PARTILHAR

Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo

Lucas Andrade
Por Lucas Andrade, Biólogo. Atualizado: 11 dezembro 2020
Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cachorros são considerados ao redor do mundo como melhores amigos do ser humano, isso devido à relação de afeto, confiança e carinho. Por isso, nada mais justo que os tutores de cachorros agradecerem em forma de cuidado, garantindo saúde e bem-estar aos animais. É muito comum tutores ficarem preocupados quando o animal está passando mal, mas antes de tudo, você precisa ficar calmo para cuidar do seu cachorro de forma efetiva.

Um dos principais sintomas que o seu cachorro pode apresentar caso esteja passando mal é o comportamento de vomitar. Você deve prestar atenção aos aspectos do vômito do cachorro para entender se isso indica algo grave ou não à saúde do animal. Caso você tenha em casa um cachorro vomitando amarelo, preste atenção a este artigo do PeritoAnimal que apresenta 6 opções de remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo.

Também lhe pode interessar: Remédio caseiro para cachorro vomitando

Causas para um cachorro vomitando amarelo

Antes de darmos exemplos de remédios caseiros para cachorro vomitando amarelo, é importante que você entenda o motivo pelo qual o seu animal está apresentando esse sintoma. O comportamento de vomitar indica em geral que está acontecendo algo de errado no organismo do seu cachorro, mas o que causa a coloração amarelada? Bem, o organismo do animal libera diversas substâncias que funcionam no sistema gastrointestinal, e promovem melhor absorção dos nutrientes.

Uma dessas substâncias é a bile, também conhecida como bílis. A bile é uma substância produzida na vesícula biliar, liberada no intestino do cachorro e tem a função de fragmentar o alimento para melhor absorção dos nutrientes. Essa substância garante coloração amarela no vômito do seu cachorro. Além disso, o estômago do cachorro produz alguns ácidos para auxiliar na digestão, porém, quando o animal fica um longo tempo sem se alimentar, esses ácidos começam a irritar a parede do estômago o que acaba promovendo o refluxo. Nesse refluxo, são liberadas todas as substâncias presentes no sistema gastrointestinal do seu cachorrinho, o que resulta no vômito amarelo do cachorro.

É normal que aconteça, vez ou outra, do cachorro vomitando espuma amarela de manhã, devido ao longo período sem se alimentar durante a noite. Porém, se a frequência do vômito amarelo do cachorro ficar muito elevada, você deve levar o seu animal o mais rápido possível para ser acompanhado por um médico veterinário. Além da frequência do vômito, você pode prestar atenção em outros aspectos como mudanças de comportamento e se o cachorro apresenta outros sintomas como febre e diarreia.

Além de um longo período sem se alimentar, existem outros motivos que podem provocar vômito amarelo em cachorro:

Caso você esteja com um cachorro vomitando amarelo com diarreia, ou um cachorro vomitando amarelo e não querendo comer, você deve levar o animal com urgência para o seu médico veterinário, pois esses quadros são perigosos e precisam de tratamentos o mais rápido possível.

Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo - Causas para um cachorro vomitando amarelo

Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo

Agora que você já sabe o que pode estar provocando o cachorro com vômito amarelo, você deve estar se perguntando:"meu cachorro está vomitando amarelo, o que fazer?". Bem, antes de tudo, o ideal é você levar o seu cachorro ao seu médico veterinário para o diagnóstico ser realizado de forma efetiva, garantindo a saúde e bem-estar ao animal. Além disso, existem alguns remédios caseiros que você poderá utilizar em casa para melhorar o quadro clínico do seu cachorro. Esses remédios são:

1. Soro Caseiro

Se você está com um cachorro com vômito amarelo e com diarreia, o organismo dele irá perder muito líquido, e isso é muito prejudicial para o animal, podendo resultar em sintomas que não estavam relacionadas à causa do cachorro vomitando líquido amarelo. Para preparar o soro caseiro, você precisa de:

  • 1 litro de água mineral natural
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Suco de meio limão

2. Gengibre

O gengibre é um dos melhores remédios naturais para controlar o vômito. Para fazer um chá de gengibre, você precisa de:

  • 400 ml de água
  • Pedaços grossos de gengibre

Basta você ferver a água com os pedaços de gengibre por alguns minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar, coe e o chá de gengibre está pronto.

3. Camomila

O chá de camomila é ideal para combater o mal-estar e enjoo, o que evita o vômito. Para fazer o chá de camomila você precisa de:

  • 1 colher de sopa de flores de camomila
  • 1 xícara de água fervente

Coloque as flores na água e tampe o recipiente. Deixe esfriar, coe e o chá de camomila estará pronto.

4. Hortelã

O chá de hortelã de propriedades que proporcionam alívio de vômitos, principalmente os causados por dor no estômago. Para fazer o chá de hortelã, você precisará de:

  • 1 colher de sopa de folhas secas de hortelã
  • 1 xícara de água fervente

Coloque as folhas secas de hortelã na água e tampe o recipiente. Deixe esfriar, coe e o chá de hortelã está pronto e é uma boa opção de remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo.

5. Erva-doce

O chá de erva-doce pode ajudar na digestão e aliviar náuseas. Para fazer o chá de erva-doce você precisa de:

  • 1 colher de sopa de sementes de erva-doce
  • 1 xícara de água fervente

Coloque as sementes na água e tampe o recipiente. Deixe esfriar, coe e o chá de erva-doce está pronto.

6. Canela

A canela pode ajudar a acalmar o estômago e tratar náuseas e vômitos causados por problemas digestivos. Para fazer chá de canela você precisa de:

  • Metade de uma colher de chá de canela em pó, ou 1 pau de canela
  • 1 xícara de água fervente

Misture os ingredientes e deixe-os repousarem até esfriar. Depois coe, e o chá de canela está pronto. Assim você tem mais um ótimo remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo.

Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo - Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo

Cuidados com cachorro vomitando amarelo

Além da utilização dos remédios caseiros para cachorro vomitando amarelo, existem algumas medidas que você pode ter para tomar cuidado do seu cachorro, como:

  • Fracione o alimento em pequenas porções ao longo do dia, para que o seu animal não ingira uma grande quantidade de alimento, não exagere na rapidez e não fique em jejum por um período muito longo.
  • Leve o seu animal para brincar, passear, socializar com outros cachorros e fazer outras atividades. Essas ações fazem com seu o seu animal gaste energia, evitando o desenvolvimento de estresse e ansiedade.
  • Não hesite em levar o seu cachorro para o médico veterinário, pois ele pode realizar o diagnóstico rapidamente, o que facilitará o tratamento do seu animal.

Agora que você já sabe como proceder em caso de vômito amarelo em cachorro, você pode se interessar por este vídeo em que explicamos 6 causas para um cachorro chorando:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Remédios caseiros.

Bibliografia
  • SCHENCK, Patricia. Home-prepared dog and cat diets. John Wiley & Sons, 2010.
  • KIRCHINGER, David Allen. Dog Treat. U.S. Patent Application No 15/186,989, 22 Dic. 2016. Disponível em: <https://patents.google.com/patent/US20160366910A1/en>. Acesso em 11 de dezembro de 2020.
  • BECKMAN, K. J., et al. Hemodynamic and electrophysiological actions of cocaine. Effects of sodium bicarbonate as an antidote in dogs. Circulation, 1991, vol. 83, no 5, p. 1799-1807. Disponível em: <https://www.ahajournals.org/doi/abs/10.1161/01.CIR.83.5.1799>. Acesso em 11 de dezembro de 2020.
  • VUKMIR, Rade B., et al. Sodium bicarbonate may improve outcome in dogs with brief or prolonged cardiac arrest. Critical care medicine, 1995, vol. 23, no 3, p. 515-522. Disponível em: <https://journals.lww.com/ccmjournal/Abstract/1995/03000/Sodium_bicarbonate_may_improve_outcome_in_dogs.17.aspx>. Acesso em 11 de dezembro de 2020.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Jessica
Meu cachorro está vomitando e.com diarreia o que posso dar pra ele melhorar
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Jessica. Recomendamos a leitura do artigo em que falamos sobre remédio para cachorro com diarreia e vômito: https://www.peritoanimal.com.br/remedio-para-cachorro-com-diarreia-e-vomito-22979.html
Esperamos que seja útil!
A sua avaliação:
Wellen alves
Meu per está vomitando amarelo já tem um dois ,o que fazer?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Wellen. Tudo bem? Apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Lyssa
Bicarbonato? Querem matar o cachorro de vez???????
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Olá, Lyssa. Tudo bem? Os cachorros podem ingerir bicarbonato de sódio sem problema algum. O que não se deve fazer é oferecer grandes quantidades a eles, assim como acontece com nós, humanos. No fim deste artigo, na parte de bibliografia, colocamos alguns estudos feitos nos Estados Unidos que comprovam que o bicarbonato de sódio não só não faz mal, como também é usado pela medicina veterinária para combater alguns problemas de saúde em cachorros.
Um abraço da equipe do PeritoAnimal!
A sua avaliação:
Solismar De Souza Machado Braga
Meu cachorro está a dias com a barriga fazendo muito barulho e com isso ele não para de latir isso só acontece mas a noite quer ficar o tempo todo perto tipo que estar com medo
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Solismar. Este artigo pode te ajudar: https://www.peritoanimal.com.br/barriga-do-cachorro-fazendo-barulho-o-que-fazer-22713.html

No entanto, apenas um veterinário pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Helena
Bom alertar sobre esse vomito "AMARELO", se amarelo cor de mostarda, provavelmente algum problema grave no figado>
A sua avaliação:
Tânia Barros
Gostaria de saber quais os antibióticos humanos que podem ser usados em caso de cinomose?
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Tânia! Não recomendamos que você use medicamentos humanos no seu pet em nenhum momento. Consulte um veterinário para que ele recomende o tratamento adequado para o seu pet. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Liliane dos Santos de Oliveira
Oi..dou vetol oral.. não tá funcionando
Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo
1 de 3
Remédio caseiro para cachorro vomitando amarelo

Voltar ao topo da página ↑