Jogos e diversão

Jogos de inteligência para gatos

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 23 agosto 2022
Jogos de inteligência para gatos
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Não é nenhuma novidade que os gatos são animais muito inteligentes e sensíveis, que possuem uma personalidade ativa e curiosa. Mesmo que o felino possa parecer um autêntico preguiçoso durante seus cochilos no meio da tarde, basta mostrar seu brinquedo favorito ou fazer alguma atividade que desperte seu instinto caçador e verá como seu companheiro felino gosta de colocar a prova seus sentidos e trabalhar sua inteligência para conseguir aquilo que deseja.

Atualmente, podemos encontrar vários brinquedos interativos, arranhadores inteligentes, labirintos, esconderijos e até centros de bem-estar ("Wellness Center") desenhados especialmente para estimular o corpo e a mente dos nossos gatinhos. A ideia básica destes complementos é fazer com que o gato exercite seu corpo e também trabalhe seus sentidos, expresse sua curiosidade e desenvolva sua inteligência. Claro que estes jogos de inteligência também oferecem uma recompensa ao felino para reconhecer seu esforço e o incentivar a continuar aprendendo, sem que a frustração interfira em sua aprendizagem.

No entanto, também é possível realizar jogos de inteligência para gatos caseiros com materiais simples e econômicos, até reciclados em muitas ocasiões. Neste novo artigo do PeritoAnimal, te ensinaremos 4 ideias caseiras e super divertidas para treinar a inteligência do seu gato em casa. Siga lendo para descobrir!

Também lhe pode interessar: Como estimular a inteligência do cachorro

Índice

  1. Quebra-cabeça caseiro com caixa de papelão para estimular a mente do gatinho
  2. Jogos de inteligência para gatos com rolos de papel
  3. Brincar de esconde-esconde com o gato: um estímulo mental econômico e eficaz
  4. Esconde objetos caseiro para seus gatos
  5. Dicas para jogar e treinar a inteligência do gato

Quebra-cabeça caseiro com caixa de papelão para estimular a mente do gatinho

Sem sombra de dúvidas, os quebra-cabeças estão entre os melhores jogos de inteligência para gatos. E se você compartilha seu lar com um lindo felino, saberá muito bem que as caixas de papelão são um mundo de possibilidades para estimular o corpo e a mente do seu companheiro.

Com este elemento tão econômico, podemos fazer refúgios, esconderijos, labirintos e até jogos de inteligência caseiros para gatos. Agora te ensinaremos a fazer um quebra-cabeça muito divertido para trabalhar a inteligência do felino. Ainda, lembre-se que no PeritoAnimal poderá encontrar muitas outras ideias versáteis para fazer jogos para gatos com papelão.

Para fazer um quebra-cabeça básico você necessitará de:

  • Caixa de papelão resistente que não seja excessivamente funda
  • Tesoura ou estilete
  • Os jogos favoritos do seu gato
  • Guloseimas

A construção é muito simples: com a ajuda do estilete ou tesoura, você deve fazer vários furos na parte superior (ou tampa) da caixa de papelão. Se você quiser fazer círculos perfeitos, pode usar um copo, um compasso ou qualquer outro recipiente com a boca redonda e marcar os círculos antes de cortar. Mas também pode fazer cortes de formatos diferentes, sempre respeitando um tamanho mínimo que permita seu gatinho a introduzir a pata no interior da caixa para "caçar a presa".

Em seguida, deve pegar os brinquedos favoritos do felino, como bolas ou ratinhos, e algumas guloseimas e coloca-los dentro da caixa de papelão. Pronto! Já pode oferecer este econômico quebra-cabeça para estimular a mente do bichano a trabalhar para descobrir como pegar os prêmios.

Outra ideia muito interessante é fazer um quebra-cabeça utilizando um recipiente de plástico resistente com tampa. Para isso, pode fazer o mesmo processo de elaboração, fazendo os furos na tampa do recipiente e introduzindo jogos ou snacks no interior do mesmo. A vantagem desta ideia comparada ao quebra-cabeça é que, se for um recipiente transparente, seu gato poderá ver com maior facilidade os prêmios que o esperam no interior do quebra-cabeça, o que também estimulará sua visão.

Jogos de inteligência para gatos com rolos de papel

Os rolos de papel higiênico ou de papel toalha nos servem para fazer diversos jogos reciclados para nossos gatos e também podemos utilizar os mesmos para estimular a inteligência de nossos gatos. Uma das ideias mais simples de jogos de inteligência para gatos com rolos reciclados é unir os rolos para construir uma pirâmide, utilizando fita adesiva ou cola não tóxica para fixar esta estrutura. Assim, aproveitaremos os furos dos rolos para esconder guloseimas, brinquedos ou croquetes de ração. Desta forma, seu felino poderá se entreter e exercitar seu olfato e sua mente para encontrar os prêmios que deseja conseguir.

Com os mesmos rolos, também poderá reproduzir o formato do corpo de alguns animais para despertar o instinto caçador do seu gato, fazê-lo gastar energia e trabalhar sua inteligência para conseguir alcançar sua presa. Unindo os rolos com um cordão resistente e reforçando com fita adesiva ou cola não tóxica, por exemplo, pode fazer uma "cobra" de papel para seu gatinho. Além de brincar de perseguir a presa com seu gatinho, também pode fazer pequenos buracos para esconder os snacks favoritos do seu gatinho.

Brincar de esconde-esconde com o gato: um estímulo mental econômico e eficaz

Os gatos adoram brincar de esconde-esconde, em especial se você dedicar uma parte do seu dia para se divertir compartilhando esta atividade com ele. Mesmo que possa parecer um jogo muito simples para nós, a verdade é que brincar de esconde-esconde com o felino é uma excelente maneira de estimular seus sentidos e treinar sua obediência, ensinando-o a responder ao seu chamado. E o melhor de tudo é que somente precisará de algumas guloseimas para praticar com seu felino....

Para ensinar o jogo para o gato, comece pelo mais básico: deve chamá-lo de um lugar em que ele possa te ver e, após isso, oferecer um petisco, um brinquedo ou outra recompensa quando ele responder ao seu chamado. A seguir, repita este procedimento de um lugar onde seu felino não possa te ver e novamente ofereça um prêmio para o recompensar pelo seu bom comportamento. Quando o bichano tiver executado com êxito esses dois primeiros passos, já poderá aumentar a complexidade do esconderijo. Então, deve ir mudando de local enquanto segue chamando seu felino, recordando sempre de recompensa-lo a cada vez que te encontre.

Jogos de inteligência para gatos - Brincar de esconde-esconde com o gato: um estímulo mental econômico e eficaz

Esconde objetos caseiro para seus gatos

O esconde objetos é um dos clássicos jogos de inteligência que podem ser praticados com gatos e com cachorros, a qualquer momento e sem sair de casa. Para praticar com seu gato não necessita contar com nenhum brinquedo específico, somente deverá ter em mãos algumas guloseimas ou grãos de ração e três recipientes iguais ou pequenos vasos que pode ser o de iogurte reciclado, por exemplo.

A ideia deste jogo é tão simples como os materiais que necessitará para praticar. Basta esconder o petisco em um dos potinhos e, após isso, misturar os recipientes para que seu gatinho sinalize onde se encontra a guloseima. Para começar, deve realizar lentamente uma mudança simples ao mesclar os recipientes para que seu gatinho possa acompanhar o movimento e descobrir em que potinho está seu prêmio.

Pouco a pouco, poderá realizar movimentos mais rápidos e complexos para aumentar a dificuldade do jogo e desafiar a inteligência do seu gatinho. Claro, deve sempre recompensar seu gatinho com seu merecido prêmio a cada vez que encontre a guloseima.

Jogos de inteligência para gatos - Esconde objetos caseiro para seus gatos

Dicas para jogar e treinar a inteligência do gato

Jogar com seu gato oferece numerosos benefícios à sua saúde física e mental. Além de ter a oportunidade de se entreter enquanto fortalece seus músculos e ossos, o que é essencial para a manutenção de um peso saudável e de um metabolismo equilibrado, os jogos de inteligência também estimulam suas capacidades cognitivas, sociais e emocionais. Também vale ressaltar que a estimulação física e mental é crucial para prevenir os problemas de comportamento e os sintomas de estresse nos gatos.

No entanto, os jogos de inteligência para gatos devem ser objetivos e concretos para não gerar frustração. Estas atividades devem permitir que o animal exerça seu instinto caçador, expresse sua curiosidade e desenvolva suas habilidades livremente, sendo sempre recompensado por seu esforço e ganhando a possibilidade de aproveitar o êxito de pegar suas "presas" ou prêmios. Além disso, é essencial oferecer jogos apropriados para a idade de cada gatinho, começando sempre com um grau de dificuldade básico para, pouco a pouco, ir propondo atividades mais complexas.

Por último (e não menos importante), queremos lembrar que o enriquecimento ambiental é um fator chave para proporcionar um ambiente estimulante para seu gatinho, do qual o permite manter-se ativo e entretido mesmo quando estiver sozinho em casa. Os estímulos sensoriais, como os jogos e vídeos interativos, assim como a erva de gato (ou catnip), por exemplo, também são excelentes ideias para estimular os sentidos do gato e complementar os jogos de inteligência que lhe proponha.

Agora que você conheceu os melhores jogos de inteligência para gatos fáceis de você fazer em casa, não perca este outro artigo em que te apresentamos 10 brincadeiras para gatos.

Jogos de inteligência para gatos - Dicas para jogar e treinar a inteligência do gato

Se deseja ler mais artigos parecidos a Jogos de inteligência para gatos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Jogos e diversão.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Julia
Foi muito bom saber pois meu GATO praticamente só dorme o dia inteiro ! ! !
Mas muito obrigada ``Perito Animal``
1 de 4
Jogos de inteligência para gatos