Partilhar

Pode dar leite para filhote de cachorro?

Por Carolina Costa, Médica Veterinária. 8 novembro 2018
Pode dar leite para filhote de cachorro?

Ver fichas de  Cachorros

É normal que você ache que o leite de vaca é bom para o seu cachorro porque ele, em teoria, também tem muitos benefícios para nós.

Todo mundo sabe que o leite para cachorro recém nascido é essencial para a nutrição e, quando existem casos em que a amamentação natural não é possível, é necessário buscar alternativas. O problema surge quando o leite de vaca é selecionado para tentar resolver esta situação.

O leite de vaca é o tipo de leite mais consumido pelo ser humano e o mais comum no mercado e, além disso, os cachorros adoram o leite em todos os formatos: leite, iogurte ou gelado. Mas será que podemos e devemos dar leite para cachorro e especialmente a filhotes?

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te ajudar a entender se pode dar leite para filhote de cachorro.

Leite faz mal para cachorro?

O leite faz tão bem às crianças que nos faz achar que é igualmente bom dar aos cachorros e aos seus filhotes. A verdade é que o leite é uma fonte de energia, nutrientes como proteínas e cálcio, e vitaminas, como a vitamina D e B12, muito importantes para o funcionamento correto do organismo. Mas, embora proporcione tantos benefícios, o consumo de leite é bastante controverso para seres humanos e cachorros, uma vez que ele possui muito açúcar e gorduras que podem ser prejudiciais para nós e para os nossos animais.

Todos os nutrientes que o seu amigo necessita podem ser adquiridos através de uma alimentação equilibrada sem ser necessário o consumo de leite e produtos derivados.

Cachorros adultos devem beber muita água e o leite não deve substituí-la. Aliás, se o cachorro não for intolerante ao leite, este alimento deve ser encarado como um brinde, igual a biscoitos, e sempre oferecido com moderação.

Mas a pergunta que não quer calar é: o meu cachorro pode ou não beber leite?

A resposta é um pouco complexa. Eles podem beber leite sim, mas preferencialmente não. E, se beberem, tem de ser leite materno ou um substituto materno aconselhado pelo seu veterinário.

A maioria dos cães, tal como os seres humanos, é intolerante à lactose, um açúcar presente no leite, isto é, é incapaz de digerir o leite ou os seus derivados por ausência de uma enzima que degrada a lactose (lactase), provocando reações e problemas gastrointestinais como vômitos, diarreia, flatulência e incômodo abdominal.

O fato da maioria ser intolerante não significa que o leite faça mal a todos os cachorros. Significa, sim, que a probabilidade de o seu cachorro digerir mal o leite é elevada e, em casos mais graves, pode até ser letal devido à perda de eletrólitos e água na diarreia.

Ainda com dúvidas de: pode dar leite para filhote de cachorro? Pode dar leite desnatado para filhote de cachorro? Pode dar ração com leite para filhote de cachorro? Ou pode dar leite de caixinha para filhote de cachorro? Não se preocupe! No próximo tópico vamos responder a todas as suas dúvidas.

Que tipo de leite pode dar para cachorro filhote

Quando se trata de uma situação de filhotes de cachorro órfãos, rejeitados pela mãe ou quando a cachorra tem problemas na produção de leite e nos perguntamos como alimentar um cachorro recém nascido, o necessário é um leite adequado à espécie e à idade dos filhotes.

O desmame normalmente ocorre entre as 4 e 6 semanas de idade, durante a qual deve ser feita uma transição gradual para ração, conforme as indicações do veterinário. Ele pode sugerir que misture um pouco de ração no leite para que a ração fique amolecida, reduzindo gradualmente as quantidades de leite e aumentando as da ração.

Existem diferentes tipos de leite e cada espécie tem constituintes e percentagens de nutrientes adequados à própria à espécie. Um bezerro tem necessidades bastante distintas de um cachorro ou de um gatinho e, por isso, apenas o leite materno de cachorro ou de substituição são indicados para os cachorros filhotes.

Aqui a resposta à pergunta “pode dar leite de vaca para filhote de cachorro?” é não, sem qualquer tipo de dúvida.

Enquanto um adulto pode ser intolerante e apresentar transtornos gastrointestinais, os filhotes de cachorro têm um estômago muito fraco e vão ter muita dificuldade para digerir um leite de uma espécie tão diferente como a vaca, o que pode causar problemas bem graves e até a morte.

Não adianta misturar leite de vaca com água, como é comum pensar, porque apenas vai diluir todos os ingredientes e vão perder os poucos as quantidades certas que eram importantes. Mesmo o leite de vaca em pó (de caixinha) com água adicionada ou leite de vaca desnatado não são indicados para estes animais.

Já os cachorros adultos, tal como nós, eles não necessitam de leite na sua dieta regular, mas se você quiser oferecer leite ao seu pet e não sabe se ele é ou não intolerante à lactose, experimente oferecer uma pequena quantidade do leite. Se algum dos sintomas acima descritos surgirem é muito provável que o seu cachorro seja intolerante e não deve voltar a oferecer-lhe este tipo de alimento.

Existem alguns estudos sobre leites de origem vegetal como a soja e amêndoa, mas ainda pouco se sabe sobre o seu efeito nos cachorros. Contudo, pequenas quantidades podem ser oferecidas.

Por todas estas razões, é importante que você certifique junto do seu veterinário de confiança se o leite que quer usar é o ideal e como deve ser oferecerido. Só assim garantirá a saúde e bem-estar do seu animal.

Pode dar leite para filhote de cachorro? - Que tipo de leite pode dar para cachorro filhote

Cuidados ao dar leite para o cachorro

  • Nunca dê leite de vaca ou cabra a filhotes de cachorro;
  • Nunca dê leite vencido;
  • Atenção à temperatura do leite para os filhotes;
  • Se quiser dar leite pela primeira vez ao seu cachorro adulto, comece por pequenas porções e esteja atento a possíveis reações;
  • Mesmo que o cachorro não seja intolerante, você deve fornecer leite em pequenas quantidades;
  • Não substitua a ração por leite (não é um alimento completo);
  • Não substitua a água por leite;
  • Tire todas as suas dúvidas com o veterinário e informe-se sobre qual o melhor tipo de leite para o seu cachorro ou filhote de cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar leite para filhote de cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Heinze, C.R., Freeman, L.M., Camilia, R.M., et al. (2014) Comparison of the Nutrient Composition of Commercial Dog Milk Replacers with that of Dog Milk. Journal of the American Veterinary Medical Association
  • Baines, F. (1981) Milk substitutes and the hand rearing of orphan puppies and kittens. J. Small Animal Practice. BSAVA v 22, pp 555-578
  • Debraekeleer, J. (1998) Comparative analysis of milk replacers for puppies and kittens. J. Anali. Physiol. Animal Nut., Blackwell Wissenschafts-Vcrlag, v 80, pp 185-193
  • Scully, S. (2016) How to hand feed newborn puppies. The Veterinary Nurse, v 7(6), pp352-35

Escrever comentário sobre Pode dar leite para filhote de cachorro?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Marlene Dantas
Queria saber se posso dar leite nan para filhote de cachorro, vocês sabem me dizer?
Carolina Costa
Oi Marlene!
O leite nan é apenas adequado para os nossos bebés e crianças. A constituição do leite Nan é feita para tentar satisfazer as necessidades de bebés humanos e por isso não é adequado para filhotes de cachorro porque eles têm necessidades nutricionais e vitamínicas diferentes.
Se necessita de leite para dar aos seus cachorros, você terá mesmo de adquirir leite especial para cachorros filhotes.

Obrigada pela pergunta e pelo interesse! Bom fim de semana!

Pode dar leite para filhote de cachorro?
1 de 2
Pode dar leite para filhote de cachorro?

Voltar ao topo da página