Cuidado do pelo

Raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado

 
Marta Sarasúa
Por Marta Sarasúa, Etóloga e auxiliar veterinária. 2 novembro 2022
Raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, muitos tutores se preocupam com o calor e como ele afeta os cães, decidindo, assim, cortar ou tosar seu pelo. Mas cuidado com isso! Porque, mesmo que seja feito com a melhor das intenções, em alguns casos, cortar o pelo de um cachorro pode ser um grande erro, especialmente se você tosá-lo completamente.

Neste artigo do PeritoAnimal te contamos quais são as raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado e os motivos para isso. Boa leitura.

Índice

  1. Pode cortar o pelo de todos os cachorros?
  2. Por que há cachorros que não devemos cortar o pelo?
  3. Raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado
  4. Alternativas para o corte de pelo dos cães
  5. Tipos de tosa de cachorros

Pode cortar o pelo de todos os cachorros?

A resposta a esta pergunta é um retumbante não, pois para alguns cães um corte de pelo pode fazer mais mal do que bem. O pelo dos cachorros é muito diferente do pelo que cresce nos humanos.

Uma das principais diferenças está na densidade do pelo, pois enquanto nas pessoas nasce um fio de pelo por cada folículo piloso, nos cachorros nascem vários, os quais também podem criar camadas.

As características do pelo de um cachorro são determinadas por sua informação genética e, portanto, dependerão de sua raça ou, no caso dos cães sem raça definida (SRD), do cruzamento das diferentes raças das quais ele descende.

Assim, além da enorme variedade de cores que podemos encontrar no mundo canino, temos uma variedade de cães:

  • Com e sem subpelo.
  • Com pelos curtos ou longos.
  • Com o pelo duro, áspero ou macio.
  • Com o pelo encaracolado.
  • Inclusive cães sem pelo aparente em seu corpo.

Dada esta enorme variedade, não se pode esperar que todos os cães exijam o mesmo cuidado, por isso é importante aprender quando é apropriado cortar o pelo de um cachorro e quando não é.

Por que há cachorros que não devemos cortar o pelo?

Os tutores, especialmente aqueles com cães muito peludos, tendem a pensar que essa quantidade de pelos pode ser extremamente incômoda para o animal durante os meses mais quentes do ano, mas o que muitos tutores não sabem é que o pelo dos cães não só os protege do frio, mas também do calor!

O pelo de um cão é sua principal barreira protetora contra:

  • Agentes externos: alérgenos, sujeira, parasitas, elementos da natureza.
  • Altas e baixas temperaturas.

Esta proteção é especialmente perceptível em cães que têm uma pelagem com camada dupla, ou seja, uma pelagem externa mais longa que define a cor do animal e uma pelagem interna por baixo que é mais curta e mais semelhante à lã. Entre as duas camadas, são criadas bolsas de ar que mantêm a temperatura corporal do cachorro constante, protegendo-o do frio no inverno e do calor no verão.

O corte do pelo destes cães destrói sua proteção natural e impede que o pelo possa transpirar corretamente, fazendo com que o cão fique com ainda mais calor. Além disso, após o corte, o subpelo cresce mais rápido do que a pelagem externa e mais densamente, o que é um problema estético, pois a pelagem visível do cão se tornará mais áspero e o cão soltará mais pelo do que antes.

Por último, mas não menos importante, o pelo atua como uma barreira para que os raios solares não atinjam diretamente a pele do cão, evitando assim queimaduras e ferimentos que poderiam levar a sérios problemas de saúde. Quando um cachorro é tosado, sua pele fica muito exposta, o que pode ser muito perigoso, especialmente em cães com pelo branco e pele rosada.

Raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado - Por que há cachorros que não devemos cortar o pelo?

Raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado

Todas as raças de cães e também os vira-latas ou sem raça definida (SRD) com pelo médio e com pelagem dupla, assim como os cães nórdicos, os primitivos e de pelo curto, nunca devem ter seu pelo cortado ou tosado. Listamos aqui alguns exemplos de raças e seus cruzamentos que têm semelhanças no tipo de pelagem que não devemos cortar seu pelo, mas, apenas, aparar e dar forma aos pelos com tesoura, utilizando uma técnica chamada de trimming:

  • Pastor alemão
  • Husky siberiano
  • Malamute do alasca
  • Pastor belga
  • Border collie
  • Golden retriever
  • Labrador
  • Mastiff
  • Podengo
  • Dachshund
  • Cão d'água
  • Lulu da Pomerânia
  • Chow-chow

Outros tipos de cães, especialmente aqueles com pelo longo e fino e pouco ou nenhum subpelo, podem exigir que aparemos frequentemente o pelo exterior, ou seja, de forma superficial, para manter sua higiene. Este é o caso de cães como:

  • Bichón maltês
  • Yorkshire terrier
  • Lhasa apso
  • Shih tzu

No caso dessas raças ou cães sem raça definida com pelagem semelhante, é importante saber que um corte não é o mesmo que uma tosa completa. O corte deve ser superficial, para higienizar o pelo e melhorar o conforto do animal e, embora possa ser mais confortável ou estético, o cão nunca deve ser raspado completamente porque, como mencionamos anteriormente, estaria muito exposto à radiação solar e isso seria perigoso e irresponsável.

Um bom cabeleireiro ou tosador de cães sabe o que cada animal precisa de acordo com seu tipo de pelo e nunca deve dar ou recomendar um corte de pelo a um cão que não que não deve ter o pelo cortado, assim como nunca aceitará o pedido de um cliente se considerar que o que ele está pedindo não é apropriado para o pet.

Raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado - Raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado
Raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado -

Alternativas para o corte de pelo dos cães

O fato de que o pelo de certos tipos de cães não deve ser cortado não significa que ele não deva ser cuidado. Para garantir que o efeito protetor e isolante da pelagem seja realmente eficaz, ela deve ser escovada regularmente usando produtos específicos para cada tipo de pelagem e ocasionalmente você deve dar banho no cachorro com um xamú de qualidade adequado para cães.

Em cães de pelagem dupla com pelo médio ou longo, é usado uma técnica de tosa superficial como alternativa ao corte do pelo. Esse método consiste em remover todos os pelos mortos que se acumulam entre as duas camadas para reduzir o volume da pelagem, limpá-la e ajudá-la a respirar melhor. Isto é feito com escovas especiais e pode ser feito por um cabeleireiro canino especializado ou por você mesmo em casa. É preciso um pouco de paciência, no entanto, porque a quantidade de pelos mortos que podem se acumular nestes cães é realmente incrível, especialmente durante a época de troca de pelos, mais comum no hemisfério norte.

Por outro lado, uma técnica chamada stripping ou decapagem é frequentemente usada em cães de pelo curto e duro, como o dachshund ou o fox terrier. Decapar é essencialmente o mesmo que a deslanização, pois consiste em remover os pelos velhos e mortos para limpá-los, mas neste caso, é utilizada uma ferramenta especial com a qual os pelos são arrancados pouco a pouco à mão. O stripping é geralmente mais trabalhoso, portanto, nestes casos, os tutores muitas vezes preferem levar seus cães a uma pet shop.

Tipos de tosa de cachorros

Aqui listaremos os diferentes e mais populares tipos de tosa de cachorros:

  • Tosa higiênica: usualmente feita nas regiões genitais e nas patinhas
  • Tosa bebê: tem o objetivo de deixá-lo com a aparência que tinha quando filhote
  • Tosa estética: feita apenas para manter a aparência do cachorro.
  • Tosa de máquina: permite o ajuste do tamanho do fio a ser cortado
  • Tosa de tesoura: mais utilizado para cortes superficiais ou para o acabamentos dos diferentes tipos de tosas
  • Tosa de raça: similar à estética, mas objetivando deixar o cachorro com as características padrões de sua raça.
  • Tosa trimming: o objetivo é aparar o pelo com o uso de tesouras valorizando os traços do cão.
  • Stripping: significa decapagem e tem o objetivo de retirar o fio diretamente da raiz, com o uso de ferramentas adequadas, para estimular o crescimento de pelo na região.

Depois de ler este artigo sobre quais raças de cães cachorros devem ter seu pelo cortado, deixamos este post do PeritoAnimal sobre os tipos de pelos de cães e como cuidar de cada um deles para que você tenha mais informações sobre o assunto.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado do pelo.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Raças de cachorro que não devem ter o pelo cortado