menu
Partilhar

Como preparar fígado de frango para cachorro

Por Eva López. 21 dezembro 2020
Como preparar fígado de frango para cachorro

Ver fichas de  Cachorros

O fígado de frango ou de galinha é um complemento ideal para a dieta de nosso cachorro, já que possui proteína, vitaminas, minerais e muito mais. No entanto, são muitas as dúvidas que nos cercam quando o introduzimos na dieta caseira para cachorros, como pro exemplo: "faz mal comer fígado de galinha?", "quais os benefícios do fígado de galinha?", "como preparar fígado para cachorro?" etc.

Neste artigo do PeritoAnimal vamos resolver todas essas dúvidas e muito mais, então siga lendo e descubra como preparar fígado de frango para cachorro.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer peixe?

Cachorro pode comer fígado?

Sim, os cachorros podem comer fígado. E é bom dar fígado para cachorro? Sim, constitui um produto muito benéfico para ele. Os órgãos em geral são alimentos que oferecem aos cachorros um alto percentual de proteína e são produtos muito mais econômicos. O único inconveniente é conseguir encontrá-los, já que em muitos açougues é preciso pedi-los com antecedência. Mesmo assim, aconselhamos optar por aqueles que sejam frescos, descartando os produtos embalados que geralmente costumam estar cheios de conservantes, aditivos e outras substâncias que é melhor evitar.

Embora os cachorros possam comer fígado de boi, porco, cordeiro e de peru, o fígado de frango (ou de galinha) é o mais aconselhado por conter uma porcentagem menor de colesterol que os demais.

Como preparar fígado de frango para cachorro - Cachorro pode comer fígado?
Imagem: Reprodução/serbiotrendies.com

Benefícios do fígado de galinha para o cachorro

Agora que sabemos que o fígado de galinha para cachorro é algo benéfico, vamos repassar a composição nutricional de 100 gramas do produto segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo (USP)[1]:

  • Energia: 113 kcal
  • Proteína: 17,4g
  • Carboidratos: 1,61 g
  • Lipídios: 4,13 g
  • Fibra alimentar: 0 g
  • Cálcio: 5,86 mg
  • Ferro: 9,54 mg
  • Sódio: 82,4 mg
  • Potássio: 280 mg
  • Magnésio: 23,2 mg
  • Fósforo: 343 mg
  • Cobre: 0,26 mg
  • Selênio: 44,0 mcg
  • Zinco: 3,33 mg
  • Vitamina C: 18,5 mg
  • Vitamina A: 3863 mcg
  • Vitamina B12: 17,2 mg
  • Alfa-tocoferol (Vitamina E): 0,5 mg
  • Ácidos graxos saturados: 1,30 g
  • Colesterol: 340 mg
  • Tiamina: 0,62 mg
  • Riboflavina: 0,56 mg
  • Niacina: 6,36 mg
  • Açúcar: 0g

A composição nutricional detalhada se traduz em múltiplos benefícios do fígado de frango para cachorro, sendo os mais destacados os seguintes:

Rico em vitaminas e excelente fonte de proteínas

A riqueza de vitaminas que o fígado de frango apresenta somada ao elevado percentual de proteínas tornam este alimento o complemento perfeito. Adicioná-lo à dieta permite incrementar o consumo destas substâncias tão necessárias para preservar a saúde do cão.

Adequado para filhotes

Precisamente por sua quantidade de proteínas e vitaminas, o fígado de frango é bom para os filhotes, já que favorece o desenvolvimento de sua musculatura. Porém, como veremos nas seções seguintes, é preciso controlar a quantidade e proporcionar um bom aporte de cálcio também.

Bom para cachorros diabéticos

O fígado de galinha para cachorro é um alimento totalmente compatível com uma dieta para cachorros diabéticos porque não contém açúcares. Além disso, aporta ao animal nutrientes essenciais para a sua saúde. Para mais informação, consulte o artigo o que cachorros com diabetes podem comer.

Recomendado para tratar a anemia

Graças a seu conteúdo de ferro, o fígado de frango é um bom complemento para combater a anemia em cachorros. Porém, isto não quer dizer que apenas oferecer fígado para cachorro será suficiente para o animal melhorar de um dia para outro, porque é preciso seguir as indicações do veterinário em relação à dieta e tratamento.

Como preparar fígado de frango para cachorro - Benefícios do fígado de galinha para o cachorro

Fígado cru para cachorro ou cozido?

Se conhecemos a procedência do fígado de frango e sabemos com total certeza que se trata de um produto completamente livre de parasitas, podemos oferecê-lo cru. No entanto, como em geral é difícil saber se o produto realmente está limpo, o mais recomendado é congelar o fígado de frango.

Quando soubermos que vamos preparar a receita, teremos que deixar que se descongele e cozinhá-lo ou semicozinhá-lo para acabar de garantir que o produto é adequado para o consumo. Desta forma, oferecer fígado cru para cachorro depende, principalmente, da qualidade do produto e, se continuar em dúvida, é melhor cozinhá-lo.

Como preparar fígado para cachorro?

Uma forma muito simples de cozinhar o fígado de frango para cachorros é em água fervente, uma vez descongelado.

  1. Deixar por 1 minuto em água fervente se quiser cozinhá-lo por fora e deixá-lo quase cru por dentro
  2. Deixar cerca de 3 minutos para cozinhá-lo por completo
  3. Quando estiver cozido ou semicozido, deixe esfriar por completo
  4. Corte em pedaços pequenospara evitar que o animal se engasgue e facilitar o processo de mastigação
  5. Acrescente um leve fio de azeite de oliva extra virgem, pois é outro alimento muito benéfico para os cachorros.
  6. Se o cachorro gostar, você pode temperá-lo com opções como alecrim, tomilho ou cúrcuma
  7. De maneira opcional, você pode adicionar um dente de alho picado ou médio, se o animal gosta, por suas propriedades antiparasitárias.

É importante ressaltar que o alho não pode ser oferecido com muita frequência já que, de acordo com o Centro de Controle de Envenenamento de Animais Pet Poison Helpline[2], este alimento apresenta um nível de intoxicação de leve a moderado em função da dose e de cada indivíduo.

Quantidade de fígado para cachorro

Para cada 10 kg de peso, você pode oferecer entre 120 e 150 gramas diários de fígado para cachorro, de acordo com a nutricionista canina Gemma Knowles em seu livro Cozinha saudável para cachorros[3]. Ao fígado de frango você deve somar outros alimentos como verduras ou cereais, dependendo da dieta do animal. Desta forma, é necessário conhecer o peso do cachorro para estabelecer a quantidade adequada de fígado.

Como um fígado de frango não costuma pesar mais de 30 gramas, necessitariámos de vários para alcançar o peso total mencionado. Por isso, uma boa opção é misturar duas ou três peças de órgão com outras peças de carne, como coração, pulmões, peito... De qualquer modo, o fígado de frango não deve ser dado como um alimento único, mas sim oferecido como um complemento, um adicional à dieta do cachorro.

Como preparar fígado de frango para cachorro - Fígado cru para cachorro ou cozido?

Como dar fígado para o cachorro

Podemos oferecer pedaços de fígado de frango como forma de recompensa, já que, como dissemos acima, se trata de um órgão que não pesa mais de 30 gramas. Mesmo assim, podemos misturá-lo com outras carnes que já recomendamos, com arroz cozido e/ou verduras ou preparar biscoitos deliciosos.

Lembre que se trata de um alimento que deve ser um complemento na dieta, então não é aconselhável oferecer fígado para cachorro todos os dias.

Veterinários especializados em nutrição animal renomados internacionalmente, como Karen Shaw Becker, veterinária especialista em nutrição, ou Carlos Alberto Gutierrez, médico veterinário especialista em nutrição canina[4], informam sobre as consequências de oferecer ao cachorros alimentos com um alto percentual de fósforo e baixo conteúdo em cálcio e enfatizam a importância de manter um equilíbrio adequado entre a ingestão de ambos minerais, sendo esta a principal causa para não recomendar o fígado de frango aos cachorros todos os dias como único alimento.

Não manter o equilíbrio citado pode fazer que o organismo extraia o cálcio de seus próprios ossos, ocasionando graves problemas de saúde.

Então, se já demos a nosso cachorro uma quantidade de fígado de frango elevada, nâo devemos nos alarmar porque são muitos os alimentos ricos em cálcio que podemos oferecer para equilibrar a balança, como o iogurte natural ou os ossos.

Contraindicações do fígado para cachorro

Principalmente, não se recomenda dar fígado de frango a cachorros com problemas hepáticos ou com altos níeis de colesterol.

Receita de fígado de frango com arroz para cachorro

O fígado de frango com arroz é especialmente indicado para cachorros com problemas estomacais leves ou moderados, como gastroenterite. Em casos graves, é preciso levar ao veterinário para encontrar as causas subjacentes e tratá-la.

Ingredientes

  • Arroz integral (de preferência)
  • Fígado de frango
  • 1 batata
  • 1 cenoura

A quantidade dos ingredientes dependerá do peso do cachorro e se sofre algum problema de estômago ou está totalmente saudável. Se está saudável, podemos somar outras carnes como peito de frango ou peru e oferecer uma quantidade de arroz inferior a de carne. Se o animal tem diarreia, por exemplo, deverá consumir mais fibra, portanto neste caso é preciso que tenha mais arroz.

Como preparar o fígado de frango com arroz para cachorro

  1. Colocar água em uma panela e esquentar. A proporção ideal para o arroz integral são três xícaras de água para cada xícara de arroz.
  2. Enquanto isso, descascar a batata e cortá-la em pedaços iguais, mas bem pequenos. Fazer o mesmo com a cenoura.
  3. Quando começar a ferver, adicionar o arroz, a batata e a cenoura. Pode adicionar uma folha de louro se quiser, porém terá que ser retirada antes de oferecer o prato para que não seja comida.
  4. Cozinhar até que os ingredientes estejam prontos, durante 15-20 minutos aproximadamente.
  5. Faltando 5 minutos para finalizar o cozimento dos ingredientes, colocar o fígado de frango.
  6. Antes de servir é importantes cortar a carne se não tiver feito isso antes.

Biscoito de fígado para cachorro

Os biscoitos caseiros são perfeitos para recompensar aos cachorros ou, simplesmente, para lhes dar um capricho que disfrutarão muito. E se além disso, contém carne tão benéfica como o fígado de frango, muito melhor!

Ingredientes

  • 3 fígados de frango
  • 1 xícara de farinha integral
  • 1 ovo
  • 1 colher de iogurte natural (sem açúcar)
  • 1 colher de azeite de oliva

Como preparar biscoito de fígado para cachorro

  • Cozinhar os fígados, escorrer, deixar esfriar e triturar
  • Juntar o ovo, o azeite e o iogurte e misturamos.
  • Adicionar a farinha e misturar até obter uma massa de biscoito de fígado para cachorros.
  • Pré-aquecer o forno a 200 ºC.
  • Extender a massa de biscoitos e cortar dando a forma que mais goste.
  • Colocar os biscoitos de fígado para cachorros sobre uma bandeja forrada com papel de forno e assar a 180ºC durante 10-15 minutos.
  • Deixar que esfriem e já podemos deixar que os devorem.

Agora que você já sabe como preparar fígado para cachorro e viu que o fígado de galinha para cachorro é a melhor opção entre os fígados que podemos oferecer a ele, talvez possa te interessar este outro artigo do PeritoAnimal sobre comida natural para cachorro - quantidade, receitas e dicas.

Como preparar fígado de frango para cachorro - Biscoito de fígado para cachorro

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como preparar fígado de frango para cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Referências
  1. Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA). Universidade de São Paulo (USP). Food Research Center (FoRC). Versão 7.1. São Paulo, 2020. Disponível em: <http://www.fcf.usp.br/tbca>. Acesso em 17 de dezembro de 2020.
  2. Pet Poison Helpline. Garlic. Disponible en: https://www.petpoisonhelpline.com
  3. Knwoles, G. Cocina sana para tu perro. ¡No más piensos! Con recetas caseras y fáciles. 2016. La Esfera de los Libros, S. L.
  4. Nutricionista de perros. ¡Vitaminas baratas y de calidad! Dale hígado a tu perro. Disponível em: <https://nutricionistadeperros.com>. Acesso em 17 de dezembro de 2020.
Bibliografia
  • United States Departament Of Agriculture. USDA Food Composition Databases. Chicken livers, UPC: 011110004505. Disponívem em: <https://ndb.nal.usda.gov>. Acesso em 17 de dezembro de 2020.
  • Becker, K. S.; Taylor, B. Real Food for Healthy Dogs and Cats. Natural Pet Productions. Chicago. 2013.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Cyleda Netto
Qual dieta posso oferecer a minha cadela chihuahua de 5 anos e pesando 5 k e 300 Gr
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Cyleta. Tudo bom? Temos este artigo sobre como fazer cachorro emagrecer: https://www.peritoanimal.com.br/como-fazer-cachorro-emagrecer-21855.html.
Esperamos que seja útil!

Como preparar fígado de frango para cachorro
Imagem: Reprodução/serbiotrendies.com
1 de 5
Como preparar fígado de frango para cachorro

Voltar ao topo da página