Partilhar

Cachorro pode tomar sorvete?

 
Por Eduarda Piamore. 10 setembro 2019
Cachorro pode tomar sorvete?

Ver fichas de  Cachorros

O sorvete é um desses doces tão gostosos que consegue melhorar qualquer humor e fazer sentir um pouco melhor mesmo quando algo não está bem. E como, com certeza, você adora compartilhar bons momentos com os seus peludos favoritos, é totalmente normal que muitas pessoas se perguntem se cachorro pode comer sorvete.

Porém, essa sobremesa irresistível pode esconder alguns riscos à saúde dos seus melhores amigos e é fundamental ter muito cuidado antes de dar sorvete para cachorro. Nesse artigo do PeritoAnimal, vamos te explicar porque os cães não podem tomar qualquer sorvete, principalmente os produtos industrializados, e te ensinaremos como fazer sorvete para cachorro caseiro e saudável. Não perca!

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer açaí?

Cachorro pode comer sorvete?

Se você se pergunta se pode dar sorvete para cachorro, a resposta é: depende! Os sorvetes industrializados não recomendáveis para os cães por vários motivos, mas principalmente por conter um alto conteúdo de gorduras e açúcares refinados. Embora a alimentação do cachorro deva ser rica em ácidos graxos (mais conhecidos como gorduras boas ou saudáveis), os sorvetes industrializados contêm as chamadas gorduras saturadas, que favorecem o rápido ganho de peso e a elevação dos índices do colesterol LDL (também chamado de “colesterol ruim”) na corrente sanguínea.

Nesse sentido, você deve considerar que os altos índices de colesterol LDL favorecem a acumulação de placas lipídicas insolúveis nos vasos e artérias, aumentando o risco de desenvolver problemas cardiovasculares. Por sua vez, um consumo excessivo de açúcares pode provocar quadros de hiperglicemia e aumentar o risco de desenvolver diabete canina.

Além disso, muitos sorvetes estão fabricados com uma base láctea, ou seja, que contém leite ou derivados. Como já explicamos aqui no PeritoAnimal, a maioria dos cachorros adultos é intolerante à lactose, pois o organismo deixa de produzir ou reduz radicalmente a produção, após o desmame, a enzima lactase, a qual resulta essencial para digerir corretamente as moléculas presentes no leite e em seus derivados. Por isso, os alimentos e as receitas elaborados a base de produtos lácteos podem causar sérios problemas digestivos aos cachorros.

Por último – mas não menos importante para entende se cachorro pode comer sorvete – alguns sabores de sorvetes podem fazer realmente muito mal ao seu peludo. O exemplo mais clássico e perigoso é o do sorvete de chocolate que, embora seja um dos doces preferidos de muita gente, é um dos alimentos proibidos para os cães, pois podem causar transtornos digestivos, como diarreias e vômitos, taquicardia e alterações de conduta, como hiperatividade e nervosismo.

Quando pode dar sorvete para cachorro?

Como vimos, os sorvetes industrializados contêm conservantes, ingredientes inadequados para a nutrição canina, como as gorduras saturadas, os lácteos e os açúcares, e também podem conter alimentos potencialmente tóxicos para os cães, como chocolate, café, limão, uva, etc.

Cachorro pode tomar sorvete caseiro

Porém, se você quiser oferecer sorvete para cachorro pode fazer utilizando ingredientes benéficos para a saúde do seu melhor amigo, então, a resposta passa a ser sim, seu cachorro pode tomar sorvete caseiro e adequado às suas necessidades nutricionais.

Mesmo assim, você precisará tomar certas precauções antes de oferecer sorvete caseiro para o seu cãozinho. Por exemplo, é uma ótima prática consultar o seu veterinário de confiança antes de oferecer qualquer novo alimento ao seu cãozinho. Além de assegurar que realmente seu cachorro pode tomar sorvete, o profissional também te ajudará a escolher os ingredientes mais nutritivos para preparar receitas deliciosas para o seu melhor amigo.

Também é importante ressaltar que o sorvete caseiro deve ser oferecido com moderação aos cachorros, podendo ser utilizado como um prêmio ou um reforço positivo na educação do seu peludo. Os sorvetes nutritivos também podem ser um bom suplemento alimentar natural, principalmente durante o verão para ajudar a mantê-los bem hidratados.

Como fazer sorvete para cachorro

Para preparar sorvete caseiro para cachorro, você precisará substituir o leite por outro liquido base. Dependendo do sabor do sorvete e da textura que você deseja obter, poderá escolher entre água, leite vegetal (de arroz, de aveia ou de coco) e iogurte sem açúcar (ou reduzido em lactose). Seu sorvete de cachorro ficará muito mais cremoso e saboroso utilizando leite vegetal ou iogurte. Porém, para preparar um sorvete light para cães obesos ou com sobrepeso, recomendamos que você faça o sorvete para cachorro com água.

Na hora de escolher o sabor do sorvete caseiro, recomendamos utilizar frutas e verduras benéficas para os cães, como maça, morango, melão, cenoura, pepino, espinafre, banana, pêssego, etc. Mas também é possível fazer receitas mais sofisticadas, como um nutritivo sorvete salgado de frango, cenoura e açafrão a base de leite de arroz. Na cozinha, a criatividade é sempre bem-vinda, especialmente para agradar os seus melhores amigos.

O processo de elaboração do sorvete para cachorro é super simples. Basta bater no liquidificador a base líquida e os ingredientes sólidos que darão sabor à receita, até obter uma mistura homogênea. Depois disso, é só despejar o conteúdo no molde ou recipiente que você escolher e levar o sorvete ao freezer por aproximadamente 4 horas, ou até que tomem a consistência adequada.

Aprenda o passo a passo sobre como fazer sorvete caseiro para cachorro no nosso vídeo no YouTube:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode tomar sorvete?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Vídeos de Cachorro pode tomar sorvete?

1 de 3
Vídeos de Cachorro pode tomar sorvete?

Escrever comentário sobre Cachorro pode tomar sorvete?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Cachorro pode tomar sorvete?
Cachorro pode tomar sorvete?

Voltar ao topo da página