Partilhar

Quantidade ideal de ração para cachorros

Quantidade ideal de ração para cachorros

Ver fichas de  Cachorros

De forma geral, podemos afirmar que a quantidade ideal de ração para cachorros irá variar dependendo da idade, da atividade física e da qualidade do alimento. Normalmente encontramos na embalagem do produto a informação detalhada quanto à dose que deve administrar ao seu cachorro, embora não seja de mais informar-se para saber realmente se está alimentando o seu cachorro da forma mais adequada possível. Por isso continue lendo este artigo do PeritoAnimal e tire suas dúvidas conosco!

Também lhe pode interessar: Quantidade de ração para um yorkshire

Quanto deve comer um cachorro?

Uma vez superada a lactância, o cão vai se iniciar no crescimento e por isso deveremos contar com um alimento especializado que vamos encontrar à venda com o nome de Junior.

Trata-se de comida com um alto valor energético que conta com nutrientes muito diferentes, além disso costumam estimular as defesas naturais do animal, tão necessárias neste momento. No centro veterinário ou em lojas especializas irão recomendar-lhe o mais adequado segundo o tipo de cão, pois pode variar segundo o seu tamanho.

A quantidade média recomendada nestes casos costuma ser:

  • Cachorros dos 2 aos 3 meses deverão comer de 150 a 200 gramas por dia em 4 refeições diárias. Neste caso e, uma vez que se tratam de cachorros bebês, deverá dar-lhe alimento macio ou comida misturada com água. Deverá consultar o veterinário para mais especificações.
  • Cachorros do 4 aos 5 meses deverão comer de 250 gramas por dia em 3 refeições diárias.
  • Cachorros de 6 meses deverão comer 300 gramas por dia em 2 refeições diárias.
  • Cachorros de 8 meses deverão de 300 a 400 gramas por dia em 2 refeições

Em raças de cachorros gigantes recomenda-se dar-lhe uma dose extra de cálcio para superar o crescimento rápido que vai desenvolver. Consulte o seu especialista habitual para saber que suplementos deverá dar ao seu cachorro, além dos mais comuns, segundo a raça. Leia também o nosso artigo sobre como escolher a ração do meu cachorro.

Quantidade ideal de ração para cachorros - Quanto deve comer um cachorro?

Quantidade de ração recomendada para um cachorro adulto

No caso de cachorros já adultos contamos com comida da gama Adult. Para lhes administrar corretamente a dose é fundamental conhecer o peso do seu cachorros e a atividade física que realiza.

Recomendamos que lhes dê 2 refeições diárias (ao meio dia e à noite), para além de água fresca disponível. Para se orientar deverá seguir estas recomendações:

  • Cachorros Toy, como o Chihuahua. Têm ao redor de 2 ou 3 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 50 a 90 gramas de ração e cerca de 250 mililitros de água diária.
  • Cachorros Pequenos, como o West Highland White Terrier. Têm ao redor de 3 a 5 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 90 a 120 gramas de ração e entre 400 ou 500 mililitros de água diária.
  • Cachorros pequenos - médios. Têm entre 5 e 10 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 120 a 190 gramas de ração e entre 500 ou 600 mililitros de água diária.
  • Cachorros médios - pequenos, como o Spaniel. Têm entre 10 e 15 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 190 a 260 gramas de ração e entre 600 ou 700 mililitros de água diária.
  • Cachorros médios, como o Setter Inglês. Têm entre 15 e 20 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 260 a 310 gramas de ração e cerca de 900 mililitros ou 1 litro de água diária.
  • Cachorros médios - grandes, como o Boxer. Têm entre 20 e 30 quilos de peso. Vão precisar de uma dose de 310 a 410 gramas de ração e 1 ou 2 litros de água diária.
  • Cachorros grandes, como o Rottweiler. Têm entre 30 e 40 quilos de peso. Vão precisar de uma dose entre 500 a 590 gramas de ração e cerca de 2 ou 3 litros de água diária.
  • Cachorros gigantes, como o Dogue Alemão. Têm mais de 50 quilos de peso. Vão precisar de uma dose entre 590 e 800 gramas de ração dependendo do peso e cerca de 3 litros de água diária.

As quantidades de comida podem variar dependendo do produto e das necessidades energéticas do cachorro e que é muito importante que o seu cachorro se mantenha ativo realizando exercício. As gramas e os litros de água mencionados anteriormente nesta tabela são apenas orientativos e os recomendáveis para um cachorro saudável, adulto e com uma atividade física normal.

Quantidade ideal de ração para cachorros - Quantidade de ração recomendada para um cachorro adulto

Quanto deve comer um cachorro idoso?

Se tiver ao seu cargo e cuidado um cachorro idoso, sabemos que as suas necessidades são diferentes às de um cachorro jovem ou adulto. São vários os fatores que o condicionam fisicamente, além de notarmos na sua atividade uma diminuição do exercício que precisava antes e, por esse motivo devemos reduzir a quantidade de comida administrada para prevenir a obesidade.

Para ele, estão indicadas as gamas Sênior, ideais para esta etapa na qual não precisam de tantas calorias para o dia a dia. Também lhe deverá dar duas refeições de comida por dia.

Em princípio, as quantidades que vai precisar de alimento serão as mesmas que na tabela dos cachorros adultos uma que vez que o próprio alimento Sênior é baixo em gorduras. Se não tem este tipo de comida especializada para a idade, pode utilizar a mesma ração para cachorros adultos e reduzir a sua dose em 20%.

Tal como no caso anterior, estas quantidades mencionadas podem ser diferentes segundo o tipo de produto que der ao seu cachorro assim como a atividade física que realizar, pois nem todos os cães idosos têm a mesma mobilidade, por isso uma ótima ideia seria praticar exercício com um cachorro idoso, se possível. As gramas de comida e de água são apenas orientativas.

Quantidade ideal de ração para cachorros - Quanto deve comer um cachorro idoso?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quantidade ideal de ração para cachorros, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
35 comentários
A sua avaliação:
jose luiz
gostaria de saber quantas calorias tem em 1 kg de ração premium para cachorro independente da marca
A sua avaliação:
Beatriz França
Sendo o meu cachorro um poodle pequeno de 5kgs, quantas vezes ele deve comer e em que quantidade?

Sei que o total é de 90 à 120 gramas, mas queria saber em partes.
A sua avaliação:
Antônia Rosa Arnaldo do Nascimento rg
Qual contidade de ração pra um shitzu de 2 meses
A sua avaliação:
Eliene
Gostei muito vocês são ótimos, me ajudou muito com meu filhote rottweiler
A sua avaliação:
Regina de Souza Tenório
Tenho um labrador idoso e diabético.Dou a ração Premier light. Dou a insulina e em seguida a ração. A ração diet é muito cara.A insulina é dada antes ou depois da ração?

A sua avaliação:
Rafaella
Tenho um filhote de 2 meses de rottweiller. Tô em duvida sobre a quantidade de ração.Sãonaproximadamente 200g divididas em 3 refeições? É isso? Ou 200g por refeição? Grata
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Rafaella. São 200 gramas divididas em 4 refeições diárias.
A sua avaliação:
eflichia mavromatis
Adorei as informações!!!
A sua avaliação:
Lucas
Tenho um Pastor alemão de 6 meses qual a quantidade certa de ração? E depois que ele for crescendo qual é? Desde já agradeço
Maycon Ribeiro
Tenho um filhote de pitbull de 3 meses pesando 7.500kg qual a quantidade ideal de ração q devo oferecer para ele é quantas vezes ao dia?
Eliana
O filhote de 4 meses deve comer 250 g diárias, em 3 vezes. Serão divididos essas 250g em 3 vezes ou será dado 3 vezes de 250g?
Luísa Savala
Oi Eliana! O ideal é dividir os 250g de ração em três refeições ao longo do dia.

Quantidade ideal de ração para cachorros
1 de 4
Quantidade ideal de ração para cachorros

Voltar ao topo da página