Cuidado do pelo

Como é a troca de pelo dos coelhos?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. 31 dezembro 2022
Como é a troca de pelo dos coelhos?
Coelhos

Ver fichas de  Coelhos

Se o seu coelho de repente perde pelo, não é motivo para se preocupar. Afinal, é algo totalmente normal! A explicação mais simples é que seu coelho está mudando de pelo. Simplesmente chegou a hora de trocar alguns velhos pelos para se adaptar à época do ano em que se encontra, algo bastante comum principalmente no hemisfério norte do mundo, onde as estações são mais marcadas.

Neste artigo do PeritoAnimal, te explicaremos o que é e como é a troca de pelo nos coelhos, o que fazer nesta época e por que é importante escová-los com frequência.

Também lhe pode interessar: Como é a troca de pelo dos gatos?

Índice

  1. O que é a troca de pelo nos coelhos
  2. Quanto tempo leva a troca de pelo dos coelhos?
  3. Riscos da troca de pelo dos coelhos
  4. Pode tosar coelho?

O que é a troca de pelo nos coelhos

Como outros pets, os coelhos trocam seus pelos para regular a temperatura corporal e, assim, se adaptar às mudanças das estações. Especialmente aqueles que vivem no hemisfério norte do mundo, eles podem fazer isso ao menos duas vezes ao ano e, em alguns animais, a troca de pelo passa quase despercebida, enquanto que em outros o coelho perde muito pelo de repente, aparecendo falhas e deixando pequenos tufos de pelos onde se sentam ou encostam.

A troca de pelo mais visível em um coelho ocorre na primavera, quando as temperaturas aumentam, porque o pet vai perdendo o pelo da primeira camada que já não necessita. O coelho troca sua pelagem do inverno, grossa e pesada, por uma de verão mais leve. Se volta a fazer frio no outono, volta a trocar. Desta vez o pelo leve de verão é modificado pelo quente do inverno. No entanto, a troca não se realiza "pontualmente como um relógio", mas sim pouco a pouco e por fases. Isto depende muito do clima e da região. Em alguns locais em outubro já faz mais frio e o coelhinho precisa estar mais quentinho, e em outras regiões o clima é mais de "outono dourado". Em qualquer caso, o tutor do coelho deve ajudar com a escovação. Se você deseja saber por que temos que escovar o coelho durante a troca, continue lendo os conselhos seguintes.

Quanto tempo leva a troca de pelo dos coelhos?

A duração da troca de pelo em coelhos depende de cada um e especialmente de sua raça. Às vezes necessitam de alguns dias e às vezes de semanas para terminar de trocar os pelos. Em teoria, perdem os pelos progressivamente, mas alguns o fazem por partes e às vezes se formam falhas. Mas não se preocupe, se o seu coelho tem falhas na pelagem durante a troca, é totalmente normal! Observe a falha e veja se a pele está saudável. Se não tem feridas, não tem razão para se preocupar.

Se você não sabe se o seu coelhinho começou a troca de pelo, te recomendamos que observe se ele está soltando mais pelo que o normal ao acariciá-lo ou se há bolas de pelos no chão e, principalmente, nos seus cocôs. É que especialmente durante o período de troca de pelo do coelho ocorre que suas bolinhas de fezes se unem e parecem um colar de pérolas. É devido ao pelo que engoliu enquanto se limpava. Se o aspecto do cocô do coelho não mudou e o espaço entre as bolinhas é uniforme, é uma boa indicação de que seu coelho está saudável e sua digestão funciona bem. Mas, por que é importante a digestão do coelho durante a época de troca? Te explicamos no próximo parágrafo.

Riscos da troca de pelo dos coelhos

A troca de pelo dos coelhos é um momento que não está isento de problemas. Nesta fase, os coelhos ingerem mais pelos ao se limpar, o que pode gerar um problema no trato intestinal. A pelagem ingerida pode dar lugar a bolas de pelo que podem causar rapidamente uma obstrução intestinal potencialmente mortal. Mas existem várias formas para ajudar nosso amigo e evitar isso.

Conselhos para evitar as bolas de pelo em coelhos

Para evitar as bolas de pelo, devem ser tomadas medidas preventivas, especialmente durante a troca de pelos, como as seguintes:

  • Escovar o coelho: é essencial que você escove o coelho com regularidade para tirar o pelo solto. Além de ingerir menos pelo, o coelho perderá menos pelos por todos os lugares. Se vários coelhos vivem juntos, também se ajudam entre si com a preparação e limpeza, um ato que não devemos interromper. Para escovar seu amigo é melhor uma escova do que o pente, já que os dentes do pente se enrolam e podem causar dano. A escovação do pelo é somente adequada para a pelagem superficial porque não penetra na capa interna. Com isso, conseguimos acostumar o coelho à escovação diária para eliminar o pelo solto. Com a pressão adequada, podemos ajudar nosso coelho com a troca de pelos.
  • Proporcionar feno: para que o pelo que caiu durante a troca cause menos problemas, podemos ajudar com comida fresca. O feno fresco no solo é a forma ideal e mais saudável de alimentar os coelhos, mas também tem um efeito de limpeza positiva no trato gastrointestinal. Por sua vez, a erva fresca estimula a digestão e "varre" os pelos do intestino do coelho.
  • Malta para coelhos: é provável que você tenha lido ou ouvido dizer que a malta pode ajudar os coelhos com as bolas no estômago. No entanto, nem sempre é aconselhável dar malta para nosso pet nem pode ser de qualquer marca, por isso o melhor é consultar primeiro nosso veterinário.

Para mais informações, pode ler este outro artigo sobre Cuidados com coelho.

Como é a troca de pelo dos coelhos? - Riscos da troca de pelo dos coelhos

Pode tosar coelho?

Se durante a troca de pelo ocorrerem nós e não é possível retirá-los com a escovação, você terá que tosar o coelho. No entanto, se recomenda levar nosso amiguinho sempre em um especialista para tosá-lo. Os coelhos são animais muito nervosos e existe o risco de causar danos enquanto cortamos seu pelo.

Sua pelagem é forte, mas sua pele é fina e delicada, além de que a experiência de cortar o pelo com uma máquina barulhenta lhes causa medo, podendo traumatizá-lo para sempre. Desta forma, nosso conselho é não tosar um coelho, ao menos que seja muito necessário.

Como vimos, os nós nos pelos são muito perigosos para os coelhos, por isso é importante tratá-los o quanto antes para evitar que piorem ou que seu coelhinho os ingira por engano ao se limpar.

Agora que você sabe como é a troca de pelo dos coelhos, não perca o vídeo a seguir no qual apresentamos um guia completo para cuidar bem de um coelho:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como é a troca de pelo dos coelhos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como é a troca de pelo dos coelhos?