menu
Partilhar

Doença periodontal em gatos - Tratamento e prevenção

 
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 11 dezembro 2021
Doença periodontal em gatos - Tratamento e prevenção
Imagem: http://www.advancedvetcarenm.com

Ver fichas de  Gatos

Infelizmente, as doenças bucais em gatos são muito comuns, especialmente em indivíduos adultos e idosos. Uma das maiores ameaças à saúde bucal dos gatinhos é a doença periodontal, que compreende inúmeras infecções que podem afetar as gengivas e a estrutura óssea que sustenta os dentes.

Se o gato tem muito tártaro ou possui abscessos na boca, eles podem ser sintomas da periodontite felina. Desde já, lembramos da necessidade de consultar rapidamente o veterinário para saber o estado de saúde do gatinho e proceder com um diagnóstico correto. Contudo, neste artigo do PeritoAnimal, você aprenderá sobre as principais causas, sintomas e formas de tratamento da doença periodontal em gatos, bem como sua prevenção.

O que é a doença periodontal?

A doença periodontal compreende várias condições infecciosas que geram inflamação progressiva nas estruturas ósseas e musculares que estão ao redor dos dentes e fornecem suporte para eles. Atualmente, estima-se que cerca de 80% da população felina mundial sofra de periodontite. Esta doença é a principal causa de perda de dentes em gatos adultos e pode inclusive chegar a ameaçar seriamente sua saúde.

Doença periodontal em gatos - Tratamento e prevenção - O que é a doença periodontal?

Causas da periodontite felina

Como a maioria dos problemas odontológicos, a doença periodontal começa com a formação de placas bacterianas nos dentes e gengivas. Quando não escovamos bem os dentes dos gatos, restos de comida se acumulam entre os dentes e nas gengivas. Esses resíduos servem de alimento para as bactérias alojadas na boca do gato, que se reproduzem rapidamente, formando as placas.

Quando a saliva entra em contato com essas placas, seus minerais reagem com o esmalte do dente e com as bactérias, formando o tártaro. O tártaro se adere aos dentes enquanto as bactérias continuam se reproduzindo e alimentando, abrindo seu caminho sob a gengiva e causando uma gengivite (inflamação das gengivas). Quando a gengivite não é tratada rapidamente, a bactéria atinge os tecidos e ossos que sustentam os dentes, causando a doença periodontal.

Sintomas da doença periodontal em gatos

A doença periodontal progride de forma rápida e silenciosa, por isso é fundamental se atentar aos seus primeiros sintomas para que seja possível fazer um diagnóstico precoce. Lembre-se de verificar periodicamente a boca do bichano, e não hesite em ir imediatamente ao veterinário diante de alguma observação incomum.

Sinais clínicos da periodontite felina

  • Halitose (mau hálito).
  • Sangramento e vermelhidão nas gengivas.
  • Salivação excessiva que pode ser acompanhada de sangue.
  • Dificuldade para mastigar que costuma provocar falta de apetite.
  • Desejo constante de tocar ou coçar a boca.
  • Inchaço da boca e rosto.
  • Secreção no nariz.

Quando não tratada rapidamente, a periodontite causa recessão gengival, compromete os nervos e leva à perda do dente. Se a bactéria continuar a avançar e atingir a corrente sanguínea do animal, pode afetar o coração, o fígado e os rins, causando infecções e eventuais insuficiências. Em casos mais avançados, a doença periodontal pode ser fatal para os gatos, exigindo atenção imediata de um veterinário.

Lembre-se que a perda de dentes em gatos adultos e as consequências desta doença periodontal em gatos afetam e comprometem o seu bem-estar, bem como seu estilo de vida. Se você suspeitar que seu gato está sofrendo de alguma doença bucal, consulte o seu veterinário de confiança.

Tratamento da periodontite felina

Você sabe como tratar inflamação na boca do gato? Ao observar qualquer anomalia na boca do gato, será essencial consultar imediatamente um veterinário. Na clínica, o profissional poderá verificar a presença de tártaro e gengivite, além de solicitar exames clínicos e radiografias para ver o avanço da bactéria na estrutura óssea e no corpo. Se o diagnóstico de doença periodontal for confirmado, o tratamento dependerá fundamentalmente da gravidade do processo infeccioso de cada animal.

De maneira geral, em caso de gengivite ou outras doenças periodontais em gatos, entre os remédios administrados estão antibióticos específicos para matar e controlar o crescimento das bactérias. O especialista também pode recomendar uma ração para gatos com gengivite. Quando a doença é moderada e não há perda de massa óssea, a intervenção cirúrgica para remover o tártaro e o polimento dentário costuma ser eficaz na reversão do dano dentário.

Contudo, quando a periodontite está mais avançada, a extração do dente geralmente é inevitável, bem como a aplicação de antibióticos sob a gengiva. Além disso, em casos graves, o tratamento também pode considerar outros órgãos afetados pela infecção bacteriana.

Doença periodontal em gatos - Tratamento e prevenção - Tratamento da periodontite felina

Como prevenir a doença periodontal em gatos

Para evitar que seu gatinho desenvolva doença periodontal, é fundamental fornecer a ele uma higiene bucodental adequada ao longo de todo a sua vida. Ela deve incluir necessariamente escovações periódicas com produtos próprios para gatos. Além disso, é importante verificar periodicamente a boca do seu gatinho e ir rapidamente ao veterinário diante de qualquer mudança de cor, aroma desagradável, sangramento ou perda de dentes.

Você também pode consultar seu veterinário sobre a possibilidade de trocar a ração seca do seu gato pela dieta crua ou BARF. Uma alimentação natural com produtos frescos e crus evita o acúmulo de resíduos nos dentes e facilita a higiene oral dos felinos. Além de promover a digestão, o sistema imunológico e o metabolismo dos nossos gatinhos.

Lembre-se também que todos os gatos, sejam sem raça definida ou de raça, devem receber uma medicina preventiva adequada ao longo de sua vida. Visitas ao veterinário a cada 6 meses, vacinação e desparasitação, uma dieta balanceada e estimulação física e mental são fatores essenciais para fortalecer o sistema imunológico do seu gatinho e preservar sua saúde.

Agora que você já sabe o que é a doença periodontal em gatos e viu como prevení-la, recomendamos que assista ao vídeo a seguir em que mostramos quais são as 10 doenças mais comuns em gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Doença periodontal em gatos - Tratamento e prevenção, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças bacterianas.

Bibliografia
  • ACCIOLY, Maria de Jesus Andréia Rabelo, et al. Tratamento periodontal em gatos. Ci. Anim., 2019, p. 57-60. Disponível em: <https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/vti-759373>. Acesso em 15 de novembro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Doença periodontal em gatos - Tratamento e prevenção
Imagem: http://www.advancedvetcarenm.com
1 de 3
Doença periodontal em gatos - Tratamento e prevenção

Voltar ao topo da página