menu
Partilhar

Por que meu gato morde minha roupa?

 
Por que meu gato morde minha roupa?

Ver fichas de  Gatos

Observar tudo o que o seu gato faz com certeza é uma das suas diversões favoritas. No entanto, existem comportamentos que além de serem fofos, nos intrigam para encontrar explicações, mas conhecer os motivos que os ocasionam é crucial para entender 100% de tudo o que o felino quer te dizer.

Se alguma vez você se perguntou por que seu gato morde sua roupa, então este artigo do PeritoAnimal é para você. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Dicas para evitar que meu gato morda os cabos

Quais coisas um gato pode morder e quando devemos nos preocupar?

Como você sabe, os gatos são animais muito curiosos, por isso muitas vezes esse mesmo desejo de explorar os leva a morder algumas coisas que encontram somente para saber que tipo de objeto é. Se é um comportamento ocasional, quando o gatinho descobre algo novo, não tem que se preocupar. No entanto, alguns felinos ficam obcecados em morder certos materiais, entre estes a roupa. Em sua maioria, o gato que morde roupa começa este hábito mastigando ou chupando roupas de lã, mas com o passar do tempo se estende a outros tipos de tecidos.

Outros felinos preferem morder diferentes objetos, como plásticos, sacolas, cabos, papelão, entre muitos outros materiais. Alguns gatos somente mordem ou chupam esses objetos, enquanto que outros os engolem; quando isso acontece, recebe o nome de síndrome de pica.

Neste outro artigo explicamos por que os gatos mamam no cobertor.

Por que meu gato morde minha roupa? - Quais coisas um gato pode morder e quando devemos nos preocupar?

O gato tem síndrome de pica?

Saber se o gato tem ou não síndrome de pica é muito fácil. A pica se trata de um transtorno que consiste na necessidade de ingerir substâncias não comestíveis. Usualmente, o gato fica obcecado por um material específico, e tem a ver com um tipo de carência nutricional, pois o consumo da substância eleita está direcionado, de forma inconsciente, a tentar suprir esta carência.

Se o teu gato somente se limita a morder e chupar a roupa, então não se trata de síndrome de pica, mas sim de um comportamento que pode ser provocado por distintas causas que detalharemos a seguir.

Razões que levam um gato a lamber e morder roupas

As causas que levam um gato a lamber ou morder sua roupa são variadas, mas realmente não foram estudadas profundamente. Se sabe que existem certas reações químicas produzidas pelo ato da mastigação e lamber que geram prazer e inclusive tranquilidade ao felino, levando-o a repetir o comportamento. O que está confirmado é que este tipo de comportamento afeta os felinos de qualquer idade, machos e fêmeas igualmente; no entanto, na maioria dos casos inicia antes dos 8 meses de idade, podendo cessar em pouco tempo ou, ao contrário, converter-se em um problema que o felino leve até a idade adulta.

Enfim, as razões mais comuns que leva os gatos morderem roupas são as seguintes:

Desmame prematuro

Acontece em gatinhos que foram separados de sua mãe antes do tempo. Os felinos, igualmente às crianças, necessitam não somente do leite materno para se desenvolver plenamente, mas também do carinho e tranquilidade que o ato de mamar representa. É por isso que nos felinos que foram desmamados precocemente, o hábito de chupar tecidos, principalmente se são de lã, é uma maneira de imitar a sensação que traziam as mamas. Este comportamento pode se estender além da infância.

Carência de nutrientes ou anemia

Relacionando com o transtorno de pica, mas sem se converter nela pois o gato não come o tecido, somente o chupa ou morde. Igualmente com a síndrome, é possível que o gato comece a mastigar sua roupa porque sente que falta algum nutriente ou vitamina no alimento que lhes é oferecido. Revise nosso artigo sobre a alimentação adequada do gato e comprove se esta é a causa que explica o porquê do seu gato morder sua roupa.

Estresse

É uma regra geral: os gatos são prejudicados pelo estresse, e muito. Que coisas podem produzir estresse em um felino doméstico? Basicamente aquelas que representam uma mudança em sua rotina, como a chegada de um novo membro da família, um bebê ou outro mascote, uma mudança drástica na alimentação, uma mudança de casa, entre outras situações. Também é possível que o gato manifeste estresse quando tem obstáculos nas oportunidades de desenvolver seus instintos naturais, como quando não tem um arranhador e é repreendido por arrunhar os móveis, ao invés de fornecer a ele uma saída saudável.

Como resultado do estresse, o gato buscará saídas para tentar acalmar seus nervos e conseguir tranquilidade. Isto pode ser manifestado de várias formar, e uma delas pode ser morder a roupa ou qualquer tecido que esteja a seu alcance.

Tédio

A falta de estímulos adequados é prejudicial para os felinos. O tédio torna um gato em um pequeno felino destruidor, e o impulsiona a comportamentos que não são normais para tentar se distrair um pouco. Esta pode ser a razão pela qual seu gato lambe a roupa ou morde. Isto pode ser mais comum em felinos que não tem acesso a espaços externos nem a brinquedos.

Predisposição genética

Se demonstrou que algumas raças tem uma predisposição biológica a gostar de morder e chupar tecidos, nesses casos não há nada que se preocupar se o gatinho se limita somente a estas ações e não as engolir. Estas raças são as orientais, como os siameses e os birmaneses.

Sinais de doenças

Algumas enfermidades graves provocam comportamentos incomuns nos felinos, como uma forma de trazer tranquilidade e tentar distrair a dor ou o mal-estar que podem estar sofrendo, como no caso do câncer, ou como resultados de alterações no comportamento devido à transtornos neurológicos. Consulte os 10 sinais de dor mais comuns em gatos e descubra se seu gato tem algum problema de saúde.

Por que meu gato morde minha roupa? - Razões que levam um gato a lamber e morder roupas

Como evitar que o gato morda sua roupa?

Se o gato morde a roupa somente de vez em quando não há nenhum problema; no entanto, quando se torna uma conduta recorrente e até obssessiva, é o momento de se preocupar com o assunto. O primeiro passo é detectar a causa que leva o gato a lamber ou morder a roupa, somente assim poderá eleger a forma de solucionar isso. No começo, será necessário descartar se se trata de alguma doença, por isso deve procurar ajuda de um veterinário.

Se não se trata de um problema de saúde, chega o momento de detectar a causa ao entorno. Nos gatinhos, o desmame deve ser realizado depois das 12 semanas, nunca antes. Se se trata de um felino órfão, será necessário buscar alternativas para evitar este comportamento no futuro.

Revise a dieta que oferece ao gato para descobrir se existe alguma carência nutricional. Lembre-se de variar a ração seca com a úmida, e incluir de forma esporádica alimentos crus ou semicozidos para complementar o cardápio. Se for necessário, troque a ração para uma de melhor qualidade ou inclua suplementos vitamínicos, estes últimos com a recomendação de um veterinário.

Nunca o castigue quando o vir mordendo roupas. O melhor é retirar de seu alcance todas as peças e dizer não e guardar a peça quando o encontrar mordendo alguma. Substitua-a por um brinquedo para gatos, e enriqueça o entorno com diversos complementos para sua diversão, comprados ou feitos em casa, além de tempo de brincadeiras compartilhadas com você.

Alguns felinos podem requerer medicação com fármacos similares aos que são receitados para o transtorno obsessivo compulsivo em seres humanos. Isto, claro, se for recomendado pelo veterinário. Nestes casos, não descarte a possibilidade de utilizar também terapias naturais, como a homeopatia, sempre que o especialista assim o recomendar.

Agora que você já sabe os motivos que levam um gato a morder suas roupas, não perca o vídeo a seguir em que te contamos por que um gato lambe seu cabelo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato morde minha roupa?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que meu gato morde minha roupa?
1 de 3
Por que meu gato morde minha roupa?

Voltar ao topo da página