menu
Partilhar

Por que meu gato está com as pupilas dilatadas?

 
Por Eva López, Jornalista. 22 junho 2022
Por que meu gato está com as pupilas dilatadas?

Ver fichas de  Gatos

Além da linguagem corporal, os gatos utilizam os olhos para se comunicarem conosco, com outros gatos e animais de diferentes espécies. Para muitos o olhar de um felino é uma das mais misteriosas devido ao formato tão característico das suas pupilas, mas o que acontece quando elas estão completamente dilatadas?

Em geral, as pupilas dos gatos podem se assemelhar a uma linha vertical, e não a um círculo, o que não é de se estranhar que ao perceber estas mudanças os tutores se alarmem. Neste artigo do PeritoAnimal falaremos sobre isto e explicaremos por que o gato está com as pupilas dilatadas. Continue lendo!

O que significa quando o gato está com as pupilas dilatadas

Ao longo dos anos o gato doméstico foi evoluindo e adaptando alguns dos seus hábitos naturais e um exemplo disso é sua preferência de caça. Devido aos perigos que os cercavam, os ancestrais dos atuais gatos eram animais noturnos que aproveitavam a escuridão da noite para se alimentar e também se proteger de possíveis predadores. Isto era possível devido à anatomia dos seus olhos, que proporciona a este animal uma excelente visão noturna, mais especificamente, 8 vezes melhor que a nossa. Para isso, o felino dilata a pupila o tanto possível com o objetivo de favorecer a entrada de maior quantidade de luz. Além disso, nos seus olhos se encontra um tecido chamado de tapetum lucidum que, resumidamente, permite absorver e reter a luz antes de alcançar a retina, o que favorece uma visão muito mais aguda à noite.

Durante o dia, o gato contrai a pupila e a mantém mais ou menos fechada em função da quantidade de luz que tenha. Assim, em geral, encontramos as pupilas dos gatos com três formas distintas:

  • Pupila vertical. Está contraída para evitar a entrada excessiva de luz, caso contrário o animal não conseguiria enxergar.
  • Pupila elíptica. Está parcialmente dilatada.
  • Pupila redonda. Acontece quando a pupila do gato está totalmente dilatada, em espaços e horários de pouca luz.

No entanto, a entrada ou não de luz não é o único motivo que leva o gato a contrair ou dilatar suas pupilas, pois em muitas ocasiões o faz como reflexo para mostrar seu estado de humor ou de saúde. Na continuação falaremos sobre estas causas.

Por que meu gato está com as pupilas dilatadas? - O que significa quando o gato está com as pupilas dilatadas

Por que meu gato está com as pupilas redondas?

Uma vez explicada a função das pupilas quanto à entrada de luz, algo totalmente natural e próprio da maioria dos animais, é importante ressaltar que a dilatação das pupilas também pode acontecer devido a outros fatores. Assim, as respostas do porquê o gato está com as pupilas dilatadas são numerosas e podem estar relacionadas com situações ou reações a problemas de saúde. Focando nas causas relacionadas com as emoções e sentimentos, as pupilas redondas nos gatos expressam:

  • Excitação: quando o animal se encontra muito excitado e nervoso, por exemplo, durante um jogo, é normal vê-lo com as pupilas redondas ou elípticas. No entanto, a excitação nem sempre acontece por estímulos positivos, já que também pode ser produzida por estresse ou ansiedade.
  • Satisfação: em situações que produzem felicidade, o gato também pode dilatar suas pupilas como um reflexo. Um exemplo pode ser quando colocamos comida em sua tigela.
  • Medo: o gato fica com as pupilas dilatadas e os olhos muito abertos. Este é um sinal claro de medo e temor, que pode ser produzido por uma mudança, barulho forte, uma situação, etc.
  • Agressividade: os gatos dilatam suas pupilas quando olham fixamente sua presa e estão prontos a atacar, se observa uma atitude similar quando se sente ameaçado e pensa em se defender.

Mesmo que algumas causas que explicam por que um gato tem as pupilas redondas sejam positivas, é importante ressaltar que esta não é a forma habitual. Em qualquer dos casos a dilatação indica que o animal não está relaxado, e se ocorre porque está jogando ou praticando alguma atividade boa para ele, não devemos nos preocupar, mas se em grande parte do dia observamos suas pupilas dilatadas devemos começar a pensar que o estado do gato não está adequado. É possível que o animal esteja estressado por algo, não se sinta cômodo ou seguro, e é nosso dever encontrar a razão que o está perturbando para tratar e devolver a estabilidade emocional. Para isso, recomendamos visitar o artigo "Coisas que estressam os gatos".

Por outro lado, é importante ressaltar que cada gato é um mundo e podem desenvolver formas próprias de comunicação, de forma que nem sempre as pupilas dilatadas são motivo de alerta. Com isto não queremos dizer que não devemos dar a devida importância, mas que é fundamental conhecer nosso felino, seu caráter, comportamento e reações para aprender a identificar um sinal de alerta. Assim mesmo, existem raças de gatos com predisposição a mostrar as pupilas elípticas ou dilatadas sem que isso suponha um problema subjacente, como o british shorthair.

Por que meu gato está com as pupilas dilatadas? - Por que meu gato está com as pupilas redondas?

Gato com as pupilas dilatadas por problemas de saúde

Existem certas patologias e afecções que mostram em sua sintomatologia a dilatação das pupilas, por isso se a luz ambiente estiver normal, não existem fatores estressantes ou estimulantes mas, mesmo assim, o gato fica com as pupilas dilatadas, é o momento de pensar em seu estado de saúde, principalmente se tiver a idade avançada. As afecções e doenças mais comuns que apresentam a dilatação das pupilas como sintoma são:

  • Glaucoma
  • Uveíte
  • Insuficiência renal
  • Hipoglicemia
  • Vírus da leucemia felina (FelV)
  • Alguns tipos de câncer
  • Envenenamento
  • Traumatismo na cabeça
  • Doenças ou lesões oculares
  • Anisocoria

Nas demais sessões falaremos mais especificamente de alguns desses problemas, que também nos ajudam a entender porque um gato tem as pupilas dilatadas e não se move.

Anisocoria em gatos: uma pupila maior que a outra

A anisocoria em gatos é a condição pela qual o animal apresenta as pupilas desiguais, de forma que uma delas está mais dilatada que a outra. Este problema não somente afeta os gatos, pois pode acontecer em outros animais, incluindo os seres humanos. Em determinadas situações pode ser comum esta diferença, no entanto, quando a condição se torna permanente, não é normal e devemos agir.

Para saber se o gato sofre com esse problema, nos fixaremos nos sinais mais comuns. Além da assimetria nas pupilas, que é evidente, outro sintoma de anisocoria em gatos tem a ver com o mal-estar ocular, pois é comum ver o animal afetado coçando os olhos frequentemente e de diferentes formas. Assim mesmo, na maioria dos casos, outro sinal presente na anisocoria é a coloração azulada dos olhos, que os mostra opacos e/ou corados. Também é possível observar a presença de remelas ou secreção abundantes, das quais não permitem abrir os olhos normalmente. Todos esses sintomas podem prejudicar a visão do animal, assim é provável que se bata em objetos ou móveis, que caminhe de forma estranha ou desorientado. A apatia e o decaimento podem aparecer como consequência do mal-estar geral.

A anisocoria é um sintoma que pode se desenvolver devido a outras doenças ou problemas oculares, como por exemplo, a leucemia felina, úlceras na córnea ou uveítes. Por isso, se seu gato tem as pupilas dilatadas de forma assimétrica, deverá ir ao veterinário para encontrar a causa subjacente, já que o tratamento dependerá dela.

Pupilas dilatadas em gatos por glaucoma e outras patologias oculares

O glaucoma nos gatos é uma doença que implica no aumento da pressão do fluido que se encontra dentro do olho (humor aquoso). Nos olhos dos gatos, e nos nossos, existem canais de drenagem que, se bloqueiam, fazem com que o humor aquoso se acumule e, por consequência, a pressão ocular aumente, provocando o glaucoma e outros problemas derivados do mesmo, como a cegueira.

No entanto, o glaucoma não é uma afecção ocular que pode provocar dilatação nas pupilas dos gatos. Assim mesmo, esta patologia também pode aparecer como consequência de outra, por isso é importante revisar todos os problemas oculares que podem ter como sintoma pupilas dilatadas:

  • Descolamento de retina
  • Uveíte
  • Atrofia progressiva de retina
  • Transtornos do nervo óptico
  • Lesão de córnea
  • Tumor ocular
  • Catarata
Por que meu gato está com as pupilas dilatadas? - Pupilas dilatadas em gatos por glaucoma e outras patologias oculares

Gatos com pupilas dilatadas por insuficiência renal

Como ocorre nos casos de glaucoma ou anisocoria, os gatos de idade avançada são os mais propensos a sofrer de insuficiência renal. No entanto, também é possível observar esta patologia em gatos mais jovens, pois não podemos descartar caso os sintomas coincidem. Mesmo que pareça estranho relacionar a insuficiência renal com a dilatação das pupilas, o certo é que existe uma boa justificativa para isso. Quando um gato sofre de insuficiência renal também possui hipertensão que, por sua vez, provoca alguns problemas oculares como hemorragia, descolamento de retina, cegueira, etc. Por esse motivo, o gato pode dilatar suas pupilas e converter esse sinal em um sintoma da doença.

Além dos problemas oculares e da dilatação das pupilas, os sintomas de insuficiência renal em gatos que devemos ficar alertas, são:

  • Apatia
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Polidipsia e poliúria (muita sede e urinar muito)
  • Vômitos
  • Diarreia
  • Queda excessiva de pelos
  • Desidratação
  • Mucosas pálidas

Se o gato fica com as pupilas dilatadas e não se movimenta, é possível que essa seja a causa. A insuficiência renal deve ser tratada imediatamente, pois se trata de uma patologia grave que pode levar o animal à morte. Para mais informações, consulte nosso artigo "Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento" e consulte um veterinário, especialmente se seu gatinho tiver mais de 7-8 anos e apresenta um ou vários sintomas mencionados.

Por que meu gato está com as pupilas dilatadas? - Gatos com pupilas dilatadas por insuficiência renal

Dicas para limpar os olhos de um gato

Vimos que são muitas as causas que explicam por que um gato fica com as pupilas dilatadas e não necessariamente implicam em falta de limpeza, sempre é recomendado manter uma boa higiene desta parte do corpo para evitar irritações ou problemas causados por sujeiras. Abaixo compartilhamos algumas dicas:

  • Se o gato produz muita remela, deve ser retirada todas as manhãs com uma gaze estéril e soro fisiológico ou, na sua ausência, chá de camomila.
  • É recomendável fixar uma rotina de limpeza dos locais mais delicados, como olhos e ouvidos, desde filhotes. Para gatos adotados, também é importante este ponto, sempre aos poucos e mediante reforço positivo.
  • Se os pelos ao redor dos olhos estão muito compridos, se deve aparar para evitar que entre nos olhos e produza alguma lesão.
  • Se o gato apresenta secreção ocular, inflamação, vermelhidão ou coceira excessiva, deve ser levado ao veterinário o quanto antes.

No nosso artigo "Como limpar os olhos de um gato?" detalhamos todo o material necessário para sua higiene, passos a seguir e recomendações.

Por que meu gato está com as pupilas dilatadas? - Dicas para limpar os olhos de um gato

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato está com as pupilas dilatadas?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • TAMI, G. Lo que se esconde detrás de una mirada de gato. Affinity Petcare.
  • DESSAL, F. Manifestaciones neurológicas de enfermedades sistémicas en el gato. Gattos Centro Clínico Felino.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Por que meu gato está com as pupilas dilatadas?
1 de 6
Por que meu gato está com as pupilas dilatadas?

Voltar ao topo da página