Pode dar chá de boldo para cachorro?
Ver fichas de Cachorros
O chá de boldo é bastante conhecido na cultura popular, sendo utilizado para amenizar problemas estomacais e digestivos. É um conhecido remédio caseiro para quem comeu demais ou ingeriu alimentos de difícil digestão. Este chá, no entanto, não é utilizado apenas pelas pessoas, mas também por seus cachorros. É muito comum o tutor dar para o seu pet o mesmo medicamento e/ou alimento que ele costuma ingerir, como uma forma de cuidado e empatia. E é aí que mora o perigo!
Nem toda medicação que é boa para as pessoas também é para os animais. De fato, o boldo ajuda no funcionamento do estômago e do fígado do cachorro, mas a quantidade deverá ser indicada por um médico veterinário. O consumo excessivo do boldo pode ter um efeito inverso, prejudicando a digestão do animal, além de mascarar outros possíveis problemas. Mas não fiquei preocupado! O PeritoAnimal elaborou este artigo que fala se pode dar chá de boldo para cachorro para elucidar algumas dúvidas. Não deixe de ficar informado sobre o assunto! Boa leitura!
Pode dar chá de boldo para cachorro?
Sim. O cachorro pode tomar chá de boldo sem problemas, desde que seja acompanhado pelo médico veterinário. O uso de plantas e fitoterápicos sem a indicação do profissional pode ser perigoso para a saúde do cachorro, devido à falta de controle da dose administrada.
O boldo é de origem chilena e é considerada uma planta arbustiva, sendo capaz de chegar a 6 metros de estatura, porém é comumente encontrada com mais ou menos 2 ou 3 metros de altura. Apresentando folhas coriáceas (com aspecto de couro), possuem uma cor verde acinzentada, além de glândulas exóticas e ricas em um óleo essencial de aroma marcante, lembrando levemente a cânfora.
A Peumus boldus é uma espécie arbórea que pertence à família Monimiaceae, oriunda da região sul e região central do Chile, chamada de boldo-do-chile. No Brasil, o boldo não cresce naturalmente, porém, nas farmácias é fácil encontrar alguns dos seus subprodutos.
Para que serve o chá de boldo para cachorro?
A função do chá de boldo para o cachorro será a mesma para as pessoas, ou seja, para tratamentos hepáticos e digestivos.
Sem dúvidas, o boldo possui várias propriedades que auxiliam no bom funcionamento do sistema gastrointestinal do cachorro, mas deverá ser utilizado com cautela e na dosagem correta. Esta rica plantinha medicinal é uma fonte de benefícios que auxiliam no tratamento de problemas na vesícula biliar e nos casos de gastrite, agindo no bom funcionamento do fígado e intestino, regulando melhor o funcionamento do sistema digestivo.
Ele tem uma ação na vesícula biliar, aumenta a diurese e a secreção biliar. Possui também efeito anti-inflamatório e antioxidante. Na cultura popular, a planta é utilizada para problemas hepáticos e digestivos. Quem nunca se sentiu mal após uma refeição mais pesada e lhe foi oferecido um chá de boldo? Pois bem, esse costume é passado para os cães, que recebem o boldo de seus tutores quando aparentam ter problemas digestivos.
Contraindicações do chá de boldo para cachorro
Alguns estudos farmacológicos realizados no boldo comprovam que a planta possui realmente efeitos benéficos. No entanto, sem o acompanhamento de um médico veterinário, ele pode ocasionar efeitos prejudiciais à saúde do cachorro, principalmente se usado em excesso.
No Brasil, é possível achar o boldo do Chile, Peumus boldous Molina, que é o verdadeiro boldo, facilmente confundido com o Plectranthus barbatus Andr, chamado de “falso boldo”. Ambos podem ter ação abortiva, pois atuam na mobilidade das tubas uterinas, afetando o transporte do embrião até o útero.
Baixas doses de boldo são benéficas ao fígado. No entanto, altas doses podem ter o efeito contrário, prejudicando a função hepática. Por isso, não é adequado oferecer boldo para o cachorro sem antes consultar o médico veterinário, pois o chá pode mascarar uma doença mais grave, aliviando os sintomas gástricos e retardando o diagnóstico e o tratamento corretos.
Outros remédios para cachorro com dor de estômago
De início, deve-se levar o cachorro com suspeita de dor de estômago para ser acompanhado pelo médico veterinário, pois muitas doenças diferentes podem apresentar o mesmo sintoma. Pode ser que o cachorro esteja com outro problema de saúde e será tratado para dor de estômago pelo seu tutor, podendo melhorar ou agravar o quadro dele.
A identificação da causa da dor de estômago é de extrema importância para o tratamento, pois a medicação deverá ser direcionada para o distúrbio principal. Inflamações no estômago podem ser tratadas com medicamentos inibidores da secreção do suco gástrico, como o omeprazol.
Ranitidina, cimetidina e famotidina também são indicadas nos casos de gastrite, além de alteração na dieta. Alimentos brandos, como purê de batata inglesa com peito de frango desfiado ou carne moída magra ajudam a melhorar a digestão.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar chá de boldo para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.
- Pereira, A.F.S., Gonçalves, K.A.M. O boldo (Peumus boldus) e seus benefícios. Brazilian Journal of Development, 2021. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/admin,+Art+044+BJD.pdf. Acesso em 26/08/2024.