Outros problemas de saúde

A hepatite em cães - Sintomas e tratamento

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 29 setembro 2022
A hepatite em cães - Sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cachorro tem hepatite? É contagiosa? Adotar um cão é sinônimo de adquirir uma grande responsabilidade com o nosso pet, uma vez que devemos ser conscientes da importância de lhe oferecer tudo o que precisa. Quando falamos especificamente da saúde física do peludo, temos de saber que são poucas as doenças exclusivas do ser humano, pois tal como nós, o cachorro também pode sofrer de hepatite.

Hepatite é um termo que provém das palavras gregas "hepar" (fígado) e "itis" (inflamação) e, por isso indica uma situação patológica na qual o fígado está inflamado, no entanto, a inflamação hepática pode ocorrer por diferentes causas, o que nos ajudará a distinguir os diferentes tipos de hepatite.

Neste artigo do PeritoAnimal damos-lhe a informação completa sobre esta condição e indicamos-lhe os sintomas e o tratamento da hepatite em cães.

Índice

  1. Como ocorre a hepatite canina - Causas principais
  2. Tipos de hepatite em cães
  3. Sintomas da hepatite em cães
  4. O que um cachorro com hepatite pode comer?
  5. Tratamento da hepatite canina
  6. Como prevenir a hepatite em cães?

Como ocorre a hepatite canina - Causas principais

A anatomia dos cachorros não é tão diferente da dos humanos e os órgãos vitais para nós também são importantes para o nosso pet, como é o caso do fígado. O fígado é imprescindível para o equilíbrio orgânico do nosso cachorro, uma vez que intervém no metabolismo, procura a adequada eliminação dos diferentes tóxicos, armazena energia, sintetiza proteínas, produz a bílis e participa na assimilação dos nutrientes.

Sim, cachorro tem hepatite. Mas você sabe como o cachorro pega hepatite? Bem, a hepatite em cães ocorre devido a uma inflamação do fígado, que pode se originar a partir de uma má alimentação ou por uma exposição repetida a diferentes tóxicos, o que afeta progressivamente o fígado e pode chegar a causar um dano crônico.

Quando o dano hepático afeta as funções deste importante órgão podemos observar sinais graves que indicam um mau funcionamento não apenas do fígado, mas de todo o organismo.

A hepatite em cães - Sintomas e tratamento - Como ocorre a hepatite canina - Causas principais

Tipos de hepatite em cães

Como você viu, a hepatite em cachorros pode ter diferentes causas e, dependendo de sua origem, estaremos perante um tipo de hepatite ou outro:

  • Hepatite comum: É aquela que causa uma inflamação hepática pela exposição do organismo a tóxicos e medicamentos que são capazes de causar danos no fígado. Os sintomas ocorrem quando o dano gerado é grave.
  • Hepatite autoimune: Ocorre por uma reação do próprio sistema imunitário do cachorro que ataca os hepatócitos (células do fígado) pois confunde-os com agentes patogênicos. Este tipo de hepatite em cães também se conhece como doença hepática autoimune.
  • Hepatite infecciosa: A inflamação do fígado é provocada pela adenovírus canino tipo I, trata-se de uma doença viral e aguda que se contagia através da urina, água contaminada ou objetos contaminados. Afeta sobretudo os cachorros com menos de 1 ano e a duração da doença costuma oscilar entre 5-7 dias, antes de haver uma melhoria. Esta doença também se conhece como hepatite de Rubarth.

A hepatite infecciosa canina é muito contagiosa, mas costuma ter um bom prognóstico sempre que o cachorro apresente uma forma sobreaguda, neste caso, pode morrer em poucas horas, no caso da hepatite comum ou autoimune o prognóstico dependerá de cada caso embora as lesões se tornem crônicas.

Neste outro artigo detalhamos os 5 sintomas de que o cachorro está morrendo.

A hepatite em cães - Sintomas e tratamento - Tipos de hepatite em cães

Sintomas da hepatite em cães

É bom lembrar que em qualquer caso estamos perante uma inflamação do fígado, pelo que independentemente da causa, os sintomas da hepatite em cães são os seguintes:

  • Sede excessiva
  • Icterícia (coloração amarela nos olhos e mucosas)
  • Sangue nas mucosas
  • Dor abdominal que pode levar a imobilidade
  • Febre
  • Convulsões por insuficiência hepática
  • Perda de apetite
  • Aumento da secreção nasal e ocular
  • Vômitos
  • Edema subcutâneo

Um cachorro com hepatite não tem que apresentar todos estes sintomas, pelo que perante qualquer sinal que indique uma possível hepatite, devemos levá-lo de imediato ao veterinário.

A hepatite em cães - Sintomas e tratamento - Sintomas da hepatite em cães

O que um cachorro com hepatite pode comer?

A alimentação de um cachorro com hepatite deve ser bem balanceada e adaptada a esta condição. Isso porque, quando o fígado é afetado, a digestão é diretamente prejudicada, especialmente a das proteínas. Por isso, você deve oferecer a ele proteínas de fácil digestão e de alta qualidade.

Uma recomendação para a alimentação do cão com hepatite é reduzir a quantidade que ele ingere de proteína de origem animal, substituindo-a pro proteínas de origem vegetal, sempre sob a supervisão de um veterinário. Também é importante retirar alimentos com altas concentrações de sódio de sua dieta. O ideal é que a alimentação do cachorro que sofre com hepatite seja composta por 20% de proteínas diárias, neste caso, de preferência vegetal, e também podemos inserir certas fontes de carboidratos, como arroz integral.

Alimentos ricos em fibra também são importantes para cães com hepatite, por isso oferecer a ele espinafre, vagem e alface podem ajudá-lo.

Já existem no mercado algumas rações com formulações próprias para cães com doenças hepáticas, por isso é importante conversar com profissões sobre a melhor opção para o seu amigo peludo.

Tratamento da hepatite canina

O tratamento da hepatite em cães dependerá do fator que tiver causado a condição.

  • Na hepatite comum o tratamento será sintomático, mas também deverá cumprir com o objetivo de modular aqueles fatores que causaram o dano hepático.
  • Na hepatite autoimune o tratamento também será sintomático, embora o veterinário avalie a possível prescrição de um medicamento imunomodulador que atue especificamente sobre o sistema de defesas prevenindo o dano hepático.
  • No caso da hepatite infecciosa ou viral, o tratamento também é sintomático uma vez que não existe cura, podem-se utilizar antibióticos para controlar infecções secundárias, soluções isotônicas para prevenir a desidratação, protetores hepáticos e uma dieta hipoproteica.

É o veterinário que deverá indicar uma dieta hipoproteica, embora esta seja benéfica nos três casos de hepatite, uma vez que perante a presença abundante de proteínas o fígado fica sobrecarregado. Lembre-se que apenas o veterinário é o profissional capacitado para prescrever qualquer tipo de tratamento ao seu cachorro.

Como prevenir a hepatite em cães?

Prevenir a hepatite comum e a autoimune é importante para que o nosso cachorro possa desfrutar de uma boa saúde e da máxima qualidade de vida, para isso devemos dar-lhe uma alimentação equilibrada que cubra todas as suas necessidades nutricionais, o afeto suficiente e o exercício suficiente ao ar livre, tudo isso contribuirá para que o seu organismo se possa manter mais facilmente em equilíbrio.

No caso da hepatite infecciosa, a vacinação é a ferramenta mais eficiente da prevenção, contamos com várias opções:

  • Vacina polivalente: Previne a curto prazo e recomenda-se quando ainda não tenha sido possível o início do programa de vacinação.
  • Vacina com vírus inativado: São precisas duas doses e o período de proteção varia entre os 6 e os 9 meses.
  • Vacina com vírus atenuado: Apenas é precisa uma dose e a proteção é tão eficaz como duradoura.

Consulte seu veterinário, uma vez que será ele que lhe indicará que tipo de intervenção é a mais adequada para o seu cachorro.

Agora que você já sabe tudo sobre a hepatite em cães, não perca este outro artigo em que falamos sobre as causas e sintomas de um cachorro com problemas no fígado.

Colaborou: Aerton Guimarães

A hepatite em cães - Sintomas e tratamento - Como prevenir a hepatite em cães?
A hepatite em cães - Sintomas e tratamento -

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A hepatite em cães - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • SOARES, RAFAELA CASTANHEIRA, et al. HEPATITE CRÔNICA ASSOCIADA A INTOXICAÇÃO POR COBRE EM CÃO-RELATO DAS ALTERAÇÕES ANATOMOPATOLÓGICAS HEPÁTICAS. Disponível em: <https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2020/CA_03328.pdf>. Acesso em 29 de setembro de 2022.
  • FRANÇA, Janine, et al. Avaliação de ingredientes convencionais e alternativos em rações de cães e gatos. Revista Brasileira de Zootecnia, 2011, vol. 40, no 1, p. 222-231. Disponível em: <http://www.sbz.org.br/revista/artigos/66277.pdf>. Acesso em 29 de setembro de 2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
9 comentários
A sua avaliação:
Sylbeth
Nossa cadela de 9 anos está com hepatite medicamentosa,já iniciou o tratamento há 2 dias e ainda não quer comer. Quantos dias leva para se recuperar?
A sua avaliação:
Suelena
Eu quero um medicação para cura à Epatiti canina de minha cachorra
Rosimari Kubiaki
Minha cachorrinha de pancreátite, ficou internada 1semana.
Trouxe para casa. Ainda está prostrada.
Verifiquei possível hepatite. Minha pergunta.
Tenho uma gata.Pode transferir para Ela. TB!?
Aguardo retorno
Gratidão
Rosana
Oi bom dia meu cachorro está prostado desde o dia 18 não come fica o tempo todo lambendo o pipi .. Á quase um ano atraz teve hepatite .. tem como tratar em casa . Nem late mais ele é muito agitado e tá quieto Dimais tá vomitando tbm tá vomitando com cheiro muito forte nas fezes . Desde já muito obrigada
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Rosana! Sem examinar o seu cachorro e fazer as devidas provas complementares é impossível dizer qual o diagnóstico para aconselhar um tratamento. Você deve consultar o seu médico veterinário de confiança.
Adelino mendes de jesus filho
Minha cadela estácomproblemasde epatite o que devo fazer?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Adelino! Foi o médico veterinário que diagnosticou o problema no fígado? Você deve seguir o tratamento prescrito por ele.
Daniela
Ola,minha husky perdeu peso rapidamente e esta dando acumulos de liquido acido no abdômen tambem esta ficando prostada,nao se alimenta sera que pode ser hepatiti ela esta internada maos ainda nao foi diagnosticado nada😑
Danny
Adorei o artigo, muito bem explicado.
maritania silva
quro saber se posso curar meu gato em casa com medicaçao e qual antibiotico eu posso dar a ele ele ta com a boca alaranjada e emagrecendo mas ele se alimenta bem eu estou dano a ele complexo b nao sei se é bom
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maritania Silva! A perda de peso e as mucosas orais alaranjadas podem ser sinais de alguma doença que seu gato tenha, como por exemplo lipidose hepática. É muito importante que você o leve ao veterinário para que ele lhe faça um exame físico e exames complementares, como análises sanguíneas para verificar as enzimas hepáticas. Só dessa forma se chegará a um diagnóstico definitivo e se poderá definir o melhor tratamento. Rápidas melhoras para ele!
Elizangela de Abreu Basilio
O melhor artigo que achei, com uma linguagem bem direta e simples!
Nelson Ferreira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Elizangela, muito obrigado pelo seu comentário. Ficamos muito contentes pode saber que o nosso artigo lhe foi útil.
1 de 6
A hepatite em cães - Sintomas e tratamento