Partilhar
Partilhar em:

Alimentos proibidos para as tartarugas de terra

Alimentos proibidos para as tartarugas de terra

Ao contrário do que muitas vezes se pensa, a dieta da sua tartaruga de terra não pode ser composta unicamente por folhas de alface. No PeritoAnimal sabemos que estes répteis requerem uma alimentação equilibrada e variada para crescerem fortes e saudáveis.

No entanto, não pode acrescentar qualquer ingredientes à comida da sua tartaruga, visto que alguns são prejudiciais para elas. É por isso que lhe apresentamos este artigo sobre alimentos proibidos para tartarugas de terra.

Também lhe pode interessar: Alimentação das tartarugas de terra

Nem tudo é alface

A alimentação adequada da tartaruga dependerá muito da espécie a que pertence. Inclusivamente entre as de terra, existem diferentes variedades com diferentes exigências nutricionais. Ainda assim, existem certas recomendações gerais sobre uma dieta adequada para as terrestres.

Oferecer refeições mistas, com diferentes tipos de verduras, pequenas porções de fruta e alguns complementos extra é o ideal, não só para cobrir todas as necessidades alimentares, como também para que a tartaruga não se acostume a um só sabor e depois se negue a experimentar coisas diferentes, algo que acaba sendo contraproducente para o seu desenvolvimento saudável.

Em seguida apresentamos-lhe uma lista com certos alimentos que estão proibidos para as tartarugas de terra, que devem ser apenas oferecidos em pequenas quantidades e com pouca frequência.

Legumes e grãos

Todos os legumes e grãos estão proibidos para as tartarugas, como por exemplo o feijão, vagem, o milho, o arroz, as favas, as lentilhas, as ervilhas entre outros. Não devem ser dados à tartaruga de modo nenhum, nem o grão natural nem em forma de biscoitos ou outros alimentos que o contenham.

Hortaliças, vegetais e verduras

Estes grupos alimentares devem constitui 90% da dieta da tartaruga. No entanto, nem todas as hortaliças nem todos os vegetais são adequados para elas. Nesse sentido, recomendamos-lhe que evite:

  • Beterraba
  • Cenoura
  • Abobrinha
  • Pimentão
  • Pimentas
  • Aspargos
  • Espinafres

O consumo da maiorias destes alimentos pode originar obesidade, deficiências nutricionais e inclusive doenças no fígado. A alface, embora não seja nociva, é preferível ser dada de forma esporádica, e preferir em vez dela ervas silvestres e diversos tipos de flores.

Frutas

Embora a fruta deva fazer parte da dieta habitual das tartarugas de terra, recomenda-se acrescentar apenas uns 10% desta em cada porção de comida. Da mesma forma, existem algumas que estão proibidas:

  • Banana
  • Tâmaras
  • Uva
  • Pêssego
  • Kiwi
  • Romã
  • Damasco

 

Fungos

Um pratinho preparado com cogumelos costuma ser muito tentador para os seres humanos, mas será fatal para uma tartaruga de terra. Não deve dar cogumelos nem nenhum fungo de outros tipo. Não só são difíceis de digerir, como também poderá encontrar-se com algum que seja venenoso.

Açúcares

Sob nenhum conceito deve dar à tartaruga alimentos que contenham grandes quantidades de açúcar. Isto inclui não só reduzir ao mínimo as porções de fruta, tema que já foi mencionado, como também remover da dieta destes répteis qualquer tipo de guloseima humana.

Porquê? As bactérias do estômago das tartarugas só são capazes de digerir quantidades reduzidas de açúcar, por isso a ingestão excessiva acabaria com todas elas, provocando uma intoxicação que poderia matar o animal.

Alimento para cachorros ou gatos

Muitas pessoas recomendam dar alimentos para cachorro para complementar a nutrição das tartarugas. No entanto, isto é um erro, visto que as vitaminas e minerais deste tipo de comida foram exclusivamente formuladas para cachorros e não para tartarugas, por isso trazem suplementos que a longo prazo podem ser prejudiciais para estes répteis e pode propiciar o aparecimento de carências ou excessos nutricionais.

Produtos de origem animal

As tartarugas de terra mediterrâneas não devem consumir nenhum tipo de produto animal, enquanto que as tropicais sem precisam deste tipo de alimento na sua dieta, mas em forma de caracóis, larvas e insetos. Além disso, a porção deve ser muito pequena, apenas uns 5% da dieta total.

Principais problemas de alimentação

A ração formulada especialmente para tartarugas nãos se recomenda como alimento principal na dieta das tartarugas, visto que não contém todos os nutrientes necessários. O ideal é administrar uma dieta caseira e natural, e oferecer o alimento para as tartarugas apenas de forma esporádica.

A sobrealimentação costuma ser o principal problema das tartarugas em cativeiro. Dar mais alimento do que elas precisam traduz-se em animais obesos, com problemas graves de saúde e deformações na carapaça. Peça conselhos ao seu veterinário com frequência, sobre a quantidade de alimento que a tartaruga precisa, de acordo com a idade e a espécie a que pertença.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Alimentos proibidos para as tartarugas de terra, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas caseiras.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Alimentos proibidos para as tartarugas de terra

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Alimentos proibidos para as tartarugas de terra
1 de 9
Alimentos proibidos para as tartarugas de terra