Partilhar
Partilhar em:

Como tosar um gato em casa

Como tosar um gato em casa

Ver fichas de  Gatos

Seja pelo calor ou porque têm o pelo muito comprido e embaraçado, é hora de o cortar. Cortar o pelo a um gato pode ser uma terapia de relaxamento, ou pelo contrário, ser um drama. Um gato com um pelo saudável e cuidado, é um gato feliz.

Este é um momento chave no qual o seu pet deposita toda a sua confiança em si para que você arrume o seu mais apreciado tesouro, o seu pelo. Por este motivo e para criar um vínculo melhor com o animal, é importante aprender a dominar a arte.

Se quer saber como tosar um gato em casa, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe vamos explicar passo a passo as melhores técnicas para que você e o seu companheiro felino tenham a melhor experiência possível.

Também lhe pode interessar: 10 Tipos de tosas para um Yorkshire Terrier
Instruções:
1

Se o seu gato ainda é filhote, então tem uma oportunidade de ouro entre as suas mãos para começar a habituá-lo desde cedo, assim com o tempo toda a rotina de corte e cuidado do pelo pode chegar a ser um momento agradável e especial para ele. O melhor momento para fazer isto é no início da época de verão, assim conseguirá ajudá-lo a manter-se fresco quando as temperaturas subirem.

Se pelo contrário, o seu gato já é adulto e você está se iniciando no mundo da tosa felina, deverá ter muita paciência, ser cuidadoso e delicado em todo o processo. Lembre-se que haverão tesouras no ambiente, pelo que a segurança é muito importante.

2

A primeira coisa a fazer será preparar o terreno de batalha. Escolha um local amplo para realizar a sessão de tosa. Um lugar onde possa ter espaço para colocar todas as coisas sem que estejam amontoadas, isso irá ajudá-lo a ser mais organizado e a mexer-se com tranquilidade durante todo o processo. Leve o tempo que for preciso para cortar o pelo do seu gato. Nós recomendamos que o faça na cozinha, pois por norma são cômodos maiores que os banheiros. Reúna tesouras (de diferentes tamanhos), óleo de bebê, aparadores, toalhas, grampos de cabelo, escovas, pentes e todos os elementos que considere necessários.

Antes de cortar o pelo do seu gato deverá dar-lhe um banho relaxante para o preparar para o momento do corte do pelo. Também é uma boa ideia baixar-lhe as garras para não acabar arranhado. Se o seu gato se mostrar constantemente apreensivo, nervoso e até agressivo, consulte o veterinário para que este lhe indique algum tranquilizante antes da sessão.

Coloque o seu gato sobre uma toalha ou tecido, assim ficará com o cômodo menos sujo.

3

Comece utilizando o seu pente habitual para desembaraçar o pelo, verificar o comprimento do mesmo e eliminar os nós que conseguir sem utilizar a tesoura. Penteie todo o corpo do gato muito bem, isto vai ajudá-lo a planejar a sua estratégia de corte.

4

Uma vez terminada a escovação, corte os pedaços de pelo mais compridos, corte em todos os lugares onde tiver nós superficiais, em especial, em lugares complicados onde a máquina elétrica não possa aceder ou seja um pouco perigoso.

Dependendo da área, utilize tesouras de tamanhos diferentes. As zonas mais complicadas são as orelhas, mamilos e vulva (no caso das fêmeas) e ao redor do ânus. Para os nós lembre-se de os desembaraçar o mais que conseguir e depois corte com uma tesoura, evite a máquina nestes casos. Corte o comprimento que conseguir.

5

Agora é a vez da máquina de cortar, uma ferramenta que pode usar no caso de querer ser mais radical quanto ao comprimento do pelo do seu gato. É muito importante que o pelo do gato não esteja excessivamente comprido, caso contrário o uso da máquina elétrica pode ser muito perigoso. Antes de a utilizar, deverá cortar com a tesoura.

As máquinas são para o corpo do gato e deve utilizá-las desde o pescoço até à base da cauda, fazendo movimentos retos e lineares. Não pressione demasiado a máquina contra a pele do felino porque pode ser incômodo e até perigoso para ele. Não leve muito tempo pois o gato pode não gostar muito do barulho da máquina.

Tente ser organizado quanto às zonas que vai cortando e vá por partes. Faça umas duas passagens mais amplas e depois repasse em zonas mais fechadas, como por exemplo a cauda.

Tente manter o mesmo comprimento em todo o corpo, menos na cabeça, este é um lugar muito delicado onde não deve usar a máquina de cortar. Para a zona da cabeça e do rosto deve usar a tesoura mais segura que tiver. O que é habitual fazer nestas zonas é manter o pelo um pouco mais comprido que o resto do corpo.

6

Vá parando e verificando como vai ficando o corte do pelo do seu gato, assim evitará que o seu gato fique com uma raspagem excessiva. Repasse nas zonas que não ficaram com o mesmo comprimento e, por último escove o seu gato várias vezes para eliminar todo o pelo que ficou agarrado à sua pele.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tosar um gato em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como tosar um gato em casa

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Como tosar um gato em casa
1 de 7
Como tosar um gato em casa