Problemas oculares

Por que meu cachorro tem remelas verdes?

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 5 março 2018
Por que meu cachorro tem remelas verdes?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As remelas nos cachorros são algo normal e de certeza que já viu alguma vez remelas esbranquiçadas ou transparentes. No entanto, quando elas se tornam amareladas ou esverdeadas indicam uma infecção que de tratar o quanto antes para a situação não piorar. Para manter a saúde do seu amigo peludo é imprescindível consultar o veterinário o quanto antes, para detetar a origem das remelas e começar um tratamento. Se quer saber por que seu cachorro tem remelas verdes, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe mostramos as possíveis causas.

Índice

  1. Causas das remelas verdes
  2. Prevenir as remelas verdes
  3. Tratamento das remelas verdes

Causas das remelas verdes

A causa das remelas verdes no seu cachorro é uma infecção. Esta infecção pode ser provocada por diferentes problemas, mas independentemente disso deve ser tratada o quanto antes. Quando as remelas são amareladas indicam que a infecção é leve, mas quando se tornam verdes trata-se de uma infecção mais grave.

Confira de seguida as principais causas das remelas verdes:

  • Úlcera ocular: os cachorros estão todo o tempo cheirando, brincando com outros cães e descobrindo entre arbustos, plantas, etc. E é possível que em alguma destas situações se faça uma pequena ferida no olho ou na pálpebra que se não se tratar pode infetar. Se vir que tem remelas limpe-as e observe o olho em busca de alguma ferida. Se tiver alguma, leve-o ao veterinário para a desinfetar, curar e dar-lhe as indicações para a manter limpa.
  • Conjuntivite: a conjuntivite é uma infecção bacteriana contagiosa que inflama a membrana que cobre as pálpebras. Pode ser causada por qualquer condição e, dependendo de qual for, o tratamento será diferente. Deverá levar o seu cachorro ao veterinário para determinar a sua origem e lhe administrar um tratamento.
  • Doenças oculares: as doenças oculares, como entrópio e o ectrópio causam irritações nos olhos que podem causar secreções regularmente. Deve levá-lo ao veterinário para avaliarem a gravidade das mesmas e indicarem um tratamento.
  • Outras doenças: existem doenças, como a cinomose ou a hepatite que baixam as defesas do cachorro e podem causar-lhe uma conjuntivite adquirida. Além da secreção de remelas verdes, o seu cachorro apresentará outros sintomas. O melhor é levá-lo de imediato ao veterinário para descartar estas doenças ou, no caso de as ter, começar com o tratamento adequado.
Por que meu cachorro tem remelas verdes? - Causas das remelas verdes

Prevenir as remelas verdes

O melhor para prevenir as remelas verdes no seu cachorro é limpar os olhos duas ou três vezes por semana, existem remédios caseiros para tirar as remelas que pode utilizar sem prescrição médica e que não prejudicam os olhos do animal.

Além disso, deve ir ao veterinário regularmente para saber se o seu cachorro está saudável e tem todas as suas vacinas e desparasitações em dia, desta forma evitará o contágio de alguma doença que pode causar-lhe remelas verdes.

Por que meu cachorro tem remelas verdes? - Prevenir as remelas verdes

Tratamento das remelas verdes

Se o seu cachorro tem remelas esverdeadas ou amareladas, o melhor é consultar o veterinário, ele fará os exames necessários e explicará a causa das remelas verdes.

Normalmente limpam-lhe os olhos e, dependendo da causa e da gravidade, podem receitar-lhe antibióticos ou corticoides, além de um colírio específico para lhe limpar o olho. No caso de ter alguma úlcera também podem receitar uma pomada para reparar as córneas.

Em qualquer caso, é o veterinário quem decidirá o tratamento, por isso nunca deverá administrar-lhe nenhum medicamento ou pomada sem antes consultar o veterinário.

Por que meu cachorro tem remelas verdes? - Tratamento das remelas verdes

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro tem remelas verdes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Rosangela Dias dos Santos
Minha cadela de uns meses pra cá vem apresentando remelas verdes, existe algum tratamento caseiro para o caso???
Cunha Neto
Leva logo no veterinário e deixa de mesquinharem. Se não consegue dá uma saúde digna para o animal para que vai ter um?
Renato de Oliveira
Cara grosso.
Maria Aparecida Gomes de Araújo
Na falta de conhecimento, o melhor a se fazer é perguntar.
Do que permanecer na dúvida!
1 de 4
Por que meu cachorro tem remelas verdes?