes casos costuma ser:

  • Cachorros dos 2 aos 3 meses deverão comer de 150 a 200 gramas por dia em 4 refeições diárias. Neste caso e, uma vez que se tratam de cachorros bebês, deverá dar-lhe alimento macio ou comida misturada com água. Deverá consultar o veterinário para mais especificações.
  • Cachorros do 4 aos 5 meses deverão comer de 250 gramas por dia em 3 refeições diárias.
  • Cachorros de 6 meses deverão comer 300 gramas por dia em 2 refeições diárias.
  • Cachorros de 8 meses deverão de 300 a 400 gramas por dia em 2 refeições

Em raças de cachorros gigantes recomenda-se dar-lhe uma dose extra de cálcio para superar o crescimento rápido que vai desenvolver. Consulte o seu especialista habitual para saber que suplementos deverá dar ao seu cachorro, além dos mais comuns, segundo a raça. Leia também o nosso artigo sobre como escolher a ração do meu cachorro.

Quantidade ideal de ração para cachorros - Quanto deve comer um cachorro?

Quantidade de ração recomendada para um cachorro adulto

No caso de cachorros já adultos contamos com comida da gama Adult. Para lhes administrar corretamente a dose é fundamental conhecer o peso do seu cachorros e a atividade física que realiza.

Recomendamos que lhes dê 2 refeições diárias (ao meio dia e à noite), para além de água fresca disponível. Para se orientar deverá seguir estas recomendações:

  • Cachorros Toy, como o Chihuahua. Têm ao redor de 2 ou 3 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 50 a 90 gramas de ração e cerca de 250 centilitros de água diária.
  • Cachorros Pequenos, como o West Highland White Terrier. Têm ao redor de 3 a 5 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 90 a 120 gramas de ração e entre 400 ou 500 centilitros de água diária.
  • Cachorros pequenos - médios. Têm entre 5 e 10 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 120 a 190 gramas de ração e entre 500 ou 600 centilitros de água diária.
  • Cachorros médios - pequenos, como o Spaniel. Têm entre 10 e 15 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 190 a 260 gramas de ração e entre 600 ou 700 centilitros de água diária.
  • Cachorros médios, como o Setter Inglês. Têm entre 15 e 20 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 260 a 310 gramas de ração e cerca de 900 centilitros ou 1 litro de água diária.
  • Cachorros médios - grandes, como o Boxer. Têm entre 20 e 30 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 310 a 410 gramas de ração e 1 ou 2 litros de água diária.
  • Cachorros grandes, como o Rottweiler. Têm entre 30 e 40 quilos de peso. Vão precisar de uma dose entre 500 a 590 gramas de ração e cerca de 2 ou 3 litros de água diária.
  • Cachorros gigantes, como o Dogue Alemão. Têm mais de 50 quilos de peso. Vão precisar de uma dose entre 590 e 800 gramas de ração dependendo do peso e cerca de 3 litros de água diária.

As quantidades de comida podem variar dependendo do produto e das necessidades energéticas do cachorro e que é muito importante que o seu cachorro se mantenha ativo realizando exercício. As gramas e os litros de água mencionados anteriormente nesta tabela são apenas orientativos e os recomendáveis para um cachorro saudável, adulto e com uma atividade física normal.

Quantidade ideal de ração para cachorros - Quantidade de ração recomendada para um cachorro adulto

Quanto deve comer um cachorro idoso?

Se tiver ao seu cargo e cuidado um cachorro idoso, sabemos que as suas necessidades são diferentes às de um cachorro jovem ou adulto. São vários os fatores que o condicionam fisicamente, além de notarmos na sua atividade uma diminuição do exercício que precisava antes e, por esse motivo devemos reduzir a quantidade de comida administrada para prevenir a obesidade.

Para ele, estão indicadas as gamas Sênior, ideais para esta etapa na qual não precisam de tantas calorias para o dia a dia. Também lhe deverá dar duas refeições de comida por dia.

Em princípio, as quantidades que vai precisar de alimento serão as mesmas que na tabela dos cachorros adultos uma que vez que o próprio alimento Sênior é baixo em gorduras. Se não tem este tipo de comida especializada para a idade, pode utilizar a mesma ração para cachorros adultos e reduzir a sua dose em 20%.

Tal como no caso anterior, estas quantidades mencionadas podem ser diferentes segundo o tipo de produto que der ao seu cachorro assim como a atividade física que realizar, pois nem todos os cães idosos têm a mesma mobilidade, por isso uma ótima ideia seria praticar exercício com um cachorro idoso, se possível. As gramas de comida e de água são apenas orientativas.

Quantidade ideal de ração para cachorros - Quanto deve comer um cachorro idoso?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade ideal de ração para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Quantidade ideal de ração para cachorros

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
20 comentários
A sua avaliação:
Giovanna
Olá, eu tenho dois cães grandes, o valor que foi passado de 500 a 590 g de ração, é em cada uma das duas refeições essa quantia ou 250 em uma e mais 250 em outra? Me respondam, por favor ;)
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Giovanna! Para administrar corretamente a dose de comida para cachorros adultos, é fundamental conhecer o peso do seu cachorros e a atividade física que realiza. Recomendamos que lhes dê 2 refeições diárias (ao meio dia e à noite), para além de água fresca disponível.
Cristina
Tenho um York de 11 anos está com 4.400, está acima do peso. Qual melhor ração e quantidade devo dar?
Flávia
Queria saber em quantas horas eu posso dar ração pro meu cachorro?
Se for filhote ele come 3 x ao dia mais em quantas horas eu posso oferecer a ração pra ele ..
E pro adulto quantas horas eu posso oferecer a ração..
Dilma Miranda
Tenho um rottweiler de um ano completado esse mês, gostaria de saber qual quantidade de refeição posso da de cada vez? Ele come duas vezes ao dia. Tem 32 quilos.
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Dilma! Tal como referido no artigo, os cachorros grandes, como o Rottweiler. Têm entre 30 e 40 quilos de peso. Vão precisar de uma dose entre 500 a 590 gramas de ração e cerca de 2 ou 3 litros de água diário
Cleriston
Qual é a quantidade certa de ração que devo dá ao meu pitbull por dia, ele tem uns 25 kg.
A sua avaliação:
flavio
Amigo! tem uma informação incorreta de unidade de medina de ração para cães medio. onde deveria ser Gramas, esta kilos.
Buddy
Meu cachorro é Pitbull misturado com vira lata qual a quantidade de ração ele tem 21 kl
A sua avaliação:
Marisa Gomes
Não fiquei esclarecida quanto há quantidade que li de ração se é para repartir por duas vezes ou uma
Para um cachorro adulto com 8kg do por das vezes 120 a 190 gr? e a uma Pastora Labradora com 24 kg dou 260 a 310g repartida por duas vezes?
Um abraço daqui de portugal e obrigada
Marisa Gomes
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marisa! Sim, os valores que indicamos são de quantidades diárias por dia. De qualquer forma, é importante que leia a embalagem de ração que você utiliza, já que diferentes rações têm diferentes aportes calóricos e a quantidade de comida pode variar. Também é importante avaliar junto do seu médico veterinário de confiança qual a quantidade mais adequada para o caso de cada cão em específico. Existem cães mais energéticos que precisam de uma maior quantidade para manter o peso, enquanto cães mais calmo precisam de menos. Cada caso é um caso. Acima de tudo, pese os seus cachorros regularmente para garantir que mantêm o peso ideal.
Paola
Poderia me dizer a fonte desses dados e quantias diárias de alimento? preciso pra um trabalho
grata
Akira
Quanto de ração devo dar meu cao tem 5 quilos Quase três meses

Quantidade ideal de ração para cachorros
1 de 4
Quantidade ideal de ração para cachorros

Voltar ao topo da página