Partilhar

Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um

Por Nídia Figueira, Editora e redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 19 maio 2020
Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um

Ver fichas de  Cachorros

Cada cachorro é único e os cuidados que eles necessitam também. Mesmo que pense que não é importante, conhecer a pelagem do seu cachorro pode ajudar no momento de cortá-la, dar banho, etc. Também compreenderá melhor como regular a sua temperatura, percebendo se necessitam ou não de abrigo extra que o proteja.

Neste artigo do PeritoAnimal apresentamos os diferentes tipos de pelagem de cachorro, definindo cada um e classificando para que você identifique o do seu pet e saiba cuidar dele corretamente. Conheça os tipos de pelo do cachorro e saiba como cuidar de cada um deles.

Também lhe pode interessar: Troca de pelo do Husky Siberiano

Tipos de pelo de cachorro

Cachorros são todos da mesma espécie, enquanto as raças são uma definição a partir da sua origem e um conjunto de características que os definem e classificam em determinados grupos. As características físicas mais comuns de serem observadas são tamanho, forma do focinho e o tipo de pelagem do cachorro.

Ter conhecimento dos tipos de pelo de cachorro, entretanto, vai muito além de uma mera questão de raça (afinal, cães sem raça também tem diferentes tipos de pelo) mas é item importante nos cuidados diários de cada cachorro já que a pelagem de algumas raças requerem mais, ou menos, atenção. Uma dedicação correta a esse quesito, ademais, pode prevenir o aparecimento de problemas como caspa, alergias, parasitas, fungos, sarna e outras doenças de pele nos cachorros.

A seguir, apresentamos os tipos de pelo de cachorro e explicamos os cuidados necessários para cada um deles:

Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um - Tipos de pelo de cachorro

Pelo duro

Dentre os tipos de pelo de cachorro, o pelo duro é assim classificado quando atinge e ultrapassa os 10 centímetros de comprimento e apresenta uma espessura característica. Falamos de pelagem de cachorro dura em algumas ocasiões, como quando identificamos um cachorro com barba ou grandes sobrancelhas, pelagem que se deve conservar e manter para que assuma uma função impermeável única e característica.

Alguns exemplos de cachorro com pelo duro são o Schnauzer e o West Highland Terrier (Westie).

Durante o crescimento de pelo novo, o anterior seca e fica preso na espessa pelagem que os cachorros possuem. Necessita de ser escovado diariamente para remover o pelo morto. Alguns cachorros que possuem pelagem dura têm duas camadas de pelo, uma dura e outra mais suave e brilhante.

Como cuidar de pelo duro

Além da escovagem diária, deve cortá-lo com máquinas elétricas que permitem um comprimento personalizado. Assim, será possível manter o corte típico da raça ou tosar, sendo que o pelo cresce ainda mais forte e duro. Escolha um shampoo específico sem óleos ou suavizantes, mantendo a naturalidade que oferece. Lavar o pelo do cachorro a cada 3 ou 4 semanas é suficiente.

Quem participa em concursos de cachorros com um exemplar de pelagem dura deve recorrer a profissionais que dominem as técnicas de trimming e stripping.

Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um - Pelo duro

Pelo enrolado ou frisado

O pelo encaracolado é muito especial, uma vez que é característico. Além disso, é importante mencionar que esse tipo de pelagem está sempre crescendo continuamente, necessitando de cortes frequentes e cuidados da parte de quem conhece esse tipo de pelo.

O pelo crespo é característico do poodle, cão de água espanhol e de Kerry Blue Terrier.

Como cuidar de pelo de cachorro enrolado

O pelo encaracolado é um daqueles tipos de pelo de cachorro requer um banho mais frequente do que outros tipos de pelagem, uma vez que tem maior probabilidade de se sujar. É, portanto, recomendado que você dê banho ao seu cachorro a cada 20 dias, aproximadamente. Deve ser usado um shampoo especial, do tipo hidratante, uma vez que o pelo tem tendência a ressecar. Durante o banho, proteja as orelhas do cachorro, secando-as muito bem no final. Evite usar condicionadores que dão volume ao pelo. A secagem deve ser cuidadosa.

O pelo encaracolado deve contar com uma escovagem diária, pois o aparecimento de nós neste tipo de pelagem é muito incômodo para você e para o animal. Assim, é necessário dedicar algum tempo para removê-los.

O corte deve ser feito à tesoura, excepto em algumas zonas que podem ser trabalhadas com a máquina elétrica. Se não tem experiência, recomendamos que recorra a um centro de estética canina pelo menos uma vez, de forma a observar o procedimento e tirar notas.

Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um - Pelo enrolado ou frisado

Pelo curto

O pelo curto é é uma pelagem de cachorro cujo comprimento varia entre 1 e 4 centímetros. O aspeto desse tipo de pelo é liso, sendo comum numa infinidade de raças como Pit Bull, Doberman e Boxer.

Como cuidar do pelo curto

Este é o tipo de pelagem de cachorro mais fácil de cuidar e manter. Os banhos devem ser moderados, a cada mês e meio. Banhos mais frequentes podem danificar as estruturas protetoras da pelagem natural.

A escovação deve ser feita uma ou duas vezes por semana com uma escova macia. Tenha atenção especial às épocas de muda de pelo, na primavera e no outono.

Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um - Pelo curto

Pelo comprido

O pelo comprido de um cachorro é fácil de identificar, obviamente pelo seu comprimento. Neste grupo podemos encontrar o Yorkshire Terrier, por exemplo. Este tipo de pelo cai continuadamente durante todo o ano. No entanto, piora nas épocas de muda de pelo.

Como cuidar de pelo comprido

Este tipo de pelagem requer escovação diária para evitar emaranhados no animal. Caso eles surjam na mesma, não terá escolha se não cortar uma mecha inteira, tal é a dificuldade em desemaranhar o pelo em alguns casos.

Quanto ao banho, uma vez por mês será suficiente para mantê-lo brilhante e saudável. Use um shampoo com amaciador para tentar prevenir o aparecimento de emaranhados, mantendo pelo sedoso e suave. Quando terminar, use um secador e uma escova em simultâneo para secar. Uma escova de metal é uma boa opção, mas deve ser usada com muito cuidado para não machucar o cachorro.

O corte do pelo comprido deve ser feito com tesouras. Assim, como no caso do pelo encaracolado, se não tem experiência de corte de pelo recomendamos que recorra a um centro de estética canina. Isso permite que possa observar a técnica do profissional e aplicá-la em casa mais tarde.

Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um - Pelo comprido

Tipos de escova para cachorro

Na hora dos cuidados, tão importante quanto conhecer os tipos de pelo de cachorro é saber manuseá-los bem, com as ferramentas mais indicadas. Pode ser que na hora de adquirir uma escova para o seu cachorro, a variedade de opções confunda. No vídeo abaixo, explicamos quais são os tipos de escova para cachorro e quando usar cada uma delas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário sobre Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Renata
Gostaria de uma tosa para meu cachorrinho, é um macho.esta com nós é difícil a escovação o pêlo está comprido e estou com dor no coração de cortar.
Marília Silva
como devo tratar o pelo do meu cão? tamanho dum cocker nunca cortei o pelo rente só faço tosquia higiénica, mas agora tem uma espécie de caspa no dorso, o que posso fazer em casa ? obrigado

Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um
1 de 6
Tipos de pelo do cachorro e como cuidar de cada um

Voltar ao topo da página