Partilhar

Melhores petiscos para cães

 
Por Mariana Castanheira, Médica Veterinária. Atualizado: 14 março 2018
Melhores petiscos para cães

Ver fichas de  Cachorros

Existem milhares de opções de petiscos e recompensas nas petshops e também nas nossas geladeiras e armários da cozinha. O problema surge na hora de escolher!

O meu cachorro pode comer o mesmo snack que eu? Qual o melhor petisco que posso dar na hora de recompensar no treino? Este alimento é bom para o meu cachorro? É para responder a todas estas perguntas que o PeritoAnimal escreveu este artigo para que seja mais fácil escolher o snack ideal para o seu companheiro.

Tal como nós, os nossos amiguinhos de quatro patas amam petiscos, mas é preciso ter muita precaução nas nossas escolhas porque nem todos os alimentos são indicados e, mesmo os melhores, quando fornecidos em excesso, podem ser prejudiciais pois aportam demasiadas calorias. Continue lendo e descubra quais são os melhores petiscos para cães!

Também lhe pode interessar: Os melhores cães de guarda

O que recomendam os veterinários?

Em primeiro lugar, deve ter em atenção que nem todos os alimentos que são saudáveis para os seres humanos são para os cachorros, alguns alimentos são mesmo proibidos para eles!

Sabia que o seu cachorro é onívoro? Isso significa que, para além de carne, ele pode comer cereais, frutas e verduras!

A obesidade é um problema real e bastante comum não só entre seres humanos como também nos cachorros. Deve ter em atenção na hora de dar o petisco ao seu cachorro para não exagerar. Por exemplo, se você optar por comprar esses pacotinhos de snacks na loja de animais, dê uma olhada nas calorias. Se cada biscoito tiver umas 15 calorias e você der 3 de cada vez, são 45 calorias que você está dando de uma vez só!

O mais importante ao recompensar o seu cachorro é ter moderação. É bastante comum que nem se aperceba esteja dando demais! Por isso, acima de tudo, dê pequenas quantidades, não só para evitar consequências do exagero como a obesidade, mas também para que seu cachorro valorize mais de cada vez que recebe um petisco. Assim ele vai entender que tem de se esforçar para conseguir o premio tão desejado!

Melhores petiscos para cães - O que recomendam os veterinários?

Petisco para cachorro em adestramento

Quando está treinando seu cachorro, como por exemplo ensinando os comandos básicos, ou quando o ensina a soltar objetos, o ideal será ter num saquinho os petiscos que ele mais gosta. Para ele, não há nada melhor do que receber aquela recompensa gostosa que ele tanto adora! Você verá que os resultados do treino vão melhorar muito se usar os prêmios preferidos dele.

É importante que sejam variados, não só para a alimentação ser equilibrada mas também para manter o interesse do cachorro. Pode experimentar guardar os que ele mais gosta para quando ele faz certo aquilo que já levam treinando há tanto tempo!

Estes petiscos podem ser os que se vendem nas petshops (veja sempre os ingredientes e prefira os snacks orgânicos e naturais) ou alimentos naturais que compra no mercado ou na mercearia (em seguida sugerimos umas ideias bem legais para apontar la lista de compras!).

O que evitar?

É importante recordar que existem alimentos proibidos para cachorros, e que não devem ser oferecidos nem como recompensa, uma vez que podem ser um petisco para cachorro que faz mal.

Tenha sempre em mente a lista de alimentos a evitar:

  • Café
  • Chocolate
  • Leite e queijos
  • Levedura
  • Álcool
  • Cebola
  • Uvas
  • Sal
  • Ovos crus
  • Carne crua
  • Frutos secos

Posso dar osso para o meu cachorro?

Esta é uma pergunta bem frequente entre tutores de cachorro. O nosso conselho é que os deve evitar, pois existe um perigo elevado de seu cachorro se engasgar ou de ocorrer uma obstrução digestiva.

Uma boa alimentação através de uma dieta equilibrada é um dos factores cruciais na prevenção de qualquer doença! Escolha sempre os petiscos e recompensas mais saudáveis dentro dos que o seu cachorro prefere.

Melhores petiscos para cães - O que evitar?

Petiscos caseiros para cachorros

Não precisa ir sempre à petshop comprar as recompensas para o seu cachorro. Muito provavelmente tem, na sua cozinha, petiscos naturais para cachorros que ele vai amar e que você nem sabia!

Se o seu cachorro gosta de petiscos mais crocantes, experimente estes petiscos:

  • Cenouras, maçãs, peras, feijão verde. Estas frutas e vegetais têm muita fibra, são crocantes e têm muito sabor - fazem um petisco bem prático e barato! A cenoura é um alimento muito indicado se o seu cachorro tiver mau hálito.
  • Manteiga de amendoim. Pode ser uma excelente opção se for feita em casa só com amendoins e um pouco de sal, ou se optar por comprar, verifique que tem só mesmo amendoins e sal. Recentemente algumas marcas têm adicionado xilitol (um adoçante artificial) que é tóxico para cachorros.

Se, por outro lado, o seu cachorro prefere alimentos mais moles, experimente estes petiscos:

  • Amoras, morangos, mirtilos. Estes frutos vermelhos vão dar ao seu cachorro uma grande quantidade de antioxidantes.
  • Batata doce desidratada ou cozida aos cubos. Hoje em dia já pode encontrar essa recompensa em algumas petstores, mas você pode fazê-la em casa a um preço bem mais acessível!
  • Frango ou peru cozinhados. Dentro das opções de carne estas são as mais aconselhadas - lembre sempre de cozinhar sem sal, cebola, alho ou especiarias fortes!
  • Bananas. São uma opção bem econômica e amiga do ambiente - corte e ofereça em pedacinhos sempre que quiser recompensar seu cachorro.

Os cachorros geralmente gostam de todo o tipo de alimentos, principalmente se forem habituados desde pequenos. Tente habituar o seu cachorro desde filhote a comer diferentes tipos de frutas e vegetais (dos permitidos) e verá que, durante toda a vida dele, vai poder utilizar alimentos saudáveis e bastante nutritivos como petiscos para ele!

Bons treinos!

Melhores petiscos para cães - Petiscos caseiros para cachorros

Se deseja ler mais artigos parecidos a Melhores petiscos para cães, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Escrever comentário sobre Melhores petiscos para cães

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Melhores petiscos para cães
1 de 4
Melhores petiscos para cães

Voltar ao topo da página