PARTILHAR

A conjuntivite canina - Causas e sintomas

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 junho 2023
A conjuntivite canina - Causas e sintomas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A conjuntivite em cães é uma condição dos olhos caraterizada pela inflamação da membrana mucosa que cobre o interior das pálpebras. Às vezes, além da inflamação, pode estar acompanhada de uma infecção. Conseguimos distingui-la porque normalmente os olhos dos nossos cachorros estarão vermelhos, a lacrimejar ou com ramelas. No PeritoAnimal vamos lhe explicar as causas e sintomas da conjuntivite canina, para além de lhe explicar o tratamento da mesma.

Também lhe pode interessar: Conjuntivite em gatos - Causas e sintomas

Causas da conjuntivite em cães

A conjuntivite no seu cachorro pode se dever tanto a um problema eventual que apenas afeta o olho em si mesmo como a um maior e se converter, assim, em sintoma de outra condição:

  1. Quando falamos de um problema em concreto que está apenas relacionado com o olho, referimo-nos a alergias, algum corpo estranho que enquanto brincava no parque o magoou (plantas), secura ocular, quando alguma parte da sua anatomia não está bem (malformação nas pálpebras, úlceras, cílios,...) ou outras infecções que incidam diretamente no olho.
  2. No entanto, a conjuntivite em cachorros também pode aparecer como causa de doenças mais graves como a cinomose ou a hepatite.

Independentemente de qual for a causa que origine este incômodo problema para o nosso cachorro, vai ser fácil de detetar uma vez que será bastante evidentes ver o nosso cachorro com o seu olho vermelho, ou com mais lágrimas do que o normal. Por isso, perante qualquer indício, a primeira coisa a fazer será consultar um veterinário para diagnosticar a causa, assim como indicar o tratamento a seguir.

É normal pensar que, se apenas um dos olhos se encontrar mal, terá de ter acontecido algo nesse olho. Se o nosso cachorro tiver estado a brincar entre arbustos onde tenha colocado o focinho, também terá metido o olho e, é provável que essa seja a causa da conjuntivite. No entanto, se estiverem os dois afetados, há mais chances do nosso cachorro sofrer de qualquer outro problema.

A conjuntivite canina - Causas e sintomas - Causas da conjuntivite em cães

Sintomas da conjuntivite em cachorros

Para poder identificar a conjuntivite canina, é imprescindível conhecer os sintomas que o seu cachorro apresentará, sendo os seguintes os mais comuns:

  • Dificuldade para abrir o olho afetado. Lembre-se que esta condição, se não for causa de outra condição maior, costuma aparecer primeiro em um dos olhos. Além disso, também pode desenvolver vermelhidão nos olhos.
  • Rejeição da luz. Veja se o seu cão procura se esconder nas partes com menos luz da sua casa.
  • Lacrimejamento excessivo. Na maioria dos casos o olho que chora em excesso vem acompanhando de uma incômoda coceira, pelo que o seu cachorro se coçará com frequência. Por isso, é fundamental que evite que ele se coce, pois poderia fazer feridas internas com as unhas.
  • Secreção purulenta amarelada ou esverdeada. Este sintoma aparecerá nos casos de conjuntivite mais grave ou naqueles cachorros que desenvolvam esta condição devido a outra condição, como a já mencionada cinomose.

Se o seu cachorro apresenta algum destes sintomas, não hesite em levá-lo ao veterinário.

A conjuntivite canina - Causas e sintomas - Sintomas da conjuntivite em cachorros

Cachorros mais propensos à conjuntivite

Há raças de cachorros que por razões hereditárias são mais propensos a sofrer da inflamação nos olhos que outras. Tanto o Poodle como o Cocker são raças propensas por causas hereditárias e a sua prevenção apenas se pode levar a cabo com um exame feito com antecedência. Além disso, precisará de cuidados mais específicos dos olhos durante toda a vida do cachorro.

Além das raças hereditárias, o Pug e o Pequinês pela conformação do seu crânio estão mais expostos a todas as mudanças temporais e, no geral, a todos os elementos com os quais se relacionam na sua vida. Por exemplo, ao cheirar têm mais possibilidades de penetrarem nos seus olhos corpos estranhos e originarem o aparecimento da conjuntivite. Por isso, também se deve ter um cuidado maior com os seus olhos e consultar com o seu veterinário como os devemos limpar diariamente.

A conjuntivite canina - Causas e sintomas - Cachorros mais propensos à conjuntivite

Tratamento e prevenção

Para prevenir as infecções ou inflamações de olhos é importante manter bons hábitos de limpeza ocular, que o seu cachorro tenha uma boa alimentação que fortaleça todos os seus órgãos e no caso de ter pelos que impeçam a visão, devem ser retirados para que evitar que a sujidade que o pelo acumula se introduza nos olhos.

No caso de ocorrer conjuntivite no seu cachorro pode tratá-la limpando os seus olhos com soro fisiológico várias vezes por dia, isso irá ajudá-lo. No entanto, dependendo da causa deverá administrar outro tipo de tratamento tópico que apenas pode ser definido e receitado por um veterinário. Geralmente utilizam-se antibióticos tópicos com o objetivo de reduzir a inflamação da conjuntiva. A frequência da administração também deverá ser definida pelo especialista em função da gravidade da conjuntivite.

A conjuntivite canina - Causas e sintomas - Tratamento e prevenção

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a A conjuntivite canina - Causas e sintomas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
liana
obrigada
A sua avaliação:
Fabiana almeida
Olhos inchados até a membrana
A sua avaliação:
Thainna pereira
Minha cadela está com olhos vermelhos, com secreção esverdeada e a pupila dilatada, isso é conjuntivite ?
walter alves
Minha cadela,koker esta com olho,muito enchado,e dolorido,que pode ser o que fazer,pode me ajudar,bom dia obrigado
Luísa Savala
Oi Walter! Você pode saber algumas causas e tratamentos para cachorro com olho inchado no nosso artigo: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-com-olho-inchado-causas-e-tratamento-22854.html
De qualquer maneira, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele te oriente com precisão qual o diagnóstico e tratamento adequado.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Marilya
Quanto depois dura a conjuntivite nos cães ? Eles podem vir a ficar sem enxerga??
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Marilya! Depende do tratamento, o prognóstico apenas o médico veterinário pode indicar. Caso não exista um tratamento adequado e a infeção seja muito grave é possível que se desenvolva para outros problemas que possam prejudicar a visão do cachorro.
Silvana
Meu cachorro teve conjuntivite so que depois de sarar ele não é mais o msm ele era bricalhao agora não isso e normal
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Silvana! Não é normal a alteração de comportamento que você refere. Você já comentou com o veterinário que o acompanha? Seria importante procurar a origem dessa alteração.
Renata Carvalho
Conjutivite canina pode causar mal cheiro?
A conjuntivite canina - Causas e sintomas
1 de 5
A conjuntivite canina - Causas e sintomas

Voltar ao topo da página ↑