PARTILHAR

Cachorro com tosse - Sintomas, causas e tratamento

Luísa Savala
Por Luísa Savala, Redatora especializada em animais. 8 janeiro 2019
Cachorro com tosse - Sintomas, causas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

As causas de um cachorro com tosse podem ser de diferentes origens, por essa razão, é importante ter um diagnóstico precoce que ajude o veterinário a estabelecer o tratamento adequado. Nesse artigo do PeritoAnimal vamos explicar as causas que podem provocar a tosse de cachorro, destacando a tosse produzida por parasitas que infectam os pulmões e o coração que são responsáveis por doenças graves e potencialmente mortais.

Se isso está acontecendo com o seu pet, descubra tudo sobre cachorro com tosse - Sintomas, causas e tratamento, lendo esse artigo e sabendo como prevenir o sintoma corretamente com o calendário de desparasitação.

Cachorro tossindo: o que pode ser

Para explicar a tosse de cachorro, é importante saber que a tosse é um reflexo que se destaca por uma irritação em algum ponto do sistema respiratório. Assim, pode ter origem por infecções nas vias respiratórias, pela presença de produtos que causam irritação (como podem ser fragmentos vegetais ou restos de comida), por doenças cardíacas, tumores, parasitas ou simplesmente pela pressão de uma coleira apertada.

A tosse aumenta a irritação, o que, por sua vez intensifica e mantém a tosse. Pode ser profunda, seca, úmida, aguda, débil ou prologada. As características ajudam o veterinário a orientar o diagnóstico e também reconhecer a presença de outros sintomas como alterações respiratórias, secreção ocular e nasal, espirros ou expectorações. Em qualquer caso você deve recorrer a um veterinário.

Meu cachorro está tossindo como se estivesse engasgado: causas

Qualquer corpo estranho alojado no sistema respiratório pode explicar porque você vê o seu cachorro engasgado tossindo. Esses corpos estranhos podem ser brinquedos, ossos, anzol, cordas, etc. Se o cachorro tosse com se tivesse alguma coisa na garganta, é possível que esteja diante de um caso de cachorro com tosse por corpo estranho. Se o cachorro ficar inquieto e ansioso, dependendo da localização do corpo estranho é possível que ele tente tirar levando a pata até a boca, também pode ter hipersalivação ou tente vomitar. Se o objeto estiver instalado na laringe, o cachorro terá uma tosse como se estivesse asfixiando.

Essa é uma situação de emergência e, por isso, deve levar o seu pet ao veterinário o quanto antes. Como prevenção, você deve evitar que o cachorro ingira materiais suscetíveis de provocar obstruções.

Cachorro com tosse - Sintomas, causas e tratamento - Meu cachorro está tossindo como se estivesse engasgado: causas

Tosse de canil ou traqueobronquite infecciosa canina

A explicação de um cachorro tossindo muito pode ser pela doença popularmente conhecida como tosse de canil (ou traqueobronquite infecciosa canina). Como o próprio nome indica, a tosse é o principal indício dessa doença que, habitualmente, afeta animais alojados em espaços coletivos, como canis, pois é altamente contagiosa.

Na verdade, trata-se de um grupo de doenças respiratórias causadas por distintas bactérias e vírus, como o vírus gripal ou Bordetella bronquiseptica. O cachorro tosse e tem náuseas e, de forma geral, não demonstra outros sintomas. Embora sejam sintomas leves, é importante levar seu pet ao veterinário o quanto antes para evitar complicações como pneumonia, por exemplo.

Em casos mais graves, os cachorros tendem a ter febre, anorexia, secreção nasal, intolerância a exercícios, espirros e problemas respiratórios. Apenas o veterinário é capaz de estabelecer qual o tratamento indicado e a medicação apropriada para o seu cachorro. Existem vacinas que ajudam a prevenção e é de extrema importância adotar precauções para o que o seu cachorro não contagie outros animais

Cachorro com tosse por faringite

Outra das doenças que podem explicar um cachorro com tosse é a faringite, que costuma estar associada a infecções na boca ou sistêmicas, como é o caso da cinomose em cães. É uma doença mais comum em filhotes, que pode fazer com que o cachorro apresente sintomas de tosse, vômito, diarreia, anorexia ou apatia. A faringite provoca dor, podendo até fazer com que seu cachorro deixe de comer.

Apenas o veterinário pode diagnosticar a causa e passar o tratamento. Costuma ser receitado antibiótico e é de extrema relevância que você controle a alimentação do seu cão: caso ele não queria comer, você pode recorrer a comida umedecida.

Cachorro com tosse - Sintomas, causas e tratamento - Cachorro com tosse por faringite

Cachorro com tosse por bronquite

Se o cachorro tem uma tosse constante e não diminui após alguns meses, é possível que a explicação de porque o cachorro está tossindo muito seja uma bronquite cônica, mais comum em cachorros de idade média ou idosos e, geralmente, a origem é desconhecida.

Se você notou o seu cachorro tossindo e vomitando gosma branca, os excessos de tosse podem acabar com a expectoração de saliva com aspecto espumoso que pode ser confundida com vômito. Se não for tratada, pode provar lesões irreversíveis.

O veterinário receitará um medicamento para reduzir a inflamação dos brônquios e bronquíolos. Também é necessário adotar medidas paliativas como a eliminação de agentes contaminadores do ambiente e o uso de proteção para passear.

Cachorro com tosse por vermes pulmonares

A presença de parasitas pulmonares, em geral, no sistema respiratório é outra causa que explica porque cachorro está com tosse. Existem várias espécies que podem infectar os cachorros e é possível contrair ao ingerir um hospedeiro intermediário, como os caracóis. Essa patologia costuma provocar uma tosse leve e, algumas vezes não apresentar qualquer sintoma.

Nos cachorros jovens, uma tosse persistente pode causar emagrecimento ou intolerância ao exercício físico. Ao tossir, as larvas chegam na boca e o cachorro as traga, podendo notar posteriormente nas fezes.

Esses vermes podem ser causadores de problemas na coagulação, complicando o quadro e podendo provocar a morte do cachorro. É necessário um tratamento adequado e implementar corretamento o plano de desparasitação acordado com o médico veterinário com o objetivo de prevenir infecções.

Cachorro com tosse por doenças cardíacas

Na maioria das vezes, a tosse está relacionada a problemas respiratórios, no entanto os problemas cardíacos também podem provocar tosse de cachorro. O aumento do tamanho do coração afeta o funcionamento e repercute no pulmão, dando origem a tosse, intolerância ao exercício, cansaço, emagrecimento, ascite, dificuldades respiratórias e desmaios.

Esses sintomas aparecem em doenças como cardiomiopatia dilatada, valvular crônica, filariose, potencialmente mortais. Esta última é causada pelo verme do coração e atinge o auge com o aumento das temperaturas, facilitando o desenvolvimento do seu vetor, um mosquito que contém larvas de filaria sendo transmissível aos cachorros.

A filária desenvolve um ciclo vital em seu interior e termina instalando-se principalmente no coração e nas artérias pulmonares, afetando o funcionamento e constituindo um risco para a vida do cachorro. Se as larvas se deslocam podem obstruir a circulação sanguínea nos pulmões, causando tromboembolismo pulmonar.

Se afetam as veias hepáticas, provocam síndrome da veia cava, responsável pela insuficiência hepática. Esta doença tem tratamento mas, em seu percurso, as larvas mortas podem produzir obstruções, causando a morte do cachorro.

Cachorro com tosse - Sintomas, causas e tratamento - Cachorro com tosse por doenças cardíacas

Cachorro com tosse: o que fazer

Se o seu cachorro apresenta tosse persistente e qualquer outro sinal mencionado no artigo, você deve visitar um veterinário de confiança para realizar os exames necessários e determinar as causas da tosse. O especialista passará um tratamento adequado segundo o quadro apresentado pelo seu cachorro.

Tosse de cachorro: como evitar

Como você pôde observar, são muitas as patologias que podem afetar um cachorro, podendo ser transmissíveis a humanos e vice e versa. Por isso, é de vital importância apostar em medidas preventivas como seguir o calendário de vacinação e desparasitação pautado pelo veterinário, já que ajudará a manter a saúde do cachorro e de toda a família.

Não esqueça que é aconselhável visitar um veterinário a cada seis meses e seguir o programa de desparasitação mensal que ajuda a prevenir e tratar de forma rápida qualquer patologia que possa afetar o cachorro, utilizando sempre produtos prescritos pelo veterinário.

Cachorro com tosse - Sintomas, causas e tratamento - Tosse de cachorro: como evitar

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro com tosse - Sintomas, causas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Bibliografia
  • "Tracheobronchitis (Bronchitis) in Dogs" por Ned F. Kuehn, DVM, MS, DACVIM, Section Chief, Internal Medicine, Michigan Veterinary Specialists. Disponível em:https://www.msdvetmanual.com/dog-owners/lung-and-airway-disorders-of-dogs/tracheobronchitis-bronchitis-in-dogs

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Rita de Cassia pereira Cardoso
Quero um remédio para tosse do meu cachorro
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi,Rita. Tudo bem? Temos este post que ensina a fazer remédios caseiros para tosse de cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-caseiro-para-tosse-de-cachorro-21747.html
Esperamos que seja útil! 🐶

A sua avaliação:
Giovana
toda vez que meu cachorro toma água tosse muito sera que pode ser alguma coisa ou é preocupação boba?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Luana
Minha cachorro.ta tossindo. Uma.tosse seca e da vontade dela vomita mas não.sai nada só uma.baba branca oque está acontecendo ?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Luana. Este artigo ode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/cachorro-tossindo-e-vomitando-gosma-branca-o-que-fazer-22735.html

No entanto, recomendamos que você consulte um veterinário o quanto antes. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
suilane
meu cachorro tá como se tivesse engasgado e quando como colocar tudo pra fora e ta perdendo peso e fica babando
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Suliane. Apenas um veterinário pode fazer um exame físico e recomendar o melhor tratamento para o seu cachorro. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Elizandra
Minha cachorrinha está tossindo como se estivesse engasgada, desde cedo está assim, ela está comendo normalmente e tomando água também, late e está esperta mais não sei o que fazer mesmo tou muito triste e preocupada me ajudem por favor!
A sua avaliação:
Paladino
Meu cãozinho está com colapso de traquéia, roupinhas e cobertor prejudicam?
André lira
Meu cachorro está tossindo como se estivesse engasgado sendo que ele come e bebe água normalmente mais os momentos de crise estão aumentando cada vez mais principalmente a noite tem dois dias assim
Luísa Savala
Oi André! Você deve buscar ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
ALESSANDRA
cachorro labrador com tosse seca como se estivesse engasgado. Está triste e não quer comer. Tem uns 8 dia já. Comprei um remédio indicado pelo veterinário (ANCYLEX).Ele tinha melhorado, mas começou de novo.
Daniel Silva
Peço por favor que me ajudem. Meu cachorro está tossindo desde a última sexta-feira (dia 10) como se tivesse engasgado com algo. Não sei se está, pois ele come normalmente, bebe água normalmente... O que devo fazer, já que ele é um cachorro muito arisco e nunca aceitaria ir de boa no veterinário?
A sua avaliação:
Tawany
Acabei de adotar um Cachorrinho Mais não Sei a Raça dele você saberia me dizer?
Luísa Savala
Oi Tawany! Confira nosso artigo sobre com saber a raça do meu cachorro: https://www.peritoanimal.com.br/como-saber-a-raca-do-meu-cachorro-7495.html
A sua avaliação:
Lúcia de souza Almeida
Tem um casal de yorkshire mais ultimamente anda com uma coseira nos ouvidos limpo soro fisiológico as orelhas coloco o aurivet mais num tô vendo resultados
A sua avaliação:
Danila
tem xarope para tosse de cachorro? Meu cachorro tem tosse rouca
Cachorro com tosse - Sintomas, causas e tratamento
1 de 5
Cachorro com tosse - Sintomas, causas e tratamento

Voltar ao topo da página ↑