Problemas oculares

Cachorro com remela nos olhos - Causas e tratamentos

 
YourVetPlanet (Pablo M.S.)
Por YourVetPlanet (Pablo M.S.), Veterinário. 27 dezembro 2023
Cachorro com remela nos olhos - Causas e tratamentos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As remelas em cães podem aparecer de forma regular e não estarem relacionadas a nenhuma doença ocular. No entanto, dependendo da causa subjacente, podemos encontrar tutores afirmando que "meu cachorro tem remelas brancas nos olhos" ou "meu cachorro tem remelas amarelas ou marrons". Além disso, ao observarmos remelas em cães, não devemos apenas nos concentrar em sua cor e textura, mas também monitorar se aumentam em quantidade ou frequência. Essas observações, juntamente com outros sintomas, podem indicar se o cão está sofrendo de alguma uma doença.

Confira este artigo do PeritoAnimal para saber mais sobre cachorro com remela nos olhos - causas e tratamentos. Continue lendo para saber mais!

Índice

  1. Cachorro com remela nos olhos: o que são?
  2. Sintomas de cachorro com remelas nos olhos
  3. Tipos de remelas em cães
  4. Cachorro com remelas nos olhos: causas
  5. Tratamento para cachorro com remelas nos olhos
  6. Remédios caseiros para cachorro com remelas nos olhos

Cachorro com remela nos olhos: o que são?

As remelas são acúmulos de muco calcificado junto às células epiteliais mortas que aparecem nos olhos. Elas são produzidas pelas glândulas meibomianas, e sua função principal é lubricar e proteger o olho contra agressões externas. Além disso, ajudam a remover partículas de resíduos ou sujeira dos olhos para serem eliminadas com maior facilidade. As remelas constituem um mecanismo natural do corpo para limpar e proteger os olhos. Durante o sono, os cães piscam menos, e a produção de lágrimas diminui, permitindo o acúmulo dessas secreções.

Em circunstâncias normais, a presença de remelas em cães geralmente não é motivo de preocupação. No entanto, se a quantidade de remelas for excessiva, apresentarem uma cor anormal ou estiverem acompanhadas de vermelhidão, inflamação ou secreção excessiva nos olhos, isso poderia indicar um problema ocular, sendo necessária a avaliação de um veterinário para determinar a causa e o tratamento adequado.

A seguir, vamos analisar quais são os sintomas de remelas em cães.

Sintomas de cachorro com remelas nos olhos

A presença dessa secreção nos olhos, sem que ainda abordemos suas características, pode estar relacionada a outros sintomas, como, por exemplo:

  • Vermelhidão nos olhos;
  • Secreções anormais nos olhos;
  • Piscadas mais frequentes;
  • Aversão a locais com muita luz;
  • Alteração do tamanho ocular;
  • Alteração da forma ocular;
  • Esfregar os olhos de forma desesperada com a pata;
  • Apatia;
  • Desconforto e irritabilidade.
Cachorro com remela nos olhos - Causas e tratamentos - Sintomas de cachorro com remelas nos olhos

Tipos de remelas em cães

Por outro lado, a preocupação com os cachorros que apresentam remelas nos olhos pode variar dependendo do tipo de remelas que podem aparecer. Vejamos:

  • Remelas transparentes e fluidas em cães: aparentemente, este tipo de remela em cães é normal, especialmente nas primeiras horas da manhã. No entanto, se começarem a aumentar em quantidade, pode indicar o início de uma inflamação, infecção ou obstrução. Por isso, ser capaz de distinguir quando há mudanças na quantidade ou cor pode facilitar muito o diagnóstico e o tratamento;
  • Remelas verdes em cães: este tipo de remela em cães pode ser preocupante em algumas circunstâncias, pois pode ser indicativo de infecções bacterianas, juntamente com vermelhidão nos olhos e maior sensibilidade. Se você estiver interessado nesse tópico, recomendamos ler atentamente nosso artigo "Por que meu cachorro tem remelas verdes?";
  • Remelas amarelas ou marrons em cães: quando alguém procura ajuda alegando que "meu cachorro tem remelas amarelas" ou "meu cachorro tem remelas marrons", saiba que isso pode ser devido à oxidação das lágrimas e acúmulo de pigmentos. Também pode indicar a presença de bactérias que causam infecções oculares;
  • Remelas espessas em cães: esse tipo de remela em cães pode ocorrer em patologias que resultam em aumento de sua produção, como reações inflamatórias, alérgicas ou obstruções (neste caso, o problema não é que sejam produzidas em maior quantidade, mas sim que o organismo não consegue eliminá-las);
  • Remelas solidificadas em cães: no caso de observarmos remelas muito aderidas e difíceis de remover, é possível que o caso esteja relacionado a questões ambientais, como um ambiente muito seco ou empoeirado, além de outros problemas oculares.
Cachorro com remela nos olhos - Causas e tratamentos - Tipos de remelas em cães

Cachorro com remelas nos olhos: causas

Em relação ao tópico anterior, podem listar as principais causas para cachorro com remelas nos olhos a seguir. Confira:

  • Patologias do epitélio ocular: existem múltiplos agentes que podem alterar o funcionamento normal do olho caso entrem em contato excessivo com ele. Os mais comuns são, por exemplo, poeira, fumaça, alérgenos (podendo manifestar sintomas em outros órgãos, como a pele), produtos químicos ou corpos estranhos (pelos fora do lugar, espinhos, resíduos de sujeira, etc.). Tudo isso pode contribuir para iniciar um processo inflamatório no olho e um aumento nas secreções;
  • Infecções: certos microorganismos podem afetar os olhos, causando uma grande inflamação como resposta, e, na pior hipótese, resultar em alterações irreversíveis no globo ocular. Bactérias são geralmente os agentes mais comuns a causar infecções oculares, além de outros agentes como parasitas ou vírus que também podem provocar patologias nesse nível. A seguir, falaremos mais sobre "Infecção nos olhos do cachorro - Causas e tratamento";
  • Obstrução do canal lacrimal: o olho possui um canal lacrimal para eliminar as secreções oculares, e nos cães, esse canal desemboca na cavidade nasal. Se ficar obstruído, as secreções não podem ser eliminadas normalmente, o que pode resultar em acúmulo excessivo na cavidade ocular;
  • Alterações anatômicas: a estrutura ocular varia muito entre raças. Assim, há grupos específicos de cães com maior predisposição a terem remelas devido à anatomia de sua cavidade ocular. Por exemplo, cães com cílios direcionados para o globo ocular, pálpebras que roçam no olho, dobras de pele que dificultam a limpeza dos olhos e muitas outras alterações que podem aumentar a tendência de uma raça a ter remelas em excesso;
  • Doenças dos olhos: problemas como erosões ou úlcera de córnea, conjuntivite ou glaucoma podem apresentar, como sintomas adicionais de seu processo, um excesso de remelas acompanhando a doença principal;
  • Clima: certos fatores meteorológicos, como frio extremo, ventos fortes ou excesso de secura, podem estimular a secreção de remelas para proteger o olho.

Para evitar remelas, confira nosso artigo sobre como limpar os olhos do cachorro.

Tratamento para cachorro com remelas nos olhos

O tratamento para as remelas em cães deve ser prescrito por um veterinário. Por essa razão, não recomendamos automedicação para o cão ou o uso de colírios caseiros de forma alguma, pois isso pode agravar a situação.

Normalmente, são prescritos antibióticos em forma de colírio se sinais de infecção forem detectados durante o exame, além de anti-inflamatórios se o animal estiver sentindo incômodo na região dos olhos. Por outro lado, costuma-se recomendar o uso de lubrificantes oculares para proteger e umidificar o olho enquanto ele volta ao normal.

Por fim, existem circunstâncias como obstruções do canal lacrimal, úlceras graves ou persistentes, glaucoma ou outras patologias que podem exigir procedimentos cirúrgicos para a resolução definitiva dessas doenças. Nessas situações, seu veterinário de confiança pode encaminhá-lo a um serviço especializado em oftalmologia veterinária, pois eles contam com técnicas de última geração para realizar esse tipo de cirurgia.

Remédios caseiros para cachorro com remelas nos olhos

É importante lembrar que o veterinário deve ser a pessoa responsável por conduzir o tratamento do seu cão com remelas verdes, amarelas, marrons ou de qualquer consistência. Portanto, recomendamos evitar remédios caseiros que supostamente "curem" tais problemas sem o uso de medicamentos, uma vez que os olhos são estruturas muito sensíveis e podem ser danificados facilmente.

No entanto, algumas ações podem ser realizadas em casa para auxiliar no tratamento principal ou prevenir a recorrência da doença no futuro. Se o seu cão tem secreção excessiva de remelas regularmente, você pode removê-las com uma gaze e soro fisiológico estéril, conforme recomendado pelo seu veterinário. Confira nosso artigo sobre como tirar as remelas do cachorro.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com remela nos olhos - Causas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas oculares.

Bibliografia
  • Textbook of Veterinary Internal Medicine. 8th Edition.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Cachorro com remela nos olhos - Causas e tratamentos