Problemas de comportamento

Por que meu gato se morde?

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 29 agosto 2022
Por que meu gato se morde?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos mantêm uma rotina de cuidados rigorosos, por isso seus tutores não precisam se alarmar ao vê-los lambendo cuidadosamente cada local do seu corpo para eliminar sujeiras, impurezas e pelos mortos. No entanto, é importante prestar atenção às possíveis mudanças nesta rotina higiênica dos felinos, em especial se vemos um gato se mordendo ou se lambendo com muita intensidade.

É importante ressaltar que cada felino é um indivíduo único e singular, por isso cada comportamento pode ter significados e causas diferentes. Isso pode depender da rotina, do ambiente, da educação e do estado de saúde de casa indivíduo. Neste artigo do PeritoAnimal resolveremos sua dúvida sobre por que um gato se morde, explicando para você as diferentes causas e abordando também o tratamento necessário para solucionar isso.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato morde minha roupa?

Índice

  1. Por que meu gato morde o próprio rabo?
  2. Por que meu gato morde as próprias patas?
  3. Por que meu gato morde a língua?
  4. Como evitar que o gato fique se mordendo?

Por que meu gato morde o próprio rabo?

Se você é um tutor de um ou vários felinos, provavelmente já sabe que eles adoram perseguir o próprio rabo. Este comportamento é bastante comum entre os gatos, que conservam um poderoso instinto caçador e o expressam em seu dia a dia como parte inata de sua natureza. Claro, o felino também deve possuir um ambiente enriquecido onde tenha brinquedos e complementos dos quais possa exercitar seus instintos e suas capacidades cognitivas, nem sempre usando o rabo para se divertir um pouco.

No entanto, é preciso prestar atenção caso o gato comece a repetir este comportamento com muita intensidade ou de forma repetitiva. Se o gato fica mordendo o próprio rabo com muita frequência ou intensidade, poderá terminar se machucando e provocando feridas que podem infectar e iniciar um processo infeccioso em seu organismo. Além disso, será essencial identificar a causa deste comportamento para conseguir controlá-lo ou corrigí-lo, evitando que o gatinho continue se machucando.

Novamente, ressaltamos que somente um profissional devidamente capacitado poderá chegar a um diagnóstico correto, após examinar cada indivíduo, seus sintomas e seu estado de saúde. Então poderá prescrever o tratamento mais apropriado. A figura que melhor pode nos ajudar é um veterinário especializado em etologia.

Mas, com certeza, você segue desejando saber por que seu gato morde o próprio rabo, certo? A seguir repassaremos algumas das causas mais comuns que explicam a aparição deste comportamento do gato se mordendo.

  • Aborrecimento ou estresse: se um gato vive uma rotina sedentária e não conta com um ambiente enriquecido, provavelmente apresentará sintomas de estresse e/ou aborrecimento. Então, poderá começar a desenvolver certos comportamentos negativos na intenção de gastar a energia, liberar o estresse e melhorar seu entretenimento, como morder a si mesmo ou perseguir seu rabo continuamente. Também existem outras coisas que podem estressar os gatos e causar este tipo de comportamento, como as mudanças repentinas em seu ambiente, uma mudança de casa, a introdução de novos indivíduos ou estímulos no seu ambiente, etc.
  • Parasitas ou problemas de saúde: as causas orgânicas também podem explicar um gato se mordendo e, claro, mordendo seu próprio rabo. As pulgas, os carrapatos ou os ácaros de sua pele e pelagem podem causar um desconforto elevado. Neste caso observaremos que o gato não somente morde o seu próprio rabo, mas também se coça excessivamente, provocando feridas e perdendo pelos. Outros motivos comuns são as alergias alimentares e certas doenças. Será essencial levá-lo ao veterinário.
  • Necessidade de atenção: se você não reserva um tempo especial para brincar e demonstrar carinho ao felino, e/ou passa longas jornadas fora de casa, é provável que o gato se sinta sozinho e tente chamar sua atenção. Pode começar com condutas hiperativas e ansiosas, como correr e pular dentro de casa. Se o ignoramos, começará a realizar condutas de maior intensidade, incluindo agressividade, mesmo que isso implique uma consequência negativa por nossa parte. Nos casos mais extremos, quando o felino é ignorado, pode aparecer a automutilação, neste caso enquanto persegue o rabo.
  • Estereótipos: falamos de movimentos repetitivos e constantes. Podem aparecer em casos graves de falta de bem-estar animal, fobias, altos níveis de estresse, problemas no ambiente, maus tratos aos animais, etc. Nestes casos o gato morde o rabo de forma contínua, repetitiva e constante. Se você adotou um felino e observa que mostra estereótipos, não deixe de consultar imediatamente um veterinário especializado em etologia e comportamento felino.
Por que meu gato se morde? - Por que meu gato morde o próprio rabo?

Por que meu gato morde as próprias patas?

Geralmente, as possíveis causas para um gato mordendo as patas ou as lambendo excessivamente são praticamente as mesmas que podem fazer com que um gato persiga e morda seu rabo. O estresse, o tédio, a presença de parasitas externos em suas patas, patologias que afetam suas extremidades ou mobilidade, alergias, e o desejo de captar atenção do seu tutor são alguns dos aspectos que podem explicar este comportamento felino.

Mas tratando-se das patas, também devemos considerar a possibilidade da existência de feridas, rachaduras, traumas ou a presença de objetos cortantes ou corpos estranhos entre seus dedos ou em suas almofadinhas. Geralmente, os gatos que têm acesso ao exterior têm uma maior probabilidade de machucar suas patas, caminhar por terrenos irregulares e pisar em elementos cortantes. No entanto, isto também pode acontecer com os gatos que vivem no interior após algum acidente doméstico, como pode ser o caso de um vaso que quebrou, um prato, um copo, um enfeite, etc.

Se o gato morde suas patas ou as lambe com muita intensidade, te aconselhamos revisá-las imediatamente para verificar se existem feridas, objetos presos ou se sua pele esteja ressecada ou rachada. Se você observar alguma ferida superficial de baixa complexidade, pode seguir nossos conselhos para curar feridas nas almofadinhas dos gatos. Mas se você observar uma ferida profunda, a presença de corpos estranhos ou cortantes, bem como se percebe sangramento, o ideal é procurar um centro de atendimento veterinário urgentemente.

Por que meu gato morde a língua?

Este comportamento não é muito comum entre os gatos, por isso seus tutores podem se preocupar quando o identificam nos seus gatinhos. Geralmente, um gato morde a língua quando tem algum desconforto, coceira ou dor na boca, em especial entre os dentes ou nas gengivas. Quase sempre estes desconfortos orais derivam de processos inflamatórios e progressivos, como pode ser a gengivite e a periodontite em gatos.

Infelizmente, as doenças bucais nos gatos são muito mais frequentes do que pensamos. A grande maioria dos problemas odontológicos derivam da formação de tártaros entre os dentes e gengivas dos felinos, que podem ser facilmente prevenidos com a adoção de uma adequada higiene bucodental com escovações regulares.

No PeritoAnimal, queremos te ajudar a cuidar da saúde bucal do seu felino, por este motivo preparamos um artigo especial em que te mostramos um passo a passo de como limpar os dentes do seu gato.

Como evitar que o gato fique se mordendo?

Como você pode observar, existem muitos motivos que explicam um gato se mordendo e, independentemente de qual seja a causa concreta deste comportamento, é essencial preveni-lo para conservar o bem-estar físico e emocional dos nossos felinos. Assim, diante da aparição dos mesmos, devemos procurar um especialista em comportamento felino. Em nenhum caso utilizaremos medicações para tentar solucionar este problema.

Como evitar que um gato morda as patas, os pelos, o rabo ou a língua?

Para conseguir uma prevenção eficaz, necessitaremos colocar atenção nos seguintes aspectos do dia a dia dos nossos felinos queridos:

  • Oferecer uma adequada medicina preventiva ao seu gato ao longo de sua vida, respeitando seu calendário de vacinas e suas desparasitações periódicas, além de proporcionar uma nutrição completa e equilibrada. Lembramos que o ideal é realizar visitas preventivas ao veterinário a cada 6 ou 12 meses.
  • Manter uma ótima higiene bucodental, escovando regularmente os dentes do seu felino para evitar o acúmulo de restos de comida entre seus dentes e gengivas, o que provoca a formação de tártaro.
  • Enriquecer o ambiente do seu gato, deixando à sua disposição jogos de inteligência, brinquedos e acessórios que os permitam exercitar seu corpo e sua mente, gastar energia, divertir-se e combater os sintomas de estresse e aborrecimento.
  • Proporcionar um ambiente positivo, onde seu gato se sinta seguro para expressar suas habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais. Também é muito importante estabelecer uma rotina de jogos no dia a dia com seu gato e evitar as mudanças bruscas em seu entorno e/ou em seus hábitos, já que os felinos se apegam à sua rotina para sentirem-se mais seguros e não se expor a riscos desnecessários, podendo conservar um comportamento mais equilibrado e sociável.
  • Revisar regularmente as patas, os pelos, a boca, o rabo do seu felino para detectar feridas, sinais de inflamação ou qualquer indicativo de anormalidades em seu organismo. O ideal é habituar os gatos desde filhotes à estas revisões, sempre utilizando o reforço positivo para o estimular a incorporar novos hábitos em sua rotina e aceitar melhor este tipo de manipulação.

Agora que você já sabe o que fazer no caso de um gato se mordendo, não perca este outro artigo em que falamos por que um gato amassa pãozinho e morde a coberta.

Por que meu gato se morde? - Como evitar que o gato fique se mordendo?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato se morde?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Por que meu gato se morde?