Conselhos de beleza

Como tosar um gato em casa

Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 novembro 2018
Como tosar um gato em casa
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Seja pelo calor ou porque têm o pelo muito comprido e embaraçado, é hora de o cortar. Cortar o pelo a um gato pode ser uma terapia de relaxamento, ou pelo contrário, ser um drama. Um gato com um pelo saudável e cuidado, é um gato feliz.

Este é um momento chave no qual o seu pet deposita toda a sua confiança em si para que você arrume o seu mais apreciado tesouro, o seu pelo. Por este motivo e para criar um vínculo melhor com o animal, é importante aprender a dominar a arte.

Se quer saber como tosar um gato em casa, continue lendo este artigo do PeritoAnimal onde lhe vamos explicar passo a passo as melhores técnicas para que você e o seu companheiro felino tenham a melhor experiência possível.

Também lhe pode interessar: Como tosar um cachorro em casa

Passos a seguir:

1

Se o seu gato ainda é filhote, então tem uma oportunidade de ouro entre as suas mãos para começar a habituá-lo desde cedo, assim com o tempo toda a rotina de corte e cuidado do pelo pode chegar a ser um momento agradável e especial para ele. O melhor momento para fazer isto é no início da época de verão, assim conseguirá ajudá-lo a manter-se fresco quando as temperaturas subirem.

Se pelo contrário, o seu gato já é adulto e você está se iniciando no mundo da tosa felina, deverá ter muita paciência, ser cuidadoso e delicado em todo o processo. Lembre-se que haverão tesouras no ambiente, pelo que a segurança é muito importante.

Como tosar um gato em casa - Passo 1
2

A primeira coisa a fazer será preparar o terreno de batalha. Escolha um local amplo para realizar a sessão de tosa. Um lugar onde possa ter espaço para colocar todas as coisas sem que estejam amontoadas, isso irá ajudá-lo a ser mais organizado e a mexer-se com tranquilidade durante todo o processo. Leve o tempo que for preciso para cortar o pelo do seu gato. Nós recomendamos que o faça na cozinha, pois por norma são cômodos maiores que os banheiros. Reúna tesouras (de diferentes tamanhos), óleo de bebê, aparadores, toalhas, grampos de cabelo, escovas, pentes e todos os elementos que considere necessários.

Antes de cortar o pelo do seu gato deverá dar-lhe um banho relaxante para o preparar para o momento do corte do pelo. Também é uma boa ideia baixar-lhe as garras para não acabar arranhado. Se o seu gato se mostrar constantemente apreensivo, nervoso e até agressivo, consulte o veterinário para que este lhe indique algum tranquilizante antes da sessão.

Coloque o seu gato sobre uma toalha ou tecido, assim ficará com o cômodo menos sujo.

Como tosar um gato em casa - Passo 2
3

Comece utilizando o seu pente habitual para desembaraçar o pelo, verificar o comprimento do mesmo e eliminar os nós que conseguir sem utilizar a tesoura. Penteie todo o corpo do gato muito bem, isto vai ajudá-lo a planejar a sua estratégia de corte.

Como tosar um gato em casa - Passo 3
4

Uma vez terminada a escovação, corte os pedaços de pelo mais compridos, corte em todos os lugares onde tiver nós superficiais, em especial, em lugares complicados onde a máquina elétrica não possa aceder ou seja um pouco perigoso.

Dependendo da área, utilize tesouras de tamanhos diferentes. As zonas mais complicadas são as orelhas, mamilos e vulva (no caso das fêmeas) e ao redor do ânus. Para os nós lembre-se de os desembaraçar o mais que conseguir e depois corte com uma tesoura, evite a máquina nestes casos. Corte o comprimento que conseguir.

Como tosar um gato em casa - Passo 4
5

Agora é a vez da máquina de cortar, uma ferramenta que pode usar no caso de querer ser mais radical quanto ao comprimento do pelo do seu gato. É muito importante que o pelo do gato não esteja excessivamente comprido, caso contrário o uso da máquina elétrica pode ser muito perigoso. Antes de a utilizar, deverá cortar com a tesoura.

As máquinas são para o corpo do gato e deve utilizá-las desde o pescoço até à base da cauda, fazendo movimentos retos e lineares. Não pressione demasiado a máquina contra a pele do felino porque pode ser incômodo e até perigoso para ele. Não leve muito tempo pois o gato pode não gostar muito do barulho da máquina.

Tente ser organizado quanto às zonas que vai cortando e vá por partes. Faça umas duas passagens mais amplas e depois repasse em zonas mais fechadas, como por exemplo a cauda.

Tente manter o mesmo comprimento em todo o corpo, menos na cabeça, este é um lugar muito delicado onde não deve usar a máquina de cortar. Para a zona da cabeça e do rosto deve usar a tesoura mais segura que tiver. O que é habitual fazer nestas zonas é manter o pelo um pouco mais comprido que o resto do corpo.

Como tosar um gato em casa - Passo 5
6

Vá parando e verificando como vai ficando o corte do pelo do seu gato, assim evitará que o seu gato fique com uma raspagem excessiva. Repasse nas zonas que não ficaram com o mesmo comprimento e, por último escove o seu gato várias vezes para eliminar todo o pelo que ficou agarrado à sua pele.

Como tosar um gato em casa - Passo 6

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como tosar um gato em casa, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Conselhos de beleza.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Esmeralda
qual o aparelho que devo comprar para tosar meu gato e cachorro
1 de 7
Como tosar um gato em casa