Dietas equilibradas

Quantidade ideal de ração para cachorros

Miscota
Por Miscota . Atualizado: 9 maio 2023
Quantidade ideal de ração para cachorros
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

De forma geral, podemos afirmar que a quantidade ideal de ração para cachorros irá variar dependendo da idade, da atividade física e da qualidade do alimento. Normalmente encontramos na embalagem do produto a informação detalhada quanto à dose que deve administrar ao seu cachorro, embora não seja de mais informar-se para saber realmente se está alimentando o seu cachorro da forma mais adequada possível. Por isso continue lendo este artigo do PeritoAnimal e tire suas dúvidas conosco!

Também lhe pode interessar: Quantidade de ração para um Yorkshire

Índice

  1. Quanto deve comer um cachorro?
  2. Quantidade de ração recomendada para um cachorro adulto
  3. Quanto deve comer um cachorro idoso?

Quanto deve comer um cachorro?

Uma vez superada a lactância, o cão vai se iniciar no crescimento e por isso deveremos contar com um alimento especializado que vamos encontrar à venda com o nome de Junior.

Trata-se de comida com um alto valor energético que conta com nutrientes muito diferentes, além disso costumam estimular as defesas naturais do animal, tão necessárias neste momento. No centro veterinário ou em lojas especializas irão recomendar-lhe o mais adequado segundo o tipo de cão, pois pode variar segundo o seu tamanho.

A quantidade média recomendada nestes casos costuma ser:

  • Cachorros dos 2 aos 3 meses deverão comer de 150 a 200 gramas por dia em 4 refeições diárias. Neste caso e, uma vez que se tratam de cachorros bebês, deverá dar-lhe alimento macio ou comida misturada com água. Deverá consultar o veterinário para mais especificações.
  • Cachorros do 4 aos 5 meses deverão comer de 250 gramas por dia em 3 refeições diárias.
  • Cachorros de 6 meses deverão comer 300 gramas por dia em 2 refeições diárias.
  • Cachorros de 8 meses deverão de 300 a 400 gramas por dia em 2 refeições

Em raças de cachorros gigantes recomenda-se dar-lhe uma dose extra de cálcio para superar o crescimento rápido que vai desenvolver. Consulte o seu especialista habitual para saber que suplementos deverá dar ao seu cachorro, além dos mais comuns, segundo a raça. Leia também o nosso artigo sobre como escolher a ração do meu cachorro.

Quantidade ideal de ração para cachorros - Quanto deve comer um cachorro?

Quantidade de ração recomendada para um cachorro adulto

No caso de cachorros já adultos contamos com comida da gama Adult. Para lhes administrar corretamente a dose é fundamental conhecer o peso do seu cachorros e a atividade física que realiza.

Recomendamos que lhes dê 2 refeições diárias (ao meio dia e à noite), para além de água fresca disponível. Para se orientar deverá seguir estas recomendações:

  • Cachorros Toy, como o Chihuahua. Têm ao redor de 2 ou 3 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 50 a 90 gramas de ração e cerca de 250 mililitros de água diária.
  • Cachorros Pequenos, como o West Highland White Terrier. Têm ao redor de 3 a 5 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 90 a 120 gramas de ração e entre 400 ou 500 mililitros de água diária.
  • Cachorros pequenos - médios. Têm entre 5 e 10 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 120 a 190 gramas de ração e entre 500 ou 600 mililitros de água diária.
  • Cachorros médios - pequenos, como o Spaniel. Têm entre 10 e 15 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 190 a 260 gramas de ração e entre 600 ou 700 mililitros de água diária.
  • Cachorros médios, como o Setter Inglês. Têm entre 15 e 20 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 260 a 310 gramas de ração e cerca de 900 mililitros ou 1 litro de água diária.
  • Cachorros médios - grandes, como o Boxer. Têm entre 20 e 30 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 310 a 410 gramas de ração e 1 ou 2 litros de água diária.
  • Cachorros grandes, como o Rottweiler. Têm entre 30 e 40 quilos de peso. Vão precisar de uma dose entre 500 a 590 gramas de ração e cerca de 2 ou 3 litros de água diária.
  • Cachorros gigantes, como o Dogue Alemão. Têm mais de 50 quilos de peso. Vão precisar de uma dose entre 590 e 800 gramas de ração dependendo do peso e cerca de 3 litros de água diária.

As quantidades de comida podem variar dependendo do produto e das necessidades energéticas do cachorro e que é muito importante que o seu cachorro se mantenha ativo realizando exercício. As gramas e os litros de água mencionados anteriormente nesta tabela são apenas orientativos e os recomendáveis para um cachorro saudável, adulto e com uma atividade física normal.

Quantidade ideal de ração para cachorros - Quantidade de ração recomendada para um cachorro adulto

Quanto deve comer um cachorro idoso?

Se tiver ao seu cargo e cuidado um cachorro idoso, sabemos que as suas necessidades são diferentes às de um cachorro jovem ou adulto. São vários os fatores que o condicionam fisicamente, além de notarmos na sua atividade uma diminuição do exercício que precisava antes e, por esse motivo devemos reduzir a quantidade de comida administrada para prevenir a obesidade.

Para ele, estão indicadas as gamas Sênior, ideais para esta etapa na qual não precisam de tantas calorias para o dia a dia. Também lhe deverá dar duas refeições de comida por dia.

Em princípio, as quantidades que vai precisar de alimento serão as mesmas que na tabela dos cachorros adultos uma que vez que o próprio alimento Sênior é baixo em gorduras. Se não tem este tipo de comida especializada para a idade, pode utilizar a mesma ração para cachorros adultos e reduzir a sua dose em 20%.

Tal como no caso anterior, estas quantidades mencionadas podem ser diferentes segundo o tipo de produto que der ao seu cachorro assim como a atividade física que realizar, pois nem todos os cães idosos têm a mesma mobilidade, por isso uma ótima ideia seria praticar exercício com um cachorro idoso, se possível. As gramas de comida e de água são apenas orientativas.

Quantidade ideal de ração para cachorros - Quanto deve comer um cachorro idoso?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade ideal de ração para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
42 comentários
A sua avaliação:
Maria Cecília Pereira
Incomoda me ler que não se deve deixar ração o dia inteiro para os animais ou que se deve dar alimento apenas 2 vezes, na quantidade certa.
Tenho uma cadela de 14 anos. Desde sempre coloco ração na tigela dela toda vez que vejo que esta vazia. Isso desde seus cerca de 2 meses.
Nunca teve problema de obesidade. Ela come a hora que quiser, quantas vezes sentir vontade e seu peso varia muito pouco em torno dos 20 quilos.
Acredito que a própria natureza do indivíduo faz com que ele equilibre seu peso, desde que você o alimente com rações e complementos de boa qualidade e o exercite de forma suficiente.
A sua avaliação:
Dôra Santos
Bom dia qual a quantidade de ração por dia para meu pet de 2 meses e meio?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Dôra. Tudo bem? Temos este artigo sobre a alimentação de filhotes de cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-de-filhotes-de-cachorro-21632.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Jeanne Karla Vilela Teixeira
A informação do pacote é de até 334 gramas que divido 8/18 hs, ela acaba de comer e fica procurando comida, antes comia ração com comida caseira por isso resolvi mudar para uma premium especial intermediária mas estou ficando agoniada! O outro é mais quieto, mais velho mas parece querer mais também...
A sua avaliação:
Liliana Pinto
bom dia

tenho 1 pastor alemao com 1 ano de idade
qual a quantidade de comida recomendada por dia?
obrigada
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Liliana. Além das dicas que demos neste artigo, este outro talvez possa te ajudar. Você encontrará tudo sobre pastor alemão: https://www.peritoanimal.com.br/tudo-sobre-pastor-alemao-22862.html. Não deixe de conferir ainda as informações sobre a raça na nossa ficha de animais: https://www.peritoanimal.com.br/racas-de-cachorros/pastor-alemao.html.
Um abraço!
A sua avaliação:
jose luiz
gostaria de saber quantas calorias tem em 1 kg de ração premium para cachorro independente da marca
A sua avaliação:
Beatriz França
Sendo o meu cachorro um poodle pequeno de 5kgs, quantas vezes ele deve comer e em que quantidade?

Sei que o total é de 90 à 120 gramas, mas queria saber em partes.
A sua avaliação:
Antônia Rosa Arnaldo do Nascimento rg
Qual contidade de ração pra um shitzu de 2 meses
A sua avaliação:
Eliene
Gostei muito vocês são ótimos, me ajudou muito com meu filhote rottweiler
A sua avaliação:
Regina de Souza Tenório
Tenho um labrador idoso e diabético.Dou a ração Premier light. Dou a insulina e em seguida a ração. A ração diet é muito cara.A insulina é dada antes ou depois da ração?

marcia
a minha tb e diabética . A insulina e depois de comer
A sua avaliação:
Rafaella
Tenho um filhote de 2 meses de rottweiller. Tô em duvida sobre a quantidade de ração.Sãonaproximadamente 200g divididas em 3 refeições? É isso? Ou 200g por refeição? Grata
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rafaella. São 200 gramas divididas em 4 refeições diárias.
A sua avaliação:
eflichia mavromatis
Adorei as informações!!!
A sua avaliação:
Lucas
Tenho um Pastor alemão de 6 meses qual a quantidade certa de ração? E depois que ele for crescendo qual é? Desde já agradeço
Maycon Ribeiro
Tenho um filhote de pitbull de 3 meses pesando 7.500kg qual a quantidade ideal de ração q devo oferecer para ele é quantas vezes ao dia?
Eliana
O filhote de 4 meses deve comer 250 g diárias, em 3 vezes. Serão divididos essas 250g em 3 vezes ou será dado 3 vezes de 250g?
Luísa Savala
Oi Eliana! O ideal é dividir os 250g de ração em três refeições ao longo do dia.
Andreia Souza
Ganhei um cachorro com 24 dias a mãe morreu que quantidade de ração dou para ele ele tem umas 5oo gramas e muito pequeno
Luísa Savala
Oi Andreia! Nosso artigo sobre como alimentar cachorros recém nascidos, pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/alimentar-cachorros-recem-nascidos-20022.html
No entanto, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja boa sorte!
A sua avaliação:
Giovanna
Olá, eu tenho dois cães grandes, o valor que foi passado de 500 a 590 g de ração, é em cada uma das duas refeições essa quantia ou 250 em uma e mais 250 em outra? Me respondam, por favor ;)
Luísa Savala
Oi Giovanna! Para administrar corretamente a dose de comida para cachorros adultos, é fundamental conhecer o peso do seu cachorros e a atividade física que realiza. Recomendamos que lhes dê 2 refeições diárias (ao meio dia e à noite), para além de água fresca disponível.
Elizabeth
Pelo que eu entendi essa quantidade é por dia, aí você distribui em 2 refeições (ou até 3 se seu cachorro for ansioso).
Cristina
Tenho um York de 11 anos está com 4.400, está acima do peso. Qual melhor ração e quantidade devo dar?
Flávia
Queria saber em quantas horas eu posso dar ração pro meu cachorro?
Se for filhote ele come 3 x ao dia mais em quantas horas eu posso oferecer a ração pra ele ..
E pro adulto quantas horas eu posso oferecer a ração..
Dilma Miranda
Tenho um rottweiler de um ano completado esse mês, gostaria de saber qual quantidade de refeição posso da de cada vez? Ele come duas vezes ao dia. Tem 32 quilos.
Luísa Savala
Oi Dilma! Tal como referido no artigo, os cachorros grandes, como o Rottweiler. Têm entre 30 e 40 quilos de peso. Vão precisar de uma dose entre 500 a 590 gramas de ração e cerca de 2 ou 3 litros de água diário
Cleriston
Qual é a quantidade certa de ração que devo dá ao meu pitbull por dia, ele tem uns 25 kg.
1 de 4
Quantidade ideal de ração para cachorros