Dietas equilibradas

Pode dar leite para filhote de cachorro?

Carolina Costa
Por Carolina Costa, Médica Veterinária. Atualizado: 21 outubro 2019
Pode dar leite para filhote de cachorro?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

É normal que você acredite que o leite de vaca é bom para o seu cachorro porque ele, em teoria, também tem muitos benefícios para os humanos. Todo mundo sabe que o leite para cachorro recém nascido é essencial para a nutrição e, quando existem casos em que a amamentação natural não é possível, é necessário buscar alternativas. O problema surge quando o leite de vaca é selecionado para tentar resolver essa situação.

O leite de vaca é o tipo de leite mais consumido pelo ser humano e o mais comum no mercado. Além disso, os cachorros adoram o leite em todos os formatos, líquido, sorvete ou iogurte. Mas será que se deve ou pode dar leite para cachorro e especialmente aos filhotes?

Neste artigo do PeritoAnimal, vamos te ajudar a entender se pode dar leite para filhote de cachorro.

Índice

  1. Dar leite para filhote de cachorro faz mal?
  2. Tipo de leite para cachorro filhote
  3. Cuidados ao dar leite para cachorro

Dar leite para filhote de cachorro faz mal?

Como sempre ouvimos dizer que o leite faz bem às crianças, acabamos pensando que será igualmente bom dar leite aos cachorros e aos seus filhotes. A verdade é que o leite é uma fonte de energia e nutrientes como proteínas e cálcio e vitaminas, como a vitamina D e B12, muito importantes para o funcionamento correto do organismo. Embora proporcione inúmeros benefícios, o consumo de leite é bastante controverso tanto para os seres humanos como para os cachorros, uma vez que ele possui muito açúcar e gorduras que podem ser prejudiciais para os humanos e animais.

Todos os nutrientes que o seu amigo necessita podem ser adquiridos através de uma alimentação equilibrada sem ser necessário o consumo de leite e produtos derivados. Cachorros adultos devem beber muita água e o leite não deve substituí-la. Aliás, se o cachorro não for intolerante ao leite, este alimento deve ser encarado como um petisco, igual que os biscoitos, e sempre oferecido com moderação.

Então, cachorro pode ou não beber leite?

A resposta é um pouco complexa. Eles podem beber leite sim, mas preferencialmente não. E, se beberem, tem de ser leite materno ou um substituto materno aconselhado pelo seu veterinário.

A maioria dos cães, tal como os seres humanos, é intolerante à lactose, um açúcar presente no leite, isto é, é incapaz de digerir o leite ou os seus derivados por ausência de uma enzima que degrada a lactose (lactase), provocando reações e problemas gastrointestinais como vômitos, diarreia, flatulência e incômodo abdominal.

O fato de a maioria ser intolerante não significa que o leite faça mal a todos os cachorros. Significa, sim, que a probabilidade de o seu cachorro digerir mal o leite é elevada e, em casos mais graves, pode até ser letal devido à perda de eletrólitos e água na diarreia.

Contudo, pode dar leite para filhote de cachorro? Pode dar leite desnatado para filhote de cachorro? Pode dar ração com leite para filhote de cachorro? Pode dar leite de caixinha para filhote de cachorro? No próximo tópico vamos responder a todas as suas dúvidas, já que depende do tipo de leite que estamos falando.

Pode dar leite para filhote de cachorro? - Dar leite para filhote de cachorro faz mal?

Tipo de leite para cachorro filhote

Quando se trata de uma situação de filhotes de cachorro órfãos, rejeitados pela mãe ou quando a cachorra tem problemas na produção de leite e você se pergunta como alimentar um cachorro recém nascido, o necessário é um leite adequado à espécie e à idade dos filhotes.

O desmame normalmente ocorre entre as 4 e 6 semanas de idade, durante a qual deve ser feita uma transição gradual para ração, conforme as indicações do veterinário. Ele pode sugerir que misture um pouco de ração no leite para que a ração fique amolecida, reduzindo gradualmente as quantidades de leite e aumentando as da ração.

Existem diferentes tipos de leite e cada espécie tem constituintes e porcentagens de nutrientes adequados à própria espécie. Um bezerro tem necessidades bastante distintas de um cachorro ou de um gatinho e, por isso, apenas o leite materno de cachorro ou de substituição são indicados para os cachorros filhotes.

Logo, a resposta à pergunta “pode dar leite de vaca para filhote de cachorro?” é NÃO, sem qualquer tipo de dúvida.

Enquanto um adulto pode ser intolerante e apresentar transtornos gastrointestinais, os filhotes de cachorro têm um estômago muito fraco e terão muita dificuldade para digerir um leite de uma espécie tão diferente como a vaca, o que pode causar problemas bem graves e até a morte.

Não adianta misturar leite de vaca com água, como é comum pensar, porque apenas vai diluir todos os ingredientes e vão perder os poucos as quantidades certas que eram importantes. Mesmo o leite de vaca em pó (de caixinha) com água adicionada ou leite de vaca desnatado não são indicados para estes animais.

Já os cachorros adultos, tal como nós, não precisam de leite na sua dieta regular, mas se você quiser oferecer leite ao seu pet e não sabe se ele é ou não intolerante à lactose, experimente oferecer uma pequena quantidade. Se algum dos sintomas acima descritos surgirem, é muito provável que o seu cachorro seja intolerante e você não deve voltar a oferecer este tipo de alimento.

Existem alguns estudos sobre leites de origem vegetal como a soja e amêndoa, mas ainda pouco se sabe sobre o efeito nos cachorros. Contudo, pequenas quantidades podem ser oferecidas, sempre que o tutor verifique a reação aos mesmos.

Por todas estas razões, é importante que você certifique junto do seu veterinário de confiança se o leite que quer usar é o ideal e como deve ser oferecido. Só assim garantirá a saúde e bem-estar do seu animal.


Cuidados ao dar leite para cachorro

Como mencionamos anteriormente, não pode dar leite para cachorro filhote. No entanto, em alguns casos, os cachorros adultos toleram e podem até gostar de leite. Por isso, veja algumas indicações para oferecer leite para cachorro:

  • Nunca dê leite de vaca ou cabra a filhotes de cachorro;
  • Nunca dê leite vencido;
  • Atenção à temperatura do leite para os filhotes;
  • Se quiser dar leite pela primeira vez ao seu cachorro adulto, comece por pequenas porções e esteja atento a possíveis reações;
  • Mesmo que o cachorro não seja intolerante, você deve fornecer leite em pequenas quantidades;
  • Não substitua a ração por leite (não é um alimento completo);
  • Não substitua a água por leite;
  • Tire todas as suas dúvidas com o veterinário e informe-se sobre qual o melhor tipo de leite para o seu cachorro ou filhote de cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pode dar leite para filhote de cachorro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Heinze, C.R., Freeman, L.M., Camilia, R.M., et al. (2014) Comparison of the Nutrient Composition of Commercial Dog Milk Replacers with that of Dog Milk. Journal of the American Veterinary Medical Association
  • Baines, F. (1981) Milk substitutes and the hand rearing of orphan puppies and kittens. J. Small Animal Practice. BSAVA v 22, pp 555-578
  • Debraekeleer, J. (1998) Comparative analysis of milk replacers for puppies and kittens. J. Anali. Physiol. Animal Nut., Blackwell Wissenschafts-Vcrlag, v 80, pp 185-193
  • Scully, S. (2016) How to hand feed newborn puppies. The Veterinary Nurse, v 7(6), pp352-35

Vídeos relacionados com Pode dar leite para filhote de cachorro?

1 de 3
Vídeos relacionados com Pode dar leite para filhote de cachorro?
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Marcio
A minha cachorra teve 7 filhotes e se recusa a amamentar os filhotes. Em parte eu acho que é porque machuca, já que as tetas dela apresenta uma aspecto roxo. Eu não sei o que fazer. Os filhotes tem cerca de 1 mês e ainda não saíram do tamanho de uma ratazana, sendo que tem outros que estão menores ainda. São 6 machos e uma fêmea.
A sua avaliação:
Daiany
Posso molhar a ração do filhote de cachorro com leite ninho
A sua avaliação:
Jessika
Tenho um pit bull. Ele tem so 30 dias de nascido e eu dei leite com racao e ele vomitou. E deu diareia oq eu dou pra ele come agora n sei oq fez ele mal
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Jessika. Tudo bem? Neste artigo você viu que o leite de vaca pode ser benéfico ou não para o cachorro, assim como acontece com nós, humanos, certo? Então é preciso observar se foi o leite mesmo que fez mal a ele. Acreditamos que este post possa te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/alimentacao-de-filhotes-de-cachorro-21632.html.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Carla
Minha cachorra criou tem 4 dias e não está dando leite suficiente,e os peitos estão saindo sangue , posso dar leite de caixinha com ração pra filhote?
A sua avaliação:
Felipe Akel Menezes
Posso dar leite integral misturado com ração, para filhote com 3 a 4 mese?s
MARIA Helena Raimundo lima dos Santos silva
Posso dar leite integral oara filhotes de 3 à 4 meses
A sua avaliação:
Claudijane
Encontrei um filhote de cachorro em frente a minha casa. Aparenta ter menos de 1 mês. Moro no sítio em uma cidade pequena o que faço pra poder alimentar. Eu até poderia ir no veterinário mas é muito longe daqui por aqui não tem pet shop ja procurei onde vende leite substituto mas não achei o que eu faço?
Administrador PeritoAnimal
A sua avaliação:
Francineide mendes
Dei leite em pó minha cachorrinha, e agora percebi que ela tá com dificuldade pra urinar, o que eu faço,? Me ajude por favor.
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi! Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Juscelino Branco
Minha cadela tem um ano e 4 meses e de repente parou de comer ração pura. Eu bato no liquidificador com leite e água. Tem algum.problema? Percebo q as vezes da anciã nela.
A sua avaliação:
Luciano Silva Gonçalves
Boa noite eu peguei um filhote de cachorro e ele tem 24 dias de vida quero saber se eu posso dar leite de vaca ou tem outra coisa que eu posso dar obrigado
A sua avaliação:
Fernanda
Minha cachorra rejeitou seus filhotes qual leite devo dar , pode ser Itambe leite em pó

Soa filhotes de Pit buul
Carolina Costa
Olá Fernanda!
Existem muitos leites no.mercado e a grande maioria são em pó. Não sei a que país pertence, pois isso faz variar as marcas disponíveis de leites de substituição, no entanto leites como RoyalCanin Baby Dog, Mixol, Taber dog, Vetoquinol Care leite de substituição são boas opções. Informe se junto do seu veterinário para saber onde comprar, como e com que frequência dar.
Obrigada pela sua questão!
A sua avaliação:
Judith
Posso dar leite nan para filhote de cachorro???????
Carolina Costa
Oi Judith!
O leite nan é adaptado para crianças e não para cachorros, gatos ou outros animais filhotes, eles não possuem os componentes nas quantidades adequadas. Procure se informar com o veterinário quais as marcas adequadas para cachorros.
Obrigada pelo seu interesse!
Ana Lúcia
Qual é o tipo de leite que devo dar para filhotes de 1 semana e 5 dias😕
Carolina Costa
Oi Ana Lúcia!
Existem leites em pó ou preparados próprios para cachorros dessa idade. Pergunte ao seu veterinário qual a melhor marca e qual a quantidade a fornecer.

Obrigada por seguir o PeritoAnimal!
Ana Carolina de Lima Azevedo
Posso dar leite zero lactose, pra filhotes?
Luísa Savala
Oi Ana Carolina! Tal como referido no artigo: os cachorros podem beber leite sim, mas preferencialmente não. E, se beberem, tem de ser leite materno ou um substituto materno aconselhado pelo seu veterinário. Por isso, mesmo que seja um leite zero lactose não é recomendado para cachorro.
Lucilene
O leite mamalac pet ele é escuro mesmo temperei normal como as indicações mas é um leite escuro e o cheiro forte.
A sua avaliação:
Lucineide
Ola meu nome e lucineide .
Eu tenho um filhote de cachorro com 1 mês de vida .
Oque eu posso da pra ele ?
Qual leite e adequado ?
Por favor me ajude
Carolina Costa
Olá Lucineide!
O desmame dos cachorros (altura em que os cachorros deixam de mamar e beber leite da mãe) ocorre por volta das 4-5 semanas de idade, ou seja, a partir de um mês de idade o filhote pode começar a sua dieta à base de ração e alguns húmidos. O seu filhote de cachorro pode começar a comer racao, mas uma ração boa e adequada para a idade dele e raça ou tamanho em adulto.
Espero ter ajudado! Obrigada pela questão.
A sua avaliação:
Marlene Dantas
Queria saber se posso dar leite nan para filhote de cachorro, vocês sabem me dizer?
Carolina Costa
Oi Marlene!
O leite nan é apenas adequado para os nossos bebés e crianças. A constituição do leite Nan é feita para tentar satisfazer as necessidades de bebés humanos e por isso não é adequado para filhotes de cachorro porque eles têm necessidades nutricionais e vitamínicas diferentes.
Se necessita de leite para dar aos seus cachorros, você terá mesmo de adquirir leite especial para cachorros filhotes.

Obrigada pela pergunta e pelo interesse! Bom fim de semana!
1 de 2
Pode dar leite para filhote de cachorro?