Partilhar

Como curar um gato com ferida na pata

 
Por Aerton Guimarães, Jornalista e editor do PeritoAnimal. Atualizado: 17 janeiro 2021
Como curar um gato com ferida na pata

Ver fichas de  Gatos

Não podemos esquecer que nossos queridos gatos não deixam de ser predadores e seu organismo é perfeitamente projetado para a caça. Um exemplo disso são as almofadas de suas patas. As almofadas do gato são bastante sensíveis e esta sensibilidade lhes serve para medir a temperatura da superfície sobre a qual caminham, bem como para avaliar a textura de suas presas, entre outras funções.

Mas obviamente as almofadas também são robustas e projetadas para que o gato possa suportar certos furos e arranhões enquanto caminha. Também podemos ver mudanças na cor das almofadas, dependendo do tipo de pelagem de nosso gato.

Sem dúvida, esta é uma estrutura anatômica de grande importância para nosso animal de estimação, portanto, neste artigo do PeritoAnimal mostramos a você como curar gato com ferida na pata. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Gato com soluço - como curar?

Ferida na almofada da pata de gato

Felinos que têm mais contato ao ar livre e são mais exploradores são especialmente suscetíveis a lesões provocando ferida na almofada da pata de gato. Por isso, é importante que vocô faça uma revisão nessa área se ele apresentar algum desses sinais de alerta:

  • Se estiver mancando
  • Apresentar algum indício de dor
  • Se estiver com alguma dificuldade na mobilidade

Se a ferida na almofada da pata do gato for superficial ou mesmo uma queimadura, você conseguirá tratar o problema em casa, basta realizar os primeiros socorros no seu amigo peludo. Caso contrário, você deve procurar um veterinário imediatamente para que ele possa analisar a situação e prescrever o diagnóstico indicado.

Vale destacar que os gatos são especialistas em esconder sintomas de que estão sofrendo. Para te ajudar a identificá-los, temos este outro artigo que apresenta 10 sinais de dor em gatos.

Como curar um gato com ferida na pata - Ferida na almofada da pata de gato

Como curar um gato com ferida na pata

Se seu gato está com uma ferida na almofada da pata, você deve proceder da seguinte maneira para fazer uma cura adequada:

  1. Limpe a almofada usando apenas água morna, enxágue bem até que a almofada esteja limpa e você possa fazer uma avaliação adequada da lesão.
  2. Se você notar que há um objeto preso na almofada, retire-o com uma pinça.
  3. Mergulhe uma gaze esterilizada em água oxigenada e umedeça toda a almofada com ela, abundantemente, pois o peróxido de hidrogênio atuará como um anti-séptico e evitará qualquer possibilidade de infecção.
  4. Aplique sobre a ferida Clorexidina, adequada para animais de estimação, seja como spray ou como gel.
  5. Envolva a ferida com gaze esterilizada e fixe a gaze com fita hipoalergênica.
  6. Realize este procedimento diariamente até que a ferida tenha sarado completamente, garantindo que seu gato volte a andar normalmente.

Remédio caseiro para ferida de gato

Se você quiser usar uma cura mais natural, basta substituir a Clorexidina por polpa de aloe vera (babosa) 100% natural. A polpa desta planta ajudará a reduzir a dor e a inflamação, e acelerará o processo de cura e reparo, sendo um excente remédio caseiro para ferida de gato.

A babosa possui uma série de propriedades medicinais e é conhecida por autilizar a cicatrização pois tem a capacidade de promover a regeneração dos tecidos. Entre suas propriedades também estão as ações antibiótica, analgésica e antissépetica.

E já que estamos falando de plantas, você deve saber que muitas delas são tóxicas para os felinos. Por isso elaboramos um artigo que mostra quais são as benéficas para eles. Não deixe de ler o texto 22 plantas para gatos.

Como curar um gato com ferida na pata - Como curar um gato com ferida na pata

Supervisionar a progressão da ferida

Ao realizar a troca diária do curativo do gato com ferida na pata, observe como o machucado está evoluindo. Caso haja sangramento e continue assim ou se você não observar melhora na ferida, é preciso procurar o veterinário o quanto antes. Em algumas ocasiões podem ser necessárias pequenas intervenções que somente o veterinário está habilitado a realizar.

Como curar um gato com ferida na pata - Supervisionar a progressão da ferida

Queimadura na pata de gato

Um gato também pode provocar uma ferida na pata ao pisar em superfícies com temperaturas extremas ou, ainda, se for exporto a determinados produtos químicos. As almofadas de sua pata podem se queimar se ele passear por uma calçada muito quente no verão, por exemplo.

Você vai perceber instantaneamente se ele tiver feito isso, pois vai começar a lamber suas patinhas e a mancar. Nesses casos, o que você pazer é mergulhar a pata do gato em água com temperatura ambiente para amenizar o incômodo dele. No entanto, se a queimadura for intensa e é possível visualizar o descolorimento das almofadas ou se há algum tecido exposto nessa região, vá a uma clínica veterinária o quanto antes.

Se o gato pisar em algum produto cáustico, também poderá sofrer com queimaduras em suas patas e, consequentemente, com intoxicação, já que sua primeira reação é lamber as patas se exposto a algo incômodo a elas. Por isso, se ele pisar em algum produto químico e você observar esse ato, assim como no caso anterior, segure sua pata sob água corrente por vários minutos, lave-a com sabão e enxágue abundantemente.

A recomendação para esses casos é que você aplique uma pomada antibiótica ou mesmo a polpa da babosa e, em seguida, enfaixe a patinha do gato.

Como curar um gato com ferida na pata - Queimadura na pata de gato

Como prevenir feridas na pata de gato

Como já sabemos, os gatos são animais curiosos e exploradores por natureza e são assim instintivamente. Por isso, a melhor maneira de prevenir uma possível ferida na almofada da pata de gato é observar os locais em que ele caminha. É preciso ter especial atenção com acidentes domésticos e obras ou reformas em nossas casas, pois objetos cortantes, cacos de vidro ou pedaços de metal podem oferecer grande risco aos felinos.

Além disso, se você vive em uma região onde faz muito calor no verão, principalmente locais que ultrapassaram os 35 graus de temperatura, ou o contrário disso, onde neva e as temperaturas podem ser negativas, como ocorre no Sul do Brasil, é importante evitar que seu gato passeie na rua e em calçadas nessas épocas.

E já que estamos falando em prevenção, deixamos como recomendação este vídeo que serve de alerta para todos nós. Ele mostra 10 coisas que temos em casa e que podem matar os gatos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como curar um gato com ferida na pata, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • SIMAS, Silvana Mello. O tratamento de feridas cutâneas em cães e gatos. Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/39023>. Acesso em 15 de janeiro de 2021.
  • VCA HOSPITALS. First Aid for Torn Footpads in Cats. Disponível em: <https://vcahospitals.com/know-your-pet/first-aid-for-torn-footpads-in-cats>. Acesso em 15 de janeiro de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como curar um gato com ferida na pata
1 de 5
Como curar um gato com ferida na pata

Voltar ao topo da página