Por que meu cachorro tem remelas verdes?

Por que meu cachorro tem remelas verdes?

As remelas nos cachorros são algo normal e de certeza que já viu alguma vez remelas esbranquiçadas ou transparentes. No entanto, quando elas se tornam amareladas ou esverdeadas indicam uma infecção que de tratar o quanto antes para a situação não piorar. Para manter a saúde do seu amigo peludo é imprescindível consultar o veterinário o quanto antes, para detetar a origem das remelas e começar um tratamento. Se quer saber por que seu cachorro tem remelas verdes, continue lendo este artigo do PeritoAnimal em que lhe mostramos as possíveis causas.

Causas das remelas verdes

A causa das remelas verdes no seu cachorro é uma infecção. Esta infecção pode ser provocada por diferentes problemas, mas independentemente disso deve ser tratada o quanto antes. Quando as remelas são amareladas indicam que a infecção é leve, mas quando se tornam verdes trata-se de uma infecção mais grave.

Confira de seguida as principais causas das remelas verdes:

  • Úlcera ocular: os cachorros estão todo o tempo cheirando, brincando com outros cães e descobrindo entre arbustos, plantas, etc. E é possível que em alguma destas situações se faça uma pequena ferida no olho ou na pálpebra que se não se tratar pode infetar. Se vir que tem remelas limpe-as e observe o olho em busca de alguma ferida. Se tiver alguma, leve-o ao veterinário para a desinfetar, curar e dar-lhe as indicações para a manter limpa.
  • Conjuntivite: a conjuntivite é uma infecção bacteriana contagiosa que inflama a membrana que cobre as pálpebras. Pode ser causada por qualquer condição e, dependendo de qual for, o tratamento será diferente. Deverá levar o seu cachorro ao veterinário para determinar a sua origem e lhe administrar um tratamento.
  • Doenças oculares: as doenças oculares, como entrópio e o ectrópio causam irritações nos olhos que podem causar secreções regularmente. Deve levá-lo ao veterinário para avaliarem a gravidade das mesmas e indicarem um tratamento.
  • Outras doenças: existem doenças, como a cinomose ou a hepatite que baixam as defesas do cachorro e podem causar-lhe uma conjuntivite adquirida. Além da secreção de remelas verdes, o seu cachorro apresentará outros sintomas. O melhor é levá-lo de imediato ao veterinário para descartar estas doenças ou, no caso de as ter, começar com o tratamento adequado.

Prevenir as remelas verdes

O melhor para prevenir as remelas verdes no seu cachorro é limpar os olhos duas ou três vezes por semana, existem remédios caseiros para tirar as remelas que pode utilizar sem prescrição médica e que não prejudicam os olhos do animal.

Além disso, deve ir ao veterinário regularmente para saber se o seu cachorro está saudável e tem todas as suas vacinas e desparasitações em dia, desta forma evitará o contágio de alguma doença que pode causar-lhe remelas verdes.

Tratamento das remelas verdes

Se o seu cachorro tem remelas esverdeadas ou amareladas, o melhor é consultar o veterinário, ele fará os exames necessários e explicará a causa das remelas verdes.

Normalmente limpam-lhe os olhos e, dependendo da causa e da gravidade, podem receitar-lhe antibióticos ou corticoides, além de um colírio específico para lhe limpar o olho. No caso de ter alguma úlcera também podem receitar uma pomada para reparar as córneas.

Em qualquer caso, é o veterinário quem decidirá o tratamento, por isso nunca deverá administrar-lhe nenhum medicamento ou pomada sem antes consultar o veterinário.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro tem remelas verdes?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.