Partilhar

Gato angorá turco

Atualizado: 20 fevereiro 2019
Gato angorá turco

Provenientes da distante Turquia, os gatos angorá são uma das raças felinas mais antigas do mundo. Frequentemente ela é confundida com outras raças de pelo comprido como os gatos persas, já que ambas as raças gozam de uma notória popularidade. No entanto, as duas apresentam diferenças que veremos na continuação. Assim, neste artigo do PeritoAnimal veremos as características do gato angorá turco que o definem como raça e as quais permitem distingui-lo de qualquer outra.

Origem
  • Ásia
  • Europa
  • Turquia
Classificação FIFE
  • Categoria II
Características físicas
Peso médio
  • 3-5
  • 5-6
  • 6-8
  • 8-10
  • 10-14
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-15
  • 15-18
  • 18-20
Tipo de pelo

Origem do gato angorá turco

Considera-se que o angorá turco é um dos primeiros gatos de pelo longo da história, assim as raízes desta exótica raça felina são antigas e profundas. Os gatos angorá provêm da região turca de Ancara, da qual se deriva seu nome. Ali, os gatos que são brancos e que têm um olho de cada cor, condição que tem o nome de heterocromia e que é bastante frequente na raça, são considerados um ícone de pureza e, por isso, são muito estimados no país.

Esses exemplares recebem o nome de "Ankara kedi" e até são conhecidos como o tesouro nacional da Turquia. Isso é tão verdade que existe uma lenda que afirma que o fundador da Turquia voltará ao mundo encarnado em um gato angorá turco.

A origem do angorá é antiga e por isso existem várias teorias sobre o surgimento da raça. Uma delas expõe que o angorá turco surgiu dos gatos selvagens criados na China. Já outra defende que o gato angorá vem de outros que viviam nas frias estepes russas e que tiveram que desenvolver uma pelagem comprida e densa que os protegesse do frio. De acordo com essa última teoria, o angorá turco poderia ser ancestral do gato norueguês da floresta ou do maine coon.

Outras pessoas acreditam que o gato angorá só chegou na região da Turquia por meio das invasões islâmicas que a Pérsia sofreu no século XV. Já sobre a sua chegada na Europa também existem várias possibilidades. A hipótese mais aceita é que os angorá chegaram no continente em navios vikings por volta do século X.

O que se pode comprovar é que os angorá turcos aparecem registrados em documentos datados do século XVI, nos quais se relata como eles eram entregues de presente pelo sultão turco da época à nobreza inglesa e francesa. Desde então, a raça foi considerada muito popular e valiosa pela aristocracia da corte de Luis XV.

Além disso, só na década de 70 que o angorá turco foi reconhecido oficialmente pelo CFA (Cat Fanciers' Association), quando também se criou uma associação oficial da raça. E a FIFE (Fédératión Internationale Féline) reconheceu os angorá anos mais tardes, especificamente em 1988.

Até hoje o gato angorá turco não é muito popular em números pelo mundo, sendo que seus poucos exemplares estão concentrados na Europa e Estados Unidos, o que dificulta a sua adoção, principalmente se buscamos que tenha pedigree.

Características do gato angorá turco

Os angorá são gatos medianos que pesam entre 3kg e 5kg e têm uma altura que vai dos 15cm aos 20cm. Normalmente, a expectativa de vida do gato angorá turco gira entre os 12 e 16 anos.

O corpo do angorá turco é alargado, com uma musculatura marcada e forte, que mesmo assim o faz esbelto e elegante. Suas patas traseiras são mais altas que as dianteiras, seu rabo é muito fino e comprido e, além disso, o angorá ainda apresenta uma pelagem comprida e densa, o que dá uma aparência de "espanador" ao felino.

A cabeça de um gato angorá turco é pequena ou mediana, nunca grande, e com forma triangular. Seus olhos são mais ovalados e grandes e donos de um olhar expressivo e penetrante. Em relação às cores, as mais frequentes são âmbar, cobre, azul e verde. Também vale lembrar que muitos dos angorás também têm olhos de cores diferentes, sendo uma raça com uma das maiores tendências à heterocromia.

Assim, tanto a diferença de cor nos olhos como seu pelo longo são as características mais representativas do angorá turco. Já suas orelhas são grandes e de base ampla, pontiagudas e de preferência com escovas nas pontas.

A pelagem de um gato angorá é comprida, fina e densa. Originalmente sua cor mais comum era o branco, mas com o tempo foram aparecendo vários padrões e hoje em dia também pode-se encontrar angorá turcos com pelos branco, vermelho, creme, marrom, azul, prata e prata azulado e malhado. A camada de pelos é mais densa na parte inferior, enquanto no rabo e na região do pescoço ela quase não existe.

Caráter do gato angorá turco

O gato angorá turco é uma raça de temperamento tranquilo e calmo, que gosta do equilíbrio entre a atividade e o repouso. Por isso, se queremos que o felino acompanhe as crianças com quem vive em todos seus jogos temos que acostumá-lo com esse modo de vida desde pequeno, do contrário o angorá pode se mostrar reticente em relação aos mais novos.

Se o animal se habituar, ele será um maravilhoso companheiro para as crianças, já que o caráter do angorá turco também é energético, paciente e que adora brincar. Temos que prestar atenção também ao enriquecimento ambiental necessário para que sua inquietude e curiosidade seja despertada.

Algumas vezes o angorá é comparado a cachorros já que ele costuma seguir seus donos por todos os lados, o que mostra sua fidelidade e apego. Os gatos angorá turcos são animais dóceis e carinhosos que aproveitarão muito suas sessões de "mimos" e que até podem ser adestrados para realizar diversos truques, já que as carícias recebidas são um excelente prêmio para ele.

Normalmente eles se adaptam a viver em qualquer lugar, sempre que os demais lhes deem o carinho e espaço que precisam. Desta forma, o angorá turco poderá viver tanto em um apartamento como em uma casa com quintal ou no meio do campo. Temos que considerar que geralmente os gatos angorá não se mostram muito dispostos a compartilhar seu lar com outros bichinhos de estimação.

Cuidados do gato angorá turco

Como em todas as raças de pelo semi-largo, dentro dos cuidados que se deve ter com um angorá turco se destaca a necessidade de pentear constantemente o animal para ajudar a eliminar o excesso de pelo, o qual pode ser prejudicial tanto para a sua saúde, por que pode provocar a formação de bolas de pelo, como para manter seu lar livre de pelos. Pentear seu gato angorá turco não será difícil devido a sua espessa cobertura de pelos. Por isso, não será necessário muito esforço para manter sua pelagem com um aspecto suave, sedoso e livre de nós e sujeiras.

Por outro lado, temos que oferecer uma alimentação equilibrada ao angorá que cubra todas as suas necessidades nutricionais e que proporcione a energia que ele precisa no dia dia. Para que essa energia se libere de maneira oportuna é preferível que sejam colocados à disposição do felino brinquedos adequados, assim evitaremos que ele se aborreça e possa causar danos e prejuízos à casa.

Não podemos também nos descuidar das unhas, dentes, olhos e ouvidos do gato, realizando para isso as limpezas e tratamentos necessários para manter seu bem-estar e sua saúde.

Saúde do gato angorá turco

O gato angorá turco é uma raça de gatos muito saudável e forte que não costuma a demonstrar doenças congênitas graves. No entanto, os exemplares brancos se mostram mais propensos a desenvolver surdez ou a já nascerem surdos, principalmente se tiverem olhos dourados ou com hipocromia. Essa patologia pode ser diagnosticada por um veterinário através diversos exames, que também nos informarão o grau da doença.

Para evitar as bolas de pelo no aparato digestivo podemos recorrer a produtos especiais como a parafina. Penteando diariamente seu gato e usando esses produtos conseguiremos manter o angorá turco saudável e livre de qualquer doença.

Junto a essas considerações especiais também é necessário não esquecer de outros cuidados comuns que devem ser realizados para todos os gatos, como manter seu bichinho de estimação em dia com todas as vacinas, desparasitações e consultas regulares ao veterinário.

Fotos de Gato angorá turco

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Gato angorá turco

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Gato angorá turco

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 comentário
A sua avaliação:
Lana Kelly
Eu tenho uma gata angorá turca e ela é meio brava o que eu Faso para
Acalmar ela ?




Gato angorá turco
1 de 2
Gato angorá turco

Voltar ao topo da página