Partilhar

13 raças de gatos peludos

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 8 janeiro 2020
13 raças de gatos peludos

Ver fichas de  Gatos

Existem várias raças de gatos de pelo longo e geralmente encontramos felinos mestiços muito bonitos. O pelo longo é algo que cativa muitas pessoas, e não é para menos! O efeito maravilhoso do pelo é fascinante. Hoje vamos te mostrar 13 variedades de raças de felinos que apresentam os pelos bem longos.

Todas estas raças extraordinárias precisam de escovações frequentes e cuidados mais específicos, quando comparados aos gatos de pelo mais curto. São cuidados como demonstração de carinho, pois eles estão constantemente expressando o seu afeto aos tutores, seja com lambidas ou com seu ronron peculiar.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos te mostrar as melhores 13 raças de gatos peludos ou de pelo longo.

Também lhe pode interessar: 5 Raças de gatos exóticos

13 raças de gatos peludos

Esse é o top de raças de gatos peludos:

  1. Maine Coon
  2. Angorá
  3. Persa
  4. Himalaio
  5. Norueguês da Floresta
  6. Sagrado da Birmânia
  7. Somali
  8. Ragdoll
  9. Balinês
  10. Curl americano
  11. Cymric
  12. Chantilly-Tiffany
  13. Selkirk Rex

Continue lendo para saber mais sobre cada uma dessas raças de gatos com pelo longo.

13 raças de gatos peludos - 13 raças de gatos peludos

1. Maine Coon

O gato Maine Coon tem o porte grande, é uma raça de gato peludo de origem Norte americana. O seu peso nos machos adultos pode alcançar até os 11 kg, com exceção de casos de obesidade que chegam até aos 20 kg. As fêmeas são mais menores. O gato Maine Coon tem um pelo longo denso e suave, e conta com uma grande variedade de cores.

É uma das raças mais carinhosas, amigáveis e inteligentes. Gosta de um ambiente familiar, preferencialmente com crianças. Uma particularidade do Maine Coon é que diferente dos outros gatos, ele gosta de água e de tomar banho. É um bom nadador e costuma conviver com outros pets tranquilamente. É bastante preguiçoso e come muito, por isso é importante controlar o seu pelo. Descubra mais sobre os cuidados do Maine Coon no nosso artigo.

13 raças de gatos peludos - 1. Maine Coon

2. Angorá

Os Angorá são gatos peludos de uma raça muito antiga, proveniente da Turquia. Têm o pelo longo e sedoso. Pode ter diversas cores, mas os mais queridos (por serem considerados os mais puros), são os de cor branca, com os olhos com heterocromia (um olho de cada cor).

São gatos muito inteligentes que podem aprender e obedecer diversas ordens. Gostam de conviver com uma ou duas pessoas como máximo, pois precisam de paz e tranquilidade, não gostam de muita agitação. São carinhosos, mas não gostam de ser tocados com frequência. Gostam de subir nos lugares mais altos da casa e de permanecer ali contemplando serenamente a paisagem.

Seguem o seu dono em casa, para onde ele for . No entanto, devemos destacar que nem sempre gostam de outros pets, o gato Angorá prefere sentir que é o mais importante da casa.

13 raças de gatos peludos - 2. Angorá

3. Persa

O gato Persa é de uma das raças de gatos peludos mais conhecidas no mundo. Estes felinos são provenientes da antiga Pérsia (atual Irão), possuem humor peculiar. Os persa são de tamanho médio, podendo pesar até 6 kg.

É um gato com um pelo extremamente longo e com uma grande variedade de cores sólidas ou malhadas brilhantes. A morfologia é a mesma entre os diversos tipos de cor, com exceção da variedade Chinchila, que é um pouco menor que os restante. O comprimento do seu pelo, a sua cara achatada e a sua cauda peluda curta e redonda faz com que esses gatos tenham uma aparência fofa.

São inteligentes, tímidos e preguiçosos. Dormem muito e se apoderam do sofá. Podem conviver sem entusiasmo com outros pets. O seu pelo exige cuidados especiais periodicamente um profissional, uma vez que nas recomendações de cuidados do pelo do gato persa, este é um dos que precisam de uma maior dedicação.

13 raças de gatos peludos - 3. Persa

4. Himalaio

A sua origem veio de um cruzamento entre gatos Persas e Siameses. O gato Himalaio pesa cerca de 5 kg e as características do seu pelo são idênticas às do Persa: longo, espesso e suave.

Ambos são gatos peludos, mas é no seu rosto onde encontramos a diferença dele do gato Persa. Herdaram a genética siamesa e por isso possuem olhos azuis, mas a sua cor da pelagem, junto a máscara escura na face e orelhas, é herança típica dos gatos Siameses.

Os cuidados do gato Himalaio são muito simples, pois eles apresentam um caráter muito familiar, sereno e carinhoso. São bastante inteligentes e harmoniosos, convivem bem com outros pets.

13 raças de gatos peludos - 4. Himalaio

5. Norueguês da Floresta

O gato Norueguês da Floresta é um descendente direto dos grandes gatos selvagens nórdicos que os Vikings tinham nas suas embarcações, com a função de controlar os ratos que viviam nas naves de madeira.

Esta raça de gato peludo é grande, o seu peso chega a ter 7-9 kg. Tem um temperamento vivaz e amável. É muito forte e ágil, por isso é desaconselhado para quem mora em um apartamento. É um pet que vive melhor em fazendas ou em casas com jardins grandes. Só assim ele pode conviver com outros pets tranquilamente.

13 raças de gatos peludos - 5. Norueguês da Floresta

6. Sagrado da Birmânia

O gato Sagrado da Birmânia é uma raça de pelo semi-longo. É semelhante às espécies originadas a partir do cruzamento entre um siamês e um persa. Esse gato peludo tem o corpo sedoso e brilhante.

É um gato de grande porte, chega a pesar de 7 a 8 kg. A sua morfologia é semelhante a do Siamês, só que maior, maciço e peludo. Não tem o pelo tão denso e comprido como o do gato persa e o seu pescoço é mais alto. O seu rosto fofo é muito parecido ao do Siamês, só que mais peluda. Também pode ter uma variedade de cores, mas com uma característica única: as suas patas sempre estão "calçadas" com umas "meias" brancas.

É uma raça muito inteligente, ativa e sociável. Não gosta de estar sozinho e é amável com a sua família. Aceita bem a companhia de outros pets. É muito precoce sexualmente, já que as fêmeas podem se reproduzir a partir dos 7 meses e os machos a partir dos 9 meses.

13 raças de gatos peludos - 6. Sagrado da Birmânia

7. Somali

O gato Somali é parecido com o gato Abissínio, mas ao contrário dele que tem o pelo curto, o seu pelo é semi-longo. Não é um gato grande, pode pesar 4 ou 5 kg, sendo que as fêmeas são menores. A diversidade de cores varia entre marrom-avermelhado e canela. A textura do seu pelo é densa e sedosa.

São gatos peludos muito ágeis com um caráter rebelde, uma vez que o seu temperamento é idêntico ao de um filhote, inclusive na idade adulta, o que significa que serão os inimigos nº 1 de cortinas e sofás. Gostam de saltar e são muito ativos, especialmente as fêmeas, e toleram bem outros pets. São amorosos, doces e procuram sempre carinho dos seus tutores. É recomendável contar com um jardim ou terraço para que eles possam desenvolver os seus músculos e fazer as atividades físicas que precisam.

13 raças de gatos peludos - 7. Somali

8. Ragdoll

O gato Ragdoll é um gato proveniente dos Estados Unidos desde os anos 60. Apresenta um tamanho grande e pode pesar até 9 kg, as fêmeas são sempre menores. Têm o pelo longo ou semi-longo. A sua aparência física lembra a de um gato Europeu cruzado com um Siamês, só que mais parecido na sua face e estrutura ao Europeu. Tem o pelo muito suave que, graças à sua qualidade, não costuma fazer nós.

A principal caraterística do gato Ragdoll é que quando o colocamos no colo, ele relaxa completamente. Porém, por causa do seu peso, não é recomendado segurá-lo em pé. O gato Ragdoll mia com uma voz muito fraca, apenas audível.

Esta é provavelmente a raça mais mansa de todas. É um gato caseiro, muito limpo e carinhoso. É inteligente, gosta muito da companhia de crianças e idosos. Mostra-se passivo e retraído com outros pets, podendo ser facilmente dominado por eles.

13 raças de gatos peludos - 8. Ragdoll

9. Balinês

O gato Balinês é uma raça de gato peludo proveniente dos Estados Unidos que foi reconhecida oficialmente como raça em 1960. Com o cruzamento de Siameses com as raças de pelo longo, foi originada uma raça estruturalmente parecida ao Siamês, mas com o pelo mais longo e sedoso.

O seu peso é de 5 a 6 kg. As suas caraterísticas físicas são idênticas a de um Siamês moderno: cabeça triangular, orelhas grandes em V e uns olhos azuis rasgados típicos dos Siameses modernos. A cor do seu pelo é semelhante às cores dos Siameses, mas seu comprimento, densidade e sedosidade são superiores.

Uma caraterística própria raça é a fidelidade ao seu dono, mas não é excessivamente familiar. Costuma ignorar os restantes habitantes de casa, concentrando o seu afeto e atenção em apenas uma pessoa. No entanto, como é calmo, paciente e manso, admite educadamente o resto da família e adora mimos. Gosta de conviver com outros pet e é paciente com as crianças.

13 raças de gatos peludos - 9. Balinês

10. Curl americano

O gato Curl Americano é uma raça pouco conhecida. A sua principal característica é a estranha disposição das suas orelhas que se dobram para trás. É uma raça muito recente que foi originada por mutação espontânea no ano de 1981 na Califórnia. Em 1983 começaram a participar em concursos.

Este é um dos gatos peludos que apresentam orelhas diferentes. Se não fosse essa particularidade, ele seria semelhante a um gato Europeu de pelo comprido. Normalmente os seus olhos são amarelos, verdes ou azuis. A variedade de cores do seu pelo é muito extensa. O Curl Americano é uma raça inteligente, social, familiar e curiosa. Gosta de conviver com pessoas, sempre se mostra carinhoso. É amigável com outros pets.

13 raças de gatos peludos - 10. Curl americano

11. Cymric

Essa raça de gato peludo possui uma enorme habilidade para saltar, devido a força das suas pernas traseiras. Originário do Reino Unido, tem o porte médio e sua expectativa de vida vai de 8 a 14 anos. Ele consegue se adaptar em ambientes fechados, como apartamentos, como também adoram uma área externa para brincar, gostam muito de praticar exercícios.

São conhecidos por ter uma inteligência admirável e por serem muito amáveis. Eles costumam estabelecer uma relação intensa de carinho com seus familiares. Não gostam de ficar sozinhos por muito tempo.

13 raças de gatos peludos - 11. Cymric

12. Chantilly-Tiffany

Esse gato peludo é conhecido por seu temperamento dócil. Seu pelo deve ser escovado diariamente, para evitar a formação de nós. Também requer uma atenção especial do seu tutor quando se trata da alimentação, uma vez que os os gatos dessa raça costumam exagerar na comida e podem terminar com obesidade.

O Chantilly precisa de muito espaço para brincar, pois adora exercícios diários. Eles se tornam muito apegados ao seu tutor e são muito fiéis. Podem ser encontrados em tons de marrom, com olhos amarelados.

13 raças de gatos peludos - 12. Chantilly-Tiffany

13. Selkirk Rex

Essa raça agrega tanto aqueles que apresentam o pelo curto, quanto aquelas que tem o pelo longo. Sua pelagem lembra a das ovelhas, pois são bastante encaracoladas. Ele tem um temperamento adorável que pode ser comparado ao gato Persa, pois têm muitas características em comum.

São bastante recomendados para quem nunca teve um animal de estimação, pois não são difíceis de convivência, adoram crianças, brincadeiras e muito carinho.

13 raças de gatos peludos - 13. Selkirk Rex

Como cuidar de gatos de pelo longo

Para cuidar de um gatinho com pelo longo, você vai precisar ter cuidados especiais. Um dos cuidados essenciais é a escovação diária. Os gatos precisam ser escovados para que não haja a possibilidade de formação de nós, pois esses nós não fazem bem aos pelos e perdem um pouco do seu brilho.

Além disso, é muito importante ter cuidado com a alimentação do seu gato de pelo longo, pois os alimentos ingeridos por ele interferem diretamente na qualidade da sua pelagem.

Neste artigo do PeritoAnimal, você pode conferir quais são as escovas ideais para gatos de pelo longo.

Se deseja ler mais artigos parecidos a 13 raças de gatos peludos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Comparações.

Bibliografia
  • BRITANNICA. “Longhair cat breeds” Acessado em 20 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.britannica.com/list/longhair-cat-breeds
  • REVISTA VETERINÁRIA. “Conheça a raça de gatos Chantilly”. Acessado em 20 de dezembro de 2019. Disponível em: http://www.revistaveterinaria.com.br/conheca-a-raca-de-gatos-chantilly-tiffany/

Vídeos de 13 raças de gatos peludos

1 de 3
Vídeos de 13 raças de gatos peludos

Escrever comentário sobre 13 raças de gatos peludos

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Nycolle
Bom minha gata e filhote tem as patas brancas e mais pra cima das patas e cinza a maioria do corpo dela é cinza em baixo e branco aí subindo pro pescoço e pra costa e um pouco branco e eu não sei qual é a raça dela.
Maria Florinda Magalhaes Amorim amorim
Olá se eu mandar uma fto da minha gata voçes conseguem ver de que raça é?
Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Maria! A única forma de ter a certeza de que o gato é determinada raça é tendo os papeis dele que o indiquem. De qualquer forma podemos tentar ver pela aparência dela com que raça se parece.

13 raças de gatos peludos
1 de 15
13 raças de gatos peludos

Voltar ao topo da página