Problemas de comportamento

Dicas para evitar que meu gato morda os cabos

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 novembro 2018
Dicas para evitar que meu gato morda os cabos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos adoram todos aqueles elementos que se penduram, como cordas, elásticos, fitas e, especialmente, cabos. Para o seu gato é a melhor distração poder brincar e fazer das suas com eles. De certeza que o seu gato é um especialista a mastigar cabos. Já deve ter estragado cabos do computador, cabos dos fones dos ouvidos e conetores de todo o tipo. E você já não sabe o que fazer para acabar com este comportamento, que além de ser incômodo pode ferir e até ser fatal para o seu pet, ou causar inclusive um incêndio em casa.

Por isso, neste artigo do PeritoAnimal vamos lhe dar algumas dicas para evitar que seu gato morda os cabos, para conseguir acabar com este hábito do seu pet.

Índice

  1. Por que os gatos mordem os cabos?
  2. Receita para manter seu gato longe dos cabos
  3. Casa à prova de cabos e gatos

Por que os gatos mordem os cabos?

Embora pareça que o seu gato tem uma obsessão com os cabos de casa, o gosto não é apenas por este elemento. O que acontece? Quando os gatos começam a dentição mastigam qualquer coisa que lhes apareça à frente e mais ainda se isso fica pendurado e balança de algum lugar, porque também se converte em uma brincadeira para ele.

A maioria dos gatos superam este comportamento problemático a partir do seu segundo ano. No entanto, se não se eliminar por completo nesta etapa de vida, pode chegar a converter-se em um hábito obsessivo. Deve manter o gato e a casa seguros. Mastigar um cabo elétrico ligado pode queimar a língua do seu gato, quebrar-lhe os dentes, eletrocutá-lo e fazer-lhe um dano interno e inclusive causar-lhe a morte (dependendo da intensidade).

Se o seu gato é adulto e continua com este comportamento apesar de ter deixado a etapa de dentição para trás, pode ser que esteja relacionado com o fator tédio. Os gatos, mesmo os de casa, precisam de muita atividade e brincadeiras. Se o seu gato fica louco com os cabos e para além de brincar com eles de forma delicada também os mastiga e quebra, poderá ajudá-lo a corrigir esse comportamento desviando a sua atenção, distraindo-o com brinquedos que simulem diversão e um objetivo, ao mesmo tempo que interage com a sua família humana. Alguns brinquedos que pode utilizar são caixas de papelão, roupa de cama, tecidos e animais de tecido, algo que os gatos gostam bastante. Pode ver os brinquedos mais divertidos para gatos neste outro artigo.

Dicas para evitar que meu gato morda os cabos - Por que os gatos mordem os cabos?

Receita para manter seu gato longe dos cabos

Reúna todos os ingredientes necessários para realizar as seguintes poções mágicas que conseguirão manter o seu gato afastado dos cabos. Para isso vai precisar de:

  • 1 colher de sopa de vaselina
  • 2 colheres de chá de suco de limão ácido
  • 1 colher de sopa de pimenta vermelha moída

Para evitar que seu gato morda os cabos, misture todos os ingredientes e espalhe o resultado por todos os cabos elétricos que tem em casa. Embora os felinos se sintam atraídos pelos cheiros, odeiam o sabor de um limão bem ácido e a coceira da pimenta forte. A vaselina atua como um aderente da mistura aos cabos e ajuda a mantê-la compacta.

Embora visualmente não seja muito agradável, enquanto se encontrar no processo de eliminar este comportamento no seu gato, envolva os cabos em papel de alumínio, fita de dupla face, ou com aquele plástico de bolhas que se usa para embalar, pois os gatos não gostam do som que causa ao rebentar as bolhas.

Dicas para evitar que meu gato morda os cabos - Receita para manter seu gato longe dos cabos

Casa à prova de cabos e gatos

Como sempre, no PeritoAnimal, recomendamos a prevenção. E embora saibamos que praticamente em todas as casas do mundo os cabos elétricos costumem ficar pendurados, é muito importante fazer tudo quanto possível para que isto não aconteça, caso tenha animais e crianças em casa. Certifique-se que a sua casa é segura para o seu pet e sua família.

Primeiro, guarde todos os comandos de consolas de jogos de vídeo, tente usar fones de ouvido sem fios e bloqueie os espaços de sua casa onde possa existir algum interesse por parte do seu gato. Segundo, qualquer cabo deve ser envolvido de forma firme e escondido atrás dos móveis. Evite os efeitos serpente e pêndulo, pode evitar estas tentações usando um pouco de fita adesiva para tirar os cabos do caminho e colá-los à parede.

Siga todas as nossas dicas para evitar que seu gato morda os cabos e verá como, pouco a pouco, deixará de lado esta prática que pode ser tão prejudicial tanto para o animal como para a casa.

Dicas para evitar que meu gato morda os cabos - Casa à prova de cabos e gatos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Dicas para evitar que meu gato morda os cabos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maria Eldinei Furtado
me ajude, tenho gatos, mais tem uma ,que não ser mais oque fazer,a mais nova que chegou agora, ataca uma gata calminha machuca toda vez que vê vai para cima eu fico em desespero,pergunto se colocar na rua para conviver com gatos de rua vai melhorar,juro não sei mais oque fazer.peço por favor indique alguma coisa que possa fazer para evitar o pior.
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Maria. Tudo bem? Temos este artigo que explica como fazer dois gatos se darem bem: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-dois-gatos-se-darem-bem-22690.html.
Esperamos que seja útil!
1 de 4
Dicas para evitar que meu gato morda os cabos