Partilhar

Alimentação de filhotes de cachorro

 
Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 26 maio 2017
Alimentação de filhotes de cachorro

Ver fichas de  Cachorros

O seu pequeno cachorro acaba de chegar a casa e está preocupado com a sua alimentação? Desde já deve saber que deve ter uma atitude responsável para cobrir todas as necessidades do animal de estimação, e a alimentação é uma das mais importantes.

Um filhote de cachorro necessita de uma elevada concentração de nutrientes para que o seu completo desenvolvimento possa acontecer sem problemas, mas também precisa que esses nutrientes estejam presentes em alimentos que se adaptem às suas possibilidades de mastigação. O que comem os filhotes de cachorro? Se quer acabar com todas as suas dúvidas não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Receitas para filhote de cachorro

O primeiro alimento de um cachorro é o leite da sua mãe

Por vezes e devido a vários problemas pode ser necessário alimentar os cachorros desmamados prematuramente, no entanto, quando falamos de tudo aquilo que diz respeito ao bem-estar de um cão, a primeira coisa é esclarecer que nunca nos devemos precipitar para o levar para nossa casa, um desmame forçado é um erro gravíssimo.

Para que o cachorro obtenha todos os nutrientes que precisa, possa levar a cabo um amadurecimento do seu sistema imunológico e além disso possa começar a socializar-se adequadamente é imprescindível que esteja com a sua mãe pelo menos 2 meses.

Pode esperar um pouco mais?

O ideal seria que o filhote viesse para sua casa já com 3 meses, lembre-se que quanto melhor tenha corrido a lactância materna, mais simples será para cuidar adequadamente do seu cachorro e alimentá-lo.

Alimentação de filhotes de cachorro - O primeiro alimento de um cachorro é o leite da sua mãe

Durante e depois do desmame - Novas texturas

Assim que a mãe começar a deixar os filhotes sozinhos por mais tempo, iniciando assim o desmame (entre a terceira a quinta semana de vida), deve começar a oferecer ao cachorro uma alimentação específica para esta etapa.

Os alimentos que se dão a um filhote de cachorro devem ter uma textura suave, não só durante os primeiros meses mas também a partir do quarto mês de vida, isto porque é quando se costuma iniciar a troca para a dentição definitiva. Para isso é recomendável que progressivamente se vá introduzindo diversas texturas com a seguinte ordem:

  1. Papas
  2. Alimento úmido
  3. Alimento sólido com água ou umedecido
  4. Alimento sólido

Cada cachorro vive um ritmo único e portanto não existe um calendário que sirva para todos, você mesmo poderá ver, ao observar como o seu cachorro come, quando será necessário que experimente outras texturas.

Alimentação de filhotes de cachorro - Durante e depois do desmame - Novas texturas

Ração ou comida caseira?

Um cachorro com fome pode chegar a comer uma grande variedade de alimentos, mas certamente que quer supervisionar este processo para tratar de lhe oferecer o melhor, e esta é a nossa mais sincera recomendação.

Acredita que o melhor é alimentar o seu cachorro apenas com rações comerciais? Diversos veterinários peritos em nutrição canina têm posições contrárias a este modelo único de alimentação. Apesar de ser verdade que a ração para filhotes contém todos os nutrientes que precisam, o seu uso exclusivo não pode ser sinônimo de uma boa alimentação.

Por outro lado, ainda sabendo que um filhote de cachorro necessita principalmente de alimentos ricos em proteínas e gorduras, realizar exclusivamente uma dieta caseira requer a supervisão de um profissional. Por vezes, uma má alimentação pode ser a resposta à pergunta "Porque o meu cachorro não cresce?".

Por outro lado, adaptando sempre a textura à mastigação do cachorro, convém alimentá-lo com ração específica de boa qualidade e também com comida caseira, não misturando nunca ambos os tipos de alimento na mesma refeição, uma vez que têm tempos de absorção muito diferentes.

Alimentação de filhotes de cachorro - Ração ou comida caseira?

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentação de filhotes de cachorro, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Alimentação de filhotes de cachorro

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Alimentação de filhotes de cachorro
1 de 4
Alimentação de filhotes de cachorro

Voltar ao topo da página