Partilhar

O que filhote de passarinho come?

 
Por Maria Besteiros. 26 setembro 2019
O que filhote de passarinho come?

Na estação reprodutiva, não é estranho encontrar no chão passarinhos que ainda não conseguem se alimentar ou voar sozinhos. Se você precisar cuidar de um, o mais importante é saber o que filhote de passarinho come. Vamos explicar tudo neste artigo do PeritoAnimal.

De qualquer forma, se você não puder tomar conta ou não souber como fazer isso, o ideal é recolher o filhote e levá-lo para um centro especializado em recuperação de aves ou, pelo menos, para uma clínica veterinária.

Também lhe pode interessar: O que maritaca come

Comida para passarinho recém-nascido

Se você encontrar filhotes de ave na rua, é essencial que tenha informações sobre qual a melhor comida para passarinho recém-nascido. As aves não são mamíferos, por isso seus filhotes não precisam se alimentar de leite quando saem do ovo. Mas isso não significa que eles conseguem comer sozinhos.

Você pode encontrar filhotes de pássaro que, para garantir sua sobrevivência, dependem de um ou ambos os pais para se alimentar. Isso varia de acordo com a espécie, pois existem aves com dietas a base de insetos, grãos, sementes, frutas, etc.

Os pais, para alimentar esses pequenos, precisam introduzir a comida no fundo de sua boca. Em geral, os filhotes piam no ninho pedindo comida e instintivamente aprendem a reconhecer seus pais, de modo que, assim que eles chegam, abrem completamente o bico. Assim, os pais podem depositar alimentos quase dentro da garganta, o que é essencial para os filhotes conseguirem comer.

Por isso, ao se deparar com um filhote recém-nascido que você resgatará sem penas e coberto ou não de plumas, a primeira coisa a fazer é identificar a que espécie ele pertence, para saber o que filhote de passarinho come, uma vez que filhotes de pardal não comem a mesma coisa que melros, por exemplo. Você pode se guiar pela forma do bico, que geralmente é fino, alongado e reto nas aves insetívoros e mais curto e cônico nas aves granívoras. De qualquer forma, em lojas especializadas, é possível encontrar uma papa de criação apropriada. Um exemplo de papa caseira pode ser feita com ração de gato embebida em água, ovo cozido e farinha de rosca, tudo misturado até obter uma consistência pastosa.

Mas não é só a comida de passarinho que importa. Para criá-lo com sucesso, também é necessário fazer com que o pássaro abra a boca ao te ver, pois precisa aprender que sua presença está associada à comida. Se isso não acontecer, o passarinho morrerá.

O que filhote de passarinho come? - Comida para passarinho recém-nascido

Comida para passarinho filhote

No começo da vida do passarinho, eles vão precisar que você os alimente diretamente na boca. Se você tiver alguma dúvida ou quiser confirmar a espécie, pode procurar ajuda em centros de reabilitação de aves, com biólogos, especialistas em ornitologia, em clínicas veterinárias ou estabelecimentos especializados. Em pouco tempo, esses filhotes vão crescer e poderão comer sozinhos.

Nesta nova fase, saber qual a melhor comida para passarinho filhote também dependerá, mais uma vez, de sua espécie. No mercado, você encontrará diferentes tipos de alimentos e pode incluir na dieta sementes, insetos, migalhas, frutas, etc., sempre dependendo da espécie.

Como já vimos, nem sempre é simples alimentar esses filhotes de passarinho. Eles não são brinquedos e, antes de sequer resgatar uma ave da rua, você deve esperar e ver se os pais estão por perto para voltar e buscá-la. Também é uma boa ideia tentar localizar o ninho e, se houver nele outros filhotes vivos, você pode devolver para o ninho o filhote que caiu. Por outro lado, uma vez que tenha resgatado o filhote, se você não conseguir fazê-lo comer, deve entrar em contato com um centro especializado para que pessoas com experiência possam alimentá-lo adequadamente.

Se você tiver encontrado um filhote de pombo saiba quais são os cuidados essenciais e como alimentá-lo nesse artigo do PeritoAnimal.

O que filhote de passarinho come? - Comida para passarinho filhote

Quantidade de comida de passarinho

Uma vez que você tenha se informado sobre a comida de passarinho mais adequada, seu objetivo será fazê-lo abrir a boca. Você pode estimulá-lo fazendo uma leve pressão para dentro nos cantos de seu bico. Isso o abrirá um pouco, o suficiente para introduzir a papa de criação com pinças pequenas ou uma seringa, sem agulha, é claro. Você deve chegar o mais fundo possível na boca. Obviamente, esse processo deve ser realizado com muita delicadeza.

Pouco a pouco, o filhote vai começar a abrir a boca completamente ao te ver. No começo você terá que oferecer comida a ele com muita frequência, mas, uma vez que ele se acostumar e ficar satisfeito, você poderá começar a espaçar as refeições. O pássaro vai comer durante o dia, mas não à noite. O próprio filhote vai te indicar o quanto come pois, após alguns minutos de deglutição, vai parar de abrir a boca, permanecer quieto e fechar os olhos. Isso significa que está cheio.

Quando os pássaros aprenderem a comer sozinhos, você terá que deixar a comida à sua disposição, ou seja, o comedouro precisa ficar cheio para que eles possam bicar o dia todo e eles mesmo regularão a quantidade de comida. Da mesma forma, no bebedouro dos pássaros deve sempre haver água limpa e fresca.

Se você tiver encontrado um passarinho filhote machucado, além de saber o que filhote de passarinho come, é importante que você saiba como cuidar dele. Para isso, leia esse artigo do PeritoAnimal.

Comida para passarinho de rua

Agora que você já sabe o que filhote de passarinho come, às vezes não quer recolher os filhotes da rua e sim colocar comida para as aves que estão por perto porque gosta, pensa que precisam ou simplesmente porque quer atraí-las para seu jardim, horta ou varanda. Como já dissemos, a comida de passarinho dependerá das espécies de ave em questão.

O mais comum é comprar ou fazer um comedouro de pássaros e pendurá-lo nas proximidades da casa. No comedouro você pode colocar desde migalhas de pão, de preferência integral e sempre umedecido, até misturas de sementes ou guloseimas para aves que podem ser encontradas em lojas. Quanto aos alimentos caseiros, arroz e ovos cozidos, frutas maduras, sementes de girassol ou milho, mas não pipoca, porque é muito salgada, são alternativas que podemos oferecer.

É claro que colocar comida para os pássaros de rua pode fazê-los se acostumarem com a comida fácil e pararem de procurá-la por conta própria. Não é muito recomendado que eles dependam tanto dos humanos. Não se esqueça de que eles não são animais de estimação.

O que filhote de passarinho come? - Comida para passarinho de rua

Se deseja ler mais artigos parecidos a O que filhote de passarinho come?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Vídeos de O que filhote de passarinho come?

1 de 3
Vídeos de O que filhote de passarinho come?

Escrever comentário sobre O que filhote de passarinho come?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

O que filhote de passarinho come?
1 de 4
O que filhote de passarinho come?

Voltar ao topo da página