Dietas equilibradas

Chás para cães - Quais eles podem tomar?

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. 10 outubro 2022
Chás para cães - Quais eles podem tomar?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Cachorro pode tomar chá? Quais chás para cães são recomendados? Os chás são um remédio comum que muitas vezes usamos para aliviar uma variedade de problemas de saúde. Os pets também podem se beneficiar do efeito de algumas plantas medicinais sob a forma de chás, desde que sejam administradas na forma e quantidade certas, e sob a supervisão de um profissional veterinário. Isso porque seu uso pode mascarar sintomas de doenças e, por isso, recomendamos que você ofereça chás aos peludos apenas quando receitados por veterinários.

Se você quer saber quais são algumas das infusões mais eficazes para cães, junte-se a nós neste artigo do PeritoAnimal, no qual falaremos sobre os chás para cães que atuam como digestivos e relaxantes.

Também lhe pode interessar: Cachorro pode tomar sorvete?

Índice

  1. Chá de camomila
  2. Chá de dente-de-leão
  3. Chá de valeriana
  4. Chá de manjericão
  5. Chá de gengibre
  6. Chá de tomilho
  7. Chá de alecrim
  8. Chá de sálvia
  9. Pode dar chá de hortelã para cachorro?

1. Chá de camomila

A camomila (Matricaria chamomilla ou Matricaria recutita) é uma planta herbácea da família Asteraceae, que geralmente cresce em áreas secas e ensolaradas.

É uma planta com uma infinidade de propriedades benéficas à saúde. Na verdade, estamos certos de que em algum momento você já tenha tomado um chá de camomila para aliviar dores de estômago ou algum tipo de desconforto. Então cachorro pode tomar chá de camomila? Bem, a infusão de camomila não só pode ser tomado pelas pessoas, mas também está entre os chás para cães mais comuns, com o objetivo de auxiliar em sua digestão.

Como nos humanos, a camomila tem propriedades gastrointestinais que são benéficas para os cães. Ajuda a má digestão e alivia o desconforto do estômago. Portanto, se seu cão está passando por um processo gastrointestinal leve, você pode optar por dar a ele chá de camomila.

Como preparar o chá de camomila para o cachorro

Para preparar o chá de camomila para cães, coloque uma bolsinha em um copo de água quente. Espere esfriar e ofereça uma colher de sopa para cães de pequeno porte e médio ou duas colheres de sopa para cães de grande porte.

Além disso, as propriedades anti-inflamatórias e anti-sépticas da camomila a tornam uma alternativa eficaz para o tratamento da doença periodontal, pois é capaz de reduzir a placa bacteriana e aliviar a inflamação da gengiva. Para estes casos, prepare uma infusão de 20 gramas de flores de camomila em 80 mililitros de água fervente. Uma vez que o chá esfrie, deve ser aplicado nos dentes e nas gengivas duas vezes ao dia durante um mês.

Chás para cães - Quais eles podem tomar? - 1. Chá de camomila

2. Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão (Taraxacum officinale) é uma planta perene da família Asteraceae. Embora seja considerada por muitos como uma "erva daninha", a verdade é que é uma planta medicinal com inúmeras propriedades, atuando como:

  • Diurética
  • Depurativa
  • Hipoglicêmica
  • Laxante suave

A planta inteira tem propriedades curativas, especialmente as folhas e raízes. No caso específico dos cães, verificou-se que o extrato de dente-de-leão tem um efeito colerético (promove a produção da bílis no fígado) e colagogo (promove a excreção da bílis contida na vesícula biliar), e pode, portanto, ser benéfico no tratamento de certas doenças hepáticas em cães.

Como preparar chá de dente-de-leão para cães

O dente-de-leão seco pode ser dado aos cães como chá, como pode ser encontrado na lista de chás caseiros para cães. Para prepará-lo, ferva uma xícara de água e acrescente uma colher de sopa de dente-de-leão seco (geralmente conhecido como chá de dente-de-leão).

Entretanto, antes de dar o chá de dente-de-leão ao cachorro, é importante consultar seu veterinário. Existem certas situações em que esta planta medicinal pode estar contraindicada, como por exemplo:

  • Obstrução do duto biliar
  • Hipertensão arterial
  • Doença cardíaca

Portanto, é importante consultar um profissional para evitar qualquer efeito indesejável sobre a saúde de seu animal de estimação antes de oferecer chás para cães.

Chás para cães - Quais eles podem tomar? - 2. Chá de dente-de-leão

3. Chá de valeriana

A valeriana (Valeriana officinalis) é uma espécie herbácea perene pertencente à família Valerianaceae. É uma planta medicinal que tem sido usada desde os tempos antigos por sua eficácia como relaxante e sedativo.

As pessoas frequentemente usam esta planta como um chá para acalmar estados de ansiedade e excitabilidade, e para combater insônia. Portanto, é comum que muitos tutores se perguntem se chá de valeriana é recomenado para cães com o objetivo de tranquilizá-los.

De fato, a valeriana também tem um efeito relaxante e levemente sedativo nos cães, ajudando-os a se acalmar em estados de ansiedade, pânico ou tensão. Este tipo de chá tranquilizante para cães pode ser útil para reduzir a ansiedade de separação, ou para antecipar situações estressantes (como visitas ao veterinário ou fogos de artifício).

Como preparar chá de valeriana para o cachorro

Para preparar o chá de valeriana, ferva um copo de água e acrescente uma colher de sopa de valeriana. Assim que esfriar, acrescente algumas colheres do chá à sua ração habitual até que ela fique úmida (não muito molhada). Não é aconselhável administrar o chá diretamente com uma seringa, pois o sabor geralmente não é agradável para o cão.

Posso dar valeriana para cachorro? Explicamos mais neste artigo do PeritoAnimal.

Chás para cães - Quais eles podem tomar? - 3. Chá de valeriana

4. Chá de manjericão

O manjericão (Ocimum basilicum) é uma erva aromática da família Lamiaceae que é comumente usada na gastronomia de todo o mundo.

Esta erva não é considerada uma planta tóxica para cães. Na verdade, seu consumo pode ser benéfico devido a suas propriedades analgésicas e é especialmente útil para cães com problemas osteoarticulares crônicos. Embora não seja um substituto de analgésicos, pode ser usado em combinação com eles para melhorar seus efeitos, sempre sob prescrição veterinária.

Como preparar chá de manjericão para cães

Uma maneira de dar manjericão aos cães é na forma de chá. Para prepará-lo, basta ferver um raminho de manjericão na água durante 3-5 minutos.

Chás para cães - Quais eles podem tomar? - 4. Chá de manjericão

5. Chá de gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta aromática da família Zingiberaceae, com um caule subterrâneo que é apreciado por seu aroma e sabor.

É um ingrediente com muitas propriedades benéficas, não apenas para os humanos, mas também para os cães. Além de controlar a halitose (mau hálito), tem propriedades anti-inflamatórias significativas (especialmente benéficas para cães com artrite).

Como preparar chá de gengibre para cães

Para oferecer gengibre como chá para o cachorro, basta cortar uma fatia de meio centímetro, descascar, cortar em pedaços pequenos e adicioná-los a um copo de água fervente. Espere esfriar e misture algumas colheres em sua ração ou, se ele aceitar, dê em uma tigela ou por meio de seringa em sua boca.

Chás para cães - Quais eles podem tomar? - 5. Chá de gengibre

6. Chá de tomilho

O tomilho (Thymus vulgaris) é um arbusto da família das labiatae, amplamente utilizado como erva aromática e como planta medicinal. Esta erva tem propriedades expectorantes e antiespasmódicas, tornando-a uma excelente alternativa para tratar a tosse em cães.

Como preparar chá de tomilho para o cachorro

Em cães, o tomilho pode ser administrado como chá. Para prepará-lo, você deve ferver um raminho de tomilho em um copo de água e, uma vez resfriado, uma colher de chá pode ser administrada 3 ou 4 vezes ao dia.

Chás para cães - Quais eles podem tomar? - 6. Chá de tomilho

7. Chá de alecrim

O alecrim (Salvia rosmarinus) é outra erva aromática que os cães podem consumir, pois não é tóxica para o seu organismo. Sua administração sob a forma de chá para cães ajuda a melhorar os sintomas digestivos, favorecendo a expulsão de gás e aliviando o desconforto estomacal.

Como preparar chá de alecrim para cães

Para preparar seu chá para os pets, basta ferver um raminho de alecrim em água fervente, esperar esfriar e oferecer em uma tigela ou em seringa sem agulha.

O alecrim é bom para cachorro? Neste outro artigo do PeritoAnimal, nós te falamos mais sobre esta planta.

Chás para cães - Quais eles podem tomar? - 7. Chá de alecrim

8. Chá de sálvia

A sálvia (Salvia officinalis) é uma espécie popularmente conhecida por seu uso na gastronomia e por seu uso como planta ornamental e medicinal.

Como dar o chá de sálvia para cães

É uma planta com efeitos antiparasitários, antifúngicos e antiespasmódicos, que também tem propriedades digestivas e antiespasmódicas. A sálvia é usada como chá para cães com o objetivo de melhorar a digestão.Basta ferver algumas folhas de sálvia em água fervente e misturar uma colher cheia da infusão com a água potável e oferecer ao pet.

Entretanto, deve-se observar que a administração de sálvia é contraindicada em cadelas grávidas e lactantes, pois interfere na produção do hormônio prolactina

Chás para cães - Quais eles podem tomar? - 8. Chá de sálvia

Pode dar chá de hortelã para cachorro?

Sim, você pode dar chá de hortelã para cachorro. Porém, como explicamos, o uso de chás para cães pode acabar mascarando problemas de saúde ao aliviar desconfortos do peludo. Por isso, só devemos oferecer infusões para os caninos quando forem recomendados por um veterinário.

Também destacamos que o uso de grandes quantidades de chá, seja de hortelã, alecrim, camomila ou outros podem causar problemas de saúde nos pets e, portanto, é fundamental oferecer com cautela e sob supervisão de um profissional.

Agora que você conheceu os mais comuns chás para cães, não perca este outro artigo sobre remédios caseiros para intoxicação de cachorro.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Chás para cães - Quais eles podem tomar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Gimeno, J.M. (2000). Diente de león. Taraxacum officinale weber. Medicina naturista; 1:20-23
  • Medina, D., Chang, D. (2017). Infusión de manzanilla (Matricaria chamomilla) como tratamiento para la enfermedad periodontal canina. Rev. Electrón. Vet. 18(9):1-21
  • Villar, A., Carretero, M.E. Valeriana oficinales. Fitoquímica, farmacología y terapéutica. Farmacia profesional; 15(9):98-107
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 9
Chás para cães - Quais eles podem tomar?