Dietas caseiras

Pode dar chá de boldo para cachorro?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 17 setembro 2024
Pode dar chá de boldo para cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O chá de boldo é bastante conhecido na cultura popular, sendo utilizado para amenizar problemas estomacais e digestivos. É um conhecido remédio caseiro para quem comeu demais ou ingeriu alimentos de difícil digestão. Este chá, no entanto, não é utilizado apenas pelas pessoas, mas também por seus cachorros. É muito comum o tutor dar para o seu pet o mesmo medicamento e/ou alimento que ele costuma ingerir, como uma forma de cuidado e empatia. E é aí que mora o perigo!

Nem toda medicação que é boa para as pessoas também é para os animais. De fato, o boldo ajuda no funcionamento do estômago e do fígado do cachorro, mas a quantidade deverá ser indicada por um médico veterinário. O consumo excessivo do boldo pode ter um efeito inverso, prejudicando a digestão do animal, além de mascarar outros possíveis problemas. Mas não fiquei preocupado! O PeritoAnimal elaborou este artigo que fala se pode dar chá de boldo para cachorro para elucidar algumas dúvidas. Não deixe de ficar informado sobre o assunto! Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Pode dar leite para cachorro?
Índice
  1. Pode dar chá de boldo para cachorro?
  2. Para que serve o chá de boldo para cachorro?
  3. Contraindicações do chá de boldo para cachorro
  4. Outros remédios para cachorro com dor de estômago

Pode dar chá de boldo para cachorro?

Sim. O cachorro pode tomar chá de boldo sem problemas, desde que seja acompanhado pelo médico veterinário. O uso de plantas e fitoterápicos sem a indicação do profissional pode ser perigoso para a saúde do cachorro, devido à falta de controle da dose administrada.

O boldo é de origem chilena e é considerada uma planta arbustiva, sendo capaz de chegar a 6 metros de estatura, porém é comumente encontrada com mais ou menos 2 ou 3 metros de altura. Apresentando folhas coriáceas (com aspecto de couro), possuem uma cor verde acinzentada, além de glândulas exóticas e ricas em um óleo essencial de aroma marcante, lembrando levemente a cânfora.

A Peumus boldus é uma espécie arbórea que pertence à família Monimiaceae, oriunda da região sul e região central do Chile, chamada de boldo-do-chile. No Brasil, o boldo não cresce naturalmente, porém, nas farmácias é fácil encontrar alguns dos seus subprodutos.

Para que serve o chá de boldo para cachorro?

A função do chá de boldo para o cachorro será a mesma para as pessoas, ou seja, para tratamentos hepáticos e digestivos.

Sem dúvidas, o boldo possui várias propriedades que auxiliam no bom funcionamento do sistema gastrointestinal do cachorro, mas deverá ser utilizado com cautela e na dosagem correta. Esta rica plantinha medicinal é uma fonte de benefícios que auxiliam no tratamento de problemas na vesícula biliar e nos casos de gastrite, agindo no bom funcionamento do fígado e intestino, regulando melhor o funcionamento do sistema digestivo.

Ele tem uma ação na vesícula biliar, aumenta a diurese e a secreção biliar. Possui também efeito anti-inflamatório e antioxidante. Na cultura popular, a planta é utilizada para problemas hepáticos e digestivos. Quem nunca se sentiu mal após uma refeição mais pesada e lhe foi oferecido um chá de boldo? Pois bem, esse costume é passado para os cães, que recebem o boldo de seus tutores quando aparentam ter problemas digestivos.

Pode dar chá de boldo para cachorro? - Para que serve o chá de boldo para cachorro?

Contraindicações do chá de boldo para cachorro

Alguns estudos farmacológicos realizados no boldo comprovam que a planta possui realmente efeitos benéficos. No entanto, sem o acompanhamento de um médico veterinário, ele pode ocasionar efeitos prejudiciais à saúde do cachorro, principalmente se usado em excesso.

No Brasil, é possível achar o boldo do Chile, Peumus boldous Molina, que é o verdadeiro boldo, facilmente confundido com o Plectranthus barbatus Andr, chamado de “falso boldo”. Ambos podem ter ação abortiva, pois atuam na mobilidade das tubas uterinas, afetando o transporte do embrião até o útero.

Baixas doses de boldo são benéficas ao fígado. No entanto, altas doses podem ter o efeito contrário, prejudicando a função hepática. Por isso, não é adequado oferecer boldo para o cachorro sem antes consultar o médico veterinário, pois o chá pode mascarar uma doença mais grave, aliviando os sintomas gástricos e retardando o diagnóstico e o tratamento corretos.

Pode dar chá de boldo para cachorro? - Contraindicações do chá de boldo para cachorro

Outros remédios para cachorro com dor de estômago

De início, deve-se levar o cachorro com suspeita de dor de estômago para ser acompanhado pelo médico veterinário, pois muitas doenças diferentes podem apresentar o mesmo sintoma. Pode ser que o cachorro esteja com outro problema de saúde e será tratado para dor de estômago pelo seu tutor, podendo melhorar ou agravar o quadro dele.

A identificação da causa da dor de estômago é de extrema importância para o tratamento, pois a medicação deverá ser direcionada para o distúrbio principal. Inflamações no estômago podem ser tratadas com medicamentos inibidores da secreção do suco gástrico, como o omeprazol.

Ranitidina, cimetidina e famotidina também são indicadas nos casos de gastrite, além de alteração na dieta. Alimentos brandos, como purê de batata inglesa com peito de frango desfiado ou carne moída magra ajudam a melhorar a digestão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar chá de boldo para cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Bibliografia
  • Pereira, A.F.S., Gonçalves, K.A.M. O boldo (Peumus boldus) e seus benefícios. Brazilian Journal of Development, 2021. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/admin,+Art+044+BJD.pdf. Acesso em 26/08/2024.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode dar chá de boldo para cachorro?