Dietas caseiras

6 receitas caseiras para gatos filhotes

Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 1 fevereiro 2024
6 receitas caseiras para gatos filhotes
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Poucos momentos serão tão cruciais para o desenvolvimento saudável de um felino como sua primeira “infância”. Um gato bebê precisa obter os nutrientes necessários para fortalecer seu sistema imunológico e preparar seu organismo para sua idade adulta. Naturalmente, o leite materno seria o alimento ideal para suprir as necessidades nutricionais de um gato filhote. Mas o que fazemos se encontramos um gatinho que, infelizmente, não pode ser amamentado por sua mãe? Há como ajudá-lo?

Pensando nisso, PeritoAnimal convida você a conhecer 6 receitas caseiras para gatos filhotes. Se você resgatou ou adotou um gato filhote e quer proporcionar uma nutrição equilibrada e natural para ele, você poderá encontrar, neste novo artigo, opções simples e econômicas para preparar leite maternizado e papinhas de desmame para seu novo companheiro. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Receitas para filhote de cachorro

Índice

  1. Os gatos podem beber leite de vaca?
  2. 3 receitas caseiras de leite maternizado para gatos filhotes
  3. Quantidade de leite que um gato filhote precisa consumir
  4. 3 receitas caseiras de papinhas de desmame para gatos filhotes

Os gatos podem beber leite de vaca?

Sim, um gato pode beber leite de vaca, mas é melhor que consuma a versão sem lactose ou leite de cabra, vamos vamos explicar melhor agora.

Muitas pessoas se perguntam se os gatos podem beber leite de vaca ou se este alimento seria prejudicial para sua saúde. Na verdade, a lactose conquistou certa “má fama” nos últimos anos, com o crescente número de diagnósticos de intolerância nos seres humanos. Mas, a lactose realmente prejudica o sistema digestivo dos animais?

O sistema digestivo dos mamíferos muda à medida que os animais se desenvolvem e adquirem novas necessidades nutricionais e, consequentemente, diferentes hábitos alimentares. Durante o período de lactação (quando são amamentados pela mãe), os mamíferos produzem uma grande quantidade de uma enzima chamada lactase, cuja função é digerir justamente a lactose do leite materno. Porém, quando alcança o período de desmame, a produção dessa enzima diminui progressivamente, preparando o organismo do animal para a transição alimentar (deixar de consumir o leite materno e começar a se alimentar por conta própria).

Já o leite materno de uma gata tem uma composição diferente da de uma vaca e, geralmente, possui uma menor concentração de lactose. Portanto, quando elaboramos a fórmula caseira para nossos gatinhos, devemos utilizar preferencialmente leite de vaca sem lactose ou leite de cabra (que também possui naturalmente um índice menor de lactose).

E os gatos adultos, podem continuar consumindo leite? Embora alguns gatos ainda possam produzir a enzima lactase em doses suficientes para digerir pequenas porções de leite ingerido, a maioria pode desenvolver sintomas associados à intolerância à lactose. Portanto, o melhor é adequar a alimentação do gato adulto às suas necessidades nutricionais naturais, e para isso podemos optar por uma dieta variada que inclua a ração balanceada, alimentos úmidos e receitas caseiras.

6 receitas caseiras para gatos filhotes - Os gatos podem beber leite de vaca?

3 receitas caseiras de leite maternizado para gatos filhotes

Se já consultou um veterinário e descobriu que seu novo gatinho ainda não passou da fase de desmame, você deverá suprir artificialmente os nutrientes que o leite materno naturalmente oferecia. A opção mais prática seria recorrer ao leite maternizado comercial, que pode ser encontrado na maioria das lojas de animais de estimação e em algumas clínicas veterinárias. No entanto, você pode preparar para seu gatinho um muito nutritivo e natural leite maternizado caseiro com ingredientes econômicos e fáceis de encontrar.

Receita 1: com 4 ingredientes

Esta receita para gatos filhotes é a mais indicada para nutrir os pequeninos. Para elaborá-la, você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 250 ml de leite integral sem lactose
  • 15 ml de creme de leite (de preferência com 40% de gordura)
  • 1 gema de ovo
  • 1 colher de sopa de mel (pode ser utilizada glicose, mas o mel é mais recomendado)

Receita 2: com 3 ingredientes

Diferente da primeira receita, essa opção é feita com leite de cabra, que costuma ser naturalmente mais digerível para os gatinhos (e também para os filhotes de cachorros). Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 250 ml de leite de cabra
  • 150 ml de iogurte grego (se você encontrar sem lactose, melhor)
  • 1 gema de ovo

Receita 3: com 5 ingredientes (indicada para os gatinhos com desnutrição)

Muitas vezes, um gatinho resgatado que não foi amamentado pode apresentar desnutrição, o que torna seu sistema imunológico ainda mais vulnerável. Esta receita de leite maternizado para gatos bebês altamente energética é indicada para reverter rapidamente este quadro, mas é importante consultar seu veterinário para evitar efeitos colaterais decorrentes do consumo excessivo de proteínas e gorduras.

  • 200 ml de leite integral sem lactose
  • 25 ml de creme de leite (de preferência com 40% de gordura)
  • 1 gema de ovo
  • ½ colher de sopa de mel
  • 10 g de manteiga
  • 15 g de caseinato de cálcio (que é a proteína do leite já isolada)

Preparação das três receitas

A elaboração dessas 3 receitas caseiras para gatos filhotes consiste, em primeiro lugar, em misturar bem todos os ingredientes até obter um leite de consistência um pouco mais espessa e de cor mais amarelada que o normal. Depois, recomendamos aquecer o leite maternizado em banho-maria até alcançar uma temperatura em torno dos 37 ºC. E então, espere esfriar um pouco e, finalmente você poderá oferecê-lo para seu gatinho com a ajuda de uma seringa ou bico esterilizado.

Você pode preparar o leite maternizado dos seus gatinhos 1 ou 2 dias de oferecer a eles e mantê-lo na geladeira (máximo de 48 horas, em uma temperatura média de 4 ºC). Também recomendamos consultar nossas dicas de como alimentar seu gatinho, para te ajudar a mantê-los bem alimentados e saudáveis durante suas primeiras semanas de vida.

6 receitas caseiras para gatos filhotes - 3 receitas caseiras de leite maternizado para gatos filhotes

Quantidade de leite que um gato filhote precisa consumir

A quantidade de leite que um gato filhote precisa consumir dependerá da necessidade energética diária de cada gatinho, e isso muda à medida que o gato bebê cresce e ganha peso corporal. O cálculo estimativo é de 20 kcal diária para cada 100g de peso corporal.

Se sua mãe os amamentasse, os gatinhos absorveriam o leite em pequenas quantidades e poderiam realizar até 20 mamadas por dia. A cada alimentação, um gatinho costuma consumir de 10 a 20 ml de leite, apesar de sua capacidade estomacal suportar até 50 ml. No intervalo entre as mamadas, os gatinhos digerem o leite e absorvem os nutrientes.

Ao oferecer o leite maternizado caseiro para seu gatinho, você deve fazê-lo várias vezes por dia, respeitando seu momento de descanso e digestão. Recomenda-se proporcionar de 6 a 8 mamadas diárias, com intervalos de 3 a 5 horas entre elas. É muito importante manter a regularidade na alimentação do seu gatinho e nunca o deixar sem comer por mais de 6 horas. E lembre-se que os gatinhos também precisam ser alimentados à noite e pela manhã cedo.

As mudanças alimentares repentinas, o excesso de leite e o espaço excessivo entre as mamadas podem causar sintomas de estresse nos gatos, como diarreias e vômitos.

3 receitas caseiras de papinhas de desmame para gatos filhotes

É comum ouvir falar de desmame como um momento, mas na verdade se trata de um processo que todos os mamíferos vivenciam. E não é apenas uma mudança alimentar, mas também uma preparação para a vida adulta, onde o animal deve ser capaz de se tornar independente da sua mãe para sobreviver por conta própria. Portanto, é tão importante respeitar a idade do desmame ao optar pode levar um novo animal de estimação para o seu lar.

Se um gatinho se desenvolve junto de sua mãe e é amamentado, a curiosidade inerente ao seu instinto o leva a querer experimentar a ração da mãe. Isso geralmente acontece a partir do primeiro mês de vida do animal, quando os dentes começam a crescer.

Quando seu pequeno companheiro alcança seus 25 ou 30 dias de vida, você pode começar a apresentar-lhe a comida sólida, mas em forma de papinha para facilitar sua mastigação e posterior digestão. A seguir, sugerimos 3 receitas caseiras para manter o seu gatinho bem alimentado durante sua infância:

Receita 1: papinha de leite maternizado caseiro e ração balanceada

  • 1 xícara de ração balanceada para gatos bebês
  • 1 xícara de leite maternizado caseiro morno

Essa receita de papinha é uma ótima opção para acostumar gradualmente nosso gatinho ao sabor da ração comercial que consumirá durante sua infância e para garantir as proporções de nutrientes adequadas ao seu crescimento saudável.

Para prepará-la, deveremos esquentar o leite maternizado em banho-maria e depois despejá-lo sobre a ração sólida. Deixemos repousar por alguns minutos para que o alimento amoleça e bata a mistura até obter um mingau. O ideal é oferecer a papinha ao gatinho em temperatura ambiente ou um pouco morna.

Devemos lembrar de introduzir gradualmente o alimento sólido na rotina do nosso gatinho. No início, podemos substituir 1 mamada pela papinha, e depois ir aumentando sua ingestão, até ocupar 100 % de sua alimentação diária. E é importante consultar seu veterinário de confiança antes de incluir qualquer alimento novo na dieta dos seus animais de estimação.

Receita 2: papinha caseira de peru (ou frango) com cenoura

  • 150 g de peito de peru (você também pode utilizar frango)
  • 1 cenoura
  • Água em quantidade suficiente para ferver os alimentos

Essa é outra receita para gatos bebês simples e prática que você pode preparar para seu gatinho para complementar sua alimentação e apresentá-lo a alimentação sólida. Para preparar a papinha, você deve primeiro ferver bem o peito de peru (ou de frango) e também a cenoura. Quando os alimentos estiverem macios, basta bater até formar um mingau. Lembre-se de deixar esfriar antes de oferecer ao seu gatinho.

Receita 3: papinha caseira de fígado de frango

  • 200g de fígado de frango
  • Água em quantidade necessária para ferver e dar consistência

Essa receita de papinha para gatos filhotes também podem ser adaptada para fazer um delicioso patê caseiro para seu gatinho. A diferença básica está na quantidade de água que colocamos para obter a consistência que desejamos. Para obter uma papinha, devemos ferver os fígados em bastante água até que estejam bem cozidos. Após, deixamos esfriar por 10 minutos para poder liquefazer junto a 100 ml de água morna que sobrou como caldo após o cozimento. Lembre-se de deixar a papinha esfriar antes de oferecer ao seu pequeno peludo.

Se queremos obter um patê consistente, devemos simplesmente escorrer bem os fígados depois de fervê-los e esmagá-los com um garfo.

Para descobrir mais receitas caseiras e deliciosas usando carne de peixe que nossos gatos tanto adoram, não deixe de ler nosso artigo comida caseira para gatos – receitas de peixes. E se você também tem uma receita caseira que quer compartilhar conosco e com nossos leitores, deixe seu comentário! No vídeo a seguir, deixamos mais uma opção de receita caseira de biscoito para gatos feita no microondas:

Se deseja ler mais artigos parecidos a 6 receitas caseiras para gatos filhotes, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • El Diario. Leche y mascotas: ¿es realmente malo que gatos y perros la tomen o es un mito?. Disponível em: <https://www.eldiario.es/consumoclaro/perros/leche-mascotas-realmente-gatos-perros_1_1165904.html>. Acesso em 30 de junho de 2021.
  • PDSA. Can cats drink milk? Disponível em: <https://www.pdsa.org.uk/what-we-do/blog/vet-qa-can-cats-drink-milk>. Acesso em 30 de junho de 2021.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Dulce
gostei muito desse artigo. tenho um gatinho de 4 meses . Foi uma doação. estou dando pouca raçao e introduzindo alimentaçao caseira. faço peito de frango com cenoura picadinha e chuchu. cozinho so na agua. depois desfio bastante e separo as porçoes. ele consome bem. Esta correto.
A sua avaliação:
Nimário Ferreira da Silva
Receber dicas e informações
1 de 3
6 receitas caseiras para gatos filhotes