Partilhar

Gato Birmanês

Atualizado: 9 julho 2019
Gato Birmanês

Ao olhar para o gato Birmanês pode ser que você pensar que é uma variação dos gatos Siameses, mas de uma cor diferente. Porém isso não é verdade, trata-se de uma raça de gato realmente antiga que já existia no período medieval, embora não tenha chegado nos Estados Unidos e Europa até o século passado. Nessa ficha de raça do PeritoAnimal você vai conhecer toda a história e os detalhes do gato Birmanês.

Origem
  • Ásia
  • Mianmá
Classificação FIFE
  • Categoria III
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Gato Birmanês: origem

Acerca da história dessa raça felina existem inúmeras lendas que contam que esses bichanos se originaram nos mosteiros dos monges birmanos. Existem numerosas evidências arqueológicas e artísticas que afirmam que esse gato já estava presente na Tailândia no século XV.

Seja qual for a procedência concreta, a verdade é que se conhece com exatidão como essa raça chegou nos Estados Unidos, foi através de uma gata que viajou desde Birmânia acompanhando o doutor Joseph C. Thompson. Depois de cruzá-la com alguns gatos Siameses, foi comprovado que não se tratava de uma variedade escura da raça, estabelecendo assim uma raça diferente. Mas não acaba por aqui a história dessa raça, pois devido a fama que alcançou começaram a aparacer gatos híbridos nas exposições da CFA e, por isso, foi retirado o reconhecimento oficial do gato Birmanês como raça em 1947, não recuperando o estândar até 1953.

Gato Birmanês: características

Os gatos Birmanês são de tamanho mediano, com peso entre os 3 e 5 quilos, sendo as fêmeas mais leves que os machos. O corpo é forte e com musculatura marcada, com formas redondas e patas fortes. A cauda é larga e reta, terminando na ponta como um pincel arredondado. A cabeça de um exemplar dessa raça é redonda, com bochechas proeminentes, olhos separados, brilhantes e redondos, normalmente de cor dourada ou amarela. As orelhas seguem o padrão arredondado de todo o corpo e são de tamanho mediano.

A pelagem do gato Birmanês é curta, fina e macia, a cor do pelo é mais clara na raiz e mais escura a medida que vai chegando na ponta. Costuma ser frequente, independente da cor do pelo, que na região da barriga os tons do pelo sejam mais claros, são aceitas as seguintes cores: creme, marrom, azul, cinza e preto.

Gato Birmanês: personalidade

Os gatos Birmanês são sociáveis, adoram passar tempo com os familiares e também conhecer gente nova. Por isso, é uma raça que não consegue ficar muito tempo sozinha e é preciso ter isso em conta, se você passar longos períodos fora de casa.

São felinos brincalhões e curiosos, por essa razão é aconselhável preparar jogos com alguns brinquedos ou até mesmo fazer os brinquedos. A respeito das crianças, é uma raça que se dá muito bem, sendo um excelente companheiro para os menores, também convive muito bem com outros animais domésticos pois não é uma raça territorialista. Esses gatos são bastante comunicativos, tendo um miado doce e melódico, não vão hesitar em manter conversas com os tutores.

Gato Birmanês: cuidados

Essa raça de gato não requer atenção especial. É necessário oferecer a eles uma alimentação de qualidade, com a quantidade adequada, permitir que se exercitem regularmente, brincando com eles e também deixando que saiam para explorar o jardim. Também deve cuidar da pelagem com escovações frequentes para manter lustroso, limpo e livre de pelos mortos que possam causar bolas de pelo.

Gato Birmanês: saúde

Dado que são felinos muito robustos, não foi registrado nenhuma doença hereditária ou adquiridas que afetam essa raça especificamente. Para manter esse bichano saudável é necessário ter as vacinas e desparasitação em dia, seguindo o calendário indicado pelo veterinário.

É importante cuidar da limpeza dos olhos, orelhas e boca, podendo ser necessário realizar limpezas bucais e auditivas em determinados casos ou em certos momentos do ciclo vital do pet.

Bibliografia
  • Breed Profile: The Burmese - The Cat Fanciers' Association. Disponível em: http://cfa.org/breeds/breedsab/burmese.aspx
  • The burmese Cat Club. Disponível em: http://burmesecatclub.com/
  • Burmese - The International Cat Association. Disponível em: https://www.tica.org/nl/cat-breeds/item/195-burmese-introduction

Fotos de Gato Birmanês

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato Birmanês

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato Birmanês

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Gato Birmanês
1 de 5
Gato Birmanês

Voltar ao topo da página