Cuidado do pelo

Pode tosar gato? - Contraindicações e como tosar corretamente

 
Laura García Ortiz
Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 11 janeiro 2023
Pode tosar gato? - Contraindicações e como tosar corretamente
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O que acontece com um gato se você o tosa? É perigoso? É recomendado tosar gatos no verão, devido às altas temperaturas? A resposta é que depende. Em geral, os gatos não precisam de tosa, porque essa pelagem os protege de condições ambientais adversas.

No entanto, é verdade que em certas situações, como ambiente excessivamente quente, pelo mal higienizado, problemas cutâneos ou digestivos em um gato de pelo comprido, a tosa pode ter vantagens na prevenção de transtornos como bolas de pelo. Então, afinal, pode tosar gato? Continue lendo este artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre o assunto. Veja como fazê-lo, quais as vantagens e contraindicações.

Também lhe pode interessar: Como é a troca de pelo dos coelhos?

Índice

  1. Faz bem tosar o gato?
  2. Quanto tempo demora para crescer o pelo do gato depois da tosa?
  3. Quando tosar o gato?
  4. Quais raças de gato precisam de tosa?
  5. Como tosar um gato?

Faz bem tosar o gato?

A função do pelo dos gatos é isolar e proteger os felinos contra temperaturas e outras agressões ambientais, de forma que o recomendável é não tosá-lo, visto que o pelo retarda a absorção do calor pelas bolsas de ar que se formam no seu interior.

Ao tosar um gato, estamos deixando-o desprotegido dos agentes externos como o vento, os raios solares, a chuva e as temperaturas extremas do inverno. No entanto, isso não indica que seja totalmente contraindicado tosar o gato, mas que se deve evitar fazê-lo em excesso.

Outro aspecto importante a considerar é se o gato tem pelo longo ou curto, pois nos gatos de raças de pelo comprido temos maior margem para tosa, e esta até pode ser recomendada se os gatos forem propensos à formação de nós e emaranhados, e os tutores não tiverem o hábito de escová-los ou cuidar do seu pelo.

A tosa de gato também pode chegar a ser recomendada naquelas espécies com algum tipo de problema digestivo ou dermatológico, nas quais o pelo longo é um risco para a formação de bolas de pelo ou tricobezoares, ou nos gatos de pelos densos, ou mais compridos, nas épocas mais quentes do ano, para livrá-los de uma camada de calor extra e assim tolerarem melhor as altas temperaturas.

Desse modo, se o seu gato se encaixa nesses termos, os benefícios da tosa são maiores do que as contraindicações.

Agora que você já sabe que pode tosar o gato e que isso é bom em determinadas condições, confira no seguinte artigo do PeritoAnimal tudo sobre como evitar bolas de pelo em gatos.

Pode tosar gato? - Contraindicações e como tosar corretamente - Faz bem tosar o gato?

Quanto tempo demora para crescer o pelo do gato depois da tosa?

Se eu tosar o pelo do gato, ele volta a crescer? Possivelmente alguns tutores de gato podem se perguntar isso, e a resposta é sim. O tempo que leva para o pelo de um gato atingir novamente ao seu comprimento habitual após a tosa irá depender de vários fatores, sendo muito variável.

Enquanto há gatos em que o pelo cresce surpreendentemente rápido, há outros gatos que demoram mais. Em média, o pelo do gato após a tosa volta ao seu tamanho normal após 1-2 meses. É preciso considerar que em gatos de pelo curto o tempo para que o pelo atinja seu comprimento máximo é bem menor do que em um gato de pelo longo, que precisa de mais tempo para que os fios atinjam o mesmo volume e comprimento, por serem muito maiores.

É possível notar que, após o pelo de um gato tosado crescer novamente, observemos uma pelagem com cor e textura diferentes, mas isso geralmente é temporário e o pelo retorna à sua forma, consistência e cor habituais quando atinge um determinado comprimento ou seu máximo.

Em alguns casos, o pelo pode mudar definitivamente, mas isso não acontece com frequência. É comum que alguns tutores pensem que basta tosar o gato que ele terá pelos mais fortes e densos ao voltar a crescer, mas a tosa é só uma forma de limpeza.

Pode tosar gato? - Contraindicações e como tosar corretamente - Quanto tempo demora para crescer o pelo do gato depois da tosa?
Imagem: The Charleston Cat Groomer

Quando tosar o gato?

Você já viu que pode tosar gatos, mas quando fazer isso? Há uma idade ou época ideal? Sim. Os gatos podem ser tosados quando já forem capazes de se termorregular, isto é, após as primeiras 3 ou 4 semanas de vida. Além disso, se os acostumarmos desde pequenos, o trauma será muito menor que se decidirmos tosá-lo quando adulto ou até idoso, lembrando que os gatos são animais que se estressam com muita facilidade.

Um dos benefícios da tosa para gatos é que, com ela, é possível remover os nós do pelo, embora seja melhor evitar que se chegue nessa situação. Qualquer estímulo ao qual não esteja acostumado ou qualquer pequena mudança em sua rotina, localização de seus objetos cotidianos, bem como qualquer tipo de barulho desconhecido ou extravagante pode fazer com que o gato perca a calma e manifeste sinais de estresse.

Com a tosa vêm junto os barulhos da máquina de tosa e muito contato com seu gato, algo que costuma estressar principalmente os felinos jovens. Por isso, é comum que os gatos não se deixem ser tosados ou que o processo seja extremamente difícil. Para evitar estresse ou reduzi-lo, o ideal é habituar o gato às tosas desde pequeno, se quiser que a qualidade de vida e a tranquilidade do gato não sejam afetadas.

Abaixo você confere uma foto de um gato tosado.

Pode tosar gato? - Contraindicações e como tosar corretamente - Quando tosar o gato?

Quais raças de gato precisam de tosa?

Usualmente, as raças de gatos que podemos tosar são aquelas de pelo muito longo. Entre elas, podemos destacar:

Abaixo deixamos duas fotos de gatos tosados antes e depois:

Pode tosar gato? - Contraindicações e como tosar corretamente - Quais raças de gato precisam de tosa?
Imagem: The Charleston Cat Groomer
Pode tosar gato? - Contraindicações e como tosar corretamente -
Imagem: The Charleston Cat Groomer

Como tosar um gato?

Saiba que para tosar o gato você pode escolher três opções: tosar você mesmo se o gato estiver acostumado, levá-lo a um local para banho e tosa ou ao veterinário.

Como tosar um gato em casa

Se você se pergunta como tosar um gato, saiba que é preciso ter um grande espaço, além do tempo necessário para se dedicar ao felino. O primeiro passo é dar um banho nele. Após o banho e secá-lo, ele deve ser escovado e, nesse processo, vá desembaraçando os nós caso seja um gato de pelo longo, para assim desfazer todos os nós e remover pelos mortos.

Após escovar o gato e desembaraçar o pelo corretamente, deve-se cortar as mechas mais longas com uma tesoura para facilitar o trabalho da máquina de tosa para gatos. Saiba que existem determinados locais no corpo do bichano em que usar a máquina não é nada recomendado, por exemplo: as áreas ao redor das orelhas ou dos olhos, que podem ser mais facilmente feridas.

Comece a tosar o gato do pescoço até a base do rabo ao longo das costas. Se ele ficar nervoso, faça a tosa com cuidado e nunca grite ou o force a algo. Se ele não aguentar, você deve levá-lo a profissionais da área de veterinários felinos.

Contamos mais sobre como tosar um gato em casa nesse outro artigo.

Como tosar um gato no veterinário

Se você decidir levar o gato ao veterinário para tosar, deveria aproveitar a visita e também realizar um check-up veterinário, desparasitar e/ou vaciná-lo segundo as necessidades do gato. Sim, é claro que eles são veterinários e não cabeleireiros; por isso, nada de pedir cortes muito sofisticados, e sim uma tose higiênica para o gato simples para não ser uma desvantagem diante de agressões ambientais.

Além disso, no veterinário p gato provavelmente será sedado para não se estressar no processo, o que é ideal para gatos muito nervosos, incontroláveis ​​e medrosos.

Como tosar um gato no banho e tosa

O banho e tosa é sem dúvida o melhor lugar para tosas mais sofisticadas, já que lá são especializados em pentear, dar banho e tosar gatos. Por isso, é uma boa opção se o felino em questão for maleável e você não se sentir confiante para tosá-lo em casa, ou se o gato tiver uma pelagem longa, complicada e pesada e você não dispuser de todo o tempo necessário para cuidar de sua higiene.

Agora que você já sabe que pode tosar gato, viu as contraindicações e como fazer isso com o felino, recomendamos que você assista ao vídeo a seguir no qual falamos sobre quando se preocupar com um gato que solta muito pelo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode tosar gato? - Contraindicações e como tosar corretamente, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: The Charleston Cat Groomer
Imagem: The Charleston Cat Groomer
Imagem: The Charleston Cat Groomer
1 de 6
Pode tosar gato? - Contraindicações e como tosar corretamente