Dietas equilibradas

O que maritaca come

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora do PeritoAnimal. Atualizado: 12 abril 2022
O que maritaca come

A maritaca, também popularmente conhecida como maitaca, baetá, baitaca, maitá, dentre outros, na verdade não designa o nome de uma espécie e sim generaliza o nome de de todas as aves da Família Psittacidae (a mesma dos papagaios e araras), que pertencem ao gênero Pionus ou Psittacara. Tanto baitaca, quanto maritaca, são nomes originários do Tupi Guarani, [1]a partir da morfologia mbaé-taca, que significa 'coisa barulhenta'. Essas aves habitam praticamente todas as partes do Brasil e é muito provável que você já tenha se deparado com uma, principalmente se estava por uma região com muitas árvores. Você vai entender melhor quando ler esse artigo do PeritoAnimal sobre o que a maritaca come.

Antes de entender a alimentação da maritaca, é sempre bom deixar claro que ter maritacas em gaiolas sem um processo de adoção regulamentado pelo IBAMA configura crime. Esse artigo, portanto, visa explicar o que a maritaca come sob uma perspectiva informativa e para todas aquelas pessoas que desejam e desfrutam a visita das maritacas alegrando os quintais e árvores da região.

Também lhe pode interessar: O que a raposa come?

Índice

  1. Onde as maritacas vivem
  2. O que maritaca come
  3. Comida para maritaca
  4. Alimentos proibidos para maritacas

Onde as maritacas vivem

Apesar de serem espécies residentes do Brasil, de acordo com o com a Lista das Aves do Brasil, divulgada pelo Comitê brasileiro de registros,[2]as maritacas também podem ser encontradas em outros países da América do Sul, Central e do Norte e têm uma considerável capacidade de adaptação, já que vão viver justamente em áreas onde há alimentos disponíveis. Isso é um dos fatores que explica o fato de que a maritaca, diferente de outras aves da mesma família como a arara, por exemplo, não é ameaçada de extinção (apesar de também ser vítima de comércio ilegal). Elas se adaptam às regiões onde há alimentos disponíveis e não têm dificuldades em se reproduzirem.

As maritacas são animais gregários que podem viver em pares e, normalmente, voam em bandos de 6 a 8 aves, mas dependendo da quantidade de comida disponível na região essa quantidade pode chegar a até 50 pássaros no bando.

Não confunda, as maritacas são menores do que os papagaios, mais mais agitadas, gritam, mas não repetem sons.

Espécies de maritaca

As espécies que costumam ser designadas como maritacas são:

  • Maitaca-de-cabeça-azul - Pionus menstruus
  • Maitaca-de-barriga-azul - Pionus reichenowi
  • Maitaca-verde - Pionus maximiliani
  • Maitaca-roxa - Pionus fuscus
  • Periquitão-Maracanã - Psittacara leucophthalmus
O que maritaca come - Onde as maritacas vivem

O que maritaca come

Há um impasse entre biólogos que consideram as maritacas frugívoras ou herbívoras, já que foi notificado que algumas espécies em certas regiões também consomem pétalas de flores, brotos, folhas e até pólen. O bico curto e côncavo das maritaca e de outros psitacídeos, entretanto, perfeito para extrair a polpa das futas, sugere a natureza frugívera delas.

Alimentação das maritacas

Frutas doces e maduras são o que as maritacas comem na natureza principalmente, além de sementes e castanhas. Mas outras frutas menos doces também estão dentro do que as maritacas comem como coco, figo e pinhão. A comida para maritaca, na verdade, varia de acordo com a região em que ela vive, já que as árvores que dão seus alimentos preferidos as atraem (mangueiras, embaúba, goiabeiras, mamoeiros, palmeiras, jabuticabeiras...).

Então, se você tem palmeiras ou árvores frutíferas em casa, não é de se estranhar a presença de maritacas e os seus gritos por ali.

Caso você esteja cuidando de uma maritaca que não possa voar, saiba que mesmo a alimentação da maritaca em cativeiro é baseada naquilo que ela come na natureza. E, relembrando, o que maritaca come? Frutas, principalmente, mas elas também podem comer sementes e castanhas e isso ajuda é bom para a manutenção de suas garras e bicos, os mesmos que fazem com que elas possam comer essas frutas mesmo com casca.

Falando nelas, se você tem carinho por alguma maitaca, você vai gostar dessa lista de nomes para maritacas.

O que maritaca come -  O que maritaca come
Imagem: Reprodução/mauroguanandi/Flickr

Comida para maritaca

Se você cuida de alguma maritaca que precisa de ajuda ou simplesmente quer fornecer mais comida para maritaca e outras aves na região, saiba que a maritaca pode comer banana, assim como outras frutas. Goiaba, laranja, manga, caju, manga e coco e outras frutas doces podem ser oferecidas sem problemas a maritacas adultas. Em menor quantidade, sementes e castanhas também podem ser aceitas na alimentação das maritacas. Sementes de girassol também devem ser oferecidas com moderação porque podem levar à obesidade.

Resumindo, maritaca pode comer:

  • Banana
  • Goiaba
  • Laranja
  • Manga
  • Caju
  • Coco
  • Sementes
  • Castanhas

Comida para maritaca filhote

Mas, se sua dúvida quanto ao que maritaca come é para alimentar um filhote, a comida para maritaca filhote deve ser oferecida em textura de papinha em temperatura ambiente, sem pedaços sólidos, como no caso de outras aves e mamíferos filhotes. A pasta de bucho para louro também é uma opção de comida para maritaca filhote. Esse produto pode ser encontrado em pet shops ou em lojas artigos para animais.

As quantidades variam de acordo com com os dias de vida da maritaca, quando mais nova, uma média de 8 vezes ao dia. Mas, se você não sabe se a maritaca está com fome, apalpe o papinho dela, se estiver cheio, significa que ainda não é hora de comer.

Já no caso de maritacas recém-nascidas, a alimentação deve ser feita a partir de uma preparação de 200ml (no máximo) de um pouquinho de aveia e água, dando com uma seringa. As aves são intolerantes à lactose e o leite nunca deve ser oferecido para aves. Entenda melhor essa questão na lista de alimentos proibidos para papagaios.

Alimentos proibidos para maritacas

Por serem animais silvestres supõe-se que as maritacas comam apenas os alimentos que já estão natureza, sendo que elas mesmo sabem o que devem e não devem comer. Mas, se você está cuidando de uma, tão importante quanto saber o que maritaca come é saber o que elas não podem comer de jeito nenhum. A ingestão de alimentos inadequadas pode causar uma intoxicação e efeitos colaterais graves ou fatais.

Por isso, você nunca deve oferecer como comida para maritaca:

  • Açúcar (no geral);
  • Álcool;
  • Alho e cebola;
  • Alimentos com corantes;
  • Alimentos com sabores artificiais;
  • Bebidas gaseificadas (refrigerantes);
  • Berinjela;
  • Café;
  • Carne;
  • Chocolate;
  • Especiarias;
  • Frituras;
  • Leite;
  • Sal;
  • Salsinha;
  • Sementes de maçã ou pera;
  • Sucos artificiais;
  • Tubérculos crus.

Agora que você já sabe o que maritaca come, você talvez vá gostar deste outro artigo em que listamos diversos passarinhos que cantam com suas características, vídeos e fotos.

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que maritaca come, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. DICIONÁRIO ILUSTRADO TUPI GUARANI. Baitaca. Disponível em: <https://www.dicionariotupiguarani.com.br/dicionario/baitaca/>. Acesso em 9 de outubro de 2019.
  2. ORNITOLÓGICOS, Comitê Brasileiro De Registros. Listas das aves do Brasil. 2011. Disponível em: <http://cbro.org.br/PDF/avesbrasil_2010out18.pdf/> Acesso em 9 de outubro de 2019.
Bibliografia
  • AVIBASE. The World Bird Database. Disponível em: <http://avibase.bsc-eoc.org/species.jsp?avibaseid=FAC09D766CB00401/>. Acesso em 9 de outubro de 2019.
  • UMCOMO. Patrícia Gebara. Como cuidar de filhote de maritaca. Disponível em: <https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-cuidar-de-filhote-de-maritaca-27861.html/>. Acesso em 9 de outubro de 2019.

Vídeos relacionados com O que maritaca come

1 de 3
Vídeos relacionados com O que maritaca come

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Willian
Muito bom. Obrigado pelo conteúdo.
Imagem: Reprodução/mauroguanandi/Flickr
1 de 3
O que maritaca come