menu
Partilhar

Gato pode tomar iogurte?

Por Laura García Ortiz, Veterinária especializada em medicina felina. 12 agosto 2021
Gato pode tomar iogurte?

Ver fichas de  Gatos

Os gatos e o iogurte às vezes se dão muito bem. Muitos deles se aproximam rapidamente para dar as lambidas finais nas sobras que deixamos no recipiente ou simplesmente sempre se interessam quando estamos com um iogurte na mão. Mas o gato pode tomar iogurte? Em geral, os gatos não devem tomar produtos lácteos por causa da lactose, um componente que muitas vezes eles não conseguem digerir após o desmame, pois lhes falta a enzima lactase responsável pela sua dissolução.

Por esta razão, os produtos lácteos não destinados exclusivamente a gatos adultos muitas vezes os fazem sentir-se mal. Mas o iogurte, especialmente se for natural e livre de aditivos artificiais, pode ser uma boa opção em pequenas quantidades, graças às suas propriedades nutricionais e por apresentarem naturalmente bactérias benéficas que facilitam a digestão da lactose e, portanto, não causam dificuldades de digestão. Explicamos tudo isso neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode tomar sorvete?

O comportamento alimentar dos gatos

Nossos felinos domésticos são, sem dúvida, carnívoros. É possível afirmar isso com base nas seguintes características:

  • Eles apresentam uma dentição típica de um carnívoro estrito, com menos pré-molares e molares, desenhada para que seja capaz de dilacerar presas e mastigar o mínimo possível os alimentos duros, como alguns vegetais dos quais animais herbívoros e onívoros se alimentam.
  • Os felinos têm um estômago menor e um trato gastrointestinal mais curto, mas com uma superfície de absorção de mucosas maior. Seu intestino grosso carece de microvilosidades. É por isso que os alimentos para gatos devem ser mais frequentes que os alimentos para cães e mais digeríveis, ou seja, sem muita fibra de vegetais ou grãos.
  • Requerem uma série de aminoácidos essenciais e ácidos graxos que só podem ser obtidos de proteínas de tecidos animais (carne), como a arginina, que é essencial para a formação de uréia a partir do amoníaco e para sua eliminação, e a taurina, que é essencial para numerosas funções do organismo, como para a conjugação de ácidos biliares, bom funcionamento dos músculos, olhos, coração e funções reprodutivas e a manutenção das membranas celulares, e ácido araquidônico, cuja deficiência causa distúrbios na coagulação do sangue, pele, cabelo e no sistema reprodutivo.

Em outras palavras, os gatos obtêm todos os nutrientes e subsistem apenas a partir do tecido animal. Mesmo na natureza, eles obtêm quase toda a sua água diária da umidade de suas presas, razão pela qual nossos gatos domésticos estão predispostos a beber menos do que precisam, mesmo que sejam alimentados apenas com ração seca. É por isso que muitos têm uma certa porcentagem de desidratação, que pode predispô-los ao desenvolvimento de problemas urinários.

A seguir, explicaremos, então, se gato pode tomar iogurte.

Gato pode tomar iogurte? - O comportamento alimentar dos gatos

Gato pode tomar iogurte?

Se você quer saber se gato pode tomar iogurte, a resposta é: depende. Como você sabe, o iogurte é um produto derivado do leite. Embora tenha origem animal, geralmente do leite de vaca, não é um tecido animal, obviamente não é carne e, portanto, não fornecerá ao seu gato os nutrientes essenciais que ele obtém da carne.

Além disso, embora o iogurte e o queijo tenham menos lactose que o leite, é importante destacar que a lactose é um tipo de açúcar que muitos gatos não conseguem digerir. E isso faz sentido, pois os gatinhos só bebem leite até, geralmente, os primeiros 2-3 meses de vida, quando seu corpo ainda consegue sintetizar a lactase, a enzima que quebra a lactose em glicose e galactose facilmente digerível.

Entretanto, uma vez terminado o desmame, quase todos os gatos deixam de produzir lactase e, portanto, têm uma digestão desconfortável e um pouco mais complicada dos produtos lácteos, especialmente o leite, causando flatulência, desconforto abdominal, inchaço e até mesmo vômitos e diarreia.

Saiba que os gatos adultos não precisam de leite ou produtos lácteos para uma nutrição adequada. Então, afinal, pode dar iogurte para gato? Sim, você pode dar a ele alguns iogurtes, desde que seja como explicado na seção a seguir.

Gato pode tomar iogurte? - Gato pode tomar iogurte?

Qual iogurte gato pode tomar?

Se escolhemos dar algum iogurte aos nossos gatos, ele deve ser natural, sem sabor ou aromas artificiais e, claro, sem açúcar, adoçantes ou muita gordura. Os iogurtes naturais são os menos prejudiciais para eles e possuem bactérias benéficas para seu trato digestivo, pois ajudam a transformar a lactose em ácido láctico, auxiliando a digestão. Estas bactérias também são chamadas de probióticos e incluem:

  • Lactobacillus bulgaricus.
  • Streptococcus thermophilus.
  • Lactobacillus acidophilus.
  • Bifidus.

Benefícios do iogurte para gatos

Ao escolher um bom iogurte natural, o gato pode se beneficiar com suas propriedades nutricionais. Claro, cabe destacar que é preciso oferecer-lhe apenas uma pequena quantidade de iogurte, que é:

  • Fonte de cálcio, essencial para o metabolismo ósseo.
  • Facilita o trânsito e a digestão, favorecendo a eliminação de pelos que podem se acumular no trato digestivo, formando bolas que podem causar obstrução e sérios danos à saúde do felino.
  • Fornece nutrientes como magnésio, vitaminas B, A e D, assim como fósforo e ferro.
  • Alivia os distúrbios digestivos que causam vômitos e diarreia em gatos.

Pode dar danone de morango para gato?

Como você já viu, não é recomendado oferecer iogurtes com sabor ou aromas artificiais para gatos. Portanto, se for escolher um, escolha iogurte natural, com a menor quantidade de gordura possível,da marca que você preferir.

Gato pode tomar iogurte? - Qual iogurte gato pode tomar?

Como dar iogurte para um gato?

A melhor maneira de dar ao seu gato algum iogurte é oferecê-lo diretamente em uma colher, como um petisco ou lanche. Você também pode colocá-lo em um recipiente mais fundo ou, embora seja menos aconselhável, no próprio recipiente plástico do iogurte.

Em qualquer caso, é importante ter certeza de que o gato não se machucará com as bordas do recipiente plástico e que não entre iogurte em seus olhos. Finalmente, devemos lembrar que o iogurte nunca deve ser dado como alimento principal, nem mesmo várias vezes por semana. É aceitável oferecê-lo entre 1 e 2 vezes por semana, no máximo, se o gato gostar do iogurte e, claro, se não tiver nenhuma reação negativa, como diarreia ou vômito.

Ressaltamos que alguns gatos, assim como ocorre conosco, têm mais ou menos tolerância à lactose. Portanto, ao oferecer o iogurte ao gato nas primeiras vezes, observe atentamente se há alguma reação indesejada.

E agora que você sabe que gato pode tomar iogurte, dependendo do produto, recomendamos a leitura de outros artigos em que também falamos sobre a alimentação dos gatos sob diferentes aspectos.

A seguir, deixamos um vídeo do canal do PeritoAnimal no YouTube com 7 frutas que os gatos podem comer:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato pode tomar iogurte?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Catological. Can Cats Eat Yogurt? Is It Safe And Good Or Bad For Them?. Disponível em: <https://www.catological.com/can-cats-eat-yogurt/>. Acesso em 12 de agosto de 2021.
  • Cattime. Can Cats Eat Yogurt? Is Yogurt Safe For Cats? Disponível em: <https://cattime.com/cat-facts/health/36917-can-cats-eat-yogurt-safe>. ACesso em 12 de agosto de 2021.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Karin Leipnitz
Meu gato macho adora iogurte, mas é natural sem aditivos.

Gato pode tomar iogurte?
1 de 4
Gato pode tomar iogurte?

Voltar ao topo da página