PARTILHAR

Ácaros em gatos - Sintomas, tratamento e contágio

Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 21 junho 2023
Ácaros em gatos - Sintomas, tratamento e contágio
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os parasitas, tanto externos como internos, são um dos principais inimigos do bem-estar e da saúde dos nossos pets em geral. Mas, se pararmos para pensar no incômodo que é ter pequenos seres se reproduzindo nos nossos ouvidos ou pele, podemos compreender a importância de saber o máximo possível sobre os ácaros em gatos, assim como os sintomas, tratamento e contágio deste problema.

Para isso, o PeritoAnimal oferece este conteúdo que serve de guia geral para prevenir esta infestação tão incômoda ou tratar o problema quando ele já está presente no seu gatinho. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Ácaros em cachorros - Sintomas e tratamento

Tipos de ácaros em gatos

Os ácaros são ectoparasitas que se instalam na pele para se alimentarem dela. Alguns escavam túneis na derme para esse fim, enquanto outros permanecem na superfície para proliferar e se alimentar de queratina. Assim, os ácaros têm uma capacidade reprodutiva muito alta, pois, se as condições ideais forem fornecidas, podem aumentar rapidamente em número e causar uma infestação em seu hospedeiro.

Nos gatos, existem diferentes tipos de ácaros, sendo os mais comuns os responsáveis pela sarna e pela otite. A seguir, mostramos os ácaros mais comuns em gatos:

  • Otodectes cynotis
  • Demodex cati
  • Demodex gatoi
  • Notoedres cati
  • Cheyletiella

O ácaro mais comum: Otodectes cynotis

Os ácaros que habitam o ouvido de cães e gatos são uma espécie de pequenas aranhas adaptadas a diversos ambientes, demonstrando sua ampla distribuição. Essa infestação, conhecida como ácaros de ouvido, é uma das parasitoses externas mais comuns em gatos, juntamente com a pulicose.

O ciclo de vida desses ácaros, que se desenvolvem nas orelhas dos gatos, tem uma duração de aproximadamente três semanas e passa por várias etapas:

  1. Eclosão dos ovos ocorre cerca de 4 dias após serem depositados no canal auditivo.
  2. As larvas recém-nascidas se alimentam e passam por estágios de ninfa.
  3. Após 21 dias da eclosão, os ácaros se tornam adultos prontos para se reproduzirem e perpetuarem a infestação.

Embora vivam cerca de 8 semanas, são altamente prolíficos. As fêmeas são maiores do que os machos, mas não excedem 0,5 mm de tamanho. Apesar de não serem considerados microscópicos, com a ajuda de um otoscópio e um gato cooperativo, é possível observá-los facilmente.

Em casos graves de infestação, esses ácaros podem se espalhar para áreas mais amplas da pele da cabeça e do rosto do gato. Embora seja incomum encontrá-los em outras partes do corpo, ocasionalmente podem ser detectados acidentalmente nessas áreas. Geralmente, são encontrados na parte superior da cauda, devido ao hábito dos gatos de dormir enrolados.

Os ácaros se alimentam na superfície externa da pele do canal auditivo, não escavando galerias, e sua saliva pode causar irritação e coceira, resultando em hipersecreção das glândulas do ouvido.

Ácaros em gatos - Sintomas, tratamento e contágio - O ácaro mais comum: Otodectes cynotis

Sintomas de Otodectes cynotis

Otodectes cynotis é um dos principais responsáveis pela otite externa em gatos, especialmente em animais jovens. Os sintomas são facilmente reconhecíveis e não é necessário haver uma infestação maciça para notar que nosso gato os manifesta. Além disso, podem ocorrer casos de hipersensibilidade a esses parasitas (assim como acontece com as pulgas). Portanto, para descobrir como saber se um gato tem ácaros, é importante destacar que os sinais clínicos mais frequentes e característicos são:

  • Exsudato seco de cor marrom-amarelada ou enegrecida, comparado com borra de café ou carvão. Em condições normais, o interior das orelhas do nosso gato deve ser rosa e sem nenhum tipo de exsudato. No entanto, se o tempo passar sem tratamento, pode ocorrer contaminação secundária por bactérias ou fungos, alterando assim a aparência e a cor do exsudato. Dessa forma, parece que o gato tem cera negra no ouvido.
  • Coceira intensa e sacudidas frequentes da cabeça. As lesões causadas pelo ato de coçar não demoram a aparecer, sendo comuns na parte de trás das orelhas, nas bochechas e até mesmo no pescoço (como quando os humanos têm otite e sentem coceira na garganta). Também podem aparecer eritemas e crostas secundárias ao ato de coçar nas bochechas e na região superior dos olhos.
  • Oto-hematoma. Às vezes, a coceira intensa resulta em um ato de coçar que acaba rompendo os vasos capilares da cartilagem auricular, causando acúmulo de sangue. A orelha adquire o aspecto característico de uma "empanada". Se não for tratado com drenagem, forma-se um coágulo que posteriormente se fibrosa, resultando em uma "orelha enrugada".
  • Fibrose e estenose do canal auditivo. Se não tratarmos a cronicidade da infestação, pode ocorrer um espessamento das paredes e, consequentemente, uma redução da luz do canal, que pode se tornar irreversível, assim como em qualquer otite.

Não necessariamente todos esses sintomas aparecem e, como mencionado anteriormente, nem sempre há correlação entre o grau de infestação e a intensidade dos sintomas.

Diagnóstico de ácaros em gatos

Por se tratar de uma das parasitoses mais frequentes em gatos, o veterinário realizará um exame do canal auditivo em cada consulta, podendo ver a olho nu se tiver tempo suficiente e se o gato estiver tranquilo. Costumam introduzir o otoscópio sem luz iluminando assim que estiver no interior, para apanhar o intruso de surpresa sem ter tempo de se esconder nas secreções.

Contudo, se aprecem secreções e não se detetam ácaros, o médico tirará amostras com um hissopo e poderá observar no microscópio tanto os ovos como as larvas hexápodes (3 pares de patas) e adultos (com 4 pares de patas). Por vezes, é usada uma gota de azeite para lubrificar as secreções bastante secas e facilitar a saída desdes artrópodes do seu esconderijo.

Mesmo que não existem secreções intensas ou que não se manifestem à primeira vista, se você continuar notando moléstias compatíveis com o problema no seu gato, o veterinário irá insistir na busca de exemplares isolados que possam estar provocando uma reação de hipersensibilidade.

Por não serem vistos da primeira vez, não quer dizer que não estejam presentes e, por isso, é muito importante explorar o ouvido em cada visita, sobretudo nos primeiros meses de vida do nosso gato.

Ácaros em gatos - Sintomas, tratamento e contágio - Diagnóstico de ácaros em gatos

Tratamento de ácaros em gatos (Otodectes cynotis)

Além dos tratamentos acaricidas, é de vital importância limpar as secreções com um limpador adequado, pelo menos duas vezes por semana no início. Esses limpadores geralmente são oleosos e podem ajudar a eliminar os parasitas mecanicamente (afogando-os), oferecendo uma ajuda extra ao antiparasitário que deve ser aplicado em nosso gato.

Como limpar os ouvidos de um gato com ácaros

Para limpar os ouvidos do gato, algumas gotas do limpador serão introduzidas no pavilhão auditivo e, com uma gaze estéril, toda a área será limpa, espalhando bem o produto e fazendo uma massagem suave que também permite remover alguns desses parasitas. Essas gotas para ácaros em gatos geralmente são um complemento ao tratamento veterinário muito eficaz. No entanto, como remédio caseiro para ácaros em gatos, é possível usar óleo de oliva em seu lugar, seguindo o mesmo procedimento.

Um pequeno inconveniente é a possível entrada acidental de algumas gotas desses óleos limpadores nos olhos, então é aconselhável ter muito cuidado. Outra ocorrência é a possível aparição da Síndrome de Horner como consequência da limpeza. No entanto, isso é raro, e os benefícios da limpeza superam os inconvenientes.

Remédios para ácaros em gatos mais utilizados

  • Selamectina tópica (pipeta): como os ácaros se alimentam de sangue e linfa, qualquer produto que entre na corrente sanguínea do gato será absorvido por eles. A selamectina aplicada na pele da nuca é absorvida pelos capilares sanguíneos e atinge concentrações ideais em poucas horas, no máximo dois dias. Os ácaros morrem ao se alimentar. Uma dose pode ser suficiente, mas recomenda-se repetir após 3 semanas (que é o tempo estimado do ciclo do ácaro).
  • Ivermectina ótica: existem géis com ivermectina projetados para combinar o efeito oleoso de um limpador com o poder acaricida da ivermectina. Eles são aplicados a cada 7 dias durante várias semanas, mas sua eficácia depende da facilidade de manejo do nosso gato e da profundidade em que conseguimos introduzir a cânula. Todos os produtos podem causar reações tanto em animais quanto em pessoas, mas a ivermectina, por ser um dos mais utilizados e estudados, talvez tenha mais dados sobre hipersensibilidades conhecidas. Portanto, embora seja muito seguro e eficaz, devemos estar atentos a quaisquer possíveis efeitos colaterais (depressão, salivação intensa, problemas oculares, diferença de tamanho das pupilas...).

Se houver uma infecção fúngica ou bacteriana secundária, deve ser tratada com produtos específicos. Existem suspensões óticas que combinam antifúngicos e antibióticos. Às vezes, acredita-se que eles têm efeito acaricida, mas não é o caso. Seu efeito sobre os ácaros reside na capacidade de afogálos. É um tratamento às vezes curto e pode sobreviver algum ácaro, por isso o uso de uma pipeta de selamectina é necessário, combinado com o tratamento da infecção.

Pipetas para ácaros em gatos

Uma vez que o uso de pipetas é praticamente obrigatório para tratar ácaros em gatos, será o veterinário quem indicará a mais adequada para o tratamento. Além disso, as pipetas são um excelente método preventivo que ajuda a evitar a proliferação desses parasitas.

Transmissão de ácaros em gatos

O contato íntimo e direto é a via de contágio. Já todos nos perguntamos como é possível que o nosso gatinho, com apenas 2 meses, tenha ácaros. Provavelmente a mãe dele já tinha o problema e, na infância, transmitiu a toda a ninhada. Durante esse tempo, existe um contato próximo entre gatinhos e mãe, com limpeza contínua incluída e os ácaros, assim como os piolhos nas crianças, não demoram para chegar aos ouvidos de todos os felinos.

Embora possam sobreviver fora do canal auditivo até 10 dias, o contágio através de fômites (objetos como mantas, etc) é muito improvável, embora não se descarte. Contudo, teria de ser um ambiente com uma grande falta de higiene e uma infestação severa.

Costumamos associar estas parasitoses a gatos de rua, mas é bastante comum encontrar gatos originários de excelentes criações com uma grande carga de parasitas nos seus ouvidos e, por esse motivo, nunca devemos descartar este problema. Muitas vezes sofrem durante anos, podendo ser confundidos com as típicas secreções de cera dos gatos peludos: persas, exóticos...

Cachorros podem pegar ácaros de gatos?

Se existe uma boa proximidade entre o cachorro e o gato e se eles passam o dia juntos, brincando, dormindo e aninhando, você deve examinar os ouvidos de todos os seus animais. Não esquecendo os furões!

Os humanos também podem pegar ácaros de gatos?

Pode aparecer uma lesão eritematosa nos braços por contato direito, mas novamente teria de ser um ambiente muito sujo e uma infestação de grau extremo. Não se descarta em casos de superlotação de gatos ou quando uma pessoa tenha hipersensibilidade a Otodectes cynotis e ter o azar de entrar em contato com algum ácaro perdido.

Ácaros em gatos - Sintomas, tratamento e contágio - Transmissão de ácaros em gatos

Outros ácaros em gatos

De forma breve, indicamos outros ácaros comuns que podem afetar os nossos gatos, menos frequentes em proporção, mas igualmente importantes:

  • Demodex cati y Demodex gatoi: Demodex gatoi é a indicada anteriormente, enquanto que Demodex cati pode surgir a partir das otites ceruminosas em gatos, embora em comparação com Demodex Canis em cachorros não seja muito frequente. Costuma provocar uma otite moderada, mas com bastante cera de cor amarelada, mesmo em gatos saudáveis (é responsável pela otodemodicose felina). Responde bem a tratamentos descritos antes, mas a sua proliferação excessiva ou que afete todo o corpo pode ser associada a uma queda das defesas ou imunossupressão que deve ser corrigida.
  • Notoedres cati: Este ácaro provoca a chamada "sarna da cabeça do gato ou sarna notoédrica" e é comparável com Sarcoptes scabiei em cachorros quanto ao ciclo de vida e ação. É contagiado por contato direto e as lesões são, inicialmente, especificamente localizadas na cabeça e no pescoço, sendo a coceira intensa no focinho que mais chama a atenção. As lesões secundárias são invetáveis. É muito frequente em gatos de colônia e o tratamento para estes casos pode ser a aplicação de ivermectina na comida todas as semanas por várias semanas. O problema é nunca saber se o gato a ingeriu ou se tomou várias doses. Para gatos caseiros afetados, o tratamento contra os outros ácaros mencionados também servem (selamectina, por exemplo). Recomendamos que você consulte esse outro artigo do PeritoAnimal que fala sobre a sarna nos gatos.
  • Cheyletiella: A caspa andante ou um ácaro de pelo que pode ser observado facilmente em cachorros, gatos e coelhos. O aparelho bucal deste ácaro permite que ele se fixe para se alimentar dos líquidos dos tecidos. Existem quem os compare com uma "sela de montar" quando são estudados detalhadamente. os sintomas são "caspa" e coceira e os tratamentos são os mesmos que os restantes. Em cachorros, pode ser usado fipronil.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Ácaros em gatos - Sintomas, tratamento e contágio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • La importancia de la desparasitación de perros y gatos. 26/03/2019, de Clínica Veterinaria Anibal. Disponível em: http://www.clinicaveterinariaanibal.com/pdf/desparasitacion.pdf
  • ESCCAP. (2016). Control de ectoparásitos en perros y gatos. Guía ESCCAP, nº 3.
  • Colegio Oficial de Veterinarios de Madrid. Dermatosis felinas en colectividades. Disponível em: http://www.colvema.org/PDF/DERMATOSISFELINAS.pdf
  • Ortúñez, A., Verde, M. T., Navarro, L., Real, L., Viela, C. (2009). Demodicosis Felina: a propósito de tres casos clínicos. De A.V.E.P.A. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/clivetpeqani/11307064v29n3/11307064v29n3p165.pdf

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
A sua avaliação:
Ivone Queiroz
Mariana, boa noite!! Tenho um gato branco, com u ano e três meses. Saudável, castrado, vacinas em dias, negativo e vacinado para FIV e FELV, levo sempre ao veterinário. Minha casa é pequena, quintal pequeno e todo no piso, mantenho tudo sempre muito limpo e higienizado, meu Zé não tem acesso a rua, nunca subiu em muros, não deixo dar voltinhas, apenas na coleira e sob meus cuidados. Enfim, cuido em excesso mesmo e apareceu essa mancha da foto no braço e próximo ao peito. Tem menos de um mês que apareceu esta mancha, ele lambe muito e coça com a boca. A oito dias atras, apareceu uma segunda mancha embaixo do queixo, esta ele coça com as patinhas e feriu, chegando a sangrar. Levei novamente ao veterinário, fizemos uma consulta e foi colhido material para exames laboratoriais, o veterinário me ligou agora a noite e disse que o resultado deu um ácaro (não me lembro o nome). Combinamos de eu ir a clinica amanha cedo pegar a receita e as orientações para o tratamento. Gostaria que voce me respondesse COMO ele pode ter contraído este ácaro? E o que devo fazer para evitar que ele pegue isso novamente?
Gabrielly Cristiny estumano Quaresma
Oii tudo bem, por mais que vc tenha todo o cuidado com ele limpando a casa, mantendo tudo em dia, um simples gato de rua contaminado no seu muro pode infectar ele
A sua avaliação:
Rosa
Boa tarde, minha gatinha esta com coceira e falhas no pelo em baixo do queixo e no pescoço, já coloquei durante 3 meses a pipeta do remédio que se chama Frontline, sendo uma pipeta a cada mês, parecia que tinha curado a doença, mas começou aparecer as lesões novamente. Acho que esse remédio não curou, pois o problema voltou.
DOS SANTOS FERREIRA Cristiane
Eu limpei parasitas ou acaros com vinagre e sal. Voce coloque em vidro de conserva limpo vinagre de maçã ou uva meio copo ema colher de chà, deixando descansar 24 horas e passe com uma escova 1 dia sobre 2 dias . Fizando pescoço buchechas e areas em volta das orelhas costas caldas meio das cochas !
Mary Luce Silva
Gostaria de saber para um trabalho escrito sobre Acaro em ouvido de gatos, o que é realmente necessário explicitar? A doença se chama Sarna Otedecica/ Otodectes Cynotes?
Gisele Brazil
Tenho 6gatos.... Como cuido para que os ácaros não apareçam com frequência... Eh muito chato.....
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Gisele! A melhor arma é a prevenção. Higienização regular do espaço onde vivem, caminhas, mantas e caixas de areia sempre limpas. Aliado a isso, visitas regulares no médico veterinário para que assim que existam os primeiros sinais sejam tratados e evite o contágio para os outros gatos.
Neusa
Oi Mariana, recorri a vocês porque já fui a 5 veterinários, inclusive, em cidades diferentes. Deixa, ninguém sabe. Que pena!!!!!!
Luciana Minari
Também já fui em 2 veterinários que dizem que o gato não tem nada... Eu fui descobrir pelo seu site.
Neusa Barbosa Macedo
Minha gata de 6 anos está sendo tratada com itraconazol para esporotricose há 11 meses, agora apresentou falência renal com 8 de creatinina e 250 de ureia. Está fazendo soroterapia, mas parou com o itraconazol. Existe outro medicamento para esporotricose que não agrida tanto os rins? Por favor, os veterinários que a tratam não têm informações. Obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Neusa! Se pretende tentar outros tratamentos, o ideal é procurar uma segunda opinião veterinária.
Ácaros em gatos - Sintomas, tratamento e contágio
1 de 4
Ácaros em gatos - Sintomas, tratamento e contágio

Voltar ao topo da página ↑