PARTILHAR

Como escovar pelo de gato

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 9 agosto 2023
Como escovar pelo de gato
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Os gatos são por natureza muito exigentes, especialmente quando se trata de de higiene pessoal. A maioria deles gosta de fazer esse trabalho por conta própria. No entanto, de vez em quando, seu felino precisará de uma certa ajuda externa para manter a beleza de sua orgulhosa pelagem.

Escovar o pelo de gato com regularidade é uma tarefa importante que alguns tutores costumam ignorar, acreditando que seu animal de estimação é capaz de cuidar disso completamente sozinho. No entanto, saiba que a escovação tem diversos benefícios: ajuda a manter o pelo em boas condições, evita que a pele se enrosque, distribui os óleos naturais na derme, promove uma boa circulação e permite inspecionar qualquer animal ou lesão oculta.

Portanto, neste artigo do PeritoAnimal, queremos oferecer nossas recomendações sobre como escovar pelo de gato, te dando as melhores dicas para que seu companheiro felino fique com uma pelagem bonita e sedosa. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Tirar os nós em gatos de pelo longo

Utilize uma escova adequada

Você sabe como escovar pelo de gato? Antes de começar, certifique-se de ter a ferramenta adequada em mãos. Para isso, você deve saber que existem muitos tipos de pentes e escovas para gatos no mercado, por isso faça uma pesquisa preliminar conversando com os profissionais da Petshop para selecionar o que melhor se adapta ao pelo do seu felino. A maioria das escovas para gatos são bem baratas e valem a pena.

Para felinos de pelo curto, você pode usar uma rasqueadeira, que é a escova para gatos mais comum. Preste atenção pois há diferentes opções. Ao selecionar a mais adequada, use com suavidade para tornar a escovação uma experiência positiva para o felino. Convidamos você a ler o artigo escovas para gatos de pelo curto.

Para gatos de pelo longo, denso e propenso a quebrar ao escová-lo, não é recomendado usar um pente ou uma escova para gatos de pelo curto, pois os dentes mais curtos não alcançariam o subpelo; a escovação seria inútil e continuaria perdendo pelos mortos. O ideal é optar por uma escova de dupla face ou metálica, e utilizá-la com muito cuidado para não quebrar os pelos ou machucar o animal. Tendo isso resolvido, você está pronto para nossas outras dicas de como escovar o pelo do gato. E se quiser mais detalhes sobre as escovas para gatos, consulte nosso artigo: escovas para gatos de pelo longo.

Como escovar pelo de gato - Utilize uma escova adequada

Dicas gerais sobre como escovar pelo de gato

Quantas vezes se deve escovar o gato? Pode escovar o gato todo dia? São inúmeros os questionamentos em relação à escovação dos gatos. Por isso, separamos algumas dicas que certamente vão te ajudar na tarefa de cuidar do pelo do gato, até mesmo, aproximar você do seu companheiro felino ao transformar este ato em um momento de prazer para vocês dois:

Quantas vezes se deve escovar o gato?

A frequência da escovação do pelo do gato depende do tipo de pelo dele. Se ele tiver pelo longo, o ideal é escová-lo diariamente ou mesmo um dia sim, outro não. Ou seja, não há problema algum se você quisaer/puder escovar o gato todo dia. Isso ajuda a evitar as bolas de pelo e o acúmulo dentro de casa. Se for de uma raça de pelo curto, uma ou duas vezes por semana será o ideal.

Como escovar pelo de gato?

Sempre escove seu gato na direção do pelo, para ele pode ser até relaxante. Ao contrário, a escovação contínua contra a direção do pelo lhe causará desconforto a tal ponto que você não será capaz de escová-lo por mais de 1 minuto.

Quando devo começar a escovar o pelo do meu gato?

Acostume seu gato a ser escovado desde muito jovem. Você pode começar assim que ele completar oito semanas de vida.

Onde devo prestar mais atenção ao escovar o gato?

Embora nem sempre seja fácil, haverá dias melhores e outros piores. Uma boa dica sobre como escovar o pelo do gato é tentar sempre escovar o corpo inteiro do felino, principalmente sob as patas posteriores e atrás das patas dianteiras, pois são os locais mais problemáticos.

Em que momentos devo escová-lo?

Cuidar do pelo de gato exige que você aproveite as oportunidades. Se ele estiver relaxado ao seu lado em um momento de confiança e na posição de barriga para cima, este pode ser um bom momento para escovar a área da pata e da barriga. Vá lentamente e com suavidade.

Divida a escovação em seções diferentes se seu gato começar a ficar irritado e/ou desesperado. Escove uma seção hoje e outra mais tarde ou amanhã. Isso pode levar mais tempo, mas pode ser mais suportável para seu felino e você terá menos arranhões se não tiver conseguido transformar isso em um momento positivo e relaxante para ele. Para evitar ser arranhado, não perca o nosso artigo sobre o que fazer se o seu gato te morde e arranha.

Como escovar pelo de gato - Dicas gerais sobre como escovar pelo de gato

Truques para escovar pelo de gato

Para poder escovar o pelo do seu gato sem problemas, pegue seu felino nos braços e sente-se com ele entre suas pernas em um lugar que seja confortável tanto para ele como para você. Feche as portas e janelas para que ele não tente escapar durante a escovação e você não consiga segurá-lo novamente. Acaricie seu gato até que ele fique de bom humor, sereno e relaxado; você saberá quando ele começar a te lamber ou a ronronar.

Agora, escove ao longo de suas costas com movimentos lentos, delicados e longos, da cauda até o topo da cabeça. Observe se seu gato está tendo sensações estranhas que possam levar a um comportamento agressivo. Preste atenção à sua linguagem corporal. Verifique a escova de vez em quando para se certificar que não há pelo emaranhado, se houver, retire o pelo com um pente e continue.

Não negligencie as axilas e o abdômen, estas são áreas onde muitos nós se formam e alguns passam despercebido porque estão colados na pele. Seja delicado se estiverem emaranhados, tente alisá-los com um pouco de óleo de bebê e depois penteie-o. Essa é uma dica importante de como escovar o pelo do gato da melhor maneira.

Se você encontrar alguns nós muito impossíveis de pentear, não os puxe, pois eles podem causar dor no animal e machucar a pele do seu gato. Utilize um separador de nós para cortá-los em pedaços menores ou, se não for possível, corte-os cuidadosamente com uma pequena tesoura (somente se não estiverem muito próximos da pele). Além disso, como o cabelo das pessoas, você pode começar a desembaraçar desde a ponta até a raiz, você verá como aos poucos eles vão suavizando.

Sempre e sempre, mime e recompense seu gato com um prêmio depois de cada escovação. Isso o ajudará a se relacionar de maneira positiva este momento.

E agora que você viu como escovar pelo de gato e viu que há diferentes escovas para gatos, talvez possa te interessar este vídeo sobre 10 acessórios para gatos e a importância de cada um deles:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como escovar pelo de gato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Bibliografia
  • PREVENTIVE VET. Tips for Brushing Your Cat and Why You Should. Disponível em: <https://www.preventivevet.com/cats/tips-for-brushing-your-cat-and-why-you-should>. Acesso em 13 de abril de 2021.
  • MUY INTERESANTE. Cepillar al gato: consejos y beneficios. Disponível em: <https://www.muyinteresante.es/mascotas/fotos/cepillar-al-gato-consejos-y-beneficios>. Acesso em 13 de abril de 2021.
  • CORREIO BRAZILIENSE. Saiba como manter a pelagem do seu pet saudável e evitar alergias. Disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2021/03/4912846-saiba-como-manter-a-pelagem-do-seu-pet-saudavel-e-evitar-alergias.html>. Acesso em 13 de abril de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como escovar pelo de gato
1 de 3
Como escovar pelo de gato

Voltar ao topo da página ↑